Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
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Prêmio Colunistas Nacional teve festa de entrega em SP
Cerca de 800 publicitários paulistas e cariocas estiveram reunidos no último dia 26 de agosto em São Paulo para a grande entrega do 19º Prêmio ColunistasNacional, com os melhores trabalhos de todo o País realizados em 1985.
Receberam os seus diplomas a DPZ como Agência do Ano, Volkswagen como Anunciante do Ano, Nelson Homem de Mello como Publicitário do Ano, Rede Brasil Sul como Veículo do Ano e Jorge Adib como Profissional de Propaganda do Ano. Os colunistas do Rio foram representados por José Roberto Penteado e Marcio Ehrlich, membros do júri da premiação, cuja entidade promotora chama-se agora ABRACOMP-Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda, dentro do novo objetivo dos colunistas de participarem mais ativamente dos eventos da classe publicitária brasileira.
Um dos bons discursos da noite foi feito por Jorge Adib, que aproveitou a oportunidade para transferir o seu prêmio para a atividade que o consagrou nos últimos anos: o merchandising. Este foi o discurso do diretor da Apoio e Profissional de Propaganda do Ano do Prêmio Colunistas:
"Bem, desejo expressar os meus mais sinceros agradecimentos àqueles que deram ao merchandising valiosa colaboração,
"Primeiro, ao Sr. William Shakespeare. Dizem que, em Londres, quando tentava o teatro, ainda como ator, o Sr. Shakespeare recebeu um dinheirinho para mostrar no palco o brasão de um figuraço. Estava inventado o merchandising.
"Mais tarde, o nosso Bill legou ao mundo realizações menos importantes, como Romeu e Julieta, Otelo, Hamlet etc, etc, etc...
"Segundo, ao Sr. Steven Spielberg, esse gênio do cinema que fez do "In Script Ad" - como dizem os americanos, ou merchandising, como dizemos nós, na língua de Camões -, uma alta fonte de renda, qualificando a atividade e, com isso, diminuindo a nossa timidez.
"Stanislaw Ponte Preta - o saudoso Sérgio Porto - diria que não é um prêmio, mas uma absolvição. Uma absolvição alcançada, concomitantemente com a divulgação dos estudos estratégicos sobre a televisão, realizados pela MPM, sob a supervisão de Vera Aldrighi. Estes estudos mostram a postura simpática e positiva dos telespectadores em relação ao merchandising.
"Valeu a pena atirar-me ao trabalho nesses oito anos. Formando uma equipe de cento e vinte merchandisers, todos criados na casa e com certificado de graduação em televisão e marketing, conquistado na prática. É essa a mistura certa para o nosso negócio. Se, no início, tivemos poucas mãos para tocar, hoje, juntamente com o prêmio de Profissional do Ano, recebemos tantos abraços generosos que estimulam e gratificam, a mim e aos meus companheiros - esses profissionais dos oito anos.
"Vejo com orgulho de brasileiro, com quarenta anos de comunicação nas costas, o trabalho soberbo que a nossa Globo está fazendo no exterior, invertendo a direção dos ventos. É com o merchandising caboclo que vamos na garupa das novelas e programas da Globo, mostrando, além fronteiras, o "Brazilian Way of Life". Estamos fazendo aqui e lá fora o que sempre aceitamos que eles só eles - fizessem aqui. Vestimo-nos do nosso jeito, comemos e bebemos o que é nosso e do nosso jeito, andamos em lindos lugares que são nossos e que são um permanente convite para que venham vê-los conosco. É a nossa forra, sem jactância, muito orgulhosa e muito responsável."
Concorrências de Governo deixam o mercado agitado
O Ministério da Previdência adiou para a próxima terça-feira a divulgação dos resultados da concorrência que escolherá seis agências no mínimo (comenta-se que poderá chegar a dez) para atender os seis grupos de contas do Sistema Nacional de Previdência Social: MPAS, Iapas, Inamps, INPS, Funabem e Dataprev.
Enquanto isto, a expectativa dos setores de concorrência das agências brasileiras se volta para a entrega de documentos e propostas para o DNER, esta próxima terça-feira, no Rio. O setor, porém, está efervescente, já que, além destas, está prevista a entrega de material para o Ministério da Educação no dia 15 próximo, em Brasília, e a do BNDES, do Rio, até o dia 28 também deste mês. Sem falar na concorrência do Ministério da Saúde, que foi adiada mas, transpira em Brasília, estaria em vias de ser republicada,
Magliari, vice do GAP, morre de enfarte aos 36
O mercado carioca de publicidade perdeu esta semana mais um de seus talentos, na figura de Ângelo de Mello Magliari, diretor da conta da Souza Cruz na DPZ, falecido por enfarte na madrugada do último domingo, aos 36 anos.
Ângelo, que era também vice-presidente do GAP - Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio de Janeiro, começou a sua vida profissional em propaganda há cerca de 14 anos, em São Paulo. Formado em Comunicação Social e Administração de Empresas, começou a se especializar na área de cigarros ao trabalhar na Leo Burnett de 1974 a 1979, em São Paulo, cuidando de Philip Morris. A seguir, ficou 4 anos na Standard como diretor da conta da Souza Cruz, cargo que voltou a assumir na DPZ-Rio no início de 1984, após um período de 8 meses na McCann Erickson em que dirigiu a conta da Coca-Cola. Entre os seus principais projetos recentes na DPZ estiveram a promoção Charm D'Charm e a campanha 70 Neles.
A missa de 7º dia de Ângelo Magliari será amanhã, às 18 horas, na Igreja São José, na Lagoa.
Curtas
• Paulo Roberto Lavrille de Carvalho foi reconduzido na última sexta-feira à presidência do Sindicato das Agências de Propaganda do Rio de Janeiro, junto com a mesma equipe que o acompanhava na diretoria anterior.
• Cláudio Carvalho conquistou a conta publicitária da Faet, a única fabricante de eletrodomésticos sediada no Rio, e que está às vésperas de completar 60 anos de atividades. Claudio está em intensa produtividade. São dele também as campanhas de lançamento do álbum de figurinhas da Turma da Mônica e uma nova coleção de livros infanto-juvenis, ambos da Rio Gráfica.
• A Globo Vídeo começou a comercializar, em videocassete, o programa Globo Rural da TV Globo, que também já virou revista. O interessante no esquema de marketing é que o comprador pode escolher o assunto de interesse, que comporá todas as matérias incluídas nos 60 minutos da fita adquirida.
• O Noronha, gerente comercial da Sucursal Belo Horizonte do Jornal do Brasil, procura um bom contato de vendas para a Revista Domingo, que vem crescendo de interesse junto aos anunciantes mineiros. Quem estiver interessado, telefone para (031) 223-1411.
• Cidinha Campos, em sua coluna no jornal "O Fluminense", aponta que "há um erro de português gravíssimo no comercial de O Globo que está sendo veiculado atualmente". Nele, o narrador afirma que se a edição do jornal fosse empilhada, sua altura seria equivalente a vários Pães de Açúcar, que existe apenas um. Como diz Cidinha, reconhecendo a enorme tiragem do jornal, "pães de açúcar são aqueles vendidos nas padarias, e a edição de O Globo empilhada seria equivalente a milhares e não apenas a 26, como afirmam no comercial".
• A Spectro Comunicações, de São Paulo, está lançando o livro "Tropeços na boa comunicação", de O. Ballarin, um ensaio que se propõe a alertar o leitor, de forma espontânea, para os graves "tropeços" que podem ocorrer quando não existe comunicação ou quando esta é feita de forma errada.
• A Thompson-Rio está procurando um supervisor de contas para cuidar da De Beers. É fundamental falar inglês fluentemente. Quem se julgar habilitado pode procurar, na agência, o diretor de atendimento Magno Dias.
• Falando em Thompson, é absolutamente fantástico este novo comercial da agência para o livro Os Sete Minutos, que simula um filme americano antigo de julgamento. Ideia brilhante, produção primorosa e a garantia de prêmio nos concursos publicitários cujos jurados tenham um mínimo de bom senso.
• A Almap-Rio acaba de conquistar a conta da Peralvi Clorosul, a empresa química responsável por nada menos que a Água Sanitária QBoa e o desinfetante sanitário Fluss Azul Ativo.
• A campanha de mudança de denominação social do Banco Lar para Banco Chase Manhattan, criada pela Standard ganhou o prêmio Contexto de Comunicação Empresarial/86, na categoria de Melhor Campanha Institucional. O prêmio será entregue dia 8 de setembro, na solenidade de abertura do 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Empresarial.
• José Augusto Prado Neri (ex-JMM e ex-ABCI) é o novo produtor gráfico da Tandem. Celso Teixeira é agora o novo chefe de estudos. E, para o departamento de mídia, a agência contratou Maria Ignez Pereira Silva (ex-JMM).
• O Jornal-do Brasil está convidando para o coquetel de lançamento do seu novo caderno Cidade, no dia 8 de setembro, às 19 horas, no Restaurante Rio's, no aterro do Flamengo. Cidade será um espaço no JB exclusivamente dedicado a notícias do Rio de Janeiro.
• Ari Rocha da Cunha deixou a Superintendência de Atendimento da Merchand, a empresa de promoções da Salles, para assumir a Superintendência de Propaganda e Promoções do Grupo CB.
• Correspondências: Praia de Botafogo 340 grupo 210 cep.22250 - Rio - RJ.
• Várias pessoas nos comentaram o azar da veiculação da Varig durante a exibição do filme "Apertem os cintos, o piloto sumiu", na TV Globo. Há um momento do engraçadíssimo filme em que as pessoas começam a passar terrivelmente mal com a comida do avião. No auge do "drama", vem o intervalo e o primeiro comercial a ser exibido é o da Varig, falando que prepara as refeições servidas por várias empresas aéreas. Dava para alguém não fazer a ligação?
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