Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Bretzke promove novos produtos
A Giovanni conquistou mais um cliente: a Bretzke, indústria de alimentos sediada em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, que fabrica produtos flans, gelatinas, sagu, pão-de-queijo e o conhecido achocolatado Muky.
O carro-chefe da Bretzke, o Muky, se situa em 3º lugar em vendas de achocolatados, detendo uma fatia em torno de 11% do mercado nacional e tem preço mais acessível em relação aos principais concorrentes.
Para estimular as vendas do achocolatado Muky, a Giovanni & Associados criou uma estratégia de marketing que inclui, inicialmente, a vinheta de abertura do programa "Xou da Xuxa", e mídia impressa, em revistas dirigidas, para reforçar a imagem do produto junto às redes de distribuição. A agência está, ainda, recriando as embalagens de nove outros produtos.
|
|
|
A SGB - Rio criou um ótimo anúncio para seu cliente Samurai, cuja campanha, segundo Cesar Blotta, Diretor de Operações, visa posicionar a etiqueta Samurai como uma "griffe" elegante e sofisticada, diferenciada da concorrência. A criação da campanha foi de Jaime Kopke e Marcia Lana, com direção de criação de Toninho Lima. O atendimento foi de Mônica Hime e Marcia Paula Migliacci. A aprovação foi de Alice Fontes, Diretora da empresa.
|
Giovanni lança "Lanxinho da Xuxa"
A Casas Sendas contratou a manequim e apresentadora Xuxa Meneghel para lançar o Lanchinho Sendas, que reduzirá o preço de alimentos como frutas, laticínios e achocolatados, sugerindo a sua inclusão no lanche que é levado para a escola. A criação do lanchinho foi da Giovanni & Associados, que escolheu a Xuxa e, usando todo o seu enorme poder de empatia com o público infantil, fez um VT orientando as crianças para não desperdiçarem alimentos: "aí baixinho, o melhor lanche é aquele que a gente come todinho!"
Ao lado de atores, que personificam alimentos - biscoitos, caixinha de leite, maçã, sanduíche natural e iogurte -, Xuxa estimula a garotada a curtir em casa, ou a levar para a escola lanches gostosos e nutritivos: "um lanchinho forte, para você gostar e a mamãe economizar".
Com a participação de 40 crianças, a produção do VT manteve toda a linha plástica e o clima de alegria e espontaneidade do programa "Xou da Xuxa". O cenário, que inclui um sol, um arco-íris e nuvens sorridentes, procurou ressaltar a ideia de que está ligada a uma alimentação adequada e à vida junto à natureza.
A produção do VT é da Globotec e a criação foi de Carla del Soldato e Adilson Xavier. O RTVC foi de Leonardo Servolo e Sula Neme.
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
• A VT UM produziu os dois comerciais criados pela agência Módulo, do Rio Grande do Sul, encomendados pelo Ministério da Saúde e que fazem parte da campanha contra a poliomielite. Um dos comerciais, o "Pernas", mostra um exército de pernas mecânicas que, através de um sofisticado mecanismo e efeitos especiais criados por Álvaro Bonfim, se locomove como se marchasse, até que vão parando juntamente com o ritmo dos passos. Finalizando entra em off a mensagem do Ministério: "Se toda criança for vacinada, mesmo se tiver tomado várias doses, tudo isso vai virar ferro-velho". A direção do comercial ficou por conta do talentoso Fredy Nabhan.
• A Wayne Dresser, maior empresa fabricante de bombas e equipamentos para postos de serviços da América Latina já está preparando seu próximo lançamento, que será uma bomba de alta vazão, com capacidade de 150 litros por minuto e dirigida para marinas, barcos, lanchas etc. A agência que atende a Wayne é a Argus, de Paulo Colombo.
• Nei Leandro de Castro deixou a vice-presidência de criação da Assessor para assumir a direção de criação da Brasil América Publicidade.
• O último VT Notícias, o informativo da Globotec imperdível, contando a história do comercial no Brasil, e com depoimentos de Andrés Bukowinski, Boni, Carlos Manga, Cláudio Meyer, Domingos Utimura, Nelson Gomes e muitos outros cobras da publicidade.
• Franco Paulino, que estava na criação da Salles-Rio, foi emprestar seu talento para São Paulo, transferindo-se para a Salles paulista.
• O que será que vai acontecer com a Abaeté, agora que até o prefeito Saturnino Braga tirou a conta da prefeitura de seu poder?
• Renato Martins, que foi coordenador de comunicação no governo Brizola, está agora na criação da Professa, agência que também atende a prefeitura, juntamente com a Tandem.
• A Denison conquistou a conta da Melitta, que durante 4 anos foi atendida pela CBBA/Propeg. A Melitta também entregou à FJY&R a parte de novos produtos, além de manter a House Box, que continuará coordenando os projetos de marca Vox (pó de café) e filtros de papel Brigitta.
• Christiano Fraga trocando de área, mas não de mercado, se afastou da MPM e estuda propostas de dois conceituados veículos.
• Considero muita falta de criatividade usar o talento do ator e diretor José Wilker e não aproveitarem todo o seu potencial. O resultado é essa peça das lojas Chic, uma verdadeira maluquice em desperdício.
• O comercial "Feira do Humor" criado pela Contemporânea para o BarraShopping foi o primeiro trabalho da produtora Yes, de Chico Abreia.
• A GCO/Promag está lançando para a Bixim de Pelúcia/Tabacow o Xuxo, como se sabe, o cãozinho de estimação da Xuxa. A agência está preparando, inclusive, um comercial que terá divulgação nacional.
• Pelo segundo ano consecutivo a Technos da Amazônia foi reconhecida pelo Governo do Estado do Amazonas como a "empresa do polo relojoeiro que mais contribuiu, em 1986, com a arrecadação de ICM para aquele Estado". Além deste destaque, a Technos também ficou na 12ª colocação como "maior indústria contribuinte do Estado".
Para Mário Goettems, presidente da Technos, estas premiações são vistas como "um oportuno estímulo à indústria promovido pelo Governo do estado do Amazonas, pois além de beneficiar o programa administrativo do Estado, permite que Governo e contribuintes caminhem juntos, para alcançarem seus objetivos de crescimento e progresso, através do justo reconhecimento aos empresários que cumprem com pontualidade suas obrigações fiscais".
• Márcio Pitliuk - Diretor Nacional de Criação da SGB - está de malas prontas e dia 12 embarca para Nova York, para torcer pela campanha "Peludinhos" - bichinhos de pelúcia da Estrela - que já é finalista do Festival de Publicidade de N.Y. - CLIO.
• A Gráfica Pancrom passa a imprimir mensalmente no seu parque gráfico a revista "Viver", mais um veículo da Editora Voar. "Viver" é especializada em psicologia e tem tiragem de 52 mil exemplares. A Pancrom imprime todo o mês outras revistas especializadas que são vendidas em bancas: "Voar", "Brasil Mineral", "Guerra nos Céus", "What's" e mais a "Interview". que há três anos está trabalhando com a gráfica. Além destas, a Pancrom é responsável também pela impressão de exemplares como "Trilhas e Veredas" e "Classe", que acompanham os voos de algumas aéreas. Desta forma, a gráfica tem ampliado suas atividades e ocupado em lugar expressivo no mercado com a qualidade do seu trabalho.
• Correspondência para Janela: Praia de Botafogo, 340 grupo 210. Cep: 22250 - Rio de Janeiro - RJ: Tel.: 552-4141.
|