Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Propaganda brasileira brilha no Festival da ABP
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João Daniel, da Jodaf, papou o prêmio de Melhor Produtora. |
Mais de 600 comerciais - entre filmes, VTs e peças de campanhas foram julgados na última segunda-feira pelo júri de 29 publicitários (entre os quais Marcio Ehrlich) do 8º Festival Brasileiro do Filme Publicitário, promovido pela ABP Associação Brasileira de Propaganda, entidade presidida por Jairo Carneiro, diretor de Mídia da MPM.
O nível geral dos trabalhos, fosse pelo prisma da produção quanto da idéia publicitária, esteve excelente, ficando a média bastante acima dos últimos anos. Tanto que os trabalhos do júri tiveram que ser prorrogados para a manhã de terça-feira, exclusivamente para a análise dos finalistas e escolha dos Grandes Prêmios.
O grande premiado do Festival foi o comercial "Tribunal", da J.W. Thompson-Rio e Globotec para a Rio Gráfica, lançando o livro "Os Sete Minutos". Além do Grand Prix de Melhor Filme/VT, recebeu o Destaque do Júri de Melhor Direção (para o trabalho de Carlos Manga) e Melhor Casting. Outro trabalho notável foi "Azaléia Show", da agência gaúcha DCS e da produtora TVC para a Azaléia, que recebeu a Lâmpada de Ouro de Melhor Comercial de fora do eixo Rio-SP, Medalha de Prata de Vestuário e o Destaque de Produção.
Os outros Grand Prix foram dados para a Melhor Campanha (Curt, da Guimarães e Giacometti e Cinema Centro); Prêmio Especial Agência para a MPM, e Prêmio Especial Produtora para a Jodaf, que conseguiram colocar o maior número de finalistas no shortlist do Festival.
Estes foram os resultados gerais do 8º Festival da ABP, por categorias:
1 - Bebidas Alcoólicas:
Ouro para "Corrida", da Artplan e Hiper para Malt 90, da Brahma.
2 - Bebidas Não Alcoólicas:
Ouro para "Soccer Faces", da McCann e TVC para a Coca-Cola.
3 - Fumo:
Prata para "Pistas de Provas" e "Salto com Vara", da MPM e Jodaf para Plaza, da Souza Cruz.
4 - Alimentos:
Ouro para "Anti-Promoção", da Standard e VPI para Tomatelli.
Prata para "Avião", da MPM e Sunlight para o Café Globo.
Prata para "Projecionistas", da DPZ e Jodaf para Chandele.
5-Limpeza:
Não houve premiação.
6 - Medicinais, Cosméticos e Toalete:
Ouro para "Outdoor Verão", da W/GGK e Nova para Nivea.
Prata para "Vendedor de Sorrisos", da W /GGK e TVC para Dentament.
Prata para "Buzina", da MPM e Cinestudio para Parador.
7 - Domésticos, Decorações e Eletrônica:
Ouro para "Detetive", da Almap e Espiral para os videocassetes Sharp.
Prata para "Índio", da Almap e Lynxfilm para Som Sharp.
8 - Vestuário e Têxteis:
Ouro para "Anjinhos", da W/GGK e Espiral para Melissa Fiorucci.
Prata para "Vernissage", da G&G e EB para Jeans Pool.
Prata para "Azaléia Show", da DCS e TVC para Azaléia.
Prata para "Dama e Vagabundo", da CBBA/Propeg e TVC para Wrangler.
9- Varejo:
Ouro para "Férias/Summertime", da Avanti e Cinema Centro para a C&A.
Prata para "Desfile/Sócias", da Standard-PoA e Lynxfilm para Renner.
Prata Para "Moda Inverno 86", da Contemporânea e Choque para o BarraShopping.
10 - Auto e Autopeças:
Ouro para "Hotel", da MPM e Oficina para Fiat Elba.
Ouro para "Marylin", da DPZ e Jodaf para Monroe.
Prata para "D'Artagnan", da McCann e 5.6 para Goodyear.
11- Veículos Diversos
Não houve premiação.
12 - Serviços Comerciais, Turísticos e Médicos:
Prata para "Fundo de Quintal", da Artplan e Hiper para a Caixa Econômica Federal.
Prata para "Do you know me", da Standard e Chroma para o American Express Card.
13 - Imóveis e Empreendimentos
Não houve premiação.
14 - Brinquedos, Diversões, Utensílios, Individuais e Publicações:
Prata para "Bacana", da W/GGK e Espiral para Crics.
Prata para "Apresentador", da Mendes e Publifilms para Ótica Belém.
15 - Serviços Públicos:
Prata para "Bolo", da Denison e Jodaf para a Telesp.
16 - Serviços Comunitários:
Ouro para "Trem Fantasma", da Standard e Jodaf para Tang Verão.
Prata para "Vitória", da MPM e Lynxfilm para a J.H. Santos.
17 - Diversos:
Ouro para "Saco de Milho", da MPM e Barriga Verde para CNDA Triamex.
Prata para "Engarrafado", da Contemporânea e Choque para a Cultura Inglesa.
Prata para "Carros Usados", da Standard e Movie&Art para Shell Responde.
Martins e Jardim criam Fama e levam Ponto Frio da SGB
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Carlos Martins, saindo da SGB para a Fama. |
A partir de janeiro de 1987, a conta publicitária da rede de varejo Ponto Frio estará em nova agência, deixando a SGB Publicidade. É quando entrará oficialmente em funcionamento a agência Fama, nome escolhido pelos seus diretores Carlos Martins e Eduardo Jardim para a empresa que, na verdade, terá o controle acionário do próprio grupo Ponto Frio, representado por seu diretor de Marketing Cláudio Cohen.
Apesar deste formato acionário, Martins e Jardim não concordam em considerar a Fama uma houseagency. Eles justificam afirmando que também atenderão outras contas, inclusive algumas que já estão sendo prospectadas no mercado:
- Muitas agências boas no Brasil começaram assim - diz Martins -, tendo a sorte de contar de início com um grande cliente. Isto vai nos permitir montar uma estrutura completa de agência para atender a qualquer empresa.
A estrutura da Fama deve praticamente vir do grupo que atualmente cuida da conta do Ponto Frio na SGB, onde Eduardo Jardim e Carlos Martins se dedicam com exclusividade a este cliente, nas áreas de direção de Atendimento e Criação, respectivamente. O grupo funciona tão independente que, há alguns meses, em sua palestra sobre "Como deve agir o atendimento em Contas de Varejo" no Seminário de Atendimento da ABAP-Rio, Eduardo Jardim chegou a referir-se à estrutura criada como "uma house-agency do Ponto Frio dentro da SGB". Uma premonição, talvez.
Thompson ganha Esso e atende pelo Rio
A conta da Esso será atendida integralmente pelo escritório carioca da Thompson. É o que garante o diretor da agência Roberto Leal, ao comentar sobre a sua vitória na maior concorrência publicitária da iniciativa privada em 1986 no Brasil. Na verdade, diz ele, a agência deverá montar nas próximas semanas uma equipe completa exclusiva para cuidar da Esso. Para isto, alguns dos atuais profissionais da agência serão remanejados - principalmente na área de atendimento - e outros inclusive serão contratados, já que, como lembra Leal, dificilmente qualquer agência teria profissionais com tempo ocioso para assumir sem problemas um cliente tão grande.
A verba prevista para a Esso em 1987 - quando a conta oficialmente passará para a ThompsonRio - será de 50 milhões de cruzados. A entrada da conta, porém, ainda não foi contabilizada nas previsões de Leal, que garante que só agora refará o "budget" do próximo ano. Mas em 1987, sem dúvida, a Thompson-Rio colherá os frutos deste que está sendo provavelmente o melhor ano da agência nos últimos dez anos neste mercado. Os investimentos para este crescimento, sem dúvida, tem sido altos, e incluem a compra de um prédio de seis andares na Av. Afrânio de Melo Franco, 135, no Leblon, que está sendo reformado e modernizado tecnologicamente para que a Thompson já possa se instalar a pleno vapor no início do ano.
LISURA
Esta concorrência da Esso foi bastante elogiada por todas as agências - Thompson, SGB, DPZ, CBBA/Propeg e a própria McCann Erickson que atendia a conta - que dela participaram.
Daruiz Paranhos, responsável pela propaganda daquele anunciante, forneceu às concorrentes briefings extensos sobre a empresa e suas necessidades de mercado, e deixou claro que não haveria necessidade de apresentações luxuosas, com produções em VT etc. No entanto, segundo conseguimos avaliar, as despesas de cada uma das participantes ficaram em torno de Cz$ 500 milhões, só na preparação de suas apresentações.
É notável citar, porém, que, ao final da escolha, a Esso entregou a cada uma das perdedoras um cheque de 200 milhões de cruzados, para ajudar a cobrir as despesas com a participação.
Roberto Leal preferiu não informar quais profissionais da agência deverão ser remanejados para o atendimento da Esso, já que os seus atuais clientes não foram ainda comunicados. Ele só nos adiantou que da apresentação da concorrência participaram pela agência ele próprio, Nádia Rebouças e Eduardo Moura, estes, respectivamente, diretora de planejamento e diretor de Atendimento. A primeira campanha assinada pela Thompson para a Esso começará a ser veiculada em fevereiro de 1987, já estando para entrar em processo de produção.
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Mídias do Rio reorganizam seu Grupo
O Grupo de Mídia do Rio de Janeiro está voltando à ativa. Esta última terça feira, em Assembleia realizada no auditório da ABP, foi definida a nova diretoria da entidade, em eleição que só contou com a participação de uma chapa, chamada "Desafio", mas composta de elementos representativos na mídia carioca.
O Coordenador Geral do Grupo de Mídia no próximo ano será Antônio Jorge Pinheiro, diretor de mídia da Artplan. Como Secretária Geral estará Doris W. Calmon, da Provarejo. E ainda fazem parte da diretoria os seguintes coordenadores: Maria da Conceição Cruz (MPM) e Alcina Machado (SGB), na área administrativo-financeira; Erly Francisco de Jesus (Abaeté) e Frederico Tavares Júnior (Diler) nas áreas Sócio Cultural e de Eventos Especiais; Estanislau B. Felix (VS Escala), como coordenador de Divulgação; Iara L. Militão Marques (BAP) como coordenadora Inter-Associativa: e Luís Fernando Novaes (Caio), cuidando de Estudos de Mídia. Entre as metas da chapa "Desafio" está a realização de um Encontro Carioca de Mídia em 1987, envolvendo agências, veículos e anunciantes em uma série de grandes debates.
CURTAS
• Peter Robertson é o novo diretor de Contas da DPZ-Rio, no grupo de Ceras Johnson. Ele vem da Souza Cruz, onde foi gerente de Grupo de Produtos, com Hollywood, Minister, Carlton e JP&S. E na DPZ-Rio, Vicente Raggio passa a diretor de Operações, já que José Carlos Piedade voltou para São Paulo.
• Na DPZ-Rio, aliás, outra grande notícia é a entrada de Álvaro Gabriel "Alvinho" de Almeida como redator. Alvinho é um dos mais premiados criadores do mercado carioca, e estava nos últimos anos como diretor de Criação da MPM-Rio. São dele campanhas como "Ponto Frio é Coisa Nossa" (ainda da SGB), lançamento da Loto, os comerciais de Hollywood e outros trabalhos de sucesso.
• Com a saída de Alvinho da MPM, assumiu a Direção de Criação de Agência Fabio Siqueira, outro de nossos grandes e talentosos profissionais de criação.
• A Caio desmente que esteja para fechar qualquer negociação com o Grupo CB para fundir com a Brasil América Publicidade, conforme foi publicado esta semana na imprensa. Segundo soubemos por outras fontes, realmente chegou a haver início de conversações, mas que não tiveram prosseguimento.
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