Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 23/MAI/1986
Marcio Ehrlich e Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Grupo de Atendimento do Rio já tem diretoria e projetos

Seis anos depois da última tentativa, o Rio de Janeiro volta a ter a sua entidade representativa dos profissionais de atendimento de agência de propaganda: desta vez, com o nome de GAP-Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio de Janeiro; para congregar também os planejadores de agências.
Promover a valorização dos profissionais de atendimento e planejamento dentro do negócio publicitário e realizar eventos que permitam o aperfeiçoamento técnico dos futuros e atuais profissionais do setor - em todos os níveis ­ são alguns dos objetivos do GAP, que já marcará os inícios de suas atividades com um almoço-palestra no próximo dia 3 de julho, no Clube Comercial, quando tomará posse a diretoria de implantação e o conhecido publicitário Mauro Salles falará sobre "As perspectivas da propaganda no Brasil da Constituinte".
Até lá, lembra Carlos Campana, um dos idealizadores do movimento e presidente escolhido da entidade, "continuarão ocorrendo reuniões abertas a qualquer profissional carioca de atendimento e planejamento, para trocas de ideias e sugestões sobre trabalhos a serem desenvolvidos defesas a tomar, etc". O próximo encontro será quarta-feira, 28 de maio, na Sala de Reuniões da DPZ-Rio. "As possibilidades de sucesso do GAP" - continua Campana ­ "são muito grandes, pela importância que o setor vem tendo na atividade publicitária. Só em levantamentos superficiais, já quantificamos em mais de 380 os profissionais atuando nas pequenas, médias e grandes agências do Rio".
- A demanda de uma entidade que faça alguma coisa por esta gente, conclui Campana, é muito forte.
A primeira diretoria do Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio, formada esta Semana, está se denominando "de implantação". Dentro de seis meses, se o projeto do GAP vingar, serão convocadas eleições, para que seja eleita uma diretoria com um respaldo de votos maior dos publicitários cariocas.
Esta é a composição da primeira diretoria do GAP:
Presidente: Carlos Campana (Almap)
1.º Vice-Presidente: Vicente de Vicq (SGB)
2.º Vice-Presidente: Ângelo Magliari (DPZ)
V.P. de Atividades Culturais: Nádia Rebouças (JWT)
V.P. de Atividades Interassociativas: Joseph Esquenazi (Artplan)
V. P. de Atividades Sociais: Antonio Carlos Belluchi (MPM)
V.P. de Comunicação: Marcio Ehrlich (VS Escala)
V.P. Administrativo­Financeiro: Luiz Antônio Andrade (McCann)
O Conselho Fiscal será composto por Carlos Silveira (Standard), como presidente; Paulo Maldonado (Salles) e Fernando Luís dos Santos (Denison), como membros efetivos; e José Luís Bartholo (Provarejo), Jarbas Nogueira (Contemporânea) e Cesar Blotta (Norton), como suplentes.

Unepro empossa diretoria com parabéns de Sarney

Armando Sant'Anna, diretor da agência paulista CBP, tomou posse na última quarta-feira na presidência da Unepro-União Nacional das Empresas de Propaganda, entidade surgida em meados do ano passado como alternativa às agências que vinham discordando da ABAP - Associação Brasileira de Agências de Propaganda como órgão representativo das empresas brasileiras do setor. Da Unepro fazem parte muitas pequenas agências e house-agencies, estas tradicionalmente impedidas até de se associarem à ABAP.
Do Rio, por exemplo, participam José Villarde (Quem), João Beck (Ceprocc) e Ethel Kauffmann (Criativa).
A primeira proposta da Unepro é realizar, ainda este ano, o I.º Enempro-Encontro Nacional de Empresários de Propaganda, como pressão para a realização do 4.º Congresso Brasileiro de Propaganda, no qual a entidade admite até rever a legislação atual da atividade.
A despeito do porte de suas associadas, a Unepro está conseguindo ocupar um espaço mais rapidamente do que se poderia prever. No início desta semana, já por conta da posse, o novo presidente da associação recebeu diversos telegramas de felicitações de políticos, entre eles de José Sarney e Marco Maciel.

Liberação das mulheres magoa os jovens paulistas

Os jovens paulistas desprezam e rejeitam inconscientemente os valores femininos atuais. Isto é o que revelou uma pesquisa realizada em São Paulo entre rapazes de 18 a 25 anos das classes A e B pela empresa RSPC, especializada em pesquisa qualitativa e comandada por Renata da Silva Prado Cook.
"No nível racional, os homens valorizam e reconhecem as conquistas femininas, mas no plano inconsciente desdenham e rejeitam os valores da mulher atual", afirma Renata Cook. Como prova desta postura, os entrevistados deixaram escapar frases como: "A situação de solidão foi criada pelas próprias mulheres, querendo ser o que não são e tentando ser iguais ao homem".
A pesquisa constatou também que os rapazes paulistas têm um sentimento de inferioridade em relação às garotas, o que desperta neles um misto de admiração/medo e respeito/ódio. Apesar de qualificarem as garotas atuais como maduras, liberais, batalhadoras e sensíveis, eles alegaram também que as conquistas femininas geraram uma perda dos direitos masculinos.


Empatia mantém Fernandinho nas campanhas de US Top

Nas próximas semanas deve entrar no ar, no Rio, o outro filme da nova campanha das camisas US Top com o personagem Fernandinho, interpretado por Daniel David, o Dany, baterista do conjunto Metrô. Neste comercial, ele estará viajando com o seu chefe pelo Orient Express, conseguindo atrair, por causa da sua roupa, todas as mulheres do vagão, enquanto seu chefe, vestido de maneira austera, consegue, quando muito, atrair um punk.
Segundo Júlio Ribeiro, diretor da Talent, agência responsável pela conta, o sucesso de Fernandinho existe por ser ele o oposto num mundo onde o padrão de beleza são os homens fortes, musculosos e bonitos. Assim, o personagem identifica-se com o público em geral, sendo muito bem aceito. "Esta empatia com o público", comenta Ribeiro, "reforça o acerto da estratégia. As pessoas estão dispostas a se identificar com situações de personagens próximos às suas realidades".
Os filmes novos da campanha, criados por Ruy Lindemberg e Marcelo Nepomuceno, com direção de criação de Ana Carmem Longobardi, ficarão no ar até o final do ano.


ABP define os vencedores do Prêmio Comunicação 85

A Standard Ogilvy & Mather foi a agência de propaganda escolhida pela diretoria da ABP - Associação Brasileira de Propaganda para receber o Prêmio Comunicação 85, no setor de agências. Na área de veículos, o escolhido foi a RBS- Rede Brasil Sul e, como personalidade de 1985, receberá o prêmio o presidente da Câmara Ulysses Guimarães.
Nos próximos dias, a ABP estará anunciando publicamente os resultados e marcando a data do almoço de entrega das premiações, que está dependendo apenas da recuperação de Ulysses Guimarães, ultimamente afastado do trabalho por problemas de saúde.

Curtas

• A conta da Losango, que era da Estrutural, já está na Norton-Rio.
• A Xerox mais uma vez dividiu a sua conta, entregando parte à MPM Propaganda. A parte principal continua com a Caio, que tem grande força junto a Henrique Gregori, presidente da empresa.
• Muito bom o jornalzinho que a agência Assessor está produzindo sobre si mesma, como divulgação. Experiente na área editorial, a Assessor acabou fazendo um newsletter gostoso de ler.
• A confusão que Saturnino Braga fez com o feriado da próxima semana afetou também a ABAP-Rio. Seu Seminário de Promoção e Merchandising teve que ser adiado para os dias 9 a 11 de junho próximos.
• Correspondências para a Janela: Praia de Botafogo 340 grupo 210, Tel.: 552-4141, CEP 22250, Rio - RJ.