Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 20/FEV/1987
Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Refletir sobre o mercado

O mercado publicitário carioca está dark. Já não se aguenta mais o baixo astral da improdutividade que atacou o País. Todos sabem que este estado de espírito é fruto das indefinições governamentais e que o clima de oba-oba só vai passar após saírem os resultados das escolas de samba. Mas para quem não está com a preocupação voltada para o estandarte de ouro e sim para o comportamento do mercado com o agora inevitável recrudescimento da inflação que oligopolizará novamente o País, apresento uma sugestão: proponho que a classe se volte para sua própria realidade e que reflita. Reflita sobre o mercado como um todo. Acredito que só através da reflexão e da união de objetivos poderão ser reavaliados certos conceitos, posturas, preconceitos e estratégias que venham contribuir de forma efetiva para a revitalização da importância do mercado carioca, hoje ocupando a lamentável posição de 4º do Brasil.

Termina prazo de inscrições no PC

Prêmio ColunistasHoje é o último dia para inscrições de peças para concorrerem ao Prêmio Colunistas­Rio, a maior premiação do mercado publicitário carioca.
Assim como no ano passado, o Prêmio Colunistas vai prestar uma grande homenagem aos redatores e diretores de arte que mais se destacarem na premiação.
O sistema é simples.
Terminado o julgamento, vamos conferir as fichas técnicas dos trabalhos premiados e relacionar os responsáveis por cada um deles.
A participação em um Grand Prix contará 7 pontos para cada criador. Os trabalhos com Medalhas de Ouro contarão 5 pontos. Os de prata 3 pontos e os de bronze 2.
Os três redatores e os três diretores de arte que somarem o maior número de pontos no Prêmio Colunistas terão seus nomes divulgados através da imprensa especializada e receberão, no dia da festa de entrega dos prêmios, diplomas especiais pelo desempenho.
E mais, é claro, a homenagem e uma forte salva de palmas de todos os que estiverem lá.

Sunlight produz comercial de jeans para o estilista Ferre

Alberto Magno e Cristina Berio, diretores da produtora Sunlight, acabam de realizar, a convite da agência Advanced Image Art, as filmagens do primeiro comercial do estilista italiano Gianfranco Ferre, que lançará a nova coleção de jeans de sua vitoriosa linha "oaks", no próximo verão europeu.
Para Alberto Magno, este trabalho significou uma importante conquista para o Brasil no mercado publicitário de moda na Europa, pois são raros os novos diretores que conseguem ter acesso e aceitação no fechado mundo da moda internacional. O nível de exigência dos estilistas europeus que lançam suas grifes através de requintadas campanhas publicitárias é ilustrado por Alberto Magno com a notícia da contratação do consagrado Martin Scorsese para dirigir uma série de comerciais que lançará, também no verão, os novos modelos da grife do famoso estilista Giorgio Armani, concorrente de Ferre.

A volta de Fernandinho em três novas aventuras

Já estão sendo produzidos pela agência Talent os três novos filmes das camisas US Top com o personagem Fernandinho, sempre acompanhado do seu chefe. Tímido, introvertido e de aparência bastante comum, o personagem, que se transformou em um novo tipo de herói brasileiro, continua explorando o conceito de que "O mundo trata melhor quem se veste bem". Os filmes (o primeiro deles ganhou o prêmio Profissionais do Ano como o melhor comercial) serão veiculados durante todo o primeiro semestre de 87, e segundo o diretor da Talent e criador do "Fernandinho", Júlio Ribeiro, esta estratégia continuará sendo usada já que o personagem dá margem a infinitas situações, além de ter sido o responsável pelo crescimento das vendas das camisas US Top, alcançado graças ao sucesso da campanha.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

Gente nova na Zapt

• Alexandre Portela, que já foi de veículo (Vecchi) e da Oliveira Murgel, acaba de ser contratado como diretor de atendimento da Zapt.

Denison sai na frente

• Em concorrência com 8 agências, a Denison ganhou o páreo, conquistando a conta do Jockey Club Brasileiro. Os trabalhos para o novo cliente já começaram, nos informou a agência.

Focus contrata

• E a agência do Alfredo Souto de Almeida contratou o João Carlos que foi do atendimento da VS Escala.

Glauco Fassheber investindo alto

• A agência do Glauco Fassheber reforçou sua equipe com a contratação de Afonso Aragão, para a supervisão de atendimento e Raquel Ejsykowicz, Gisela Belo, Otto Guerra, Ricardo Narquart como contatos e Pedro Caldas para chefe do departamento de marketing e Antônio Carlos Silva para chefe de estúdio. E o Glauco informa que brevemente estará funcionando também em Juiz de Fora.

Goodway lança jeans com sua marca

• São ótimos os comerciais dos jeans Good­way. A criação foi do Franco Paulino e a produção do VTUM, com impecável direção do Fred Nabhan.

Estranha campanha esta da VW

• Os personagens parecem neuróticos. Um se sente reprimido, outro acha que o mundo está devagar e ele gosta de respostas rápidas e ainda tem um outro que diz que alguma coisa pode acontecer de dentro pra fora e também de fora pra dentro. Que perigo esta gente solta no trânsito, hem?

ESPM com novos cursos

• Edinaldo de Jesus, diretor de mídia da Salles; Robert Raupp, ex-gerente de serviços de marketing da RJ Reynolds, Fernando Flessati, gerente de serviços de marketing da Golden Cross, e Cid Pacheco, diretor de JMM e Sinal, serão os mestres do curso de pós-graduação que a ESPM dará início de 9 a 7 de julho.

Pubblicità cria para Educar

• Com uma campanha composta por três anúncios impressos e um comercial de 30 segundos produzido pela Turma do Cinema, a Pubblicità deu início a veiculação da campanha criada para a Fundação Educar, que visa sensibilizar a opinião pública para a importância da alfabetização de adultos. A criação teve Victor Lemos na direção de arte, Paulo Valente na redação e direção de criação do Carlos Pedrosa. A aprovação foi de Vicente Barreto, diretor da nova fundação que sucedeu o Mobral.

Entra e sai na Thompson

• Quem está entrando é a Inês Barbosa da Silva, que deixa a direção de arte da VS Escala para assumir no RTVC da Thompson. Quem sai é a Sindia Neves, que era do planejamento e foi para a DPZ supervisionar Ceras Johnson.

Notícias para a Janela

• Quem quiser mandar correspondências, o endereço é Praia de Botafogo, 340, Grupo 210. Cep 22230. Quem quiser conversar e trocar ideias é só ligar para 552-4141.

Passarinho solto

• Um passarinho me contou que tem um arapuã que está para pousar em uma agência carioca. Qual será a felizarda?

CARTA

Prezada amiga Márcia,
Fiquei muito sensibilizado com sua manifestação por ocasião do meu ingresso na Expressão.
Aproveito a oportunidade para convida-la a visitar a nossa empresa de acordo com sua conveniência de agenda.
Grande abraço,
Jomar Pereira Da Silva