Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 16/MAI/1986
Marcio Ehrlich e Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Caderneta de poupança traz o futuro à TV

O filme "De Volta ao Futuro", de Spielberg, já gerou influência na publicidade brasileira. É o que todo o País poderá ver na nova campanha da Almap-Rio criada para a Abecip, e que promoverá as Cadernetas de Poupança durante o restante do ano de 1986.
A campanha será lançada este domingo, no Fantástico, através de um comercial de 30" produzido pela Jodaf, no qual um cientista demonstra a um garoto que, graças à poupança, conseguiu o que sempre quis: montar uma máquina do tempo, que levará ambos ao futuro. Com isso, justifica-se o novo slogan do produto: "A caderneta de poupança traz o futuro até você".
O planejamento da campanha foi de Neil Hamilton, e o diretor de criação da agência, Ronaldo Conde, explica que, se a ideia de futuro já era importante para as cadernetas de poupança até então, agora o será mais ainda, em vista das mudanças econômicas.
O comercial teve criação de Ronaldo Conde e Wilson Nóbrega, direção de João Daniel, fotografia de Lucio Kodato, efeitos de Domingos Utimura e, pela agência, na direção de RTVC, atuou Ricardo Meyer.

Mercado de criação se expande no Rio

• A Propaganda Professa aumentou o seu quadro de pessoal, contratando a redatora Esther (Tati) Haim, ex­Oliveira Murgel, e o diretor de arte Ruy Gambaro Jr., ex-Prosper, para formar a segunda dupla da agência. Além deles, ainda entraram Sandra Chueke e Luiza Leitão para o atendimento.
• A VS Escala reforçou o seu time de criação levando Victor Lemos, um dos diretores de arte mais consagrados e premiados da praça carioca.
• Na Caio, além do excelente - apesar de difícil - Zianno Grigoli como diretor de arte, entrou o não menos brilhante redator Ney d'Azambuja .
• A ABCI-Agência Brasileira de Comunicação Integrada, também fez contratações: o redator Mario Grabóis, o chefe de estúdio Álvaro e o operador de composer Sasso. E no atendimento, Ricardo Caldas como executivo de contas .
• A criação da Esquire passou por uma profunda reformulação e, agora, segundo seu diretor Roberto Bahiense, está "pronta para enfrentar os desafios futuros, principalmente os do 2º semestre". A Esquire contratou Graça Trindade, ex-McCann e Denison para fazer dupla com Alberto Garcia. E de Minas trouxeram Rodrigo Machado Marques, diretor de arte e ilustrador, ex­SMPB, que fará dupla com Alda Correa da Costa, ex­Genesis. Chefiando o setor de merchandising, Gysela Fiuza. E no RTVC, Paola Pol Balloussier .
• A SGB levou, para fazer dupla com Carlos Martins, no núcleo de atendimento ao Ponto Frio, o redator Jorge Murtinho, que estava na Provarejo.

Cartas

"Caros Marcio e Marcia
"A despeito de todo o bom trabalho feito pela VS Escala desde agosto de 1985 para a Ótima Veículos - que chegou a merecer os diplomas de Melhor Campanha de Serviços Automobilísticos e Melhor Anúncio de Serviços Automobilísticos no 5º Prêmio Colunistas Rio -, este anunciante decidiu deixar a nossa agência no início deste mês.
"A razão, a qual lamentamos profundamente, deixou claro para nós difícil qualquer tentativa de dissuasão: a Ótima decidiu dispensar a colaboração de uma agência reconhecidamente capaz do mercado para, em conjunto com a empresa "Toque a Campainha" ­ outro anunciante carioca de varejo -, partir para a aventura de abrir uma house-agency.
"A passagem da Ótima pela VS Escala, porém, foi bastante proveitosa para a agência, não só pelos prêmios conquistados como pela grande experiência que deu a toda a nossa equipe trabalhar para um dos maiores anunciantes cariocas do varejo de automóveis. É por isso que aproveitamos a oportunidade para lembrar às demais empresas do setor que acreditam no trabalho de uma agência independente, que a VS Escala está às ordens para lhes passar toda a experiência conquistada.
Um abraço do Valdir Siqueira, diretor da VS Escala Comunicações".

 

Curtas

• A ABAP-Rio já marcou a data do próximo festival VT Búzios, o único em todo o mundo a avaliar exclusivamente trabalhos em vídeo-tape. Será nos dias 7, 8 e 9 de novembro, antecipando a promessa de verão de um dos lugares mais bonitos do Brasil. Vale reservar a agenda.
• Falando em ABAP-Rio, seu presidente Jomar Pereira da Silva está entrando em férias (provavelmente cansado de tanto assinar como testemunha as propostas das agências na concorrência da Embratur). Jomar só volta ao Brasil dia 30 de junho e até lá a entidade será presidida por Henrique Duque Estrada Meyer, também diretor da associação.
• A Rio Gráfica informa que Manoel Telles deixou a Direção de Publicidade da revista Moda Brasil, depois de 3 anos nos quais foi um dos responsáveis pela implantação da revista no mercado. Moda Brasil é considerada hoje uma das mais importantes publicações do gênero no país.
• Quatro agências cariocas ­ Giovanni, BAP, Pass e Publinews - estão como responsáveis pela nova campanha da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro, esta que acaba de entrar no ar com o tema "Supermercado é igual à dona-de-casa, poucos valorizam seu trabalho". A criação é de Hamilton Carvalho Viana, Adilson Xavier e Edmilson Vieira da Silva .
• Na Giovanni, aliás, acaba de entrar Rodolfo Meyer Júnior, para atuar como Diretor de Atendimento. Assim, Maurício Nogueira torna-se diretor vice-presidente de Planejamento e Mídia e Paulo Vogel diretor vice-presidente de Operações. Aliás, o vascaíno Paulo Giovanni levou para a sua agência a conta do clube Vasco da Gama, para o qual lançou campanha objetivando vender 2.000 títulos de sócio Benfeitor. A campanha tem como figura central o jogador Roberto Dinamite, dizendo "Compre este título que os outros a gente garante."
• A Professa, uma das agências que atende a prefeitura do Rio, parece estar em fase de expansão. Bem ao estilo de seu diretor Jorge Maranhão, a agência decidiu investir na área cultural, ampliando para mensal a periodicidade de seu newsletter Consulta, no qual a agência apresenta entrevistas com políticos e intelectuais. Em maio, o Consulta tem uma entrevista com Antonio Pedro, ator e secretário municipal de cultura, traçando parâmetros entre Teatro, Política e Propaganda. Em junho será a vez de Jorge Adib, da Apoio, falando sobre merchandising. Quem estiver interessado pode solicitar que a Professa distribui a Consulta gratuitamente, todo mês. Basta solicitar a Renato Pereira, na agência, pelo telefone 205-5847 .
• O diretor-presidente do grupo Sears-Ultracred-Ultralar, Paulo Malzoni, acaba de criar uma gerência de comunicação social para atender a todas as empresas integrantes do complexo e convidou para chefiá-la o jornalista Antonio Salvador Silva, que possui experiência em veículos ligados à área econômica. Na área publicitária, o grupo continuará trabalhando com a Salles e, na área de Relações Públicas, com a Manager, que possui a conta há seis anos.
• É de 140 mil dólares a verba de merchandising da Dismac na novela das 7 da Rede Globo, Cambalacho. A Dismac, que lidera o mercado nacional de calculadoras decidiu pôr este investimento para popularizar a sua nova televisão de bolso. Na Novela, a personagem Tina, interpretada por Regina Casé, oferece às alunas da academia Physical, televisorezinhos de bolso para assistirem enquanto esperam as aulas. Estão previstas, porém, outras formas de aparição do produto através de personagens da mesma novela.
• A empresa paulista de pesquisa RSPC-Planejamento e Marketing está mudando de endereço, para a Rua Cônego Eugênio Leite 188, no Jardim Paulista.
• Correspondências para a Janela: Praia de Botafogo 340 grupo 210. O telefone é 552-4141.
• Quem gosta de mídia agora não tem mais como reclamar de falta de material didático para a formação de novos profissionais. O diretor de Mídia da agência GTM&C, Mizuho Tahara, acaba de lançar o seu livro "Mídia", abordando o assunto. Quem quiser maiores informações, pode escrever para o autor, à Rua Alvarenga 1.507/1.511, no Butantã, em São Paulo.