Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 16/JAN/1987
Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Nestlé investe forte em promoção

Nestlé Bliss SurfCriar um novo hábito de consumo, para jovens de 15 a 25 anos, e ampliar um mercado que já representa 15% das 1,2 bilhão por ano de unidades de iogurtes vendidas no País - esses são os objetivos do marketing de verão, no qual a Nestlé, através da "Operação Refrigerados", vem investindo desde que lançou no mercado Bliss, iogurte líquido 100% natural, desenvolvido em cinco sabores para conquistar o paladar dos jovens.
Segundo Christian Stauffer, da Chambourcy, as promoções que serão realizadas a partir de janeiro próximo, nas praias do Guarujá e Rio de Janeiro, representam o maior investimento promocional já realizado para Bliss.
"Apostamos na opção do jovem de hoje por uma bebida saudável, coerente com seu próprio estilo de vida, e os resultados indicam que estávamos certos" afirma Christian.
Segundo ele, a marca Bliss, lançada há apenas dois anos, já assumiu a liderança do mercado de iogurte para beber e justificou, até mesmo, a decisão da Nestlé de abrir este ano uma nova fábrica de refrigerados, em funcionamento desde março no município paulista de Araras (a 170 Km da capital).
"O mercado de refrigerados representa atualmente cerca de 220 mil toneladas/ano (2 bilhões de unidades) e 55% desse volume são de iogurtes, segmento em que a Nestlé é igualmente líder" ­ informa Christian.
Os fortes investimentos da Chambourcy nesse segmento, segundo explica, se justificam pela mudança de hábito de consumo que vem ocorrendo nos últimos três anos. Até 84,70% da produção de iogurtes no País eram consumidos pelo público infantil. De lá para cá, com o lançamento do Bliss, houve um crescimento significativo de consumo por adultos, especialmente entre jovens.
Para apoiar Bliss, serão realizadas promoções nas praias do Guarujá e Rio de Janeiro, nos meses de janeiro e fevereiro próximo.
Na praia da Enseada, no Guarujá, será criada a Estação de Verão Bliss que apresentará uma série de atividades de lazer para a juventude. Entre elas, um inédito passeio de jangada (dez jangadas estão sendo trazidas de Maceió), pranchas de body-board (um esporte que será a moda deste verão) e caiaques, tudo à disposição do público jovem. Também será construída uma exclusiva pista de skate na praia, para uso do público (com apoio de professores) e para as provas de Campeonato Brasileiro da categoria, entre diversas outras promoções.
No Rio, será realizada a Maratona do Mar, com participação de mais de 350 caiaques, e um grande torneio de body-board, que envolverá, em oito dias de competição, cerca de 180 participantes, as categorias infantil, feminino e masculino. Este torneio contará para o Campeonato Brasileiro de body-board.

Pesquisa revela aumento de consumo de produtos dietéticos

Os produtos específicos para dietas estão tendo um aumento de consumo que se acentua a cada ano. A prova disso é uma pesquisa efetuada em super mercados, junto a 500 consumidores do eixo Rio-São Paulo, onde foi descoberto que quatro em cada 10 pessoas enfrentam problemas de peso. Deste total, a metade está procurando controlar a alimentação. A pesquisa revelou ainda que todos os consumidores pesquisados, em uma época ou outra da vida, já tinham procurado fazer dieta para controlar o peso. Entre os diversos resultados da pesquisa, chegou-se a seguinte conclusão não são apenas as mulheres que controlam o peso. Do total, 43% das mulheres e 32% dos homens estavam em dieta no momento, 90% dos homens acreditam que a dieta realmente ajudou a perder peso, enquanto 97% das mulheres pensam da mesma forma. De acordo com a maioria absoluta de ambos os sexos, a chave para perder peso e manter a saúde em dia é, de fato, prestar atenção ao que come. Os resultados apontam como conclusão que 80% dos consumidores típicos estão sempre conscientes de sua dieta, e lutam constantemente para controlar o peso, o que os mantêm permanentemente atentos a esses produtos.

Rapidinhas

MAIS BRILHO NA SUNLIGHT
• O talento de Chico Tortura, o conhecido cameraman que durante muitos anos empolgou as plateias dos cinemas de todo o Brasil com suas filmagens das grandes jogadas do futebol nacional está agora a serviço do mercado publicitário na produtora Sun­light. Um dos últimos trabalhos de Tortura foi para a Coca-Cola que, inclusive, faturou muitos prêmios com ele.

SOUZA CRUZ NÃO REMANEJA
• As agências que atendem produtos da Souza Cruz podem ficar tranquilas durante todo o ano, pois, segundo fonte daquela empresa, não haverá qualquer remanejamento de contas nem de agências neste ano. Em relação à volta da empresa às mídias, ainda é cedo para qualquer decisão, pois só a partir do dia 10 o mercado consumidor passou a receber o produto com preço novo e a empresa precisa de pelo menos 30 dias para qualquer determinação.

HOLLYWOOD FICA NA MPM
• Não é verdade que a Souza Cruz estaria remanejando a conta dos cigarros Hollywood para a W/GGK de Washington Olivetto, conforme boatos espalhados pelo mercado. Incrível como a W/GGK conseguiu, em tão pouco tempo, uma torcida de profissionais do Rio que estão ansiosos para que a agência de Olivetto ingresse no mercado.

SURPREENDENTE
• Os brasileiros estão consumindo anualmente um milhão e meio de litros de leite de magnésia Phillips, o que constitui um recorde na farmacologia mundial. A informação é da Sydney Ross, que há 50 anos fábrica o tradicional medicamento no País, sendo a magnésia o segundo produto de sua linha mais vendido. O curioso é que o produto mantém a mesma fórmula, a mesma aparência (só substituiu o vidro por plástico em sua embalagem) o mesmo nome e o mesmo gosto de 50 anos atrás. Agora, porém, a empresa se ousou um pouco mais, lançando o magnésia sabor hortelã, que já chegou ao mercado caracterizado apenas por um novo rótulo nas cores verde e branca, tendo sido mantido o tradicional frasco azul.

SERVIÇOS
• O Balcão, jornal de classificados grátis, remanejou novamente seus dias de circulação. Agora passa a sair às terças e sextas, ao invés de quarta e sábado.

PREMIAÇÕES
• Depois de ter seu desenho selecionado como símbolo dos Jogos Olímpicos de Barcelona, Francesc Petit, o P da DPZ, teve o seu cartaz criado para a Caderneta de Poupança Itaú, como tema Futebol, selecionado e exposto no Petit Palais, de Paris, entre os 150 melhores cartazes do mundo.

QUALIDADE BERGAMO
• Ana Carmen Longobardi, diretora de criação, Marcelo Nepomuceno e Ruy Lindemberg, todos da criação da Talent, desenvolveram a campanha dos móveis Bergamo, que está sendo muito veiculada aqui no Rio e que mostra o descarregamento de móveis em um "lixão" e, num outro comercial, enfoca a maneira como acorda um casal após passar uma noite em móveis tortos pelo uso.

CAMPANHA BANCÁRIA
• A campanha institucional do Bank of América que conta a história da empresa desde 1954 foi criada por Antônio Torres e Milton Sobreiro e produzida pela Merchand, empresa de Promoções & Merchandising da Salles.

PROMOÇÃO DOS JORNAIS DE BAIRROS
• O Globo está lançando uma promoção especial de verão para os meses de janeiro e fevereiro, concedendo descontos de 10% para os anunciantes que veicularem nos jornais de bairros.

VS Escala para Jornal do Brasil - Revista Domingo - 1988DOMINGO TEM SETE DIAS
• A Revista Domingo, do Jornal do Brasil, está divulgando para o mercado publicitário, através de peça criada pela VS Escala, mostrando o feliz resultado de venda dos anunciantes que veicularam na revista, aproveitando também para apresentar resultados de avaliações de pesquisas segmentadas. Muito bonitas as ilustrações da peça.

PENSOU EM QUE, LEMBROU DE QUEM?
• É um erro imaginar que esta campanha da loja chamada Arapuã, absolutamente desconhecida no Rio de Janeiro, possa estar fazendo sucesso entre os consumidores cariocas. Em primeiro lugar porque aqui a realidade é bem diferente da de São Paulo, onde as tais lojas Arapuã são bastante conhecidas e tradicionais para o público paulista. Aqui no Rio, este "arapuanzinho" não pia nem berra, pois não houve qualquer trabalho de comunicação dirigido para o mercado carioca. Neste caso específico, a comunicação deveria ter sido diferenciada.

CORRESPONDÊNCIAS
As correspondências para a Janela podem ser enviadas para a Praia de Botafogo, n9 340 grupo 210: Cep: 22250 - Rio de Janeiro - RJ. Se preferirem, liguem diretamente para Marcia Brito e passem suas notícias pelo telefone 552-4141. Janela Publicitária: 9 anos de notícias sobre propaganda, marketing e Comunicação. Até a próxima semana.