| 
                                             Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
 Rio tem bons resultados no  Colunistas Nacional Foram necessárias mais de 24  horas (14 no sábado e 10 no domingo) olhando comerciais, campanhas, anúncios e  outdoors e ouvindo spots e jingles, para que o júri do 19º Prêmio Colunistas  Nacional chegasse aos resultados totais da mais importante premiação da  propaganda brasileira. Se nunca o júri teve tantas categorias para avaliar  (vale como auto-crítica), poucas vezes também se teve tantas peças  concorrentes, vindas das diversas regionais do Colunistas, inclusive a  realizada há poucas semanas aqui no Rio de Janeiro.O júri do 19º Prêmio  Colunistas Nacional 1985 teve como presidente a colunista carioca Lucia Leme e  como os demais membros: Antoninho P. Rossini, Armando Ferrentini, Eloy Simões,  Fernando Vasconcellos, Francisco Alberto Madia de Souza, Genilson Gonzaga,  Jomar Pereira da Silva, José Claudio Maluf, José Roberto W. Penteado Filho,  Marcio Ehrlich, Nelson Cadena e Roberto Simões.
 Como Agência do Ano foi  escolhida a DPZ, que em seus resultados somou muito a participação da DPZ-Rio,  cuja performance em 1985 já lhe havia feito merecer igualmente o título de  Agência do Ano do 5º Prêmio Colunistas-Rio. Ou seja, 1985 foi efetivamente o  ano da DPZ. O Publicitário do Ano foi Nelson Homem de Mello, presidente da  Fischer, Justus, Young & Rubicam. Ele foi um dos principais responsáveis  pelo crescimento da Y&R nos últimos meses do ano passado e pela negociação  da sua fusão com a F&J, que transformou a nova agência em uma das maiores  do país. O Anunciante do Ano escolhido foi a Volkswagen do Brasil e o Veículo  do Ano a Rede Brasil Sul de Televisão. A 'Campanha do Ano foi considerada como  sendo a "Emoções", da Curt, com uma série de comerciais de humor  criados pela Guimarães e Giacometti e com uma excelente direção de ator de  Laonte Klawa.
 A participação do Rio no  Colunistas Nacional pode ser considerada muito boa. Como se verá a seguir,  tivemos dois dos quatro grandes prêmios de trabalhos, além da escolha do  Profissional de Propaganda do Ano. Para orientar as agências cariocas,  publicamos a seguir todos os resultados que as empresas e profissionais do Rio  de Janeiro tiveram no Colunistas Nacional:
 • PROFISSIONAL DE PROPAGANDA DO ANO
 Jorge Adib, diretor de Apoio  de Comunicação
 • FATO DO ANO
 Internacionalização da Rede  Globo de Televisão
 • ANÚNCIO DO ANO
 "O Sabor de  Vencer", da J. Walter Thompson para a Pepsi
 • COMERCIAL DO ANO
 "Democracia", da  Contemporânea para o Jornal do Brasil
 • DESTAQUES DO ANO
 A criação do VT Búzios pela  ABAP-Rio e a inauguração do novo estúdio da produtora Tycoon.
 • CAMPANHA AGROPECUARIA
 Ouro: "Vaquinha  Vaidosa", da Tandem para Flectron, da Pearson
 • CAMPANHA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS
 Ouro de Continuação:  "As Fases do Prazer", da Artplan para Malt 90, da Brahma
 Bronze de Continuação:  "Um bom motivo", da Artplan para a Skol
 • ANÚNCIO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS
 Ouro: "Para quem  percebe a diferença", da J. Walter Thompson para Cave D'Antibes, das  Adegas Domecq
 • COMERCIAL DE BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS
 Ouro: "Asa Delta",  da J. Walter Thompson para a Pepsi
 Prata: "Série 10",  da McCann Erickson para a Coca-Cola
 Bronze: "Músico",  da J. Walter Thompson para a Pepsi
 • ANÚNCIO DE BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS
 Ouro: "Olha quem está  mudando ...", da J. Walter Thompson para a Pepsi
 • COMERCIAL DE BELEZA
 Prata: "Costas  Brasileiras", da VT Um para Sol de Verão, do Lab. Sardalina
 • CAMPANHA DE BENS E INSUMOS INDUSTRIAIS
 Bronze: "Barra  Mansa", da Contemporânea para Jorbra Diesel
 • ANÚNCIO DE BENS E INSUMOS INDUSTRIAIS
 Ouro: "O Samba do  Synteko-Teko", da Esquire para Synteko.
 • CAMPANHA DE CAMA, MESA E BANHO
 Ouro: "Quer sair dos  padrões ...", da Provarejo para a Mesbla
 • CAMPANHA DE CIGARROS E TABACO
 Ouro: "70 Neles",  da DPZ para Hollywood, da Souza Cruz
 • COMERCIAL DE CIGARROS E BEBIDAS
 Ouro de Continuação:  "Aquário", da PDZ para Carlton da Souza Cruz
 • CAMPANHA COMUNITARIA
 Ouro: "Drogstop",  da Contemporânea para a Obra Social dos Jovens
 • CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO E CULTURA
 Ouro: "Eleições",  da Contemporânea para o Jornal do Brasil
 • ANÚNCIO DE COMUNICAÇÕES E CULTURA
 Ouro: "A Boca da Urna", da Contemporânea  para o Jornal do Brasil
 • ANÚNCIO DE EQUIPAMENTO E  MATERIAL DE ESCRITÓRIO
 Prata: "Este é o único  profissional...", da Caio para a Xerox X-1035
 • CAMPANHA DE MERCADO FARMACÊUTICO E SAÚDE
 Bronze:  "Esclarecimento", da SGB para Saúde Bradesco
 • COMERCIAL DE MERCADO FARMACÊUTICO E SAÚDE
 Bronze: "Adeus às  Preocupações", da Artplan para Golden Cross
 • ANÚNCIO DE MERCADO FARMACÊUTICO E SAÚDE
 Prata: "Mãe", da  Giovanni para o Guaraná Alves da Silva, do Laboratório Neovita
 • COMERCIAL DE MERCADO FINANCEIRO E· SEGUROS
 Prata:  "Restaurante", da SGB para o Codimec
 • ANÚNCIO DE MERCADO FINANCEIRO E SEGUROS
 Ouro: "E segurado pela Sul  América ...", da MPM para a Sul América Seguros
 Bronze: "Cartão de  Natal", da MPM para o Banco Nacional
 • CAMPANHA INSTITUCIONAL E CORPORATIVA
 Prata: "Prêmio  JB", da Contemporânea para o Jornal do Brasil
 • ANÚNCIO INSTITUCIONAL E CORPORATIVO
 Ouro:  "Democracia", da Contemporânea para o Jornal do Brasil
 • CAMPANHA DE MODA/CONFECÇÕES
 Prata:  "Primavera/Verão", da Provarejo para a Mesbla
 • CAMPANHA DE MÓVEIS, DECORAÇÕES E UTENSILIOS DOMÉSTICOS
 Bronze:  "Formipiso", da Contemporânea para a Companhia Química de Laminados
 • COMERCIAL DE MÓVEIS, DECORAÇÕES E UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS
 Ouro: "Nova  Coleção", da DPZ para Con-Tact, da Vulcan
 Prata: "Facas" da  Denison para a Wilkinson Sword
 • ANÚNCIO DE MÓVEIS, DECORAÇÃO E UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS
 Ouro: "Toyotsubo",  da Provarejo para a Mesbla
 • COMERCIAL DE POLÍTICA
 Prata: "Gaúcho".  da VT UM para Fernando Carvalho
 • COMERCIAL DE PRODUTOS DE LIMPEZA
 Bronze: "Terezinha",  da DPZ para Gleid Sany, das Ceras Johnson
 • CAMPANHA DE PRODUTOS E SERVIÇOS AUTOMOBILÍSTICOS
 Ouro: "O Santo Protetor  do seu Carro", da Norton para o Óleo F-1 da Atlantic
 Prata: "Tudo  Ótima", da VS Escala para a Ótima Veículos
 • ANÚNCIO DE PRODUTOS E SERVIÇOS AUTOMOBILÍSTICOS.
 Bronze: "Todas as  Concessionárias.", da VS Escala para a Ótima Veículos
 • ANÚNCIO DE SERVIÇOS PÚBLICOS
 Ouro: "A partir de  agora ...", da Abaeté para o Proderj
 Prata: "Festa do  Interior", da Denison para a Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro
 • ANÚNCIO DA TRADE
 Prata: "Tem muito homem  usando ..." da Almap para a Du Loren
 •CAMPANHA DE TRANSPORTES, VIAGENS E TURISMO
 Prata: "10 Anos"  da Norton para o Méridien
 • CAMPANHA DE VAREJO
 Prata: "Barra  Mais". da Contemporânea para o Barrashopping
 • COMERCIAL DE VAREJO
 Ouro de Continuação:  "Lápis Democrático". da Contemporânea para o Barrashopping
 • JINGLE
 Ouro: "Quero ver o povo  forte". da Senior e Reginaldo Bessa para. Saturnino Braga, do PDT
 • CAMPANHA DE ATÉ 60 CM/COL
 Ouro: "Classi Discados,  da Norton para o Jornal do Brasil.
 Prata: "O Rio é bom  negócio", da Denison para a Secretaria da Fazenda do Rio e Janeiro
 • ANÚNCIO DE AGÊNCIA
 Ouro: "A Gente Somos  Inútil ...", da Artplan
 Bronze: "Casa no  Humaitá ...". da VS Escala
 Bronze: "A Agência com  maior visão ...", da DPZ
 • ANÚNCIO DE OPORTUNIDADE
 Ouro: "Antes, o  torcedor morria ...", da VS Escala para a Rádio Jornal do Brasil AM
 • MENSAGEM DE NATAL
 Ouro: "Arte Brasileira  Contemporânea", da Contemporânea
 Prata: "Que em 86 você  continue ...", da Provarejo
 Bronze: "O pesadelo  acabou", da Caio
 • COMERCIAL COM TESTEMUNHAL
 Ouro: "Zezé Mota/Fafá  de Belém/Ivan Lins", da Salles para Brahma Chopp, da Brahma
 • COMERCIAL DE HUMOR
 Bronze: "Costas  Brasileiras", da VT UM para Sol de Verão, do Laboratório Sardalina
 Bronze: "Seu marido  adora...", da SYM e VT UM para Velman, do Laboratório Sardalina.
 VT ganha mais uma publicação Em maio, o Rio ganha uma nova  publicação especializada em propaganda. É o jornal Notorium, que será dedicado  exclusivamente a matérias e notícias sobre o mercado de produtoras de vídeo.Apesar de pertencer à nova  produtora Orium, o Notorium, segundo o seu editor Celso "Samambaia"  Muniz (ex-Artplan e J.W.Thompson), pretende ser porta-voz de todos os problemas  e anseios do setor e noticiar todas as suas boas realizações e conquistas.
 Em seu número Zero, a ser  publicado em poucas semanas, o Notorium apresentará o resultado de um debate  sobre Conceitos e Preconceitos dos profissionais de propaganda em relação ao  videotape, do qual participaram, entre outros, o colunista Marcio Ehrlich; o  presidente do Clube da Criação do Rio, Roberto Duarte, o diretor de criação da  Casa Propaganda, Adilson Xavier e o diretor da VT Um, Eugenio Fernandes.
 O jornal Notorium terá cinco  mil exemplares e será distribuído gratuitamente a profissionais de agências,  produtoras e anunciantes de todo o Brasil.
 CARTAS De Nelson Homem de Mello,  presidente da agência Fischer, Justus, Young & Rubicam, de São Paulo:
   
                                               
                                                 | "Agradeço o seu apoio  na conquista do título de Publicitário do Ano. Este prêmio é mais um incentivo  para melhorar ainda mais o nosso desempenho e contribuir cada vez mais com o  mercado publicitário nacional." |  CURTAS  • Francisco Alberto Madia de  Souza é o novo presidente da Associação Prêmio Colunistas, sucedendo a Rafael  Sampaio. • A Escola Superior de  Propaganda e Marketing está em novo endereço no Rio de Janeiro: Rua Teófilo  Otoni, 44, bem no Centro da Cidade, com os telefones 263-7210, 263-7515 e  263-7892.
 • Quem não conseguiu vaga no  Seminário de Atendimento e Planejamento que a ABAP-Rio promoveu no início da  semana no Centro Empresarial Rio deve correr porque a Associação já abriu  inscrições para o 2º Seminário, que deverá ter o mesmo nível do primeiro, e  será realizado em maio, com os mesmos palestrantes.
 • Correspondências para esta  coluna: Praia de Botafogo, 340, Grupo 210, tel.: (021) 552-4141, CEP 22250, Rio  - RJ.
 Numa área de comunicação  difícil como a de Móveis e Decoração (se alguém duvida, assista a um julgamento  da categoria no Prêmio Colunistas), a Samurai conseguiu resultado de impacto  muito forte com o anúncio publicado no último fim-de-semana na Revista de  Domingo do JB, quando teve a felicidade de comparar a diferença entre madeira  aglomerada e madeira maciça com a diferença entre o hambúrguer e o filé mignon,  uma comparação de entendimento muito fácil para qualquer consumidor não  especializado em fabricação de armários. O anúncio, que apesar de não assinado  deve ter sido criado pela SGB, que tem a conta, ainda evidencia de forma muito  clara as vantagens do produto da empresa. Texto vendedor e "layout"  bonito. Recortamos da revista para comentar. |