Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Colunistas elegem os melhores da propaganda 86
Promovido pela ABRACOMP - Associação Brasileira de Colunistas de Marketing e Propaganda, o 6º Prêmio Colunistas - Rio elegeu os melhores trabalhos da propaganda carioca de 1986, tendo Armando Ferrentini (revistas Propaganda e Marketing), como presidente do júri e demais jurados, Genilson Gonzaga (Jornal do Commercio), José Roberto W. Penteado (Revista Marketing), Lúcia Leme (Revista Amiga), Márcia Brito (Monitor Mercantil) e Marcio Ehrlich (Última Hora). O júri analisou cerca de 500 trabalhos de 30 agências de propaganda e produtoras cariocas. Este ano, como no ano passado, o júri foi bastante rigoroso, chegando a reduzir em um terço os diplomas concedidos nos anos anteriores. A intenção é, cada vez mais, qualificar as premiações, exigindo de agências e fornecedores um nível compatível com peças de São Paulo. Este ano, inclusive, somente as peças ouro merecerão concorrer no Colunistas Nacional, que será realizado nos dias 20 e 21 de março, em São Paulo, e que contará com a presença desta colunista defendendo o trabalho do Rio. Com vocês, os melhores da propaganda carioca em 86:
Grandes Prêmios
• AGÊNCIA DO ANO: J. Walter Thompson-Rio
"Pelos investimentos realizados em talentos profissionais, aprimoramento técnico e instalações que lhe permitiram um excelente desempenho criativo em 1986 e o estabelecimento de bases para seu crescimento no mercado carioca."
• ANUNCIANTE DO ANO: Mesbla
"Pela excepcional qualidade de sua produção publicitária, transformando a empresa em padrão para a publicidade brasileira de varejo."
• VEÍCULO DO ANO: Rádio Tupi AM
"Pelo crescimento de sua participação na audiência e no volume de faturamento do mercado carioca de rádios."
• PUBLICITÁRIO DO ANO: Affonso Vianna
"Por sua atividade na presidência da ABRE - Associação Brasileira das Empresas Representantes de Veículos de Comunicação, ajudando a valorizar a imagem do setor, e na direção do Grupo Sima, elevando-o a uma bastante destacada posição entre os representantes de veículos brasileiros."
• PROFISSIONAL DE PROPAGANDA DO ANO: Fábio Fernandes.
"Por sua atuação na direção de criação da Artplan-Rio, consolidando-a como uma das mais ousadas e criativas agências da propaganda carioca e brasileira."
• PRODUTORA DE COMERCIAIS DO ANO: VT UM
"Pela qualidade de produção de seus comerciais, que a permitiram ampliar a sua atuação a diversas outras praças do território nacional."
• PRODUTORA DE FONOGRAMAS DO ANO: Tape Spot
"Por sua destacada atuação no mercado brasileiro de fonogramas, notadamente no aprimoramento da qualidade dos jingles políticos das eleições de 1986."
• CAMPANHA DO ANO: "Coca-Cola/Águas de Março"
Agência: McCann Erickson
Anunciante: Coca-Cola
ANUNCIO DO ANO: "Adeus às Armas."
Agência: Brasil-América
Anunciante: Grupo CB
• COMERCIAL DO ANO: "Corrida"
Agência: Artplan
Produtora: Hiper Film
Anunciante: Brahma/Malt 90
• FONOGRAMA DO ANO: "Classidiscados"
Agência: VS Escala
Produtora: Rádio-Atividade
Anunciante: JB Classificados por telefone
• FATO DO ANO: "A utilização da música de Tom Jobim na propaganda mundial da Coca-Cola."
MEDALHAS
• COMERCIAL DE MERCADO AGROPECUARIO
OURO: "Vai fundo raiz", da SGB e Dual para Petrobrás Fertilizantes
PRATA: "Seu Antônio", da Claudio Carvalho e Globotec para Editora Rio Gráfica
BRONZE: "Lavoura", da DPZ e Tycoon para Castrol/Castrol Tropical
• ANÚNCIO DE MERCADO AGROPECUÁRIO
OURO: "Lavoura", da DPZ para Castrol/Óleo para tratores
• CAMPANHA DE MERCADO AGROPECUÁRIO
OURO: "Scepter", da Esquire para Cyanamid Química
• COMERCIAL DE MERCADO ALIMENTÍCIO II/DOCES E ASSEMELHADOS:
OURO: "Colherzinha", da J. Walter Thompson e Multiefeitos para Royal/Sobremesas
PRATA: "Glória Aleluia", da Almap e Jodaf para Fleischmann & Royal.
• COMERCIAL DE MERCADO AUTOMOBILÍSTICO III - PRODUTOS E SERVIÇOS.
OURO: Série "Olha o nível", da DPZ e Tycoon para Castrol
PRATA: "Itaipava Pepsi", da Diler e VT Um para Posto Itaipava.
BRONZE: "Bandeira", da MPM e G.C.G. para Petróleo Ipiranga.
• ANÚNCIO DE MERCADO AUTOMOBILÍSTICO III - PRODUTOS E SERVIÇOS
OURO: "Procuram-se feras para estágio na..", da J. Walter Thompson para Esso
PRATA: "É de fechar o trânsito", da Artplan para Gatão Veículos.
BRONZE: "Adeus Fusca: Você ficou", da Contemporânea para Auto Modelo.
• CAMPANHA DE MERCADO AUTOMOBILÍSTICO III - PRODUTOS E SERVIÇOS
OURO: "Bom bom", da Salles para Texaco
PRATA: "Monstros", da Artplan para Gatão Veículos
• COMERCIAL DE BEBIDAS ALCOÓLICAS
OURO: "Banheiro II", da DPZ e Nova Filmes para Cervejas Kaiser
PRATA: "Compasso", da Artplan e Hiper Film para Brahma/Cerveja Malt 90
• CAMPANHA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS
OURO: "A Kaiser é uma grande cerveja", da DPZ para Cervejas Kaiser
PRATA: "Brahma 86", da Salles para Brahma/Cerveja
• COMERCIAL DE BEBIDAS NÃO-ALCOÓLICAS
OURO: Série "Por que não?", da VS Escala e Oficina Cinema para Fleischmann Royal Tender Leaf
PRATA: "Série Tampa (Família Charles/Caxangá), da J. Walter Thompson e Chroma para PepsiCo/Pepsi Cola
BRONZE: "Chapinha", da McCann Erickson e VT Um para Coca-Cola
• CAMPANHA DE BEBIDAS NÃO-ALCOÓLICAS
OURO: "Em busca do papagaio perdido", da Denison para BrahmaGuaraná
PRATA: "Por que não?", da VS Escala para Fleischmann Royal/Tender Leaf
• COMERCIAL DE BELEZA
OURO: "Banho a dois", da Artplan e Blow-Up para Wella
PRATA: "Nus - 4 momentos", da Flori e VT Um para Laboratório Sardalina
• COMERCIAL DE BENS E INSUMOS INDUSTRIAIS
OURO: "Família Verde e Amarelo", da SGB e Tycoon para Petrobrás
• ANÚNCIO DE BENS E INSUMOS INDUSTRIAIS
OURO: "O Homem e a máquina", da Tandem para Nife
PRATA: "Agua Mole", da Esquire para Synteko
BRONZE: "Hoje o Rio amanheceu mais frio..." da Focus para Rei-Rio
• CAMPANHA DE BENS E INSUMOS INDUSTRIAIS
OURO: "Divisão Química", da Brasil América pra Curtume Carioca
PRATA: "Ferrovias", da Tandem para Nife
BRONZE: "Baterias alcalinas", da Tandem para Nife
• CAMPANHA DE CAMA, MESA E BANHO
OURO: "Mário de Andrade", da Provarejo para Mesbla
• ANÚNCIO DE CIGARROS E TABACO
OURO: "Relógio", da DPZ para Souza Cruz/Carlton
PRATA: "Aquário", da DPZ para Souza Cruz/Carlton
• CAMPANHA DE CIGARROS E TABACO
OURO: "Chanceller", da Caio Domingues para R. J. Reynolds/Chanceller
• COMERCIAL COMUNITÁRIO
OURO: "Saque", da Giovanni e VT Um para ASSERJ
PRATA: "Cigarro. Apague essa ideia", da Pubblicità e Abracan para Ministério da Saúde
• CAMPANHA COMUNITÁRIA
OURO: "Turma do CB", da Brasil América para Rede CB de Supermercados
• COMERCIAL DE COMUNICAÇÃO E CULTURA
OURO: "O Tribunal", da J. Walter Thompson e Globotec para Editora Rio Gráfica
PRATA: "Expresso do Oriente", da MPM e Globotec para Editora Record
BRONZE: "Cantina Italiana", da VS Escala e Tomada para JBIG Fascículos
• ANÚNCIO DE COMUNICAÇÃO E CULTURA
OURO: "Você encontra produtos Petrobrás", da Caio Domingues para Petrobrás
PRATA: "Aída", da Contemporânea para PR Marketing/Ópera
BRONZE: "Cultura, Mais uma plataforma...", da Caio Domingues para Petrobrás.
• CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO E CULTURA
OURO: "Grandes sucessos", da J. Walter Thompson para Editora Rio Gráfica
PRATA: "Classificados", da VS escala para JB/Classificados do telefone
BRONZE: "Revista de Domingo", da VS Escala para JB/Revista de Domingo
• CAMPANHA DE ELETRODOMÉSTICOS II
OURO: "60 anos de casa", de Cláudio Carvalho para Faet.
• COMERCIAL DE EQUIPAMENTOS E MATERIAL DE ESCRITÓRIO
OURO: Jânio, da Zapt e TV Bandeirantes para Casa Nem mais um Passo.
• ANÚNCIO DE EQUIPAMENTOS E MATERIAL DE ESCRITÓRIO:
OURO: "3 letrinhas", da Denison para IBM do Brasil.
• CAMPANHA DE EQUIPAMENTOS E MATERIAL DE ESCRITÓRIO:
OURO: "69 anos on the rocks", da Zapt para a Casa Nem mais um passo.
• COMERCIAL DE MERCADO FARMACEUTICO E DE SAÚDE
OURO: "Beber, bebi - Comer, Comi", da Caio Domingues e CPU/SP para Sidney Ross/Sonrisal.
PRATA: "Maca", da Giovanni e Sir para Unimed.
BRONZE: "Adoça Brasil", da Professa e Ilimitada para Nutrícia/Dietil.
• COMERCIAL DE MERCADO FINANCEIRO, SEGUROS E POUPANÇA
OURO: "Fundo de Quintal", da Artplan e Hiper Film para Caixa Econômica Federal.
• CAMPANHA DE MERCADO FINANCEIRO, SEGUROS E POUPANÇA
OURO: "Citiconta" da J. Walter Thompson para Citibank
• COMERCIAL DE MERCADO IMOBILIÁRIO
OURO: "Reagan", da Estrutural e Globotec para Servenco/American Flat.
• CAMPANHA DE MERCADO IMOBILIÁRIO.
OURO: "Real Top", da Contemporânea para Real Engenharia/Real Blue Chips.
PRATA: "Real Blue Chips", da Contemporânea para Real Engenharia/Real Blue Chips.
BRONZE: "O file mignon do Leme", da Estrutural para a Servenco.
• ANÚNCIO DE INFORMÁTICA.
PRATA: "Se você não tiver software..." da Contemporânea para Digital Equipment.
• CAMPANHA DE INFORMÁTICA
OURO: "IBM Brasil 86", da Salles para IBM Brasil.
PRATA: "Computador", da Contemporânea para Digital Equipment.
BRONZE: "Programas IBM", da Denison para IBM do Brasil.
• COMERCIAL INSTITUCIONAL E CORPORATIVO.
OURO: "Copa do Mundo", da DPZ e Tycoon para Embratel.
PRATA: "Pensando em você...", da Standard e Chroma Filmes para Viação Itapemirim.
• ANÚNCIO INSTITUCIONAL E CORPORATIVO.
OURO: Série: "Nós somos o Banco Chase...", da Standard para Banco Chase Manhattan.
PRATA: "O Carrefour gostaria de comemorar...", da Salles para Carrefour.
BRONZE: "Responsabilidade", da VS Escala para Jornal do Brasil.
• CAMPANHA INSTITUCIONAL E CORPORATIVO.
OURO: "25 anos", da Artplan para Bozano Simonsen
PRATA: "Gênero de 1ª Necessidade", da Giovanni para a ASSERJ.
BRONZE: "Cimento Constrói", da Esquire para Sind. Nac. Ind. de Cimento.
• COMERCIAL DE MODA
OURO: "Monique 15", da Almap e Claquete para Du Loren.
PRATA: "A moda do mundo da rua", da Provarejo e ABA para Mesbla/Alternativa
• ANÚNCIO DE MODA
OURO: "Pier. A pele do gato", da Contemporânea para Sugar Manflocagem/Pier.
PRATA: "O verão chegou voando", da Provarejo para a Mesbla.
• CAMPANHA DE MODA:
OURO: "O Mapa da Moda", da Provarejo para Mesbla - Primavera/Verão.
PRATA: "Toda nudez será bem vestida", da VS Escala para Ferreira Guimarães/Tecidos.
BRONZE: "Georges Henri", da Contemporânea para Georges Henri/Inverno 86.
• COMERCIAL DE IMÓVEIS E UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS
OURO: "Papa", da Contemporânea e Choque para Tapetes São Carlos.
PRATA: "Formipiso", da Contemporânea e Claquete para Formiplac/Pisos Revestimentos.
BRONZE: "Tem, Tem", da Casa da Criação e PPP para Casa Shopping.
• ANÚNCIO DE MÓVEIS E UTENSILIOS DOMÉSTICOS
OURO: "Andar Nobre", da Artplan para Tapetes Avanti
• CAMPANHA DE MÓVEIS E UTENSILIOS DOMÉSTlCOS
OURO: "Lina Nigra", da Brasil América para Cristais Hering
PRATA: "Casa à Moda Mesbla", da Provarejo para Mesbla.
BRONZE: "Formipiso", da Contemporânea para Formiplac/Pisos Revestimentos
• CAMPANHA DE POLÍTICA
OURO: "O nome dele é Moreira", da Caio Domingues Eleições RJ.
• COMERCIAL DE PRODUTÓS DE LIMPEZA
OURO: "Assalto", da DPZ e Chroma para Ceras Johnson/Purific
PRATA: "Paizão e Filho", da Esquire e Claquete para Shulton
• COMERCIAL DE PRODUTOS DE USO PESSOAL
OURO: "Troca-Troca", da Standard e Cinestudio para Technos relógios
• ANÚNCIO DE PRODUTOS DE USO PESSOAL
OURO: "Dê brilho à sua arte", da J.W. Thompson para De Beers Diamantes.
• CAMPANHA DE PRODUTOS DE USO PESSOAL
PRATA: "A natureza criou formas perfeitas", da J. Walter Thompson para De Beers/Diamantes
• ANÚNCIO DE VAREJO I- LOJAS DE DEPARTAMENTO
PRATA: "Moda verão 87", da Contemporânea para BarraShopping
• COMERCIAL DE SERVIÇOS
PRATA: "Engarrafado", da Contemporânea e Choque para Cultura Inglesa
• ANÚNCIO DE TRADE
OURO: "O sabonete caiu", da Artplan para Mesbla
PRATA: "Fale direto ao coração da Texaco; da Salles para Texaco
BRONZE: "Pare, Olhe, Comp", da Denison para Brahma/Refrigerantes em Lata
• CAMPANHA DE VAREJO I - LOJAS DE DEPARTAMENTO
PRATA: "Modas Verão 87", da Contemporânea para BarraShopping.
• CAMPANHA DE VAREJO II
OURO: "Trinta por cento", da Contemporânea para Sapasso
• ANÚNCIO DE VIAGENS E TURISMO
PRATA: "Rótulos", da Giovanni para Copacabana Palace Hotel.
• JINGLE
OURO: "Beber, bebi. Comer, Comi", da Caio Domingues para Sidney Ross/ Sonrisal.
PRATA: "Café com peru", da Artplan para Café Canaan.
BRONZE: "Uma grande cerveja", da DPZ para Cervejas Kaiser
SPOT
OURO: "Bicha", da Artplan para Gatão Veículos.
PRATA: "Borboleta Apaixonada", da CBBA/Propeg para Fischer Brasil.
• OUTDOOR
OURO: "Uma grande cerveja", da DPZ para Cervejas Kaiser
PRATA: "Fresca, Macia, Quente, Selecionada", da Artplan para Disco
• CAMPANHA DE ATÉ 60CM OU 1/2 PÁGINA DE REVISTA
OURO: "EQUIPE F-1 Super", da Norton para Atlantic
PRATA: "Copa do Mundo/86", da Contemporânea para Consórcio União/Consórcio
BRONZE: "O Copa e o Tempo" da Giovanni para Copacabana Palace Hotel.
• ANÚNCIO DE ATÉ 60CM OU 1/2 PÁGINA DE REVISTA
OURO: "Rótulos", da Giovanni para Copacabana Palace Hotel
• ANÚNCIO DE AGÊNCIA
OURO: "Agência de Giovanni", da Giovanni
PRATA: "DPZ: Cuide bem do nosso prêmio", da VS Escala
BRONZE: "Ouro e Prata", da Tandem.
• ANÚNCIO OU • COMERCIAL DE OPORTUNIDADE
OURO: "Devido à grande procura", da Artplan para Gatão Veículos
PRATA: "Flagrante de um leão", da Artplan para Artplan e Blow-Up
• MENSAGEM DE NATAL/• ANÚNCIO OU • COMERCIAL
OURO: "Feliz Natal Brasil", da Provarejo para Mesbla
• COMERCIAL COM TESTEMUNHAL
OURO: "Monique", da Almap e Claquete para Du Loren
• COMERCIAL DE HUMOR
OURO: "Série Kaiser", da DPZ para Cervejas Kaiser
PRATA: "Jojoba - Tarcísio", da SYM e VT Um para Laboratório Sardalina
• CONJUNTO DE • ANÚNCIOS - AGÊNCIA
OURO: Contemporânea
PRATA: J. Walter Thompson
• CONJUNTO DE COMERCIAIS - AGÊNCIA
OURO: Artplan
PRATA: Contemporânea
BRONZE: J. Walter Thompson
• CONJUNTO DE FONOGRAMAS - AGÊNCIA
OURO: "Águas de Março", da McCann Erickson para Coca-Cola
DESTAQUES DO ANO
A ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing pela mudança de sua sede para maiores instalações.
Ao Jornal Balcão, pelo crescimento de sua circulação e pelo aumento de sua periodicidade para duas edições semanais.
À Última Hora, pelo lançamento da coluna "Propaganda".
Ao Jornal do Brasil, pela criação do caderno Cidade, voltado aos interesses da comunidade carioca.
Aos Postos Itaipava, pela luta desenvolvida em defesa dos direitos da Livre Iniciativa.
|