Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 15/AGO/1986
Marcio Ehrlich e Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Brahma dá virada na campanha do Guaraná.

Denison para Brahma: O Resgate do Papagaio da VovóCOMEÇA a ser veiculada este sábado a nova campanha publicitária do Guaraná Brahma, criada pela Denison-Rio. A grande novidade é que nesta campanha a Brahma reposiciona totalmente o produto, destinando a mensagem não mais a adolescentes mas ao público infantil, resultado de várias pesquisas mercadológicas realizadas pela agência e pela própria Brahma, e que definiram as crianças como o target preferencial do Guaraná.
A partir destas informações, o caminho criativo da agência começou a se delinear: "O Guaraná Brahma seria o melhor companheiro nas brincadeiras das crianças, sempre associado ao que elas levam muito a sério, que é a realização de suas fantasias, a vontade de viver emoções e a satisfação de participar de grandes aventuras", como explicou o diretor de criação da Denison-Rio, José Guilherme Vereza.
A aventura escolhida pela agência foi "o resgate do papagaio da vovó", vivida por quatro crianças que, para isto, partem em uma banheira reformada em busca de uma "ilha no Pacífico" onde fica a "clareira dos papagaios". Para atrapalhar a aventura, dois vilões criam obstáculos, jurando que a missão vai por água abaixo. Obviamente os vilões fracassam e as crianças podem comemorar o sucesso da missão bebendo muito mais o Guaraná Brahma.
Esta ideia central é desenvolvida para televisão, mídia impressa e rádio. Os comerciais são lançados inicialmente em teasers de 15", chamando para a aventura que começará a qualquer momento na televisão. A aventura em si acontece em um filme de 60" em duas versões, mostrando passagens por precipícios e por pântanos. Finalmente, um terceiro filme de 15" sustenta a campanha, expondo as crianças já com o papagaio a bordo da banheira no retorno de casa.
O mesmo roteiro foi adaptado para uma história em quadrinhos, que será veiculada nas revistas infantis, e em rádio, quatro spots contarão em capítulos a trama. A agência previu também material de apoio como outdoor, cartazete de ponto de venda e cartaz de traseira de caminhão.
Os comerciais estão com um nível de produção que há muito não se via na Denison. Não só os atores estão bem, como a riqueza dos detalhes do cenário (vários deles trucados através de vidro pintado em frente à câmara) ajudam a criar o clima fantástico para deixar qualquer criança muito atenta à exibição da aventura. As preciosidades são muitas, como o jacaré de olho brilhante que se move no pântano, ou as dezenas de papagaios encontradas na clareira da "ilha do pacífico", ou ainda a caracterização dos vilões, cómica como nos desenhos animados.
As filmagens dos comerciais foram feitas em Angra dos Reis e nos estúdios da Claquete, produtora dos filmes. O diretor dos trabalhos foi Mario Textor e a trilha musical da PSOM. Pela agência, a criação esteve a cargo dos redatores José Guilherme Vereza e Arnaldo Rozencwaig e das diretoras de arte Cristina Amorim e Flávia Werneck. O RTVC foi Flavinho Bastos, o atendimento Mauro Forjaz e Sylvia Flores e a aprovação, na Brahma, por Alberto Cerqueira Lima, Alberto Singer e José Adilson Miguel.

Pool do Rio já opera sob novo contrato

Foi assinado, nesta última quarta-feira, no Rio, o novo acordo de participação das cinco agências remanescentes no pool que atende publicitariamente o governador Leonel Brizola: Abaeté, Denison, Giovanni, Pubblicità e VS Escala.
Este pool, que já teve 18 agências à época de sua criação, foi reduzido para seis e na última semana contou com a defecção da MPM, possibilitará às suas integrantes repartir igualmente os lucros gerados pela publicidade do Governo do Estado, que se espera crescer nestas proximidades de novembro.
A única agência a receber maior participação continuará sendo a Abaeté, mantida como a responsável pela administração da operação, e que será reembolsada das despesas decorrentes da estrutura criada para tal.

Norton faz acordo com 6ª agência americana

A Norton Publicidade, que está comemorando 40 anos de existência no mercado brasileiro, acaba de assinar um acordo operacional com o Bozell, Jacobs, Kenyon & Eckhart, a 14ª agência do mundo e a 6ª nos Estados Unidos, com faturamento superior a US$ 1,1 bilhão.
Com sede nos Estados Unidos, a B.J.K&E possui 11 escritórios com completa estrutura operacional e filiais em 34 países e 42 cidades da Europa, Ásia e América Latina. A relação de clientes internacionais do Grupo inclui, entre outras empresas, a American Airlines, Avis, Chrysler, Holiday Inn, Lee Jeans, Merryl Lynch e Minolta. Entre outros eventos importantes de que participou, a agência foi uma das mais premiadas no recente Festival do Filme Publicitário de Cannes.
O acordo, explica a Norton, não envolve qualquer tipo de compra de ações, mas única e exclusivamente um Contrato de Assistência Técnica Operacional para os clientes de ambos os Grupos. Com isso, a agência espera oferecer aos seus clientes brasileiros um maior apoio em suas necessidades internacionais.

Criativo da DFS Dorland faz palestra no Rio

A Esquire Propaganda estará promovendo, no próximo dia 18, no Rio, uma palestra de Jack M. Keil, vice-presidente de Criação da Dancer Fitzgerald Sample, de Nova York, para os publicitários brasileiros.
Jack Keil, com mais de 20 anos de carreira, criou peças publicitárias para Leggs, Toyota, Cheerios, Bayer, Frigidaire, Yoplait e Wrangler. Foi responsável por diversas campanhas premiadas, como "Life Savers - A Part of Living", "Man and Bear", para a Hamm's: "What a Feeling... Toyota" e "Take a Bite out of Crime", para o Conselho Nacional de Prevenção Contra o Crime.
Professor da Universidade de Dartmouth, transformou a sua experiência no livro "A Mística Criativa - como administrá-la, alimentá-la e fazê-la dar dinheiro", publicado com muito sucesso nos Estados Unidos em abril deste ano, por John Wiley and Sons.
A palestra de Keil será às 19:30 horas no Salão 1 Domus Aurea, do Hotel Caesar Park, em Ipanema.

Curtas

• A SGB comprou o passe do atendimento César Blotta, que estava como supervisor de contas na Norton-Rio.
• Oswalber Fernandes, supervisor de atendimento da VS Escala, é o novo professor da cadeira de publicidade da Faculdade Hélio Alonso. Ele vai lecionar Mercadologia I e II.
• Chegou ao Rio na última quarta, 13/08, para uma visita de dois dias, o diretor internacional de Relações Públicas da British Airways, David Wilkinson. É a primeira vez que ele visita a Gerência de Marketing para o Brasil e o Cone Sul, criada no Rio há 14 meses.
• A conta da Esso ficou sendo disputada apenas pela McCann (que já tinha a conta antes da concorrência), a Thompson, a CBBA-Propeg (cuja parte CBBA, aliás, pertence ao Grupo Thompson) e a SGB, que conseguiu a Petrobrás, sua cliente conflitante, a autorização necessária para participar. A DPZ saiu da disputa por conflito com a Castrol, a Salles pelo mesmo motivo com a Texaco e a MPM idem ibidem com a Ipiranga.
• O Grupo Lachmann é o novo cliente da Tandem Comunicações. A holding do Grupo é a Viking Participações, que congrega a Agência Marítima Laurits Lachmann, Global Transporte Oceânico, Integral Agenciamento Marítimo, Serviport Serviços Portuários, Survey Serviços de Salvatagem e Oceanus Agência Marítima.
Artplan para Wella Hair And Body: O Sabonete Caiu• Muito bom o anúncio da Artplan para o lançamento do shampoo Wella Seleção "Hair & Body", nas revistas destinadas ao trade. O "Hair & Body" é aquele cujo comercial do banho a dois agitou a televisão brasileira recentemente. O anúncio recria o clima do comercial através da foto do casal atrás do vidro do box, com um dos títulos mais bem sacados que já vi em propaganda de trade: "O sabonete caiu". Malicioso como o tema da campanha (alguém não sabe o que quer dizer o sabonete cair no banheiro?), reforça o conceito da substituição do decadente sabonete perante a inovação do shampoo para todo o corpo. É peça para prêmio. (ME)
• A Assessor continua trabalhando para a Bradesco Seguros. É dela o comercial institucional de 30 segundos que apresenta todas as modalidades de seguros do banco, utilizando-se de imagens de uma mão (o acaso) e bonecos (personagens). O tema utilizado é "Infelizmente, a vida não é um brinquedo. Faça seguro".
• O jornal de classificados Balcão está oferecendo a qualquer pessoa que anuncie em suas páginas a colocação de anúncios gratuitos em outros 66 jornais similares, cobrindo 12 países. E que o Balcão faz parte da Free Ads Paper International Association e, nas suas duas edições semanais, traz o cupom de correspondência.
O jornal Balcão tem cinco anos, opera através de 23 terminais de computador e circula 2 vezes por semana, com 230 páginas e 30 mil anúncios grátis. Este ano deverá faturar Cz$ 45 milhões.
• A Casa da Criação conquistou recentemente mais duas contas: Elba Biscoito & Chocolates e Ragge Automóveis. A agência de Gian Calvi, além do mais, contratou Luís Otávio Pessoa para diretor de Arte, Mauro Moreira para Planejamento e Atendimento, Carlos Abraços para arte finalista, Mariana Mandarino para tráfego e Patrícia Araujo e Marcelo Carnevali para relações públicas.
• Luiz Carlos Lopes, diretor de divulgação da Flupeme conta que a feira Rio Negócios deste ano já conta com um orçamento de marketing de Cz$ 23,7 milhões. A meta da entidade é transformar a feira no maior evento comercial do estado.
• Correspondências para a Janela: Praia de Botafogo 340 grupo 210, CEP 22250, Rio - RJ. O telefone é (021) 552-4141.
• O Jornal do Brasil informa que durante a Feira de Informática, de 18 a 24 de agosto, será publicada uma cobertura diária.
• O CONAR - Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária mudou. Agora o órgão está na Rua Bahia, 1140, CEP 01244, em São Paulo-SP, atendendo pelo telefone (011) 258-7611.
• 200 mil dólares é a verba que a James Buchanan & Co, fabricante dos scotchs Buchanan's e Black & White, investirá no Brasil em promoções esportivas, nos próximos noves meses. A verba será distribuída através da Casa Ricardo, maior importadora e distribuidora especializada em bebidas do País. Diz Gaston Hamaoui, da Ricardo, que metade daquela verba será para veiculação em jornais, revistas e televisão.
• O Rio de Janeiro teve apenas três (3) entre os 60 (sessenta) profissionais convidados a integrar os júris do Festival de Produção Publicitária que acontecerá na praia paulista de Guarujá. São eles os bons Franklin Mandin Pereira, Zeca Magalhães e Inez Barbosa da Silva. Mas só eles? Estará tão mal assim a produção publicitária carioca? Cartas para estes colunistas.