Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 11/ABR/1986
Marcio Ehrlich e Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Rio tem bons resultados no Colunistas Nacional

Foram necessárias mais de 24 horas (14 no sábado e 10 no domingo) olhando comerciais, campanhas, anúncios e outdoors e ouvindo spots e jingles, para que o júri do 19º Prêmio Colunistas Nacional chegasse aos resultados totais da mais importante premiação da propaganda brasileira. Se nunca o júri teve tantas categorias para avaliar (vale como auto-crítica), poucas vezes também se teve tantas peças concorrentes, vindas das diversas regionais do Colunistas, inclusive a realizada há poucas semanas aqui no Rio de Janeiro.
O júri do 19º Prêmio Colunistas Nacional 1985 teve como presidente a colunista carioca Lucia Leme e como os demais membros: Antoninho P. Rossini, Armando Ferrentini, Eloy Simões, Fernando Vasconcellos, Francisco Alberto Madia de Souza, Genilson Gonzaga, Jomar Pereira da Silva, José Claudio Maluf, José Roberto W. Penteado Filho, Marcio Ehrlich, Nelson Cadena e Roberto Simões.
Como Agência do Ano foi escolhida a DPZ, que em seus resultados somou muito a participação da DPZ-Rio, cuja performance em 1985 já lhe havia feito merecer igualmente o título de Agência do Ano do 5º Prêmio Colunistas-Rio. Ou seja, 1985 foi efetivamente o ano da DPZ. O Publicitário do Ano foi Nelson Homem de Mello, presidente da Fischer, Justus, Young & Rubicam. Ele foi um dos principais responsáveis pelo crescimento da Y&R nos últimos meses do ano passado e pela negociação da sua fusão com a F&J, que transformou a nova agência em uma das maiores do país. O Anunciante do Ano escolhido foi a Volkswagen do Brasil e o Veículo do Ano a Rede Brasil Sul de Televisão. A 'Campanha do Ano foi considerada como sendo a "Emoções", da Curt, com uma série de comerciais de humor criados pela Guimarães e Giacometti e com uma excelente direção de ator de Laonte Klawa.
A participação do Rio no Colunistas Nacional pode ser considerada muito boa. Como se verá a seguir, tivemos dois dos quatro grandes prêmios de trabalhos, além da escolha do Profissional de Propaganda do Ano. Para orientar as agências cariocas, publicamos a seguir todos os resultados que as empresas e profissionais do Rio de Janeiro tiveram no Colunistas Nacional:
• PROFISSIONAL DE PROPAGANDA DO ANO
Jorge Adib, diretor de Apoio de Comunicação
• FATO DO ANO
Internacionalização da Rede Globo de Televisão
• ANÚNCIO DO ANO
"O Sabor de Vencer", da J. Walter Thompson para a Pepsi
• COMERCIAL DO ANO
"Democracia", da Contemporânea para o Jornal do Brasil
• DESTAQUES DO ANO
A criação do VT Búzios pela ABAP-Rio e a inauguração do novo estúdio da produtora Tycoon.
• CAMPANHA AGROPECUARIA
Ouro: "Vaquinha Vaidosa", da Tandem para Flectron, da Pearson
• CAMPANHA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS
Ouro de Continuação: "As Fases do Prazer", da Artplan para Malt 90, da Brahma
Bronze de Continuação: "Um bom motivo", da Artplan para a Skol
• ANÚNCIO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS
Ouro: "Para quem percebe a diferença", da J. Walter Thompson para Cave D'Antibes, das Adegas Domecq
• COMERCIAL DE BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS
Ouro: "Asa Delta", da J. Walter Thompson para a Pepsi
Prata: "Série 10", da McCann Erickson para a Coca-Cola
Bronze: "Músico", da J. Walter Thompson para a Pepsi
• ANÚNCIO DE BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS
Ouro: "Olha quem está mudando ...", da J. Walter Thompson para a Pepsi
• COMERCIAL DE BELEZA
Prata: "Costas Brasileiras", da VT Um para Sol de Verão, do Lab. Sardalina
• CAMPANHA DE BENS E INSUMOS INDUSTRIAIS
Bronze: "Barra Mansa", da Contemporânea para Jorbra Diesel
• ANÚNCIO DE BENS E INSUMOS INDUSTRIAIS
Ouro: "O Samba do Synteko-Teko", da Esquire para Synteko.
• CAMPANHA DE CAMA, MESA E BANHO
Ouro: "Quer sair dos padrões ...", da Provarejo para a Mesbla
• CAMPANHA DE CIGARROS E TABACO
Ouro: "70 Neles", da DPZ para Hollywood, da Souza Cruz
• COMERCIAL DE CIGARROS E BEBIDAS
Ouro de Continuação: "Aquário", da PDZ para Carlton da Souza Cruz
• CAMPANHA COMUNITARIA
Ouro: "Drogstop", da Contemporânea para a Obra Social dos Jovens
• CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO E CULTURA
Ouro: "Eleições", da Contemporânea para o Jornal do Brasil
• ANÚNCIO DE COMUNICAÇÕES E CULTURA
Ouro: "A Boca da Urna", da Contemporânea para o Jornal do Brasil
• ANÚNCIO DE EQUIPAMENTO E MATERIAL DE ESCRITÓRIO
Prata: "Este é o único profissional...", da Caio para a Xerox X-1035
• CAMPANHA DE MERCADO FARMACÊUTICO E SAÚDE
Bronze: "Esclarecimento", da SGB para Saúde Bradesco
• COMERCIAL DE MERCADO FARMACÊUTICO E SAÚDE
Bronze: "Adeus às Preocupações", da Artplan para Golden Cross
• ANÚNCIO DE MERCADO FARMACÊUTICO E SAÚDE
Prata: "Mãe", da Giovanni para o Guaraná Alves da Silva, do Laboratório Neovita
• COMERCIAL DE MERCADO FINANCEIRO E· SEGUROS
Prata: "Restaurante", da SGB para o Codimec
• ANÚNCIO DE MERCADO FINANCEIRO E SEGUROS
Ouro: "E segurado pela Sul América ...", da MPM para a Sul América Seguros
Bronze: "Cartão de Natal", da MPM para o Banco Nacional
• CAMPANHA INSTITUCIONAL E CORPORATIVA
Prata: "Prêmio JB", da Contemporânea para o Jornal do Brasil
• ANÚNCIO INSTITUCIONAL E CORPORATIVO
Ouro: "Democracia", da Contemporânea para o Jornal do Brasil
• CAMPANHA DE MODA/CONFECÇÕES
Prata: "Primavera/Verão", da Provarejo para a Mesbla
• CAMPANHA DE MÓVEIS, DECORAÇÕES E UTENSILIOS DOMÉSTICOS
Bronze: "Formipiso", da Contemporânea para a Companhia Química de Laminados
• COMERCIAL DE MÓVEIS, DECORAÇÕES E UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS
Ouro: "Nova Coleção", da DPZ para Con-Tact, da Vulcan
Prata: "Facas" da Denison para a Wilkinson Sword
• ANÚNCIO DE MÓVEIS, DECORAÇÃO E UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS
Ouro: "Toyotsubo", da Provarejo para a Mesbla
• COMERCIAL DE POLÍTICA
Prata: "Gaúcho". da VT UM para Fernando Carvalho
• COMERCIAL DE PRODUTOS DE LIMPEZA
Bronze: "Terezinha", da DPZ para Gleid Sany, das Ceras Johnson
• CAMPANHA DE PRODUTOS E SERVIÇOS AUTOMOBILÍSTICOS
Ouro: "O Santo Protetor do seu Carro", da Norton para o Óleo F-1 da Atlantic
Prata: "Tudo Ótima", da VS Escala para a Ótima Veículos
• ANÚNCIO DE PRODUTOS E SERVIÇOS AUTOMOBILÍSTICOS.
Bronze: "Todas as Concessionárias.", da VS Escala para a Ótima Veículos
• ANÚNCIO DE SERVIÇOS PÚBLICOS
Ouro: "A partir de agora ...", da Abaeté para o Proderj
Prata: "Festa do Interior", da Denison para a Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro
• ANÚNCIO DA TRADE
Prata: "Tem muito homem usando ..." da Almap para a Du Loren
•CAMPANHA DE TRANSPORTES, VIAGENS E TURISMO
Prata: "10 Anos" da Norton para o Méridien
• CAMPANHA DE VAREJO
Prata: "Barra Mais". da Contemporânea para o Barrashopping
• COMERCIAL DE VAREJO
Ouro de Continuação: "Lápis Democrático". da Contemporânea para o Barrashopping
• JINGLE
Ouro: "Quero ver o povo forte". da Senior e Reginaldo Bessa para. Saturnino Braga, do PDT
• CAMPANHA DE ATÉ 60 CM/COL
Ouro: "Classi Discados, da Norton para o Jornal do Brasil.
Prata: "O Rio é bom negócio", da Denison para a Secretaria da Fazenda do Rio e Janeiro
• ANÚNCIO DE AGÊNCIA
Ouro: "A Gente Somos Inútil ...", da Artplan
Bronze: "Casa no Humaitá ...". da VS Escala
Bronze: "A Agência com maior visão ...", da DPZ
• ANÚNCIO DE OPORTUNIDADE
Ouro: "Antes, o torcedor morria ...", da VS Escala para a Rádio Jornal do Brasil AM
• MENSAGEM DE NATAL
Ouro: "Arte Brasileira Contemporânea", da Contemporânea
Prata: "Que em 86 você continue ...", da Provarejo
Bronze: "O pesadelo acabou", da Caio
• COMERCIAL COM TESTEMUNHAL
Ouro: "Zezé Mota/Fafá de Belém/Ivan Lins", da Salles para Brahma Chopp, da Brahma
• COMERCIAL DE HUMOR
Bronze: "Costas Brasileiras", da VT UM para Sol de Verão, do Laboratório Sardalina
Bronze: "Seu marido adora...", da SYM e VT UM para Velman, do Laboratório Sardalina.

VT ganha mais uma publicação

Em maio, o Rio ganha uma nova publicação especializada em propaganda. É o jornal Notorium, que será dedicado exclusivamente a matérias e notícias sobre o mercado de produtoras de vídeo.
Apesar de pertencer à nova produtora Orium, o Notorium, segundo o seu editor Celso "Samambaia" Muniz (ex-Artplan e J.W.Thompson), pretende ser porta-voz de todos os problemas e anseios do setor e noticiar todas as suas boas realizações e conquistas.
Em seu número Zero, a ser publicado em poucas semanas, o Notorium apresentará o resultado de um debate sobre Conceitos e Preconceitos dos profissionais de propaganda em relação ao videotape, do qual participaram, entre outros, o colunista Marcio Ehrlich; o presidente do Clube da Criação do Rio, Roberto Duarte, o diretor de criação da Casa Propaganda, Adilson Xavier e o diretor da VT Um, Eugenio Fernandes.
O jornal Notorium terá cinco mil exemplares e será distribuído gratuitamente a profissionais de agências, produtoras e anunciantes de todo o Brasil.

CARTAS

De Nelson Homem de Mello, presidente da agência Fischer, Justus, Young & Rubicam, de São Paulo:

"Agradeço o seu apoio na conquista do título de Publicitário do Ano. Este prêmio é mais um incentivo para melhorar ainda mais o nosso desempenho e contribuir cada vez mais com o mercado publicitário nacional."

CURTAS

SGB para Samurai: A diferença entre o hamburguer e o filé mignon• Francisco Alberto Madia de Souza é o novo presidente da Associação Prêmio Colunistas, sucedendo a Rafael Sampaio.
• A Escola Superior de Propaganda e Marketing está em novo endereço no Rio de Janeiro: Rua Teófilo Otoni, 44, bem no Centro da Cidade, com os telefones 263-7210, 263-7515 e 263-7892.
• Quem não conseguiu vaga no Seminário de Atendimento e Planejamento que a ABAP-Rio promoveu no início da semana no Centro Empresarial Rio deve correr porque a Associação já abriu inscrições para o 2º Seminário, que deverá ter o mesmo nível do primeiro, e será realizado em maio, com os mesmos palestrantes.
• Correspondências para esta coluna: Praia de Botafogo, 340, Grupo 210, tel.: (021) 552-4141, CEP 22250, Rio - RJ.

Numa área de comunicação difícil como a de Móveis e Decoração (se alguém duvida, assista a um julgamento da categoria no Prêmio Colunistas), a Samurai conseguiu resultado de impacto muito forte com o anúncio publicado no último fim-de-semana na Revista de Domingo do JB, quando teve a felicidade de comparar a diferença entre madeira aglomerada e madeira maciça com a diferença entre o hambúrguer e o filé mignon, uma comparação de entendimento muito fácil para qualquer consumidor não especializado em fabricação de armários. O anúncio, que apesar de não assinado deve ter sido criado pela SGB, que tem a conta, ainda evidencia de forma muito clara as vantagens do produto da empresa. Texto vendedor e "layout" bonito. Recortamos da revista para comentar.