Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 26/SET/1986
Marcio Ehrlich e Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Itaipava enche o tanque com Pepsi

Diler para Itaipava e Pepsi Diler para Itaipava e Pepsi

Em momento oportuno, os Postos Itaipava e a Pepsi se juntaram em uma promoção que resultou num belo exemplo de eficiência e na utilização do VT como linguagem de comercial.
Retomando a temática da campanha "encha o tanque com...", que em mídia impressa e rádio já havia marcado um tremendo sucesso nas promoções para produtos perecíveis do Itaipava, a Diler, através de seu Diretor de Criação, Carlos Meyer, criou agora o comercial. Dirigido por Fredy Nabhan e produzido pela VT UM, o comercial cooperativado Pepsi/Postos Itaipava prima pela qualidade de sua produção que, no prazo de pouquíssimos dias, projetou e montou um posto de gasolina, com todos os detalhes de bombas de diversos fornecedores, na quadra da escola de samba União da Ilha, e, em apenas um fim de semana, realizou as gravações.
A exagerada Bianca Byington chega exuberante no posto, dirigindo um Belair vermelho 1953, e, ao ser atendida pelo frentista (que é o Carlos Manga Junior), diz: "Enche o tanque, rapaz". Ele pergunta: "Com álcool ou gasolina?". E ela responde: "Com Pepsi. Mas, uma, eu vou tomar agora". Finalizando, entra uma tomada em que aparece o frentista enchendo a mala traseira da raridade com os engradados de Pepsi.
Este é um bom exemplo de produção que, utilizando os recursos do VT, de maneira correta, sem excessos de efeitos, mas com boas fotografia e iluminação, consegue dar seu recado com profissionalismo e criatividade.
Ficha Técnica:
Criação: Carlos Meyer
Produtora: VT UM
Direção: Fredy Nabhan
Iluminação: Bartutti
Cenário: Lia Renha
Aprovação: Richardson do Valle (Superintendente dos Postos Itaipava), Guilhermo Rotman (Diretor de Marketing da Pepsi)

Provarejo lança a campanha primavera/verão 86

Provarejo já detonou a campanha criada para a Mesbla para lançar sua coleção Primavera- Verão 86.
Como nos explicou Delano D'Ávila, Diretor de Criação da Provarejo, "normalmente a campanha seria de um único filme de 60 segundos que se completaria com a bateria de peças impressas para farta veiculação em revistas. Mas, como o briefing passado pela Mesbla sugeria 4 tendências de moda para a estação, o pessoal de criação da Provarejo se motivou e resolveu criar um filme para cada uma. Assim, foram feitos o Folk Mix, que apresenta uma mistura de influências culturais provenientes de diferentes partes do mundo: África, Índia, Indonésia, Egito, ressaltando os elementos folclóricos de estilo. O Old América, que mostra um estilo inspirado na poesia rude e vigorosa dos imigrantes italianos. Estes dois comerciais foram produzidos pela Oficina, de São Paulo e dirigidos pelo sempre competente Tito Teijido.
Uma curiosa coincidência, segundo Delano, foi poder trabalhar com dois franceses, o Guy Blanc - que dirigiu, e o Jotabê (Jean Benoit-Crépon), que fotografou para a produção do Paris 45. Este comercial é uma reminiscência do pós guerra europeu ou Paris no ano da libertação e reflete um espírito descontraído e vivenciado pela dupla de profissionais.
Muito bonita também é a peça promocional criada para a este lançamento, ao mesmo tempo em que mostra um mapa com os buttons das referidas coleções demarcadas em cada país de origem.
Seria impossível dar a ficha técnica completa dos profissionais envolvidos na campanha, devido a enorme quantidade mas, podemos informar que a criação foi de Carlos "Russo" Di Célio e Fred Coutinho. A direção de criação, de Delano D'Ávila. No atendimento estiveram Maria Luiza e José Luís Bartolo e a aprovação foi ainda de Luís Antônio Secco e Carlos Arruda.
Provarejo para Mesbla: Primavera/Verão 86 Provarejo para Mesbla: Primavera/Verão 86

Fenapro faz balanço de sua atuação

Álvaro Resende, presidente da Federação Nacional das Agências de Propaganda está enviando ao mercado o balanço das iniciativas tomadas nesses 12 meses de sua gestão.
Quem ainda acha que mineiro trabalha em silêncio, pode mudar de opinião, pois a Fenapro, durante este período, provou ao mercado que teve competência para bem representar a categoria, sob todos os aspectos.
Veja só o que ela já fez:
1. Normatização da distribuição das contas publicitárias federais às Agências de Propaganda.
Sugestões de texto para decreto que, baixado, regulamentará a matéria, foi entregue à Casa Civil da Presidência da República. Os estudos sobre ele encetados foram cuidadosamente acompanhados em todas as etapas desenvolvidas, sempre no sentido de adequar às necessidades das Agências aos interesses maiores da nação.
2. Resolução CONCINE nº 118/85.
Apresentação de recurso ao Exmo. Sr. Ministro da Cultura, solicitando a imediata revogação da Resolução supra citada, por falecer ao CONCINE, competência para instituir sobre - taxas sobre filmes publicitários. A questão pende de solução;
3. Resolução CNDA nº 36/85.
Em atenção ao recurso interposto pela FENAPRO, o Exmo. Sr. Ministro da Cultura suspendeu os efeitos da mencionada Resolução com relação às Agências de Propaganda:
4. Ofício do CONRERP, da 1ª Região, à Presidência da República.
A FENAPRO manifestou-se a respeito da matéria e em atenção à solicitação apresenta, o Exmo. Sr. Presidente da República deixou de atender ao pedido contido no ofício em epígrafe, no sentido de que fosse determinado às Agências de Propaganda a contratação de um profissional de Relações Públicas, para serem admitidas ao cadastramento de iniciativa da então SID;
5. Projetos em tramitação no Congresso Nacional.
Os projetos de lei de interesse do mercado publicitário foram acompanhados de perto, tendo a entidade manifestado-se junto a todas as Comissões existentes no Congresso Nacional, demonstrando às mesmas a necessidade de serem promovidas adequações ao texto original ou, simplesmente, requerendo o arquivamento de projeto de lei prejudicial à atividade;
6. Editais de Licitação.
Foram objeto de atenção especial. A FENAPRO dirigiu-se a todos os órgãos de administração direta e indireta, autarquias e fundações supervisionadas que fizeram publicar editais contendo cláusulas excludentes ou de cumprimento impossível dentro do prazo afixado;
7. Comissão de Estudos Constitucionais.
Com o objetivo de receber, de toda a categoria, sugestões sobre matérias que as Agências julgassem oportuno fossem incluídas na nova Constituição, foi nomeada e empossada a "Comissão Constituinte FENAPRO" composta pelos Srs. Bené Vaisman (RJ), Elzio Costa (MG), Luiz Celso de Piratininga Figueiredo (SP), Oswaldo Mendes (PA) e Rafael de Lala Sobrinho (PR).
8. Evento Cultural.
A FENAPRO patrocinou uma conferência sobre "Pacto Social", matéria que apresentou interesse incomum no final do ano passado. Foi proferida pelo Dr. Carlos Lopes-Monis de Cavo, Professor de Direito do Trabalho, da Faculdade de Ciências Políticas da Universidade de Madri e pelo Dr. Amauri Mascaro, Professor de Direito do Trabalho, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
Os profundos conhecimentos dos citados mestres ensejaram aos presentes uma autêntica aula sobre a matéria.
9. Participação em Comissões.
- A entidade foi convidada a participar da Comissão Consultiva de Comunicação Social da Presidência da República, através de seu Presidente, que compareceu a todas as reuniões realizadas e soube defender os interesses das Agências.
- A Entidade pleiteou e obteve do Ministério da Educação, vagas nas Comissões de Reformulação do Ensino Superior, na área de comunicação e publicidade e de desportos, na área de publicidade.
Em relação à primeira, a FENAPRO nomeou o Sr. Emmanuel Publio Dias, profissional afeto à área, para preenchê-la.
Quanto à segunda, a FENAPRO tem comparecido na pessoa do Sr. Paulo Roberto Lavrille de Carvalho, sobejamente conhecido de todos os empresários da propaganda pelas lutas que tem sustentado na defesa do setor, à frente do Sindicato das Agências de Propaganda do Rio de Janeiro.
- A Entidade foi convidada a participar da Comissão constituída pelo CNDA, através da Portaria 24/85. Em virtude dos Anunciantes não terem sido convocados para a mesma, a FENAPRO recusou-se a dela participar.
Publicações:
10. Ranking das Agências de Propaganda - 1985.
Foi publicado em maio de 1986 e trouxe, em seu bojo, 298 Agências de Propaganda de todo o país, 15 a mais do que em 1984.
O Ranking editado pela entidade, por não estar restrito às Agências associadas aos Sindicatos afiliados, está servindo como fonte de referência em todos os Estados.
11. Circulares.
Foram elaboradas e distribuídas 47 Circulares, contendo matéria de interesse da categoria representada.
12. Atividades políticas.
A FENAPRO tem desenvolvido atividades políticas tanto no seu relacionamento com órgãos governamentais e entidades representativas de outras categorias econômicas, como também a nível do próprio mercado publicitário.
A Entidade não se omitiu em qualquer ocasião.
Neste sentido, procurou colaborar com todos os órgãos do Estado, com o objetivo de implantar uma política mais justa na distribuição das contas publicitárias sejam elas federais, estaduais ou municipais. Tem pugnado pela descentralização das contas publicitárias federais, com o objetivo de propiciar um desenvolvimento maior aos diversos mercados publicitários existentes no país.
Sob o aspecto de desenvolvimento, a FENAPRO tem procurado fazer ver às Agências, a necessidade de adotarem uma política de fortalecimento, através da aglutinação em Associações Profissionais. A existência de uma entidade de classe de caráter sindical, facilita a criação de polos informativos que dinamizam o desenvolvimento regional e ensejam o aparecimento de atividades ligadas ao aperfeiçoamento da arte e da técnica publicitária.
Nas áreas desassistidas, a FENAPRO buscou:
a) apoiar ou promover a fundação de Associações Profissionais básicas;
b) elaborar estudos de manifesto interesse para a área;
c) promover a estruturação administrativa das Agências, para que se posicionem melhor no contexto publicitário nacional.
13. Sede.
A Entidade, que partilhava a sede do Sindicato das Agências de Propaganda de São Paulo, transferiu-se em maio para sua Sede própria, onde se encontra confortavelmente instalada.