Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
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Quércia favorece Antena 1 e prejudica representantes
A Assessoria de Comunicação do governador paulista Orestes Quércia e Orlando Negrão, diretor da Rádio Antena I, acabam de dar uma rasteira na classe dos representantes de veículos de comunicação.
Conforme foi noticiado na última semana pelos jornais, Quércia está começando, este mês de maio, um programa de 5 minutos três vezes por semana em uma rede de 70 emissoras de rádio do interior paulista, através do qual, com a justificativa de "prestar contas à população", procurará "influir na sucessão presidencial e ganhar a eleição de prefeito de São Paulo em 88", como afirmam os jornalistas políticos paulistas.
O problema, do ponto de vista publicitário (ou seja, sem que entre em questão no momento o bom ou mau uso do dinheiro público), é que a Assessoria de Comunicação de Quércia não montou a rede, que está sendo chamada de "Sistema Quércia de Rádio", através dos representantes legais das emissoras de rádio do interior na capital paulista. Ao contrário, toda a transação está sendo feita através de Orlando Negrão, diretor da Antena-I, a emissora que deverá gerar o programa. Caberá a Negrão, e não aos representantes, intermediar a veiculação na cadeia de rádio, que movimentará nada menos que entre Cz$ 4 e 5 milhões por mês, uma verba razoável, considerando-se a mídia a que se destina
O que mais está chocando os representantes é que, ainda em março, quando surgiram os rumores da formação do Sistema Quércia de Rádio, Affonso Vianna, presidente da Abre-Associação Brasileira de Representantes de Veículos de Comunicação, a entidade representativa do setor, procurou Moacyr Naccache, da Assessoria de Comunicação; de Quércia, para conseguir uma informação oficial. Naquela ocasião, Naccache não só desmentiu a existência do programa, como garantiu que, no caso de ser formada a rede, os representantes seriam os responsáveis pela negociação.
Agora, porém, em final de abril, a notícia surge na imprensa como verdadeira, surpreendendo os representantes de veículos.
No momento, Affonso Vianna está aguardando a resposta à solicitação de audiência feita a Antonio Carlos Mesquita, secretário de Governo, e Carlos Rayel, assessor de Imprensa de Quércia, já conscientes de toda a história através de telex enviado pela Abre. A única novidade no caso, conta Vianna, é que Naccache foi demitido do Governo. Sobre a rasteira nos representantes, porém, ninguém no Governo fala nada.
Xão Paulo faz Xou de negóxios com Xuxa
O fenômeno Xuxa é a mais recente prova da força da Rede Globo na comunicação de massa do país. Atrás desta força, têm dezenas de empresas que entraram no embalo da "Midas" brasileira e estão explorando como podem todas as oportunidades de negócios gerados pela figura da carismática Xuxa. A Promerchandising, empresa que detém os direitos de comercialização da marca Xuxa em SP, acaba de desenvolver e lançar em conjunto com a NG Editorial um Kit colorido da Xuxa composto por 12 papéis de carta diferentes entre si - 4 etiquetas de identificação para caderno, 1 super poster em formato de boca e 1 pasta portfolio. Todos os componentes são ilustrados com a Xuxa e os personagens de seu programa em diversas situações, e o Kit está sendo distribuído em bancas de jornais de todo o Brasil. E a Mimo está lançando esta semana, durante a Feira dos Fabricantes Nacionais de Brinquedos, que se encerra hoje no Ibirapuera, a boneca Xuxa, projetada pela própria empresa juntamente com a Cia Toysa, empresa especializada no licenciamento e desenvolvimento de brinquedos. A boneca recebeu um tratamento meticuloso, pois a própria modelo/apresentadora e ídolo infantil do momento acompanhou todos os detalhes, exigindo, inclusive, que sua réplica tivesse "um cheirinho de erva-doce". Para criar as roupinhas que vestem a boneca, foi contratada a estilista Márcia Cunha, também de São Paulo.
Dirigida para um segmento de mercado classificado como "premium", Xuxa terá um preço de venda ao consumidor na faixa dos quatro mil cruzados. A Mimo faz uma previsão de vendas de 200 mil bonecas até dezembro do corrente ano. Para isso, entregou a campanha de lançamento à empresa paulista Momento de Publicidade, que utilizará anúncios em tevê, revistas e material em pontos de venda, a partir de julho.
Além disso, a campanha prevê também um importante trabalho de "merchandising no próprio programa da Xuxa.
Vejam só: - Nós, cariocas, temos de tirar o chapéu para os paulistas, pois sendo a Globo no Rio, o programa da Xuxa feito no Rio e a própria, Xuxa residindo no Rio, os empresários paulistas é quem; até agora, estão sabendo aproveitar o ouro rendido pelos investimentos no "furacão louro", Diria o Bozo: "Que peninha!!"
Marketing no Brasil pode ser fácil
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Zé Roberto lançando seu programa de marketing. |
O CEDEG - Centro de Ensino e Desenvolvimento Gerencial está lançando o PROGRAMA DE MARKETING, um curso completo destinado a reciclar profissionais e a iniciar profissionais sem experiência na área.
O autor do Programa de Marketing é José Roberto Whitaker Penteado Filho, um dos mais conhecidos e respeitados profissionais de Marketing do Brasil. Diretor Vice-Presidente da Escola Superior de Propaganda e Marketing, com vasta carreira de executivo em empresas brasileiras e multinacionais, é colega jornalista especializado em assuntos de Marketing e Propaganda e tem sido um dos maiores defensores da aplicação correta dos métodos e técnicas de Marketing à nossa realidade.
Estudar Marketing, no Brasil, não é muito fácil. Os currículos das faculdades não o incluem e o profissional interessado em aprender suas técnicas, métodos e princípios têm de recorrer aos cursos de extensão ou à leitura de várias obras.
O programa é composto de Módulos Instrucionais que explicam, por exemplo, o que é, para que serve, como funciona, além de tratar de assuntos como consumidores, mercados, pesquisa de Marketing, produtos e serviços, criação, lançamentos e estratégias etc.
Brainstorming• Brainstorming
Azagaia com conta nova
A Agência Azagaia conquistou a conta dos cigarros Mistura Fina, que estava sendo atendida pela W/GGK.
Boas promoções
A Zapt, dirigida por Jonas Suassuna, é a responsável pela campanha promocional do Dia das Mães do Tijuca Off-Shopping, cujo tema é "Sua mãe vai pintar e bordar no Ceará". Muito bem elaborada, a promoção conta com 4 peças básicas de comunicação, mala direta, ficha de participação, anúncio, faixa para vitrine, além de um jingle. A promoção teve o apoio da Nova Brasília Turismo, que patrocinou um fim de semana em Fortaleza com tudo pago para duas pessoas (ou o filho vai com a mãe, ou a mãe vai com quem quiser) a quem ganhar o concurso da melhor frase sobre a mãe.
É também de responsabilidade da Zapt a campanha de lançamento do filme "A Mosca", para a Fox Filme do Brasil. O pessoal de criação da agência criou um ótimo material promocional que incluiu até uma camiseta (com o apoio da Company) com uma tremenda Mosca ilustrada.
Janela
Correspondência para a Janela: Praia de Botafogo, 340 grupo 210. Cep: 22250 - Rio de Janeiro - RJ.
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