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                                             Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
 Quem subiu e quem caiu no  Ranking Nacional O ano de 1986 gerou uma  grande reviravolta nas posições das agências cariocas no ranking nacional de  receita divulgado pela Fenapro - Federação Nacional de Agências de Propaganda.Várias agências cujo maior  escritório está no Rio subiram no ranking das 100 maiores agências brasileiras.  A maior agência carioca continua sendo a Artplan, que inclusive melhorou sua  posição no ranking, passando de 13º lugar para 11º. Outras agências que  melhoraram em 1986 seus resultados foram a SGB (de 149º para 139º), a Abaeté  (de 37º para 24º), a Giovanni (de 48º para 35º), a Pubblicità (de 51º para  38°), a Esquire (de 59º para 54º), a Premium (de 73º para 70º) e a Casa da  Criação, que entrou na lista dos 100, subindo de 173° para 90º lugar. Em um ano  de tantas mexidas, a Provarejo, curiosamente, empatou. Em 1985 e 1986, a  agência manteve seu 17º lugar.
 O Rio também teve muitas  quedas no ranking nacional, mesmo entre as agências que ainda se mantiveram  entre as 100 maiores brasileiras. Das agências ainda existentes, a maior queda  foi a da Ellis, passando do 56º lugar para 87º lugar. Outras que não tiveram um  1986 tão bom foram a Contemporânea (do 30º para o 46º), a Caio (de 46º para 64º),  a Escala (de 19º para 28º) e a Assessor (de 16º para 22º). A Estrutural, hoje  absorvida pela Pubblicità, também sofreu em 1986 uma queda bastante violenta,  passando 41º lugar nacional para o 85º.
 As novidades cariocas no ranking  da Fenapro, como primeiras participações, ficam por conta da Brasil América,  entrando já em 23º lugar, a Azagaia (em 61º) e a Criativa (em 97º).
 Ministério da Saúde relança concorrência O Ministério da Saúde está  realizando no próximo dia 15 de maio uma nova concorrência para  "contratação de 03 (três) agências de propaganda para prestação de  serviços de planejamento, criação, produção e distribuição de materiais  publicitários aos órgãos de divulgação, para veiculação".Esta é a segunda concorrência  do MS em menos de um ano. Na última, foram escolhidas as agências Denison,  Escala e Modulo, que praticamente só conseguiram fazer para o Ministério a  Campanha de Prevenção da Aids, ainda em veiculação.
 Segundo explicou Valdir  Siqueira, da Escala, aquela concorrência determinava um volume de verba que já  se esgotou, exigindo que o Ministério convocasse nova licitação para poder ter  serviços de agências de propaganda. Diz Valdir que as agências atuais, se  quiserem tentar continuar atendendo ao Ministério, terão também que disputar  esta nova escolha.
 De qualquer modo,  conversando com publicitários cariocas, já sentimos várias dúvidas sobre esta  concorrência nº 02/87: será ela apenas para atender à necessidade burocrática  do Ministério de prorrogar o atendimento da Denison, Escala e Módulo; ou haverá  esperança para a entrada de novas agências?
 Pode-se adiantar, porém, que  a decisão estará com o presidente Sarney e sua complicada reforma ministerial.  Havendo a prevista queda de Roberto Santos da cabeça do Ministério, e, com ele,  da equipe de Comunicação Social, ficam liberadas as poderosas forças de lobby  das agências em Brasília, e o resultado da concorrência dependerá das  indefectíveis noitadas do circuito Florentino, GAF, Piantella e, outros  restaurantes mais discretos da badalada Capital Federal. (Marcio Ehrlich)
 Almap faz campanha para  Embratur promover o direito ao lazer do deficiente físico  A Almap-Rio criou para a  Embratur a campanha que promove o direito dos portadores de deficiência física  ao lazer e turismo, que entrará no ar no próximo domingo, 3 de maio, com um  teaser de 15 segundos, de grande impacto, questionando o telespectador se ele  "já pensou no que ela faz nas férias?" Este questionamento também  estará presente nos anúncios de jornais, revistas e no comercial de 30 segundos  que dará continuidade à campanha, juntamente com um item de grande importância:  a publicação de cem mil exemplares do Manual da Adaptações, orientando sobre as  modificações necessárias para que o deficiente físico possa viajar e se  divertir como qualquer pessoa. O dinâmico presidente da Embratur, João Dória  Jr., está sensivelmente empenhado no êxito total dos objetivos da campanha e,  para tanto, irá distribuir os manuais às prefeituras das capitais, aos órgãos  de classe ligados à atividade turística e a todos os interessados  empresários  e Governo - em adaptar hotéis, casas de entretenimento, transportes e lugares  públicos. Os comerciais produzidos  pela Globotec, com direção do sempre competente Carlos Manga, mostrarão a  situação de quase esquecimento em que vive um portador de deficiência física. O  teaser mostrará uma pessoa de costas, numa cadeira de rodas, enquanto uma voz  em off funciona como a consciência do telespectador, reconhecendo que "Eu  nunca convidei Marlene para almoçar. Eu nunca perguntei onde ela passa os fins  de semana. Aliás, eu nunca quis saber o que a Marlene faz nas férias  dela". Já no comercial de 30 segundos aparece a Marlene que, na verdade é  Marlene Azevedo, técnica da Diretoria de Planejamento da Embratur e  coordenadora do projeto de defesa do lazer para deficientes.
 O texto informa que 13  milhões de brasileiros são portadores de deficiência física, ou seja, 10% da  população e, sem apelar para pieguices, apresenta o deficiente como  contribuinte e cidadão capaz, portanto, com os mesmos direitos de facilidades  de locomoção que qualquer pessoa normal. A criação contou com Heloisa Daddario  na redação, e com Eloisa Rangel na direção de arte. A direção de criação foi de  Ronaldo Conde.
 CARTA 
                                               
                                                 | São Paulo, 22 de abril de  1987 Prezados Marcio e Márcia,
 Agora que se aproxima o fim  da gestão da Diretoria da ABAP que eu tive a honra de presidir, quero agradecer  a vocês todos o apoio que nos deram.
 Foram três anos repletos de  surpresas, sustos e expectativas para nosso País e nossa profissão.
 Mas com as suas adesões às  causas da ABAP - que são, em resumo, as causas da propaganda brasileira -  pudemos enfrentar os obstáculos e, em muitos casos, vencê-los ou atenuá-los.
 Em nome de meus companheiros  Luiz Salles, Luiz Celso Piratininga, Nelson Ortega, Hélio Cardoso, Oswaldo  Mendes, Antônio Mafuz, Ivan Pinto, Rino Ferrari Filho, Petrúcio de Mello,  Petrônio Correa Filho, Geraldo Alonso Filho, Caio A. Domingues, Ailso Braz  Correa, José Jardelino Costa Jr., Paulo Gadelha Vianna e Fernando de Souza  Reis, recebam o nosso abraço e o nosso muito obrigado!
 Sinceramente,
 Roberto Duailibi
 |  Brainstorming • Brainstorming  • Brainstorming Esquire apresenta campanha  em NY. Roberto Bahiense viajou para  Nova York, para apresentar a nova campanha criada por sua agência para o  cliente Cyanamid.A Esquire também contratou  Anna Brussel Visco, ex-Almap, como supervisora de Contas. A agência também está  veiculando duas primorosas campanhas: Uma para a Christian Dior, que tem como  tema a frase "Dior. Eternamente agora" e uma bela produção. Outra é o  lançamento imobiliário "The City" - First Rate Offices, para seu  cliente Cohabita.
 MPM tem novo diretor de mídia Paulo Penteado, que já foi  Salles, Lintas, Fischer & Justus e, ultimamente, era da MPMSP, está de  volta ao Rio, chamado para assumir a diretoria de mídia e de projetos especiais  de mídia da MPM-Rio, no lugar de Jairo Carneiro. Janela agradece Esta colunista agradece as  inúmeras manifestações de apoio que tem recebido do Mercado e de colegas  jornalistas e colunistas especializados que tomaram conhecimento da denúncia  publicada nesta Janela da semana passada. |