Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 14/NOV/1986
Marcio Ehrlich e Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

SGB usa Conar para se defender de acusações

SGB para Samurai: A Diferença entre o Hamburguer e o Filé Mignon
Um dos anúncios da polêmica Samurai-Vogue

A SGB acaba de conseguir, no Conar-Conselho Nacional de Auto Regulamentação Publicitária, o arquivamento da disputa que manteve, nos últimos meses, com a empresa Placas do Paraná e a sua associada Modulados Vogue, quanto aos anúncios criados pela agência para os modulados Samurai, de seu cliente Serraria Inhaúma.
A Placas do Paraná solicitou judicialmente da SGB que retirasse de veiculação os anúncios da Samurai alegando que os argumentos depreciativos aos modulados feitos com raspas e restos de madeira prensados com cola (aglomerados) estariam sendo dirigidos a ela e à Vogue, já que seus armários são fabricados desta forma. A Placas exigia que a SGB incluísse nos anúncios da Samurai algumas qualidades dos aglomerados.
Como as empresas não conseguiram chegar a um acordo, o problema foi levado ao Conar, como "Tribunal Especial" e especializado no assunto, sendo a SGB representada por seu advogado José Augusto de Toledo Neto. Lá, finalmente, ao final de outubro, o relator do caso, o publicitário Ênio Basílio Rodrigues, emitiu em seu parecer a consideração de que os anúncios da Samurai e da SGB em nada infringem os dispostos do Código de Ética, devendo, portanto, o caso ser encerrado. Como citou Basílio, "o queixoso atraiu para si uma crítica que - de modo objetivo ­ jamais lhe é dirigida". Segundo o relatar do Conar, o que aconteceu é "o que convencionamos chamar de 'vestir a carapuça'".
O mais interessante da história é a nova utilização do Conar inaugurada pela SGB. Afinal, até então, o órgão vinha sendo utilizado exclusivamente para julgar denúncias formalizadas por terceiros. Neste caso, porém, a solicitação partiu do acusado, que procurou utilizar um julgamento do Conar como elemento para basear sua defesa no caso de medidas judiciais mais sérias das Placas do Paraná. Sem dúvida, um novo campo se abre para o Conar.

Concorrência do Mirad bate recorde de agências.

A concorrência para a conta publicitária do Mirad - Ministério da Reforma e do Desenvolvimento Agrário conseguiu bater o recorde absoluto de inscrições de agências em toda a história das concorrências públicas brasileiras: nada menos do que 36 agências entregaram em Brasília os seus documentos de pré-qualificação, que permitiriam, aos habilitados, a responder ao questionário formulado pela Comissão de Licitação do Ministério na fase final da concorrência.
Nem todas as 36 agências, porém, conseguiram se classificar. Ficaram de fora na primeira fase a Giovanni (RJ), Marcon (DF) e Grupo Nove (PE), por problemas na documentação. As 33 restantes estarão entregando as respostas ao questionário e suas estratégias de comunicação até a próxima terça feira, 18 de novembro, também em Brasília. Estas foram as habilitadas, em ordem alfabética:
AdAg, Almap, Artplan, Assessor, Atual, Cannes, CBP, D&E, Delta, Denison, DPZ, Escala, Exclam, GBP, Grupo Jovem, Ítalo Bianchi, Mark, Marques da Costa, Mendes, MM, Módulo, MPM, Norton, Oficina, Premium, Professa, Propeg, Pubblicità, R&C, Salles, Scala, SGB e Standard.

Correa e Sobreiro trocam de camisas

Dois importantes diretores de arte do mercado carioca acabam de mudar de casa: Eduardo Correa e Milton Sobreiro.
Eduardo Correa, que estava na DPZ-Rio, é o novo "dupla" de Ronaldo Conde na Almap. Eduardo atua em publicidade há cerca de 10 anos, tendo praticamente começado na Denison-Rio, vindo de São Paulo para fazer dupla com Paulo de Tarso. Depois, passou um ano na DPZ-São Paulo, com Petit e Zaragoza, para voltar ao Rio e atuar mais uma vez com Paulo de Tarso na MPM carioca. São dele campanhas como a de Plaza, os últimos trabalhos de Carlton e muitos dos trabalhos das Casas Pernambucanas que tanto sucesso fizeram há alguns anos.
Milton Sobreiro, um dos mais consagrados diretores de arte de nossa publicidade, está agora na Salles-Rio, fazendo dupla com o redator Antônio Torres. Sobreiro está em publicidade desde 1962, quando, na Norton de São Paulo, participou do lançamento da Willys no Brasil. De lá veio para a JMM no Rio, onde ficou até hoje, passando por agências como Lintas, SGB, MPM, MPM-Brasília, VS Escala e Abaeté. Entre os trabalhos memoráveis de Sobreiro estão a campanha "Vem para a Caixa você também", para a Caixa Econômica Federal, as campanhas da Loteria Federal e os belíssimos cartazes do Projeto Carlton, da Souza Cruz.

"Projeto Zico" ganha dois prêmios em Nova York

Competindo com mais de 2 mil programas de TV de todo o mundo, o VT "Projeto Zico", produzido pela VT UM Produções para a Estrutural, acaba de ser premiado duplamente no Festival Internacional de Filmes e Programas de TV de Nova York, sendo finalista na categoria Melhor Roteiro e recebendo a medalha de ouro como Melhor Programa Infantil.
Esta é a primeira vez, desde 1957, quando foi criado este Festival, que um programa de televisão produzido na América Latina alcança o prêmio máximo de uma categoria.
O programa foi exibido pela TV Manchete às vésperas da chegada de Zico ao Brasil e conta a aventura de cinco crianças que, ao saberem que o craque vai embora do país, resolvem fazer de tudo para trazê-lo de volta. Além destas premiações, o "Projeto Zico" também já havia merecido do Prêmio Colunistas-Rio o "Destaque do Ano" de 1985.

Rogerio Steinberg recebe homenagem da ABAP e CCRJ.

A memória do publicitário Rogerio Steinberg, desaparecido prematuramente há um mês em um acidente automobilístico, não ficará eternizada apenas pela lembrança de seus brilhantes trabalhos. Esta semana, a ABAP - Associação Brasileira de Agência de Propaganda - Capítulo Rio e o CCRJ ­ Clube de Criação do Rio de Janeiro decidiram colocar o nome de Rogerio Steinberg em duas das premiações patrocinadas pelas entidades.
A partir do próximo ano, passará a se chamar "Prêmio Rogerio Steinberg" o troféu do melhor vídeo-tape do Festival VT Búzios, da ABAP. A homenagem, lembra Jomar Pereira da Silva, presidente da associação, serve de reconhecimento ao importante trabalho que Rogerio fez no desenvolvimento do VT publicitário no Brasil. Foi dele, na campanha de lançamento do BarraShopping (com as Frenéticas, e produzido pela Globotec), o primeiro VT a utilizar um esquema de super-produção, fugindo da pobreza do chamado "vetezinho".
O prêmio lançado pelo Clube de Criação, por sua vez, deve agitar bastante o mercado dos criadores brasileiros: ele homenageará, a partir deste ano, o anúncio ou comercial mais ousado entre os veiculados durante o ano anterior. Nada melhor para marcar a lembrança de Rogerio Steinberg, que tanta importância dava à liberdade criativa. Nas próximas semanas, o CCRJ terá definido o regulamento do novo prêmio, ao qual daremos aqui todo o apoio e divulgação.

Curtas.

• Será esta terça feira próxima, 18 de novembro, a homenagem que o mercado publicitário carioca fará a Herculano Siqueira, diretor de atendimento da Denison, por seus 40 anos de atividade profissional. A promoção é do GAP-Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio, ABP ­ Associação Brasileira de Propaganda e da própria Denison, e constará de um almoço, a partir das 12:30 horas da ABP; pelo telefone 233-1492.
•A Rádio Manchete AM decidiu entrar firme na área jornalística. Carlos Sigelmann, diretor da emissora, conta que contratou 50 jornalistas para produzir o seu Show de Noticiário, que vai ao ar diariamente das 6 às 9 da manhã, com informações sobre esportes, arte, economia, internacional, trânsito, tempo e outros segmentos de utilidade pública.
• A APP-Associação Paulista de Propaganda tem novo presidente: é Guilherme Sztutmann, que sucede a Salles Neto.
• Mudanças na Giovanni: Paulo Fernando Vogel afastou-se da direção da empresa para se dedicar a outras atividades não publicitárias. E Adilson Xavier assumiu como o novo diretor de criação da agência, substituindo a Cláudio Aguiar, que deixou a Giovanni.
• O lançamento do livro "De volta à infância perdida", do redator da Salles Antônio Torres foi um sucesso retumbante. Torres saiu da festa com a mão doendo, depois de autografar nada menos que 400 livros. Em termos de Brasil, isto praticamente obriga a editora a já sair com uma nova edição.
• John Kenneth Galbraith estará no Brasil a partir do próximo dia 21, convidado a participar do 2º Encontro Rhodia/Exame. A propósito, na edição atual da revista há uma entrevista exclusiva com Galbraith na qual ele defende a reserva de mercado no Brasil.
• Guilherme de Freitas conta com o maior orgulho que sua Sitral é que está representando em todo o Brasil a nova revista Cricz, da Lastri Indústria Editorial Ltda.
• Uma boa solução a encontrada pela Zapt para promover o 69º aniversário de sua cliente Casa Nem Mais Um Passo, sem cair nas eventuais grossuras que a data permitiria. A agência produziu uma mala direta anexando uma miniatura do whisky Vat 69 para brindar aos amigos, anunciando que a comemoração continua na própria loja, onde "tem uma garrafa de Vat 69 inteirinha esperando por você". A aprovação da ideia foi de Wilson Ribeiro.
• O diretor de Atendimento da DPZ, José Carlos Piedade, acaba de participar do IV Congresso Colombiano de Publicidade, realizado em Cartagena, falando sobre o tema "Publicidade sem fronteiras" e participando do júri do festival publicitário simultâneo ao evento. Na Colômbia, a televisão consome 57% das verbas; o rádio 23; os jornais, 15 e as revistas, 5.
• Correspondências para a Janela: Praia de Botafogo 340 grupo 210 CEP 22250 - Tel.: 552-4141, Rio de Janeiro - RJ.
• A JMM está reestruturando a sua operação no Rio de Janeiro e deve anunciar, nas próximas semanas, a sua associação com uma outra agência carioca. As duas passarão a assinar em conjunto, tipo JMM-XXX.