Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 19/DEZ/1986
Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Jomar assume Expressão e renuncia na ABAP

Jomar Pereira da Silva (1986)
Jomar Pereira da Silva, novo V.P. da Expressão

Em janeiro, a sede da Expressão Brasileira de Propaganda no Rio contará com a presença de Jomar Pereira da Silva como o seu Vice Presidente de Operações. Para assumir este novo desafio em sua carreira publicitária, Jomar achou conveniente renunciar à Presidência da ABAP - Associação Brasileira das Agências de Propaganda, interrompendo assim um mandato de quase 4 anos de um brilhante trabalho que não só reviveu a entidade no Rio como a propagou por todo o País, através de suas criativas e oportunas promoções de cunho social, político e econômico. Este esforço de Jomar à frente da ABAP-Rio foi notado por todo o mercado e lhe valeu o título de "Publicitário do Ano", no Prêmio Colunistas de 84.
"Seria incompatível eu continuar presidindo a ABAP que, por estatuto, não aceita associados que tenham ligação acionária com anunciantes. Assumindo a vice-presidência da expressão, cujo Grupo Varig é acionista, não me sentiria à vontade no cargo".
Cheio de planos para sua nova agência, que ocupou 16º lugar no ranking do ano passado, Jomar tem por prioridade desenvolver a sede do Rio - para tanto ele atuará também em prospecção de novos negócios também fora do Rio e torná-la competitiva no mercado.
Na opinião de Jomar, o fato da Expressão ser considerada uma house, não afeta em nada os projetos da agência. "A Expressão é uma empresa que busca sua independência". Hoje já temos um quadro de clientes bastante significativo como, por exemplo, a Vinícola Aurora, Tramontina, Fasolo, Strasburguer, Semp Toshiba, J. I. Case do Brasil, Fujitsu e outros. "E, trabalhar com profissionais como Hector Brenner, nosso Vice Presidente Executivo e Carlos Ivan Siqueira, Superintendente de Comunicação da Varig, é um estímulo mais do que suficiente para atingirmos todos os nossos objetivos no próximo ano".

Faet ressurge com grande campanha

FaetClaudio Carvalho e sua equipe criaram para a Faet toda a campanha institucional comemorativa aos 60 anos da empresa. A campanha foi precedida de uma completa reformulação na logomarca e na programação da Faet e é composta de anúncios em jornais e revistas, um filme para TV, jingle e farto material promocional apresentando todos os produtos. O slogan criado para a Faet, que é uma das maiores e mais tradicionais indústrias de eletrodomésticos do País, não poderia ser melhor: "Faet, 60 anos de casa". Um achado, não?
A equipe de profissionais envolvida nesta campanha foi a seguinte:
• Criação: Claudio Carvalho, Tuninho de Paula e Cristina Guglielmi, Dudu L Netto, Luís Otávio Pessoa.
• Produção: Sergio de Oliveira
• Fotografia: Zezinho Franceschi
• Produtora: Andaluz - Direção: Sargentelli
• Jingle: Lira Produções / Letra: Dudu L. Netto / Música: Aécio Flávio.

Pesquisa comprova que homens adoram cinta-liga

A veterana cinta-liga continua dando grande toque sensual da moda íntima feminina. Em pesquisa feita em oito principais cidades brasileiras pelos revendedores de lingerie Jean Fabian, 85% dos maridos e namorados das 800 compradoras entrevistadas elegeram tal peça como a mais sexy de todo o vestuário das mulheres, superando até mesmo as mini-calcinhas transparentes. Envolvendo homens da faixa dos 20 aos 60 anos, casados ou não, o levantamento apresentou resultados curiosos: os mais jovens sentem um fascínio maior quando a mulher usa modelos românticos, com rendas e pequenos babados, fazendo lembrar as mais antigas cintas-ligas. Já os mais adultos manifestam preferência pela modelagem mais ousada e provocante. As respostas das entrevistadas mostram ainda as cores que mais agradam o companheiro. A preta aparece em primeiro lugar na preferência, com 76%, seguida pela vermelha com 14%, e a branca, com 10%, Segundo as clientes dos revendedores Jean Fabian, "eles confessam, em momentos íntimos, que é excitante o trabalho de retirar as meias da cinta-liga". E o curioso é que as mulheres, na maioria, adotam o uso da peça por sugestão e insistência do parceiro. As mulheres pesquisadas pela Janela também são de opinião que "nada melhor que uma boa fantasia para levantar o astral do romance".

Rapidinhas • Rapidinhas • Rapidinhas

• A Contemporânea desvendará o mistério levantado por sua inusitada campanha que começou com 6 teasers e cuja figura de impacto foi um charuto aceso soltando fumaça que forma o nome Ele. Quem é Ele? Os privilegiados leitores da Janela não precisarão esperar até o dia 25 para matarem sua curiosidade. Ele é, nada mais, nada menos, o novo filme de George Lucas que a United Internacional Pictures estará lançando no Brasil. Para este lançamento, a agência de Mauro Matos e Armando Strozenberg preparou uma campanha muito inteligente, cuja mídia, bastante criativa, atinge o público alvo através de cartazes de cinema, colocados também no metrô, spots, avant-trailer, faixas de avião, além de comercial e anúncios para jornal.
Giovanni para Unimed: A Razão Social da Unimed• A SGB conquistou a conta da Techint, uma das maiores montadoras industriais do pais. Completando no ano que vem 40 anos de atividades, a empresa vem se destacando na execução de obras altamente especializadas, entre elas destacam-se as plataformas marítimas da Petrobrás (Bacia de Campos) e do gasoduto Rio-São Paulo, da usina de Angra-2.
• A Editora Abril lançou o seu Guia Rural, uma revista que, segundo seus editores, atenderá às necessidades da nova agropecuária brasileira.
• Que pena. A revista ADM Administração e Marketing, publicada desde 1919, parou de ser editada. Segundo Mário de Almeida, seu diretor, apesar de ter sido um extraordinário sucesso editorial a publicação não conseguiu o indispensável suporte publicitário.
• A Revista Crics, representada no Rio pela Sitral, está se mostrando um excelente veículo para anunciantes de produtos dirigidos a jovens e adolescentes. Está gostosa de ser lida, pois respeita a cabeça e o gosto do jovem, falando sobre economia, política etc., sem a caretice de tratar o jovem como se ele fosse um débil mental.
Quem tem filho adolescente deve estimulá-lo a ler Crics.
• Com a saída de Jomar da CBB&A/Propeg, Viviano Caldas assume a Vice Presidência Executiva da agência, no Rio.
• E, na ABAP, quem assume é Henrique Duque Estrada, da Archi, até as novas eleições em maio de 87.
• Janela Publicitária: informações sobre comunicação, marketing e propaganda. Correspondências para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210. Rio de Janeiro. Telefone: 552-4141.
• É da Giovanni o anúncio comemorativo aos 19 anos da Unimed, cujo título é "A razão Social da Unimed". A criação foi de Cláudio Ortman e Carlos Negreiros, com direção de criação de Adilson Xavier. O atendimento foi de Gustavo Oliveira e a aprovação do Dr. Edmundo Castilho, Presidente da Unimed.
• Obrigada a todos os amigos que têm nos enviado mensagens de final de ano. Vocês são umas gracinhas, mesmo.
• Quando o dinheiro fala, tudo cala. (Barão de Itararé)
• Até a próxima semana.