Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Mistérios e surpresas na concorrência da Previdência
Na próxima terça-feira, 26 de agosto, a Comissão de Licitação do Ministério da Previdência deverá anunciar o resultado da sua concorrência para a escolha das agências de propaganda que atenderão as contas dos diversos órgãos ligados ao MPAS.
Vinte e uma agências entregaram no último dia 18 os documentos e propostas exibidos pelo Edital, com a seleção do órgão do MPAS ao qual gostariam de concorrer. Assim ficaram formados os grupos:
Grupo "A" (MPAS). Ítalo Bianchi, JMM, AdAg e R&C.
Grupo "B" (lAPAS): MPM, Assessor e Almap
Grupo "C" (INAMPS): SGB
Grupo "D" (INPS): CBBA, DPZ e Módulo
Grupo "E" (Funabem): Escala, Azagaia, Professa e O.M.B.
Grupo "F" (Dataprev): Salles, Denison, CB, Giovanni, Mendes e Artplan.
As duas maiores curiosidades sobre esta concorrência foram a participação isolada da SGB no Grupo "C", estranhamente dispensado pelas demais agências - dificilmente a agência esperava participar de forma tão privilegiada da concorrência - e a presença de uma agência chamada Azagaia, cujo nome não era conhecido de ninguém entre os presentes, principalmente porque jamais havia participado de qualquer outra concorrência do Governo. Esta novidade gerou diversas especulações entre os demais participantes da disputa, a ponto de serem mobilizadas várias associações de propaganda de todo o país para descobrir a origem da misteriosa agência. Para a surpresa de todos, descobriu-se que a Azagaia é uma agência carioca sediada em três salas na ala de escritórios do Casashopping, na Barra. Entre seus diretores está Carlos Scorzelli, ex-Artplan e Flori. Foi ela que criou a marca para Nelson Carneiro competir na última convenção do PMDB no Rio.
Marketing Rural será debatido em Minas.
O Marketing Rural vai estar em discussão de 6 a 8 de outubro próximo em Belo Horizonte, quando será realizado o IIIº Congresso Brasileiro de Marketing Rural, promovido pela ABMR - Associação Brasileira de Marketing Rural junto com outras entidades do setor. Durante o congresso, destinado aos profissionais de comunicação e marketing ligados ao setor agropecuário, haverá debates como "A Comunicação para o Meio Rural", que terá a presença do pesquisador Paulo Seches, "A Posição do Consumidor", com Ericksen Madsen (superintendente da Sunab) e Petrônio Correa, presidente do Conar; "Como alcançar o Mercado com Preços Justos ao Consumidor e Remuneradores ao Produtor", com Áureo Bonilha, da Souza Cruz; e vários outros.
Paralelamente ao Congresso, será realizada uma Mostra Brasileira de Propaganda Rural, que pretende mostrar os trabalhos de empresas e veículos de comunicação dirigidos à área.
As inscrições para o III Congresso de Marketing Rural podem ser feitas em Belo Horizonte, à Rua Martim de Carvalho, 277 - CEP 30190, Tel: (031) 337- 1588 e as taxas são de Cz$ 1.500 para associados da ABMR, Cz$ 2.000 para os não associados, Cz$ 800 para professores universitários e Cz$ 400 para estudantes.
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ABAP define categorias do festival VT Búzios
A ABAP-Rio já definiu o regulamento para o seu II Festival do VT Publicitário, VT Búzios, que será realizado de 10 a 12 de outubro próximos na fantástica Pousada nas Rocas, em Búzios.
Poderão concorrer ao VT Búzios todos os VTs produzidos e veiculados no Brasil durante o período de outubro de 1985 a setembro de 1986. São 13 as categorias: Produtos e Serviços Alimentícios, Produtos e Serviços Domésticos, Produtos e Serviços de uso pessoal, Produtos de Tabacos e Afins, Produtos e Serviços Financeiros, Produtos e Serviços de Transportes, Produtos e Serviços de Brinquedos e Hobbies, Produtos e Serviços de Turismo e Lazer, Varejo, Imóveis, Meios de Comunicação, Comunitário/Institucional e Diversos.
Caberá ao Júri escolher o melhor VT em cada uma destas categorias. Os vencedores receberão seus Troféus Traineira e ainda concorrerão à escolha do Grande Prêmio de Melhor VT do Festival. Além disto, os jurados escolherão os VTs que tiverem a Melhor Direção, Melhor Edição, Melhor Trilha, Melhor Iluminação, Melhor Produção, Melhor Efeito Especial, Melhor Interpretação e Melhor Fotografia. A produtora e a agência que tiverem o maior número de prêmios (ou finalistas) receberão também os seus destaques.
O prazo de inscrições no VT Búzios encerra-se dia 30 de julho para os comerciais e 5 de outubro para a participação de delegados. Estes delegados terão o direito a frequentar todos os eventos do Festival, como as exibições dos shortlists, debates sobre VT e o almoço de encerramento no domingo. Tanto as inscrições como as informações deverão ser conseguidas com a ABAP-Rio, que fica à Praia de Botafogo, 210 sala 806, com os telefones (021)551-7849 e 552-0496.
SGB desmente perda da conta do Ponto Frio
A conta publicitária do Ponto Frio continua na SGB sem qualquer espécie de alteração. Quem nos garantiu foi Vicente Raggio, vice-presidente de operações da SGB no Rio, comentando que a notícia publicada esta semana na Coluna do Swann, do jornal O Globo, é fruto de boatos que ciclicamente costumam aparecer envolvendo este anunciante e a agência.
A SGB, inclusive, lembrou Raggio, está muito ajustada para atender o Ponto Frio, chegando a manter um núcleo exclusivo para este cliente, com 8 profissionais, sendo seis de atendimento e dois de criação.
Curtas
• Luís Antônio Secco deixou esta semana a Mesbla, onde atuava como responsável por compras e propaganda. Secco agora é sócio de Mauro Taubmann na rede de lojas Company.
• A DPZ-Rio acaba de conquistar a conta da Cerveja Kaiser, que estava na MPM mas abriu concorrência mês passado para reavaliar a sua agência e testar as propostas de outras.
• A DPZ, aliás, continua na concorrência da Esso, ao contrário do que publicamos semana passada baseados na informação de um de seus diretores. A agência, porém, não deixou de atender a Castrol, e está até preparando a campanha de 1987 para este anunciante, que aprovou a situação. Se a DPZ ganhar a concorrência, aí será outra história e a Castrol muito provavelmente terá que escolher outra agência.
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• A palestra do publicitário americano Jack Keil, diretor de criação da DFS Dorland, esta semana, promovido pela Esquire, foi um grande sucesso. O tema da palestra não foi como "fazer" propaganda criativa, e sim como "julgar", preocupação direcionada para o anunciante. Keil criou e derrubou regras sobre avaliação de comerciais de forma brilhante. Vale a pena ler a tradução da palestra que a Esquire distribuiu e ainda tem à disposição. Na foto, no coquetel que se seguiu à palestra, Clementino Fraga Neto, Jack Keil, ?, Roberto Bahiense, Marcio Ehrlich e Marcia Brito. |
• A ABP já marcou para os dias 28 e 30 de outubro, no Copacabana Palace Hotel, a realização do seu 8º Festival Brasileiro do Filme Publicitário, o festival das Lâmpadas de Ouro. Este ano não vai haver coincidência de datas com o VT Búzios, e a classe Publicitária poderá aproveitar o melhor dos dois festivais. O júri, qual Marcio Ehrlich fará parte, a convite do presidente da ABP, Jairo Carneiro, se reunirá a partir do dia 26 de outubro à noite. Quem quiser maiores informações sobre o Festival da ABP pode ligar para a entidade, pelo telefone (021) 233-1497.
• A VS Escala criou um Departamento de Planejamento Estratégico e Pesquisa para ampliar o suporte aos trabalhos desenvolvidos pela agência. O responsável pelo novo departamento é Wellington Deslandes, ex-Marplan, Rhodia, J.W. Thompson e Souza Cruz, sempre na área de pesquisa de mercado. Também acabam de entrar na agência Luciana Pautasso e Cássia Chaves (ambas ex-Norton), como assistentes de contas, e o diretor de arte Eduardo Martins (ex-Contemporânea), que passará a fazer dupla com Flávio Guerreiro, supervisor de criação da agência.
• Correspondência para a Janela: Praia de Botafogo 340 grupo 210, CEP 22250, Rio - RJ. O telefone é (021) 552-4141.
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