Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Concorrência do DNER bate recorde de agências e tumulto
Nada menos que 21 agências de propaganda se apresentaram na última terça-feira para a entrega de documentos e propostas para a concorrência da conta do DNER, no Rio, em uma das mais tumultuadas licitações da história das concorrências públicas no Brasil.
A despeito da preocupação da comissão de licitação quanto ao cumprimento dos itens do Edital (que gerou algumas dúvidas) e até mesmo da presença de um representante do ministro dos Transportes para assistir a entrega, a sala de reuniões do DNER foi literalmente invadida por dezenas de funcionários do órgão que exigiam a saída dos diretores das agências e dos membros da comissão para realizar uma assembleia marcada para o mesmo local que decidiria a paralisação, ou não, do DNER por greve dos funcionários. As agências foram obrigadas a ouvir ameaças inclusive de que a verba da campanha do DNER seria embargada para pagar os funcionários, a enfrentar olhares mal-encarados e aguentar piadinhas diversas enquanto se esforçavam para assinar com tranquilidade os documentos e pastas exigidos, encurralados junto à mesa de licitação.
De qualquer modo, conseguiu-se chegar ao fim da reunião com a informação de que até a próxima semana o DNER terá avaliado todos os documentos entregues, convocando uma nova reunião para abertura das propostas com pelo menos 72 horas de antecedência. Foram estas as agências participantes, em ordem alfabética: AdAg, Almap, Archi, Artplan, Assessor, Denison, DM-9, DPZ, Escala, Estrutural, Giovanni, MCP, MM, Módulo, MPM, Norton, Professa, Propeg, Pubblicità, Salles e SGB.
Colunistas Promoção já tem dia certo de julgamento
Já estão abertas as inscrições para o V Prêmio Colunistas Promoção e Merchandising, que avaliará nos dias 27 e 28 de setembro os melhores trabalhos realizados nas áreas de embalagens, design, programação visual, material promocional, eventos promocionais, trabalhos de marketing direto etc, de todos os cantos do Brasil.
No Rio, os interessados podem obter maiores informações através da Dinâmica de Comunicação, com a Cláudia Engelke ou com a Márcia Brito, pelo telefone 552-4141. Mas atenção, o prazo para a entrega do material é somente até o dia 22 de setembro.
Olivetto faz palestra em almoço do GAP, esta terça
Washington Olivetto será o palestrante do almoço desta terça-feira próxima do GAP-Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio de Janeiro, às 12:30 horas, no Clube Comercial (Rua da Candelária, 9/14º andar.
Olivetto, que atualmente está na W/GGK, está no auge de sua carreira publicitária, transformando-se de criador em dirigente de agência. Sua W/GGK, inclusive, começa com a força de conquistar duas contas que estavam na DPZ: Melissa e - conforme já havíamos adiantado aqui na coluna mês passado - Bombril. O tema de sua palestra será "A nova embalagem da propaganda Brasileira", ou seja, como a nossa publicidade deverá se comportar nos próximos anos. Um tema que vai interessar não só aos profissionais de atendimento como de criação, de planejamento, de administração, e de produção.
As adesões ao almoço de GAP podem ser feitas com antecedência através de Claudia Engelke pelo telefone (021) 552-4141.
Curtas
Decisão difícil
Pela terceira ou quarta vez seguida o Ministério da Previdência adiou a divulgação dos resultados da sua concorrência para agências de propaganda, passando o prazo para a próxima semana. As propostas das 21 agências concorrentes devem ter sido tão boas que não está fácil para a Comissão de Licitação decidir os vencedores.
Os documentos e propostas para a Previdência foram entregues em Brasília dia 18 de agosto último, ou seja, há quase um mês, o que está criando um enorme clima de expectativa entre as participantes, principalmente com medo que a comissão não esteja tendo a tranquilidade de trabalhar sem as incômodas pressões políticas que costumam acompanhar os eventos do gênero.
Grigoli em SP
A Assessor levou o diretor de arte Zianno Grigoli para dirigir a criação de seu escritório em São Paulo, tirando-o da Caio-Rio. Grigoli é um brilhante publicitário cuja capacidade profissional é tão grande quanto a sua dificuldade de relacionamento, o que é uma pena.
A agência de Ivan Muniz também está investindo na criação carioca, contratando para o escritório-Rio a redatora Cândida Monteiro, exPremium.
Teacher's muda
A conta do uísque Teacher's está realmente deixando a SGB para acompanhar Maurice Cohen na Scali, McCabe, Sloves. Esperamos que, com isso, a agência possa aumentar a sua equipe no Rio, incluindo pessoal de criação e produção. Ao mesmo tempo em que a Teacher's muda, a conta da vodca Stolichnaya, distribuída pela mesma empresa, vai para a Caio-Rio, onde está o diretor de Atendimento Vicente de Vicq, que também é ex-SGB. Coincidência?
Contatos em marcha
Roberto Legrand, que era da Standard, está agora como executivo de contas na Pubblicità. E Cássia Chaves, que deixou a Norton, após breve passagem na VS Escala como assistente de contas júnior está indo para a SGB. Na Escala, porém, fica Luciana Pautasso, como assistente de contas, também vinda da Norton.
Denúncias generalizadas
Após o escândalo que foi a matéria do Jornal do Brasil sobre as produtoras de comerciais e seu rumoroso relacionamento com RTVCs inescrupulosos (uma generalização injusta e perigosa), o Sindicato das Agências do Rio, presidido por Paulo Lavrille Carvalho, começou a debater o assunto com os seus associados para estudar que posição as agências cariocas devem tomar em relação aos seus próximos comerciais produzidos, principalmente porque a ABA, associação dos anunciantes, através do seu presidente Marcos Felipe Magalhães, denunciou o acordo existente com a associação dos produtores, que norteava o assunto.
Marcos nos contou que está aguardando que as produtoras expliquem quais vantagens os anunciantes levam no acordo, o que até agora elas não conseguiram fazer. Questões levantadas: por que a taxa de produtoras é de 50%, tão superior a das agências, de 15%? Por que o anunciante paga mas não tem direito eterno ao comercial? Por que o negativo é da produtora? E por aí vai.
De volta a Globo
Alexandre Machado deve deixar este mês a criação da DPZ-Rio para voltar à Agência da Casa, da TV Globo. Alexandre é um dos mais capazes criadores brasileiros, e um fantástico criador de tipos. São dele o Araquém e o Bond Boca, por exemplo.
Prêmio Na Vt Um
A VT UM conquistou um dos poucos prêmios para o Rio no I Festival Brasileiro de Produção Publicitária: uma medalha de prata de efeitos especiais na categoria Cine-VT para o comercial "Chapinha", em que uma chuteira aparece fazendo embaixada com uma chapinha de Coca-Cola.
O comercial, veiculado à época da Copa do Mundo, foi criado pela McCann Erickson e foi dirigido por Fredy Nabhan, da própria VT UM, com fotografia de Antônio Bonfim. A aprovação foi de Marcos Felipe Magalhães e Mauro Multedo, pela Coca-Cola.
Mérito para Technos
Euniro Farah, diretor comercial da Technos Relógios, recebeu da Confederação Nacional dos Diretores Lojistas o prêmio Mérito Lojista/86 por ter a Technos sido apontada, em pesquisa realizada entre 30 mil lojistas do ramo relojoeiro de todo o Brasil, como a empresa que melhor se destacou como fornecedor do setor.
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