Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 12/DEZ/1986
Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Mídia do Ano elogia veículos do Rio

Antonio Jorge Pinheiro
A Artplan fez festa para Antonio Jorge

"O que está faltando ao mercado publicitário, e não só aos veículos, é agilidade comercial". Esta afirmação é de Antônio Jorge Pinheiro, supervisor de mídia da Artplan e eleito Mídia do Ano pela ABP, quando perguntado sobre como anda a mídia, de uma maneira geral, no Rio de Janeiro.
Para Antônio Jorge, esta agilidade, que ele acha fundamental para o bom desempenho da mídia, deve começar com o entrosamento entre cliente, mídia e veículo. "A partir deste tripé, as condições de negociações conseguem ganhar tempo e todos saem favorecidos". Hoje, perde-se muito tempo para se aprovar um planejamento, principalmente quando é um patrocínio para programas de TVs, promoções de revistas, ou jornais. Segundo Antônio Jorge, os veículos do Rio estão amadurecidos e muitíssimo profissionais e a mídia consegue negociar com facilidade veiculações em espaços alternativos, criados, atendendo às necessidades não apenas comerciais, mas também criativas dos clientes.

Agências já não fazem brindes de final de ano como antigamente

Para a felicidade geral do pessoal de criação das agências os pedidos de serviços para a criação de brindes de final de ano estão em baixa no mercado. Já foi o tempo em que o cliente, às vésperas das festividades gerais que marcam o final do ano ligava para a agência pedindo que fosse criado para "ontem" um brinde diferente de tudo e baratinho.
"Graças a Deus este tipo de solicitação está diminuindo". Com esta expressão, Antônio Batista, Diretor de Criação da Caio, resume bem qual é a nova tendência das agências para este serviço. Segundo Batista, as peças de final de ano estão muito repetitivas e acabam se vulgarizando. Além disso, o mundo dos negócios está se aperfeiçoando e amadurecendo, não cabendo mais os "agrados" intencionais.
Na opinião de Ronaldo Conde, Diretor de Criação da Almap, a agência deve se preocupar em fazer o brinde do Cliente, desde que este brinde seja uma peça integrada ao planejamento de comunicação do cliente. Ronaldo também sentiu uma acentuada queda nos pedidos deste ano e confessou que só fizeram um calendário.
O mesmo aconteceu com a VS Escala que, segundo Lula Vieira, seu Diretor de Criação, como a Almap, só fez um calendário. E Lula tem uma outra explicação para isso: "As empresas de brindes se sofisticaram e atualmente apresentam-se em catálogos bem feitos, com uma variedade enorme de sugestões que acaba facilitando o trabalho da agência e do próprio cliente que, quando tem acesso a estes catálogos, faz a encomenda diretamente". Mas mesmo assim, na opinião de Lula, que nos declarou adorar fazer brindes, apesar de não ser lucrativo, a agência deve assessorar o cliente, indicando empresas especializadas. Lula concorda com Ronaldo Conde que as agências deveriam planejar a criação de brindes, quando estes possam ser peças que complementam um plano de marketing.
Na opinião de Alfredo Souto de Almeida, Diretor da Focus e pioneiro na indicação de obras de arte para seus clientes, está ocorrendo uma volta à distribuição de uma linha tradicional de brindes, como uísque, vinhos e cestas de natal. "Nosso cliente Lidador, por exemplo, está vendendo muitas cestas, as chamadas "arcas", consideradas presentes para rei", afirma Alfredo. "Houve uma época em que chegamos a fazer esculturas de Bruno Giorgio, quadros de artistas contemporâneos que hoje estão super valorizados, mas os preços das obras de arte hoje estão proibitivos." Mesmo assim, este ano a Focus criou alguns brindes excepcionais para seus clientes, como um termômetro/barômetro de pressão atmosférica que Alfredo considera uma obra de arte original e que naturalmente agradará a quem o receber.
E, para finalizar, Ronaldo Conde dá a dica do brinde de final de ano ideal, que todos não só adorariam, mas mereceriam receber: o Pacote III, revogando os dois primeiros.
N.R.2014: Ronaldo Conde se refere aos Pacotes do Plano Cruzado I, de 28 de Fevereiro de 1986, e do Plano Cruzado II, de 21 de Novembro de 1986.

ABP divulga os "Destaques" de 86

A ABP - Associação Brasileira de Propaganda realizará na próxima segunda feira, às 20:00hs, no Asa Branca, a sua tradicional festa que premia os profissionais do mercado que mais se destacaram durante este ano. A seguir, publicamos a relação dos destacados que estarão lá brilhando e recebendo os aplausos de seus companheiros:
• Atendimento de Agência: Paulo Maldonado, supervisor de atendimento da Salles.
• Cliente: Daruiz Paranhos ­ Esso
• Redação: Sergio Toni ­ Agência da Casa
• Diretor de Arte: Delano D'Ávila - Provarejo
• Comunicação Social: Carlos Eduardo Jardim - J. R. Reynolds
• Direção de Comerciais: Aloysio Legey – Eventos
• Executivo de Agência: Elysio Pires - MPM
• Fornecedor: Júlio Hungria ­ Rádio Atividade
• Pesquisa: Gabriel Pazos ­ GERERP
• Planejamento: Maria Alice Langoni - Jornal do Brasil
• Produção Gráfica: Marcus Borges - Thompson.
• Produção de Comerciais ­ Franklin Pereira - Blow-Up
• Fotografia - J.R. Duran
• Estúdio - Romildo Vieira - Caio
• Tráfego - Lydia Pinheiro Salgado - Almap
• Mídia: Antônio Jorge Pìnheiro - Artplan
• Atendimento de Veículo: Fátima Furtado - SIMA
Este ano a ABP prestará uma homenagem especial a Herculano Siqueira, da Denison, pelos 40 anos de profissão e dedicação profissional ao mercado. Não faltem. Maiores informações com a Leila pelo telefone: 233-1197 ou 233-1492.

Rapidinhas • Rapidinhas • Rapidinhas

• Apostando na eficiência de seu diferencial - pois não é uma empresa de seguro saúde e sim um sistema nacional integrado de 118 cooperativas com mais de 35 mil médicos - a UNIMED esteve presente na II Rio Negócios que se realizou até ontem, no Riocentro. Segundo Wilson Ribeiro, diretor comercial da Unimed-Rio, o "fato de atuarmos há 19 anos exclusivamente no setor privado com um modelo já consagrado em assistência médica, nos deu credibilidade e estímulo suficientes para participarmos de um evento como a Rio Negócios,
• A Salles fez uma pecinha de cordel e na entrega do Colunistas Promoção, no qual foi eleita a Agência de Promoção do Ano.
• Antônio de Pádua Prado acaba de assumir a direção nacional de marketing do SBT, e Célia Fiasco a gerência de mídia. Rubens Carvalho, superintendente da divisão comercial do SBT nos Informou que, com as novas contratações o Sistema passa a dar mais ênfase à descoberta de fórmulas inovadoras de comercialização e brechas de mercado, como comerciais de 10 segundos, intervalo exclusivo, patrocínio mensal, módulo "faça você mesmo" e testemunha de comunicador, como modalidades de veiculação já testadas pela emissora.
• Luiz Fernando Furquim, Diretor executivo do Grupo Pão de Açúcar e Vice-Presidente do CONAR assumiu a Presidência da entidade, pois Petrônio Correa licenciou-se do cargo até fevereiro.
• A Grendene lançou exclusivamente para a Philippe Martin e Yes Brazil dois lindos modelos de sandálias de plástico transparente que prometem ser o grande sucesso deste verão.
• Você sabia que o champanhe é o drinque mais consumido pelas mulheres, atualmente. A pesquisa foi elaborada pela revista "Traveller International" para detectar a bebida em alta no ranking das emoções. Segundo a maior parte das mulheres americanas entrevistadas, ao pedir champanhe num bar ou restaurante, tem-se sempre a certeza de estar agradando o homem que as acompanha. As francesas alegaram que preterem a bebida porque lhes proporciona um estado de espírito efervescente. Já as alemãs pedem champanhe porque a bebida faz com que se sintam muito mais interessadas pelos homens. Na minha pesquisa particular, com mulheres brasileiras, o resultado não foi muito diferente, sendo que muitas, apesar de adorarem o foguinho que o champanhe proporciona, se sentem constrangidas em pedir a bebida sem que o homem tome a iniciativa. Uma coisa todas elas assumiram: o homem que oferece champanhe para uma mulher tem 99% de garantia de uma noite inesquecível.
• Janela Publicitária: Nove anos de informação sobre propaganda, marketing, negócios e comunicação. Mande suas notícias para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210. Rio de Janeiro. Ou então ligue para 552-4141, a linha direta de Marcia Brito.
• Minha amiga Christina Carvalho Pinto escreveu para a coluna informando que, após uma temporada em Londres resolveu enfrentar novos desafios, deixando a Vice-Presidência de Criação da CBBA/Propeg para assumir o mesmo cargo na Norton. Boa sorte Chris, e que você, com sua equipe, possa continuar fazendo brilhar a criação publicitária brasileira.
• Quem também saiu da CBBA/Propeg foi o redator Nelson Porto. Indo para a SMS, sigla assumida pela Scali, Mc Cabe, Sloves.
• José Reinaldo Gomes, supervisor de pesquisa de mídia da Salles - SP realizou um trabalho interessantíssimo sobre o veículo Revista. Sob o tema "Revista, 25 anos de segmentação", este estudo concorreu no "I Concurso Cemídia de Monografias", promovido pela revista Time. Publicado no jornalzinho "Top" de Mídia da Salles, o trabalho de José Reinaldo afirma que "o fato de algumas editoras estarem se dedicando somente a publicações elitistas, voltadas para a classe de altíssimo poder aquisitivo é um sintoma bastante evidente do grau de segmentação atual". Porém, para José Reinaldo, a preocupação editorial deve objetivar também as camadas de menor poder aquisitivo, uma vez que o mercado de consumo não se resume apenas no pico da pirâmide salarial.
• E da Talent a nova campanha do Bamerindus Seguros, cujo tema é "Aconteceu comigo". A campanha é composta por peças impressas e filmes de 45 segundos. O diretor da Talent, Júlio Ribeiro, encomendou uma pesquisa que detectou que o mercado de seguros no Brasil ainda é subdesenvolvido e mal trabalhado, pois as empresas seguradoras não possuem um perfil próprio, vendendo produtos desacreditados, com grupos de vendas inertes. Segundo Júlio Ribeiro, os depoimentos dos comerciais são verídicos de clientes que já sofreram sinistros, e tiveram seus prejuízos cobertos pelo Bamerindus. A coordenação da campanha foi de Ana Carmen Longobardi, diretora de criação da Talent, com a colaboração de Antônio Cabral e Marcelo Nepomuceno.
• Quem inventou o trabalho não tinha o que fazer (Barão de Itararé).
• Bom fim de semana.