Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 08/AGO/1986
Marcio Ehrlich e Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

VT UM
A mais premiada produtora do Rio cresce no Brasil e busca o mundo

Em um mercado competitivo como o da publicidade, poucas empresas do Brasil podem ostentar um histórico como o da produtora carioca de comerciais VT UM: em apenas dois anos, completados este último mês de junho, chegou a se posicionar entre as três maiores produtoras de comerciais do País, com 616 trabalhos realizados no período, ou seja uma média de mais de dois por cada dia útil de atuação.
Mas justamente este ritmo intenso de trabalho mal permitiu à VT UM parar para comemorar o aniversário. Já este mês a empresa se volta para novos projetos e investimentos, como, por exemplo, a importação de um equipamento de ADO e um gerador de caracteres de última geração (existem raros similares no Brasil), que aumentarão ainda mais o nível técnico de suas produções, deixando Uajdi Moreira e Eugênio Fernandes, seus diretores, esperançosos de ano que vêm repetir o sucesso alcançado no último Prêmio Colunistas-Rio, onde foi considerada a melhor produtora de comerciais do mercado, com o diploma de Ouro de Conjunto de Comerciais de Produtora (N.R.: no Colunistas-Rio esta categoria não deixou de existir).
Para acompanhar este crescimento, inclusive, a VT UM também teve que crescer fisicamente. Mais uma casa (de 260m2 de área útil) foi alugada para acomodar basicamente os departamentos de administração e produção, ficando a atual (uma fica praticamente em frente a outra) com toda a parte técnica.
Diversificação
A casa nova, além disto, vai abrigar o que provavelmente será o mais ousado projeto de Uajdi Moreira em 1986: a VT UM Projetos Artísticos. A nova empresa vai atuar como uma produtora independente de televisão, e no mercado de promoções, merchandising e organização de espetáculos.
A VT UM Projetos Artísticos, na verdade, foi o caminho encontrado por Uajdi para dar mais atenção a atividades da produtora que vinham cada vez mais se tornando frequentes. Foi a VT UM, por exemplo, que produziu o programa especial que a Rede Manchete exibiu quando da volta do jogador Zico da Itália. Na mesma linha, já produziu vídeo clips para o "Fantástico" e até mesmo para utilização internacional, para a CBS (como dois de Júlio Iglesias, um rodado nas Bahamas e outro no Brasil).
As expectativas de Uajdi Moreira no potencial da VT UM Projetos Artísticos são tantas que justificaram investimentos de mais de meio milhão de dólares na importação de equipamento especial de broadcasting, que permitirá à empresa estabelecer um diferencial fantástico em relação às produtoras independentes concorrentes: assumir a transmissão de programas ao vivo.
Somando este diferencial à proposta da produtora de oferecer às emissoras pacotes completos de programas já com toda a estrutura de comercialização, pode-se prever um sucesso brilhante para a nova empresa. Seu diretor executivo, aliás, vale lembrar, é lvo Hochleitner, um dos mais conhecidos profissionais de administração da publicidade carioca, sendo um dos sócios da MPM Propaganda e ex-diretor da Casa Propaganda, a agência que a MPM mantinha em conjunto com a rede de varejo Casas Sendas,
Abertura internacional
A experiência de trabalhar com a CBS na produção de um clip para o mercado internacional alertou os diretores da VT UM do grande potencial que também pode representar este filão. Não são poucas as emissoras de televisão e produtoras estrangeiras que eventualmente necessitam realizar gravações no Brasil. Se a VT UM dispõe de toda a aparelhagem e pessoal e com alta qualidade necessários para agilizar aquelas produções, por que não oferecê-los? Este trabalho de expansão internacional começou a ser feito há algum tempo, estruturado inclusive com a abertura de um escritório do VT UM no coração do mundo: Nova York. Graças a ele é que há poucas semanas a produtora gravou para a rede ABC de televisão um quadro no Brasil para um programa especial que a revista Life mantém na emissora.
E foi especialmente para atingir este mercado internacional que a produtora deu mais uma de suas ousadas tacadas: aproveitando-se do fato de que a edição deste mês da Revista Propaganda estava colocando a VT UM como matéria de capa, foi encomendado à Editora Referência um reparte de 1.000 exemplares com a matéria sobre a VT UM e a capa especialmente vertidas para o inglês. Durante este mês, estas revistas estarão sendo enviadas às maiores emissoras e produtoras de vídeo de todo o mundo, utilizando-se de um mailing list altamente qualificado adquirido nos Estados Unidos.
Enquanto isto, no mercado brasileiro a meta da VT UM é aumentar a nível de sofisticação de suas produções, para atender com total satisfação à significativa parcela do mercado que não vê o VT apenas como um meio de produzir comerciais baratos e em curto espaço de tempo.
Uajdi Moreira conta que desde o início deste mês a sua equipe de produção começou a manter contatos com os principais diretores de comerciais do Rio e de São Paulo para convida-los a também fazerem trabalhos de direção para a VT UM. "Não acreditamos", diz ele, "que uma produtora de comerciais só possa trabalhar com o regime de diretor exclusivo. Se as agências querem ter como diretores de seus comerciais nomes famosos e que tradicionalmente ajudam a fazer trabalhos que até conquistem prêmios, por que não procurá-los?"

De onde surgiu a VT UM
A VT UM é resultado da tenacidade de seu diretor Uajdi Moreira, cujas iniciais ajudaram a batizar a empresa, e de Eugênio Fernandes. Uajdi é um experiente produtor e diretor de televisão que iniciou sua carreira em 1963, tendo passado pela Rede Globo, TV Tupi e TV Educativa.
Quando a produtora foi criada, a principal discussão na publicidade carioca era o frequente desvio que as agências do Rio vinham fazendo de suas produções para os fornecedores de São Paulo. Não parecia ser um bom momento para alguém abrir uma empresa voltada a este mercado se não estivesse disposto a apresentar argumentos de qualidades técnicas e de pessoal. Logo com um mês de funcionamento, Uajdi levou para a produtora, como sócio, Eugênio Fernandes, um dos produtores mais bem quistos da propaganda carioca, com experiência na Teletape e na Globotec. E desde então, a VT UM tem se cercado ao máximo de profissionais consagrados, sejam criadores free-lancers para os comerciais diretos, como Alexandre Machado e Paulo de Tarso; sejam diretores de comerciais, como Carlos Manga e Walter Avancini.
De sua equipe fixa fazem parte hoje profissionais como o engenheiro eletrônico Marcos Marins, dirigindo a parte técnica, e Fredy Nabhan, diretor de comerciais com experiência na Jodaf e premiado ex-diretor de RTVC da MPM-Rio.

Almap ganha Sunab e DNER adia concorrência

A Almap - Alcântara Machado Periscinoto Comunicações foi a vencedora da concorrência da Sunab, da qual participaram 15 agências do Rio, São Paulo e Minas.
Para as 14 demais resta a esperança de competir nas novas concorrências de contas de Governo que se aproximam. A mais próxima é a do Ministério da Previdência, que escolherá 8 agências. Para ela, os documentos deverão ser entregues dia 18, em Brasília. A mais duvidosa é a do Ministério da Saúde, que até o momento do fechamento desta coluna não havia divulgado a nova data de entrega da documentação, já que a última foi suspensa.
Na última delas, a concorrência do DNER, o presidente da Fenapro, Álvaro Rezende, conseguiu realizar modificações no edital. Eliminou-se a necessidade de a agência ter capital social mínimo de 800 mil cruzados e o conhecimento técnico dos problemas de trânsito deixou de ter peso na avaliação da agência.

Brizola regulamenta seu pool de agências

O atendimento publicitário ao Governo do Rio de Janeiro está para sofrer mudanças. No último dia 31 de julho, o Governador Leonel Brizola determinou modificações no esquema do seu pool de agências, que atualmente é formado pela Abaeté, Giovanni, Denison, VS Escala, MPM e Pubblicità.
Nas novas normas, é dado grande poder à Comissão Especial de Propaganda presidida por Martha Alencar, que determinará as necessidades de comunicação de cada órgão da administração estadual e escolherá a agência do pool que realizará o trabalho. A decisão do Governo também iguala entre as agências a remuneração obtida pelo faturamento alcançado nas campanhas. Diz o decreto de número 9113 que todos os órgãos estaduais que não estiveram agindo desta forma devem rescindir os contratos com suas agências

ABAP-Rio define júri e normas do II VT Búzios

Será realizado de 10 a 12 de outubro próximos, na Pousada nas Rocas, em Búzios, o II Festival do VT Publicitário, o VT Búzios 86, promovido pela ABAP-Rio.
Como no ano anterior, este evento deverá reunir a nata da publicidade brasileira, estando previstos debates e uma avaliação técnica e criativa do vídeo tape publicitário.
As categorias do Festival são Produtos Alimentícios, Produtos Domésticos, Varejo, Imóveis, Transportes em Geral, Serviços, Fumos e Afins, Objetos de Uso Pessoal, Brinquedos e Diversões, Meios de Comunicação, Institucional e Diversos. As inscrições podem ser feitas na ABAP­Rio, à Praia de Botafogo, 210, sala 806. Cada inscrição custará 6 OTN por peça, e 450 cruzados cada delegado.
Estes serão os jurados do II VT Búzios: Armando Ferrentini (Gazeta Esportiva e revs. Propaganda e Marketing); Sérgio Graciotti (MPM); Nelson Gomes (Globotec); Ronaldo Conde (Almap); José Guilherme Vereza (Denison); Luís Antônio Vieira (VS Escala); Roberto Duailibi (DPZ); Nelson Sirotsky (RBS Vídeo); Percy Tamplin (SIR); Rogério Steinberg (Estrutural); João Ferrari Júnior (SGB); Washington Olivetto (W/GGK); Sérgio Toni (Agência da Casa); Eugênio Fernandes (VT UM); Ercílio Tranjan (Almap); Domingos Logullo (Salles); Francisco Abreia (Artplan); Cristina Carvalho Pinto (CBBA/Propeg); Rafael Sampaio (Briefing); Mauro Matos (Contemporânea); José Carlos Salles Netto (Meio & Mensagem); Eduardo Fischer (F, J, Y&R); Maria Célia Salgado (Archi); Marcia Brito (Monitor Mercantil); Lucia Leme (Bloch); Cyl Farney (Tycoon) e Hugo Brockes (OMB).

Curtas

• Desde 1º de agosto, o telefone da ABAP, em São Paulo, onde pode ser encontrado o seu diretor Fernando de Souza Reis, é 852-6966.
• Já está marcado para 22 a 24 de setembro, no Centro Empresarial Rio, o 1º Seminário do GAP - Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio. O Seminário terá como tema "Técnica de Coleta de Briefing". Breve sairá a campanha com as informações de como participar.
• De 25 a 28 de agosto a ABAP-Rio estará realizando um seminário com o tema "A importância da pesquisa hoje". Já estão confirmadas as presenças de Célia Belém Chiavoni, diretora de pesquisa da Thompson-SP; Jaime Troiano, da F.J.Y&R-SP; Paulo Pinheiro, da Painel-Rio; Sérgio da Matta, Mercedes Saad e Beatriz Medina, da MPM-Rio.
• Desde o último dia 5 a até o dia 20, na ESDI-Escola Superior de Desenho Industrial (Rua Evaristo da Veiga, 95, na Lapa), estará sendo exposta uma coleção de trabalhos da SAO, a divisão de Design da DPZ.
• Os micros de 8 bits compatíveis com o TRS-80 americano continuam firme no mercado brasileiro. O CP-500M é um dos micros que mais vendem no país, e agora a Multix, fabricante paulista de computadores, entra neste mercado com o seu MTX­Commander, que será apresentado a público na Expomicro, em outubro. O MTX-Commander trabalhará nos sistemas TRSDOS e CP/M, custando em torno de 25 mil cruzados na configuração com dois drives slim.
• Dias 20 e 21 próximos, em São Paulo, a Unepro - União Nacional das Empresas de Propaganda realiza o seu 1º Enempro - Encontro Nacional de Empresários de Propaganda. O Encontro se comporá de quatro painéis "Relacionamento entre Veículos, Agências e Anunciantes", "A Economia Brasileira, As Empresas de Propaganda e a Livre Iniciativa", "A Comunicação Social e as Agências de Propaganda" e "A Legislação da Propaganda e a nova Constituição".
• A Giovanni e Associados acaba de montar a sua quarta dupla de criação. Na dupla, a diretora de arte Carla Del Soldado (que está voltando à agência) e a redatora Paula Almeida. A Giovanni está crescendo no mercado e ainda deve aprontar grandes novidades no Rio este ano.
• A conta das pilhas National foi conquistada pela agência paulista J. Cocco e Associados, em concorrência. Falando em National, esta última campanha da pilha merecia uma análise da Conar. O comercial mostra um ator conversando com um menino de cerca de 7 anos dizendo que a última vez que a pilha do rádio foi trocada o garoto engatinhava (ou coisa semelhante). Em síntese, o comercial quer provar que as pilhas do rádio duraram pelo menos uns 5 anos, o que particularmente acho surpreendente. Será que realmente uma pilha pode durar tanto em uso, ou o comercial é mentiroso? (ME)
• Por falar em mentiroso, mesmo, vocês leram a circular do Sindicato dos Publicitários, assinada pelo advogado Murilo Coutinho afirmando que "A clandestinidade, o anonimato, a sordidez e deselegância nunca foram atributos da Presidência do Sindicato". Ora quando, na criação da Federação dos Publicitários, Murilo deu um soco na mesa, falou um palavrão e disse que se ele não fosse presidente da Federação se retirava da sala impedindo o quórum para a fundação da entidade, ele estava sendo elegante? Quando vendeu a sede do Sindicato sem comunicar à classe estava sendo o quê? Até quando os publicitários cariocas vão continuar engolindo tudo isso? É de dar nojo.
• A CBBA acaba de firmar acordo operacional com a Módulo Publicidade, de Porto Alegre, e com a JJ Comunicação de Curitiba.
• Correspondências para a Janela: Praia de Botafogo, 340 grupo 210 -e­ CEP 22250 - Rio de Janeiro - RJ. O telefone é (021)552-4141.
• O incansável Guilherme de Freitas, diretor da representante de veículos Sitral, volta a circular o seu Manual do Mídia, trazendo informações úteis para aqueles profissionais, como preços do centímetro indeterminado em jornais das capitais brasileiras, filiação dos veículos, preços de assinaturas, Calendário Prático de Programação etc. É uma obra que sem dúvida vai ter lugar fixo nas mesas dos mídias brasileiros.
• O colunista Fernando Vasconcelos, também presidente do Sindicato dos Publicitários de Brasília e gerente comercial do Jornal do Brasil naquela capital, vai concorrer em novembro a deputado federal pelo Pará, seu estado natal, numa coligação entre PMDB e PDS.