Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 27/DEZ/1985
Marcio Ehrlich e Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Unimed causa polêmica entre agências cariocas

DUAS tradicionais agências cariocas estão vivendo atualmente um dos mais curiosos casos de triângulo amoroso já acontecidos na propaganda brasileira. As agências são a Giovanni & Associados, do publicitário Paulo Giovanni, e a BAP - Brasil-América Publicidade, ligada ao grupo CB. O pivô do caso é a Unimed ­ Confederação Nacional das Cooperativas Médicas de São Paulo.
Tudo começou quando, em setembro último, a Unimed abriu concorrência para a sua conta publicitária. Três agências cariocas (?!) se habilitaram: as duas acima e a Pubblicità. Feitas as apresentações, ganhou a Giovanni, com a campanha "Saúde não é brinquedo". Contrato assinado, a agência partiu para a produção, prevendo veiculação nacional a partir de janeiro de 1986 e, no Rio, desde novembro último.
Só que, esta semana surge a notícia de que a Unimed havia assinado um novo contrato com a agência Estrutural, representante do jogador Sócrates, do Flamengo, para ter o atleta em suas campanhas. E como intermediária da transação, aparece outra agência: a BAP, que inicialmente constava como tendo perdido a concorrência.
Imediatamente o colunista Genilson Gonzaga publicou, em sua coluna do Jornal do Commercio, a "notícia" da conquista da conta do Unimed pela BAP. No dia seguinte, Henrique Aguiar, executivo de Novos Negócios da Giovanni, nos escrevia para informar que a notícia de Genilson estava errada. Para provar, anexava telex do superintendente da Unimed, Nilo Marciano de Oliveira, confirmando ser oficialmente da Giovanni a conta. Conversando com Paulo Vogel, diretor da Giovanni, ele nos garantiu que a situação está tão sob controle que a agência até recebeu pedido para criar uma campanha usando o próprio Sócrates, para começar a veicular a partir de abril do ano que vem.
Ligamos então para a BAP, querendo saber como ela entrara e ficara na história. E seu diretor Luís Carlos Veloso, nos afirmou que, até onde sabe, a campanha para a Unimed com o Sócrates será feita é por eles, que a aprovaram, com o cliente e já estão para começar a produção, com o propósito de veicular a partir de janeiro. A agência já tem até contato cuidando da conta, Jesus Pereira.
Em suma, por inexperiência ou qualquer outra razão, a Unimed conseguiu a façanha de entregar a sua conta a duas agências cariocas ao mesmo tempo, em um triângulo amoroso que só não é perfeito porque não se sabe quem é o marido legítimo (apesar de que a Giovanni tem mais argumentos para se considerar como tal). Como em todo triângulo, porém, alguém acabará muito machucado com a experiência. Quem será, só o tempo dirá.

Guinle não consegue justificar anúncio

Casa Propaganda e Benício para Copacabana PalaceE uma pena que tenha baixado o nível da polêmica sobre a campanha criada pela Casa Propaganda para o Copacabana Palace Hotel, principalmente quando chegou o momento da comunicação de José Eduardo Guinle que, como empresário de hotelaria e turismo, poderia evitar de ser grosseiro. Pelo menos, publicamente.
Em press release enviado pela Manager Comunicação, de São Paulo, o diretor do Copacabana Palace procura enumerar algumas justificativas para o fato nítido de sua agência ter copiado, através de ilustração de Benício, uma foto da cantora Marcia, do conjunto Blitz, no anúncio "Quem se hospeda no Copa está no clima". Como a imprensa especializada já noticiou fartamente, a cantora protestou por não ter sido consultada para fornecer autorização para aproveitamento da imagem contida em uma fotografia de divulgação de seu último disco.
Na resposta de José Eduardo, juntamente com explicações pouco convincentes como "na foto a figura está de joelhos; na ilustração, de pé" (N.R.: o que não é verdade, pois só aparece da cintura para cima) e "a blusa é diferente", surge para encerrar a afirmação pouco espirituosa de que "o umbigo da ilustração é muito mais bonito". Ou seja, na falta de argumentos, a grosseria e agressão pessoal.
O episódio poderia já estar encerrado e esquecido. José Eduardo Guinle o reviveu, com resultados bem negativos. Como profissional que também se apresenta como funcionário da área de atendimento e novos negócios da Casa Propaganda, José Eduardo poderia ter poupado sua agência e a atividade publicitária carioca deste desgaste. (M.E.).

Será que Brizola vira publicitário?

Como político de mente brilhante e personalidade forte, o governador Leonel Brizola é conhecido, por quem cuida da publicidade do governo do Rio, como um cliente que não é dos mais fáceis de se atender. Curioso, porém, é imaginar Brizola como publicitário, principalmente participando de reuniões de nossas entidades como ABAP, ABP, etc.
Isto, porém, pode acabar acontecendo, se se confirmar a afirmativa do governador a seu assessor de propaganda Renato Martins, publicada no jornal Consulta nº 8, um veículo editado pela agência Propaganda Professa com temas ligados à crítica e arte da propaganda. Neste número, Consulta reproduz um papo descontraidíssimo sobre marketing político entre o jornalista e publicitário Renato Martins, o colunista Genilson Gonzaga, do Jornal do Commercio e revista Bolsa, e o diretor da Professa, Jorge Maranhão.
Em dado momento, Genilson afirma que Brizola tem vocação para a publicidade e que "se ele não fosse político seria um excelente homem de propaganda". Ao que Renato Martins completou: "ele disse isto outro dia: estou pensando, ao sair do governo, em abrir uma agência de propaganda ..."
Ou seja, Jânio pode ficar tranquilo. Quem deve se preocupar é Geraldo Alonso.

Curtas

• A CBBA/Propeg contratou Cesar Stellato para apoiar o trabalho de desenvolvimento de novos negócios no escritório de Brasília da agência.
• É da Cláudio Carvalho Criação o comercial de Natal da Globex Utilidades/ Ponto Frio em que José Wilker aparece com sua família. A criação é do próprio Wilker com Cláudio Carvalho.
• Bené Vaisman, diretor da Artplan, é quem está representando o Rio de Janeiro na comissão de publicitários organizada pela Fenapro ­ Federação Nacional das Agências de Propaganda para discutir assuntos da realidade publicitária para que a voz do setor seja ouvida na Constituinte. Participam também da comissão Luiz Celso de Piratininga (São Paulo), Rafael de Lala (Paraná), Elzio Costa (Minas Gerais) e Osvaldo Mendes (Pará).
• José Grossi, diretor comercial da Última Hora, também está agora como diretor comercial da Rádio AM O Dia, ex-Rádio América. Como gerente da rádio está Eduardo Garcia, ficando Roberto Fonseca como contato.
• O Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas estabeleceu como anuidade para 1986 nada menos que Cr$ 555.796, ou seja, quase um salário mínimo inteiro. O Conselho de Medicina cobrará de seus profissionais bem menos: Cr$ 300 mil. Com este valor edita boletins, defende a classe etc. O de RP só aparece para cobrar anuidades ou nas épocas de eleições. Ou para burocratizar o direito de atuação dos verdadeiros profissionais do setor. Enquanto isto, volta-e-meia a imprensa noticia matérias sobre os relações públicas de restaurantes, escolas de samba e por aí.
• Tyrso Pinto Bandeira, que era supervisor de publicidade da revista Placar, está agora como gerente comercial da revista Saque, a única brasileira especializada em vôlei.
• A Rede Bandeirantes de Rádio passou a representar, com exclusividade, no Rio e São Paulo, as Rádios Princesa do Sul e Som Brasil, de Cachoeiro do Itapemirim-ES e Cultura, de Jales-SP.
• A Lynxfilm, produtora de São Paulo, está revestindo seus estúdios com fibra de vidro, para beneficiar a gravação direta de som em seus, comerciais que, segundo afirmam, poderão ter com isto planos sonoros mais abertos.
• Guilherme de Freitas, um dos pioneiros do jornalismo especializado em propaganda, está circulando um novo número de sua Carta do Mídia, com uma extensa e bem cuidada matéria sobre o Asahi Shimbum e o mercado japonês, frutos de uma recente viagem do hoje diretor da Sitral ao Japão. E uma publicação para se ler e guardar como material de referência.
• Gilberto Pauletti reassumiu como secretário de redação da Gazeta Mercantil no Rio de Janeiro. Ele volta para o posto que estava com Riomar Trindade, que foi ser chefe de reportagem da sucursal carioca da Folha de São Paulo.
• Correspondências: Praia de Botafogo 340 gr. 210 - Tel.: 266-3131 - CEP 22250 - Rio - RJ.