Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Aqui estão eles: os melhores da propaganda carioca em 85.
Foram mais de 12 horas de julgamento para os jurados do 5º Prêmio Colunistas-Rio escolherem os melhores trabalhos da propaganda carioca em 1985. Tendo Marcia Brito como presidente e como demais jurados Armando Ferrentini, Genilson Gonzaga, José Roberto Penteado, Lúcia Leme, Marcio Ehrlich e Rafael Sampaio, o júri analisou cerca de 700 trabalhos de 41 agências de propaganda e produtoras cariocas. Este ano, atendendo inclusive às recomendações dos profissionais mais destacados do mercado, o júri foi bastante mais rigoroso, chegando a reduzir em um terço os diplomas concedidos no ano passado. Diversas foram as categorias em que o júri não premiou qualquer trabalho e, em muitas outras, mesmo só havendo um ou dois trabalhos destacáveis, não se conferiu medalha de ouro.
O diploma do 5º Prêmio Colunistas-Rio já está sendo criado pela DPZ-Rio e a festa de entrega deverá ocorrer no máximo até junho. A data correta e o local serão divulgados oportunamente. A seguir, os trabalhos e profissionais premiados.
AGÊNCIA DO ANO: DPZ-Rio
"Pelo alto nível de sua produção criativa, pela expansão de suas atividades no mercado carioca e pelos investimentos realizados no aprimoramento qualitativo e quantitativo de sua equipe profissional."
ANUNCIANTE DO ANO: BANERJ - Banco do Estado do Rio de Janeiro
"Pela inteligência demonstrada na utilização de esforços de comunicação dentro de sua política de marketing."
VEÍCULO DO ANO: O Planeta Diário
"Pela renovação que seu surgimento trouxe no panorama do humor no Brasil, revitalizando a imprensa do setor e influenciando outras manifestações culturais, como, inclusive, a publicidade".
PUBLICITÁRIO DO ANO: Armando Strozenberg
"Por sua atuação na liderança da agência Contemporânea, transformando-a, em poucos anos de existência, em uma das mais participativas e criativas agências do mercado carioca."
PROFISSIONAL DE PROPAGANDA DO ANO: Herculano Siqueira
"Por sua contribuição à propaganda brasileira ao longo de 40 anos de atividades, formando diversas gerações de profissionais, sendo, ainda hoje, uma peça vital na performance do escritório carioca da Denison."
PRODUTORA DE FONOGRAMAS DO ANO: Miolo
"Pela excelência do trabalho realizado na criação e produção de fonogramas durante o ano de 1985."
CAMPANHA DO ANO: "Primavera-Verão"
Agência: Provarejo
Anunciante: Mesbla
ANÚNCIO DO ANO: "Sabor de Vencer"
Agência: J.W. Thompson
Anunciante: Pepsi
COMERCIAL DO ANO: "Democracia"
Agência: Contemporânea
Anunciante: Jornal do Brasil
DESTAQUES DO ANO
- À Tycoon, pela abertura de seu novo estúdio, colaborando com o aprimoramento do nível de produção eletrônica comercial no Rio de Janeiro.
- Ao Ibope, pela compra do Audi- TV.
- À Apoio de Comunicação, pela criatividade nas ações de merchandising desenvolvidas dentro da novela "Roque Santeiro".
- A Estrutural, pela realização do Projeto Zico.
- À Bloch Editores, pelo lançamento da revista Fatos.
- À ABAP-Rio, pelo trabalho desenvolvido em atividades de aperfeiçoamento e estímulo ao mercado publicitário carioca.
- A Eduardo Souto Neto, pela qualidade de seu trabalho como criador musical, aprimorando a linguagem do fonograma brasileiro.
• CAMPANHA DE MERCADO AGROPECUÁRIO
OURO: "Vaquinha Vaidosa", da Tandem para Pearson / Flectron
• ANÚNCIO DE MERCADO AUTOMOBILÍSTICO
PRATA: "1 Milhão de Quilômetros Rodados...", da Esquire para Toyota
• ANÚNCIO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS
OURO: "Para quem percebe a diferença", da J.W. Thompson para Adegas Domecq/Cave D'Antibes
• CAMPANHA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS
OURO: "As Fases do Prazer", da Artplan para Brahma / Malt90
PRATA: "Um Bom Motivo", da Artplan para Cerveja Skol
• COMERCIAL DE BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS
OURO: "Asa Delta", da J.W. Thompson para Holbra / Pepsi
PRATA: "Músico", da J.W. Thompson para Holbra / Pepsi
BRONZE: "Piscina" / "Congelador" / "Praia", da McCann Erickson para Coca-Cola
• ANÚNCIO DE BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS
OURO: "Olha quem está mudando...", da J.W. Thompson para Holbra / Pepsi
• CAMPANHA DE BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS
OURO: "Vai de Natural?", da Denison para Guaraná
PRATA: "Heróis do Dia-a-Dia", da McCann Erickson para Coca-Cola Indústrias Ltda.
• COMERCIAL DE BELEZA
OURO: "Drácula", da Artplan para New Wave Sun Gel
PRATA: "Costas Brasileiras", do Lab. Sardalina / Sol de Verão
BRONZE: "Dicionário", da SYM - Serviços para Lab. Sardalina / Vitalisan
• ANÚNCIO DE BELEZA
OURO: "Nunca mais quero ser tratada...", da Esquire para Scholl/Removedor de Pele Dura
• CAMPANHA DE BELEZA
PRATA: "Quem tem amor à pele usa Coppertone", da Esquire para Scholl - Coppertone
BRONZE: "Mel" / "Trigo" / "Maçã", da Artplan para Wella / Shampoo Neopon
• ANÚNCIO DE BENS E INSUMOS INDUSTRIAIS
OURO: "A concorrência anda vendo...", da Contemporânea para Jorbra Diesel-Caminhões
PRATA: "O Samba do Synteko-Teko", da Esquire para Synteko
BRONZE: "Sapato de Crocodilo...", da Giovanini para Cortume Carioca / Balco
• CAMPANHA DE BENS E INSUMOS INDUSTRIAIS
OURO: "Jorbra - Barra Mansa", da Contemporânea para Jorbra Diesel-Caminhões
• CAMPANHA DE CAMA, MESA E BANHO
OURO: "Quer Sair dos Padrões Habituais?", da Provarejo para Mesbla Magazine
• COMERCIAL DE CIGARROS E TABACO
OURO: "Aquário", da DPZ para Souza Cruz - Carlton
• ANÚNCIO DE CIGARROS E TABACO
OURO: "Carlton. Um raro prazer", da DPZ para Souza Cruz - Carlton
• CAMPANHA DE CIGARROS E TABACO
OURO: "70 Neles", da DPZ para Souza Cruz / Hollywood
PRATA: "Algo em comum", da Standard para Souza Cruz / Free
• CAMPANHA COMUNITÁRIA
OURO: "Drogstop", da Contemporânea para Obra de Prom. Jovens Drogados
• COMERCIAL DE COMUNICAÇÕES E CULTURA
PRATA: "Onde?", da J.W. Thompson para Editora Rio Gráfica/Fascículos
• ANÚNCIO DE COMUNICAÇÕES E CULTURA
OURO: "QI", da Contemporânea para Jornal do Brasil
PRATA: "A Boca da urna", da Contemporânea para Jornal do Brasil
BRONZE: "Títulos de Eleitor", da Contemporânea para Jornal do Brasil
• CAMPANHA DE COMUNICAÇÕES E CULTURA
OURO: "Eleições", da Contemporânea para Jornal do Brasil
PRATA: "Desconto", da Contemporânea para Jornal do Brasil
• ANÚNCIO DE EQUIPAMENTOS E MATERIAL DE ESCRITÓRIO
OURO: "Móveis Nem Mais Passo", da Zapt Propaganda para Casa Nem Mais Um Passo
PRATA: "Este é o único profissional", da Caio Domingues para Xerox do Brasil
• CAMPANHA DE EQUIPAMENTOS E MATERIAL DE ESCRITÓRIO
OURO: (informação truncada) da Denison para IBM Brasil / IBM Eletrônica
PRATA: "Lançamento Xerox 1045", da Caio Domingues para Xerox do Brasil
• COMERCIAL DE MERCADO FARMACEUTICO E SAÚDE
PRATA: "Adeus às Preocupações", da Artplan para Golden Cross
• ANÚNCIO DE MERCADO FARMACEUTICO E SAÚDE
OURO: "Cor do Sapatínho", da Artplan para Golden Cross
PRATA: "Este Homem Retirou a Vesícula...", da SGB para Bradesco Saúde
SAUDE: "Mãe...", da Giovanni para Lab. Neovita / Guaraná Alves da Silva
• CAMPANHA DE MERCADO FARMACEUTICO E SAÚDE
OURO: "Lançamento Cepacol Menta", da Caio Domingues para Laboratórios Lepetit e Cepacol
PRATA: "Campanha de Esclarecimento", da SGB para Bradesco Saúde
• COMERCIAL DE MERCADO FINANCEIRO, SEGUROS E POUPANÇA
OURO: "Restaurante", da SGB para Codimec
• ANÚNCIO DE MERCADO FINANCEIRO, SEGUROS E POUPANÇA
OURO: "É segurado pela Sul América", da MPM Propaganda para Sul América.
PRATA: (informação truncada), da Denison para Banerj
BRONZE: "Cartão de Natal", da MPM Propaganda para Banco Nacional
• CAMPANHA DE MERCADO FINANCEIRO, SEGUROS E POUPANÇA
OURO: "O Rio é bom negócio", da Denison para Sec. de Fazenda do Est. RJ.
PRATA: "Citinvest", da J.W. Thompson para Citibank / Citinvest
BRONZE: "A Diferença está na Bolsa...", da VS Escala para BBF
• CAMPANHA DE MERCADO IMOBILIÁRIO
OURO: "Real", da Contemporânea para Real Engenharia
• ANÚNCIO DE INFORMATICA
OURO: "Super do Hiper", da J.W. Thompson para NCR / Caixa Registradora.
PRATA: "Anúncios de Aplicações", da Caio Domingues para Cobra Computadores
BRONZE: "Nem tudo que é sucesso...", da Caio Domingues para Cobra/Cobra 500
• ANÚNCIO INSTITUCIONAL E CORPORATIVO
OURO: "Democracia", da Contemporânea para Jornal do Brasil
PRATA: "Cat Max" / "Eu Miamo" / "Playboy", da Artplan para Gatão Veículos
BRONZE: "A cópia é o princípio...", da VS Escala para Xerox - Institucional
• CAMPANHA INSTITUCIONAL E CORPORATIVO
OURO: "Carros Usados", da Artplan para Gatão Veículos
PRATA: "Vários", da DPZ para Vulcan - Institucional
BRONZE: "Prêmio JB", da Contemporânea para Jornal do Brasil
• CAMPANHA DE MATERIAL, ROUPA E EQUIPAMENTO ESPORTIVO
PRATA: "Aquiles", da Tandem para BTR/Sorbothane
• COMERCIAL DE MODAS/CONFECCÕES
OURO: "Primavera Verão", da Provarejo para Mesbla Magazine
COMERCIAL DE MODA/ CALÇADOS, ACESSÓRIOS ETC
PRATA: "Moda Outono/Inverno 85", da Contemporânea para Barrashopping.
• COMERCIAL DE MÓVEIS, DECORAÇÃO E UTENSILIOS DOMÉSTICOS
PRATA: "Nova Coleção", da DPZ para Vulcan / Contact
BRONZE: "Facas Wilkinson", da Denison para Wilkinson Sword
• ANÚNCIO DE MÓVEIS, DECORAÇÃO E UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS
OURO: "Toyotsubo...", da Provarejo para Mesbla Magazine e Schimidt
• CAMPANHA DE MÓVEIS, DECORAÇÃO E UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS
OURO: "Formipiso", da Contemporânea para Cia. Química Ind. de Laminados
PRATA: "Fique in", da Tandem para Klabin
BRONZE: "A GE fez primeiro e continua...", da Norton para GE (Lâmpadas)
• COMERCIAL DE POLÍTICA
OURO: "Gaúcho", direto para Fernando Carvalho
• COMERCIAL DE PRODUTOS DE LIMPEZA
OURO: "Terezinha", da DPZ para Ceras Johnson / Gleid Sany
PRATA: "Por quê?", da J.W. Thompson para Ceras Johnson / Protector
• COMERCIAL DE PRODUTOS E SERVIÇOS AUTOMOBILÍSTICOS
OURO: "Japonesas", da DPZ para Castrol- GTX
• ANÚNCIO DE PRODUTOS E SERVIÇOS AUTOMOBILÍSTICOS
OURO: "Todas as concessionárias Chevrolet..." da VS Escala para Ótima Veículos.
PRATA: "Se você trata..." da MPM Propaganda para Ipiranga
• CAMPANHA DE PRODUTOS E SERVIÇOS AUTOMOBILÍSTICOS
OURO: "Tudo Ótima", da VS Escala para Ótima Veículos
PRATA: "O Santo Protetor de seu Carro", da Norton para Atlantic (Óleo F-1 Super)
• COMERCIAL DE PRODUTOS DE USO PESSOAL
PRATA: "Pulseirinhas", da DPZ para Quartz-Eletron e Mondaine
BRONZE: "Troca-Troca", da Standard para Technos Relógios.
• ANÚNCIO DE SERVIÇOS
OURO: "O País do Futebol", da Contemporânea para Viva Promoções Esportivas
PRATA: "Cobra assopra velinhas", da Caio Domingues para Cobra Computadores
BRONZE: "Segurança Arki", da Zapt Propaganda para Arki Serviços de Vigilância
• CAMPANHA DE SERVIÇOS
OURO: "Forte Para Vender..." da Norton para Classificados Jornal do Brasil
PRATA: "Maratona do Rio/85", da Contemporânea para Viva Promoções Esportivas
BRONZE: "Série Barraport", da Contemporânea para Renasce-Rede Nac. Shop. Centers
• ANÚNCIO DE SERVIÇOS PÚBLICOS
OURO: "A partir de agora, o Computador...", da Abaeté para Proderj
PRATA: "Festa do Interior", da Denison para Sec. da Fazenda do Est. RJ.
BRONZE: "O Hospital Getúlio Vargas teve alta", da Abaeté para Secretaria de Estado de Saúde
• ANÚNCIO DE MERCADO DE TRADE
OURO: "Super Corega", da MPM Propaganda para Stafford Miller
PRATA: "Tem muito homem usando calcinha...", da Almap para Du Loren
BRONZE: "Antes de Passar no Carro...", da DPZ para Ceras Johnson / Carnu
• CAMPANHA DE MERCADO DE TRADE
PRATA: (informação truncada), da Almap para Du Loren
BRONZE: "A GE fez primeiro e continua...", da Norton para GE (Lâmpadas).
• ANÚNCIO DE TRANSPORTES, VIAGENS E TURISMO
PRATA: (informação truncada), da Denison para VDC-Voo Direto ao Centro
• CAMPANHA DE TRANSPORTES, VIAGENS E TURISMO
OURO: "Meridien, 10 anos de qualidade.", da Norton para Meridien (Hotéis)
PRATA: "Rotas", da WN para Aerolineas Argentinas
• COMERCIAL DE VAREJO
OURO: "Liquidação Democrática", da Contemporânea para Assoc. Lojistas do Barrashopping
PRATA: Série "Barra Mais", da Contemporânea para Renasce-Rede Nac. Shoppings
• ANÚNCIO DE VAREJO
PRATA: "Liberdade", da Provarejo para Bazooka
• CAMPANHA DE VAREJO
OURO: "Barra Mais", da Contemporânea para RenasceRede Nac. Shoppings.
PRATA: "Carro do Ano Sendas", da Casa Propaganda para Casas Sendas
• ANÚNCIO DE DIVERSOS
OURO: "Ninguém esquece de...", da DPZ para Coca-Cola
•JINGLE
OURO: "Quero ver o Povo Forte...", da Senior para Saturnino
•OUTDOOR
PRATA: "O Prazer em Pessoa (homem)", da Artplan para Malt 90
BRONZE:(informação truncada), da Norton para Bob's
• CAMPANHA DE ATÉ 60 CM OU 1/2 PÁGINA DE REVISTA
OURO: "O Rio é bom negócio.", da Denison para Secr. de Fazenda do Est. RJ.
PRATA: "Use o Telefone e Fique Descansado", da Norton para Classificados Jornal do Brasil
BRONZE: (informação truncada), da Esquire para Caesar Park Hotel / Petronius
• ANÚNCIO DE ATÉ 60 CM OU 1/2 PÁGINA DE REVISTA
PRATA: "Mova um dedo pelo teatro brasileiro", da DPZ para Souza Cruz - Carlton
BRONZE: "Só você..." / "Mills: Obra seria...'', da Caio Domingues para Mills-Equipamentos
• ANÚNCIO DE AGÊNCIA
OURO: "A Gente Somos Inútil", da Artplan para Artplan
PRATA: "Casa no Humaitá...", da VS Escala para VS Escala
BRONZE: (informação truncada), da DPZ para DPZ
• ANÚNCIO OU COMERCIAL DE OPORTUNIDADE
OURO: "Antes o torcedor morria de paixão", da VS Escala para Rádio JB 940
PRATA: "Nina Hagen - Eu Também", da para Rio Gráfica - Rock in Rio
BRONZE: "Atirei o pau no gato...", da VS Escala para Ótima Veículos
• MENSAGEM DE NATAL/CARTÃO, CARTAZ OU OBJETO
OURO: "Que em 1986 você continue...", da Provarejo para Provarejo
PRATA: "Arte Brasileira Contemporânea", da Contemporânea para Contemporânea
BRONZE: "O Pesadelo acabou...", da Caio Domingues para Caio Domingues
• COMERCIAL COM TESTEMUNHAL
OURO: "Zezé Motta" / "Ivan Lins" / "Fafá", da Salles para Brahma / Cerveja Brahma Chopp
• COMERCIAL DE HUMOR.
OURO: "Costas Brasileiras", direto para Lab. Sardalina / Sol de Verão
PRATA: "Seu marido adora...", direto para Lab. Sardalina / Velman
• CONJUNTO DE COMERCIAIS - AGÊNCIA
OURO: ARTPLAN
• CONJUNTO DE COMERCIAIS - PRODUTORA
OURO: VTUM
• CONJUNTO DE FONOGRAMAS - PRODUTORA
OURO: Tape Spot
PRATA: Reginaldo Bessa
CURTAS
• A ABAP-Rio já abriu inscrições para o seu Seminário de Planejamento e Atendimento, no qual serão analisados os detalhes do relacionamento Agência-Cliente. A inscrição custará 280 cruzados e o seminário será dias 7, 8 e 9 de abril. Maiores informações na ABAP, pelos telefones 551-7849 e 552-0496.
• Cláudio Carvalho continua faturando firme com a Caixa Econômica Federal. É dele este novo comercial com o tema "Poupança começa em criança", programado para ficar no ar até junho, mês da Copa, tendo os quatro integrantes do conjunto Dominó como protagonistas. A criação da campanha é do Cláudio Carvalho, Dudu Lima Netto e Toninho de Paula. A produção foi da VT UM, com direção do Fredy Nabhan.
• O já famoso filme americano da Pepsi-Cola "Arqueologia", no qual exploradores no futuro não conseguem reconhecer uma garrafa fóssil da Coca-Cola, mais uma vez foi premiado. Agora no 26º International Broadcasting Awards, o festival publicitário de Hollywood. O Brasil não conseguiu chegar entre os premiados.
• Em comemoração ao Congresso Internacional de Shopping Centers, que vai acontecer em agosto deste ano, no Rio, a Abrasce - Associação Brasileira de Shopping Centers instituiu duas premiações para promover as agências de propaganda e promoções que tenham desenvolvido e produzido a campanha e a promoção mais criativas para os shoppings brasileiros, no período de setembro de 1985 a julho de 1986. Os prêmios serão viagens internacionais e a Salvador. Maiores informações com a entidade, pelo telefone 263-9093, no Rio.
• O publicitário mineiro Álvaro Resende, presidente da Fenapro, recebeu dia 21 de março o titulo de Cidadão Honorário de Belo Horizonte, numa homenagem da Câmara Municipal local.
• A Estrutural conquistou a conta do NorteShopping, um empreendimento da Ecisa que será inaugurado em julho, em concorrência da qual participaram Norton, JMM e Tandem. A campanha foi criada por Rogerio Steinberg, Helena Lopes e Roberto Carlos Ribeiro.
• A British Airways, que realizou convenção latina este mês no Rio homenageou a SGB como a melhor agência entre as que lhe atendem em toda a América Latina.
• Correspondências para esta coluna: Praia de Botafogo 340 grupo 210 CEP 22250 - Rio - RJ. O telefone, que foi mudado pela Telerj, agora é 552-4141. Atualizem suas agendas.
CARTAS
"Prezado Marcio e Marcia: Parabéns pela excelente coluna em que os amigos analisam as consequências das medidas econômicas com muita propriedade. Realmente, as agências devem repensar a postura de trabalho juntamente com seus clientes. Recebem os nossos abraços".
Gustavo Oliveira, Giovanni e Associados.
"Meu caro Marcio, lúcido e direto na ferida o teu artigo de 14/3". Maurice Cohen, vice-presidente da SGB. |
|