Janela Publicitária    
 
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Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 13/DEZ/1985
Marcio Ehrlich e Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

J.W.Thompson comprou 100% da agência CBBA

A agência brasileira CBBA­Castelo Branco e Associados acaba de ser integralmente vendida para um dos maiores grupos de propaganda em todo o mundo: a J. Walter Thompson. A negociação foi formalizada em São Paulo na última segunda-feira, mas apenas ontem as duas empresas começaram a fazer as comunicações a seus clientes e funcionários.
Segundo Lee Pavão, presidente da Thompson no Brasil, a compra não interferirá em nada na operação da CBBA, que inclusive deverá continuar com o seu acordo operacional com a agência baiana Propeg, mantendo mesmo em todo o país o nome que vinha sendo usado nos últimos meses, de CBBA/Propeg. O objetivo, nos informou Pavão, foi aumentar os investimentos do Grupo JWT no Brasil e garantir a existência de mais uma agência independente que possa absorver anunciantes conflitantes com os atendidos pelos escritórios da Thompson no Brasil. Em São Paulo, por exemplo, o grupo ainda mantém outra agência, a PPR.
No Rio, o presidente da CBBA/Propeg carioca e um de seus ex-acionistas, Jomar Pereira da Silva, nos garantiu que a curto e médio prazo não haverá alterações nos quadros e na estrutura da agência. Poderão acontecer, sim, diz ele, novos investimentos e até contratação de mais profissionais para expandir a participação da CBBA/Propeg no mercado. Por enquanto, ressaltou Jomar, é cedo para saber se o grupo Thompson colocará algum de seus diretores participando da alta administração ou da operação da CBBA.
A CBBA foi fundada no Brasil em 1971 e até quatro anos atrás tinha 29% de suas ações em poder da agência americana BBDO. Desejosa de participar mais ativamente da publicidade de governo brasileiro (da qual normalmente estão afastadas as agências de capital não inteiramente nacional), a agência recomprou as ações da BBDO. Recentemente, a agência realizou um acordo não acionário com a GFM/Propeg para atuação conjunta. Este ano, já como resultado do acordo, a CBBA/Propeg apresentará uma taxa de crescimento em sua receita de 27 a 30%, descontada a inflação.
O aspecto mais curioso da negociação CBBA-Thompson é a perda do rótulo de "nacional", deixando no ar especulações de como a empresa participará do atendimento a clientes de governo. Jomar esclarece, no entanto, que nada deverá mudar, pois, em Brasília, a conta da Telebrás, atendida pela junção CBBA/Propeg, está oficialmente na inteiramente nacional GFM/Propeg, que mantém o escritório naquela capital.

Assessor define concurso de poema

A jornalista e escritora Clara Ramos, do Rio de Janeiro, foi a vencedora do "Prêmio Assessor de Poesia Sobre o Natal", promovido pela agência Assessor. Clara, filha do escritor Graciliano Ramos, concorreu com o poema Paz nas Estrelas, sob o pseudônimo de Áurea Luz. Ela vai receber Cr$ 10 milhões, o maior prêmio já concedido para um só poema no Brasil.
Em segundo lugar ficou o poema De Minas, para o Menino, do publicitário Jackson Drummond Zuim, de Belo Horizonte. Jackson concorreu sob o pseudônimo de Baltazar e pelo poema receberá um prêmio de Cr$ 3 milhões.
O paulista Paulo Silva Sampaio, de São Carlos, ganhou o terceiro lugar, com o poema Natal como Palavra, o que lhe dará o prêmio de Cr$ 2 milhões.
A entrega dos prêmios será no dia 20 de dezembro, às 18 horas, na Rua Senador Dantas, 7-A - 8º andar, Rio.
A comissão julgadora, composta pelos escritores Rubem Braga, Affonso Romano Sant'Ana e Nei Leandro de Castro, julgou cerca de 2.000 poemas, vindos de todas as partes do País e do exterior.

Curtas

• Está indo para a Oliveira Murgel a conta das Casas Gelli, que estava na Artplan.
• A exibição da Fórmula 1 de 1986, feita com exclusividade pela Rede Globo, terá dois novos patrocinadores: Banco Nacional e Golden Cross. Entram no lugar da Anakol, fabricante de Kolynos e Denorex, que não renovou, e da segunda cota da Alpargatas, que ficou só com uma. A Esso continua.
• Mudanças de gente: Ronaldo Rangel de Carvalho deixou a Gerência de Propaganda da Texaco para assumir a supervisão do atendimento da Souza Cruz na MPM, no lugar de Antônio Carlos Belluchi, que passou a supervisionar o Grupo Nacional. Na Texaco, quem deve assumir é Ricardo Trindade Correa, ex-Salles e São Conrado Fashion Mall.