Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
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Rio julgará os melhores da propaganda carioca
Já estão abertas as inscrições para o VI Prêmio Colunistas-Rio de Janeiro, que julgará o melhor da Propaganda carioca, na primeira semana de março. O Prêmio Colunistas é a mais importante premiação da propaganda brasileira e sua seção carioca este ano resolveu lançar as "indicações do mercado" para que, no dia do julgamento, os colunistas publicitários possam ter uma ideia muito mais clara e justa de que empresas e profissionais o mercado reconhece como merecedores dos Grandes Prêmios, ou seja Agência do Ano, Publicitário do Ano, Profissional de Propaganda do Ano, Anunciante do Ano, Veículo do Ano e Fato do Ano. Um processo democrático, como convém aos novos tempos.
A seguir publicaremos o regulamento completo, lembrando que o prazo para inscrições se encerra no próximo dia 15 de fevereiro. Outra inovação aprovada pela organização do Prêmio foi a campanha publicitária criada pela Denison Propaganda, sob a direção de criação do competente José Guilherme Vereza. Uma campanha que assume que todos gostam de ganhar prêmios. O tema da campanha é "Eles Gostam".
I - Do Prêmio
1. O Prêmio Colunistas-Rio é um evento de caráter anual que tem por objetivo básico contribuir para o aprimoramento das atividades e técnicas publicitárias, através de reconhecimento e premiação de agências, produtoras, anunciantes, profissionais, campanhas e peças publicitárias merecedoras de destaques.
II - Do âmbito
2. O Prêmio Colunistas-Rio será realizado pela 6ª vez em uma única versão, dentro dos princípios básicos deste regulamento e de acordo com o calendário estabelecido pela Secretaria do Prêmio.
3. Poderão concorrer ao VI Prêmio Colunistas-Rio campanhas e peças publicitárias criadas, produzidas ou realizadas no Rio de Janeiro, que tenham sido inicialmente veiculadas no ano de 1986.
4. As inscrições para a versão nacional serão automaticamente feitas para as campanhas e peças vencedoras no Prêmio Colunistas-Rio, no grau de Ouro.
III - Da responsabilidade
5. O Prêmio Colunistas-Rio é uma iniciativa da ABRACOMP - Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda.
6. A realização executiva do Premio Colunistas-Rio cabe a Dinâmica de Comunicação Ltda., que manterá a Secretaria da premiação à Praia de Botafogo, 340 - gr. 210 - Rio de Janeiro - RJ com o telefone 552-4141.
IV - Das categorias da premiação
7. O Prêmio Colunistas-Rio, em sua 6ª versão abrange categorias nos seguintes segmentos: Grandes Prêmios, Mercados, Peças e Conjuntos de Peças e Destaques.
8. O segmento Grandes Prêmios constitui-se das seguintes categorias:
- Agência do Ano;
- Publicitário do Ano;
- Profissional de Propaganda do Ano;
- Anúncio do Ano;
- Veículo do Ano;
- Produtora de Comerciais do Ano;
- Produtora de Fonogramas do Ano;
- Fato do Ano;
- Campanha do Ano;
- Anúncio do Ano;
- Comercial do Ano;
- Fonograma do Ano.
9. O segmento Mercados constitui-se das seguintes categorias:
- Agropecuário - produtos voltados a agricultura e pecuária
- Alimentício I - Latarias, conservas, alimentos prontos, pré-preparados e assemelhados
- Alimentício II - Doces, confeitos, chocolates, sorvetes e assemelhados
- Automobilístico I - Veículos de passeio e transporte leve
- Automobilístico II - Veículos pesados - caminhões, tratores e assemelhados
- Automobilístico III - Oficinas e revendas, acessórios, produtos e serviços
- Bebidas alcoólicas
- Bebidas não alcoólicas - refrigerantes, sucos e assemelhados
- Beleza - cosméticos, perfumes, toucador e assemelhados
- Bens e Insumos Industriais - produtos e serviços
- Brinquedos, Jogos e Instrumentos Musicais
- Cama, Mesa e Banho
- Cigarro e Tabaco
- Comunitário
- Comunicação e Cultura
- Eletrodomésticos I - Som e vídeo
- Eletrodomésticos II - todos os demais (menos som e vídeo)
- Equipamentos e Material de Escritório - produtos e serviços
- Esporte - Material, roupa, calçado e equipamento esportivo- produtos e serviços
- Farmacêutico e Saúde - produtos e serviços
- Financeiro, Seguros e Poupança
- Foto, Cine, Som, Vídeo e Ótica - produtos e serviços
- Imobiliário
- Informática- produtos e serviços
- Institucional e Corporativo
- Moda
- Móveis e Utensílios Domésticos - produtos e serviços
- Política
- Turismo
- Produtos de Limpeza
- Produtos de Uso Pessoal - relógios, canetas e assemelhados
- Serviços - pessoais, corporativos, educação, lazer e assemelhados
- Serviços Públicos
- Trade - públicos intermediários
- Varejo I - Lojas de Departamento .
- Varejo II - Todas as demais formas, menos Lojas de Departamento
- Diversos - concorrentes que não se encaixem em nenhuma das categorias anteriores.
10. O segmento Peças e Conjuntos de Peças constitui-se das seguintes categorias:
- Jingle
- Spot
- Outdoor
- Campanha de até 60 em ou até 1/2 página de Revista
- Anúncio de até 60cm ou até 1/2 página de Revista
- Anúncio de Agência
- Anúncio ou Comercial de Oportunidade
- Mensagem de Natal (Anúncio ou Comercial)
- Comercial de Demonstração de Produto
- Comercial com Testemunhal
- Comercial de até 15 segundos
- Comercial de Humor
- Conjunto de Anúncios
- Conjunto de Comerciais / Agência
- Conjunto de Comerciais / Produtora
- Conjunto de Fonogramas / Agência
- Conjunto de Fonogramas / Produtora
11. No segmento Destaques do Ano serão reconhecidos os fatos, eventos, empresas, profissionais, campanhas e peças consideradas de importância para a evolução da atividade publicitária no mercado abrangido pela premiação.
V - Dos Prêmios
12. Nas categorias descritas no item 8, Grandes Prêmios, serão concedidos Diplomas de Ouro.
13. Nas categorias descritas no item 9, Mercados, serão concedidos Diplomas de Ouro, Prata e Bronze às campanhas, aos anúncios e aos comerciais.
14. Nas categorias descritas no item 10, Peças e Conjuntos de Peças, serão concedidos Diplomas de Ouro, Prata e Bronze.
15. Tanto para as categorias do item 9, como para as do item 10, somente poderão ser concedidos um Diploma de Ouro, um de Prata e um de Bronze por categoria
16. A critério do júri poderá deixar de ser concedido qualquer dos prêmios previstos neste Regulamento.
17. Os diplomas serão conferidos graciosamente em uma ou duas vias, conforme o caso, para cada prêmio concedido.
18. Vias extras dos diplomas poderão ser solicitadas pelas pessoas físicas e jurídicas premiadas, à Secretaria do Prêmio, mediante pagamento da taxa de expediente.
VI - Das inscrições.
19. As inscrições para o Prêmio Colunistas podem ser feitas por qualquer pessoa física ou jurídica ligada à campanha ou peça que estiver sendo inscrita
20. Não haverá inscrições para os segmentos Grandes Prêmios e Destaques.
21. As inscrições deverão ser feitas através do preenchimento de formulários próprios e pagamento das taxas estipuladas, respeitando-se o disposto nos itens 3, 19 e do presente Regulamento.
21.1 - As fichas técnicas a serem anexadas ao formulário de inscrição deverão ser preenchidas com todos os dados disponíveis.
22. As taxas de inscrição estipuladas são as seguintes:
22.1 - Campanhas e Conjuntos: Cz$ 2.500,00 (Dois mil e quinhentos cruzados) por unidade;
22.2. - Série: Cz$ 2.200,00 (Dois mil e duzentos cruzados) por unidade.
Observações: Série é um conjunto de até 5 peças (anúncios, comerciais ou fonogramas) realizados para um mesmo cliente, com o mesmo tema e identidade audiovisual, e destinados a uma mesma mídia, As séries concorrem (e devem ser inscritas) juntamente com as peças isoladas nas respectivas categorias do segmentos Mercados.
22.3 - Peças: Cz$ 1.000,00 (Hum mil cruzados) por unidade.
23. A taxa de inscrição dos trabalhos premiados para concorrem à versão nacional do Prêmio Colunistas correrá por conta da Secretaria do Prêmio.
24. Para serem aceitos, as campanhas, peças e os conjuntos de peças deverão atender aos seguintes requisitos:
24.1 - Anúncios, séries e conjuntos de anúncios e demais peças impressas: montadas em cartão rígido, em prova ou já impresso, com uma Etiqueta de Identificação afixada no verso de cada unidade. No caso de peças que concorram a mais de uma categoria, permite-se a entrega de apenas uma montagem, desde que esteja afixada no verso uma Etiqueta de Identificação para cada categoria a que a peça concorrer.
24.2 - Comerciais: em 16mm, com som ótico fora de carretéis, separados por categorias a que concorrem, com uma Etiqueta de Identificação afixada à embalagem de cada filme; ou em Vídeo tape, no sistema Pal-M, formato U-Matic, com uma Etiqueta de Identificação afixada à embalagem de cada fita.
Observações: No caso de comerciais que concorram a mais de uma categoria, permite-se a entrega de apenas um exemplar do material se a apresentação for em cassete U-Matic (VT original ou telecinagem de comerciais em filme), desde que esteja afixada no cassete uma Etiqueta de Identificação para cada categoria a que a peça concorrer.
24.3 - Fonogramas: em fita cassete, sendo uma fita para cada categoria a que concorre, com as respectivas Etiquetas de Identificação afixadas à embalagem de cada fita
24.4 - Campanhas: todas as peças pertencentes deverão estar preparadas segundo os itens 24.1., 24.2. e 24.3., sendo que as peças impressas deverão estar reunidas em envelopes ou embrulho único, com uma Etiqueta de Identificação adicional afixada no exterior.
24.5 - Conjunto de anúncios: até no máximo 20 unidades montadas segundo o item 24.1, e acondicionados em envelope ou embrulho único, com uma Etiqueta de Identificação adicional afixada no exterior.
24.6 - Conjunto de Comerciais: até no máximo 10 filmes, vídeo tapes e cine-VTs, montados em um único carretel ou fita, com a Etiqueta de Identificação afixada no exterior da embalagem.
24.7 - Conjunto de Fonogramas: até no máximo 10 fonogramas, em uma única fita cassete, com a Etiqueta de Identificação colada à sua embalagem.
25. Os trabalhos premiados nesta versão regional e que também forem premiados em qualquer categoria da versão Nacional não serão devolvidos. Os que não forem premiados na versão Nacional poderão ser retirados na secretaria do Prêmio, no Rio, até no máximo 30 dias após o julgamento nacional. Os que não forem premiados poderão ser retirados até no máximo 24 horas após o julgamento, em local a ser divulgado oportunamente.
26. Todas as peças publicitárias premiadas poderão ser requisitadas a pertencer ao acervo da ABRACOMP, que delas poderá tirar cópias, fazer reproduções ou qualquer outro uso que se coadune com os objetivos sociais da Associação, como edição de livros, exposições, mostras e exibições.
27. As empresas e/ou profissionais responsáveis pelas inscrições automaticamente se obrigam a fornecer à Secretaria da premiação, até 15 dias após a divulgação dos resultados do Prêmio, 1 (um) slide em 35mm de cada um de seus trabalhos selecionados, para utilização na cerimônia de entrega dos diplomas e demais mostras organizadas pela ABRACOMP.
28. As inscrições deverão ser feitas junto à Secretaria do Prêmio, no Rio de Janeiro, onde poderão ser prestadas maiores informações e dirimidas quaisquer dúvidas, aos cuidados dos colunistas Marcio Ehrlich e Marcia Brito, coordenadores da premiação.
29. As inscrições para o VI Prêmio Colunistas-Rio estarão abertas até 05 de fevereiro de 1987.
30. O júri do VI Prêmio Colunistas-Rio será constituído pelos seguintes colunistas:
- Armando Ferrentini - Edison Zenóbio - Genilson Gonzaga - José Roberto W. Penteado Filho - Lúcia Leme - Marcia Brito - Marcio Ehrlich
31. O presidente do júri será eleito entre os presentes no início do julgamento.
VIII - Do Julgamento
32. O julgamento do VI Prêmio Colunistas-Rio será realizado a partir de 14 de fevereiro de 1987.
33. As sessões de julgamento terão início com metade mais um do total dos membros do júri.
34. E vedada a participação de procuradores dos membros do júri.
35. Cada membro do júri terá direito a um voto simples durante as sessões de julgamento.
36. Os resultados serão definidos por maioria simples de votos e caso haja empate, prevalecerá o voto do presidente do júri.
37. As sessões de julgamento serão privadas e dos resultados não caberão recursos de qualquer espécie.
IX - Da divulgação dos resultados.
No encerramento dos trabalhos de julgamento será redigida uma ata contendo os resultados do VI Prêmio Colunistas-Rio, a qual terá imediata divulgação pública.
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