Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Abril mostra o Case de Nova
A Editora Abril reuniu um significativo grupo de publicitários cariocas, ontem, no Rio Palace Hotel, para um café da manhã de apresentação do sucesso de sua revista Nova, que está chegando à marca inacreditável de 500 mil exemplares mensais, com tendência de continuar subindo.
O case-history de Nova, contado na ocasião por sua publisher, Fátima Ali, é realmente empolgante para quem acompanha o mercado editorial brasileiro. Fátima explicou que, no início, as decisões editoriais de Nova baseavam-se exclusivamente em seus achismos e no de colaboradoras como Marina Colasanti. Felizmente, lembrou ela, os achismos tinham algum fundamento, e a revista conseguiu ser bem-sucedida por muito tempo, alcançando uma tiragem média de 160 mil exemplares.
Há cerca de 3 anos, porém, decidida a expandir a circulação de Nova, Fátima Ali contratou o "brujo" Homero Icaza Sanchez, que, por pesquisa, verificou que a revista só estava atingindo um tipo de leitora. Baseado em seu profundo conhecimento do mercado brasileiro, Homero determinou 9 "tipos" de leitoras às quais Nova deveria procurar atingir. Estão, entre elas, mulheres das classes econômicas A, B e C, e variados padrões culturais. Disse Fátima que este foi o mesmo processo que Homero implantou nas novelas da TV Globo, para aumentar o seu atingimento aos diferentes públicos brasileiros. O resultado confirmou a fama de Homero Sanchez e o acerto de Fátima Ali procurá-lo. Gradativamente, a circulação de Nova veio crescendo até atingir aqueles 500 mil exemplares.
Infelizmente, a Editora Abril não chegou a produzir para distribuição este case de Nova, com as características de suas "9 mulheres". Mas Fátima Ali garante que tem condições. de fornecer as informações aos publicitários que as desejarem.
Pelo que ouvimos ontem, vale a pena. (Marcio Ehrlich)
Janela denuncia desrespeito com o colunismo publicitário.
Para informação do mercado, estou publicando, a seguir, a carta que enviei para Armando Ferrentini, Presidente da ABRACOMP - Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda, com cópia para todos os jornalistas especializados em propaganda do País:
"Caro Armando,
Esta carta é para alertar os colegas sobre uma nova atitude do publicitário Mozart dos Santos Mello, que o confirma como alguém em relação ao qual os jornalistas publicitários devem se manter bastante prevenidos.
Há cerca de um mês, tive a informação, confirmada por um funcionário da SGB, de que a agência estava iniciando trabalhos para a rede de varejo Arapuã no mercado carioca. Mantendo o sigilo da fonte, publiquei o furo em uma curta nota na minha Janela Publicitária.
No mesmo dia, Mozart (na época ainda vicepresidente de operações da SGB-Rio), telefonou completamente descontrolado para o diretor comercial do MONITOR MERCANTIL e, em seguida, ao presidente do jornal, Acúrcio de·Oliveira, referindo-se a mim em termos altamente deselegantes e ofensivos (vários de baixo calão) e sugerindo com veemência que o jornal acabasse com a coluna. E importante ressaltar que, covardemente, Mozart chegou a citar para o diretor do jornal que o colunismo publicitário é um espaço tão pouco importante para o mercado publicitário, que grandes jornais, como O Globo e o JB, "já não têm mais esta merda!"
Felizmente, Acúrcio de Oliveira teve a serenidade e o profissionalismo de não se afetar com a ligação e, imediatamente, me consultou, certificando-se da absoluta veracidade da informação e me prestigiando como jornalista e colunista publicitária.
Dois dias depois, o Marcio Ehrlich ligou para Sani Sirotsky, o "S" da SGB, para checar se a posição de Mozart era a oficial da agência ou apenas uma atitude pessoal. Surpreso com a história, Sani não só reafirmou o apoio de sua agência ao colunismo publicitário, como informou que Mozart "não estava mais trabalhando na agência". Ou seja, Mozart dos Santos Mello, inconsequente, sequer percebeu como poderia estar prejudicando, junto aos jornalistas especializados, a imagem da empresa para a qual trabalhava.
Vale a pena lembrar que o trabalho de Mozart contra os jornalistas publicitários não é recente. Colegas mais antigos na atividade me confessaram que tiveram inúmeros problemas semelhantes com ele. E o conhecido livro de José Maria Campos Manzo (que conta o episódio de sua saída do jornal O Globo) chega a publicar sérias e generalizantes acusações de Mozart, como a de que ele teria sido procurado por colunistas publicitários interessados em acabar com a coluna de Manzo porque ele estaria criticando empresas que pagavam para os colunistas falarem bem delas. Após a publicação do livro, porém, Mozart jamais teve a coragem de confirmar a acusação.
Mozart dos Santos Mello tem sido ultimamente um publicitário de grande instabilidade profissional, tendo deixado, em curto espaço de tempo, uma diretoria da Artplan, uma da MPM e uma vice-presidência da SGB. Em todos os casos, saiu sem qualquer destino certo. Suas atitudes intempestivas devem explicar facilmente estas demissões.
De qualquer forma, acredito que fatos como aqueles acima devem ser levados ao conhecimento dos colegas jornalistas, para que saibam quem efetivamente respeita ou não a Imprensa Publicitária, e quem só procura os colunistas para pedir favores e notícias de seu interesse." |
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
PROVAREJO TEM NOVA CONTA
• A conta do Norte Shopping, que era da Estrutural e que havia passado para a Pubblicità acabou indo para a Provarejo, dirigida por Paulo Novis.
OBRIGADA, JAIRO
• A ABP enviou uma carta ao presidente do Monitor Mercantil, Acúrcio de Oliveira, confirmando o alto índice de leitura e a grande repercussão das notas publicadas nesta Janela Publicitária, que, aliás, estará completando dez anos em julho. Dez anos apoiando e recebendo apoio de quem é atento ao mercado carioca.
NOVA ESTRUTURA NA SGB
• A SGB - Rio decidiu que a partir deste ano vai separar a parte administrativa de operações e promoveu o profissional de atendimento César Blotta para ser o diretor de operações da agência.
MANCHETE INVESTE EM PESQUISA
• A TV Manchete acaba de contratar Cecília Vellozo (ex-VS Escala) como gerente de Pesquisas, que assume no lugar de Louana Correia de Oliveira, que foi para a L&PM de São Paulo.
RIOTUR REFORÇA SEU MARKETING
• O Grupo de Trabalho em Marketing e Comunicação acaba de contratar Gisela de Oliveira (exCBB&A), Ivone Plonski (ex-marketing da Sanbra), e Sylvia Feijó Panico para reforçar sua equipe de atendimento. A agência, que está em grande fase de expansão, também conquistou as contas das Divisões Químicas de Base, especialidades químicas de base, química fina da Rhodia, que eram atendidas anteriormente pela Almap mas passaram a ser atendidas também pela DPZ, MPM, além do GTM&C. Da Divisão têxtil que a agência atende desde 1981, foi conquistada também a Divisão de Carpetes e Tapetes (etiqueta Rhodianyl). E ainda, a Oren Color, o mais importante laboratório fotográfico do país essencialmente voltado para o mercado profissional, especializada, principalmente, em gigantografia também entregou sua conta para a GTM&C.
AEROMODELISMO EM MODA
• Não é só no comercial do McDonald's que os aviõezinhos dão um verdadeiro show de precisão e controle. No comercial do Fiat Prêmio, criado pela MPM e produzido pela Oficina de Cinema, sob a direção de Tito Teijido, dois velhinhos admiram o carro enquanto um grupo de crianças, liderado por um adulto mais criança ainda, brinca com um aeromodelo que passa, inclusive por dentro do carro enquanto o locutor vai narrando as qualidades do produto.
JB ENTREGA PRÊMIO
• O Jornal do Brasil vai realizar, no próximo dia 27 de abril, a entrega do Prêmio JB de Anúncios em Jornais 1986. Será no Le Buffet, às 19:00h.
EUGÊNIO VÍDEO COM PROJETO NOVO .
• Eugênio Fernandes, diretor da Eugênio Vídeo e o ator e diretor teatral Gracindo Jr. vão unir a arte cênica com a técnica do VT num ousado projeto teatral. Aguardamos, pois.
CASA COM GENTE NOVA
• A Casa da Criação contratou mais uma dupla: Anderson Guimarães e Murilo Sá Martins para reforçar a criação da agência.
CORRESPONDÊNCIAS
• Janela Publicitária: 10 anos de informações sobre propaganda, Marketing e Comunicação. Correspondências para Praia de Botafogo, 340 grupo·210. Cep: 22250 - Rio de Janeiro, RJ. Telefone: 552-4141.
• "Ai, palavras, ai, palavras, que estranha potência a vossa!" - Cecília Meireles .
• A fúria com que a Artplan vem ousando na criação publicitária está realmente empolgante. A campanha das calças listradinhas da Inega, com a locução imitando as chamadas de alistamento das Forças Armadas, em comerciais de apenas 15", é absolutamente brilhante e ajuda a engrandecer a imagem da criatividade publicitária carioca.
A repercussão do trabalho da agência transcende o meio publicitário. No Jornal da Globo da última terça-feira, ao comentar a liberação do bumbum feminino na televisão e a censura ao bumbum masculino que aparecia na abertura da nova novela Brega & Chique, da Globo, o grande Jô Soares perguntou "Censura tem boca de mulher? Censura tem cintura de mulher? Censura tem ...", colocando a mão na boca, parodiando o censurado comercial das calças NO. (M.E.).
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Luis Eduardo Vasconcelos assumiu a diretoria de marketing do Globo |
GLOBO ENTRA NO MARKETING
• Luiz Eduardo Vasconcelos (um excelente currículo, que inclui a Diretoria de Compras da Mesbla) assumiu a nova Diretoria de Marketing do jornal O Globo, atuando sobre a Redação, Promoções, Circulação e Comercial, além de dar suporte às áreas de Pesquisa, Comunicação e Planejamento Mercadológico.
ENTRAM CINCO NA EBTU
• A EBTU - Empresa Brasileira de Transportes Urbanos, depois de muito pensar, escolheu cinco agências para atender sua conta: AdAg (SP), Atual (DF), Escala (RJ), Exclam (PR) e MPM (RJ).
HIPER FICA MAIOR
• A Hiper Film, de Murilo Salles, uma das mais premiadas produtoras de comerciais cariocas - foi dela o "Corrida", Comercial do Ano do último Colunistas-Nacional, por exemplo - acaba de se juntar a outra não menos premiada produtora do Rio, a TecCine, de Gui Blanc e Ronaldo Uzeda.
A produtora resultante da fusão mantém o nome Hiper Film e Gui e Ronaldo passam a atender na sede da Hiper, da 19 de Fevereiro.
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