Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Festival do VT foi sucesso absoluto
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Marcio Ehrlich (que acabou sendo convidado a atuar como mestre de cerimônias da entrega) e Roberto Duailibi, presidente da ABAP, prestam homenagem a José Dias e Hans Donner, da Rede Globo, brilhantes palestras proferidas no VT Búzios. |
Domingos Logullo, diretor da Salles (à Direita), recebe de Eugênio Fernandes, da VT Um, representando as produtoras brasileiras de VT Publicitário, a traineira pelo Destaque de Fotografia conquistado pelo comercial Visões do Del Rey. |
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Jomar Pereira da Silva, presidente da ABAP-Rio e idealizador do Festival, entrega o troféu a Isabel Aparecida, da Globotec, pela conquista da Melhor Produtora. |
Uma participação de mais de trezentos delegados consagrou, no último fim-de-semana o I Festival do VT Publicitário, o VT Búzios, promovido pelo capítulo carioca da ABAP-Associação Brasileira de Agências de Propaganda.
Praticamente tudo foi perfeito. A começar pela reunião do júri, composto por 20 dos mais consagrados profissionais da propaganda brasileira além deste colunista, que pôde escolher os trabalhos a serem premiados com alto grau de liberdade e inteligência. E a terminar pela descontração da festa de entrega dos prêmios, incríveis barquinhos de madeira feitos pelos artesões locais. Nos intervalos, o fortíssimo sol e a inacreditável beleza do cenário da ilha Rasa e sua Pousada nas Rocas.
Todo este aspecto turístico, porém, completava-se profissionalmente pela oportunidade de reencontro dos publicitários presentes, vindo de vários estados e diferentes áreas - criação, produção, atendimento, clientes etc. -, possibilitando trocas de ideias sobre a atividade e sobre o VT com resultados realmente úteis.
O sucesso do VT Búzios 85 o recomenda como programa obrigatório para o publicitário ano que vem. Como estímulo a esta participação, saibam que empresas cariocas tiveram visão e patrocinaram a ida de seus funcionários como delegados do I Festival do VT Publicitário: Denison, Estrutural, Ângela & Silvana, P A, Pubblicità, AQuatro, VS Escala, Quebramar, Brasil América, S2M, Azimuth Bell, Giovanni, Orion, SGB, Archi, Professa, CBBA/Propeg, Artplan, TV Globo, Globotec, J.W Thompson, Almap, Vale do Rio Doce, HGB, PPP, Publytape, Fundo Infinito, VT Um e Sistema Globo de Rádio.
A relação completa dos prêmios do VT Búzios está a disposição dos interessados na ABAP-Rio. Mas os principais prêmios foram:
- Grand Prix: "Nem monstro esquece...", série de 3 VTs criados e produzidos pela Agência da Casa para a Rede Globo, no Dia das Mães.
- Melhor Produtora: Globotec, pelo maior número de comerciais incluídos no shortlist.
- Melhor Agência: Agência da Casa, pelo maior número de comerciais incluídos no shortlist.
Klabin lança sistema inédito no País.
O empresário Horácio Klabin (foto), pioneiro no desenvolvimento e expansão dos cartões de crédito no País, através do Diners Club, está lançando o primeiro banco de dados destinado à memória permanente dos números de cartões e documentos em geral que o cidadão tem de possuir, em função da vida moderna. O sistema MEMORA, criado por Klabin, servirá para simplificar o tempo na comunicação às entidades emitentes dos cartões e solicitação de emissões de segundas vias dos documentos.
Esse tipo de serviço só existe nos Estados Unidos e, após sua implantação no Brasil, o empresário exportará o sistema para outros países, principalmente a Europa.
Colunas no Rio e SP sofrem mudanças
O calor de novembro esquentou os alicerces das colunas publicitárias do Rio e São Paulo, e mudanças aconteceram. No mais importante caderno do setor, o Propaganda e Marketing, da Gazeta Esportiva, em São Paulo, Nélson Nunes é o novo editor, no lugar de Antônio P. Rossini, que deixou o colunismo publicitário.
No Rio, Antônio Carlos Caldas deu um golpe de estado na coluna Marketing, do Jornal do Commercio e dispensou todos os colaboradores e antigos co-editores da coluna, passando a assiná-la sozinho. Nem por isso, porém o Jornal do Commercio deixa de ter uma coluna sobre propaganda. Genilson Gonzaga, que já mantinha diariamente no jornal uma coluna sobre política, passa a incluir a publicidade entre seu assuntos diários. Assim, a sua consagrada expressão "doce e querido amigo", encontrada em qualquer outra coluna, é seguramente plágio. E finalmente, na Tribuna da Imprensa mais uma vez o colunismo publicitário sofre um revés, com a demissão de Ivan Estelita Campos e a transformação da coluna em espaço para publicação de releases de empresas em geral.
Fuji usa Pelé para melhorar sua imagem
Com a maior estrela do futebol de todos os tempos (Pelé) à frente, a Fuji Film inicia na próxima segunda-feira, a sua mais nova campanha institucional. São comerciais para televisão e anúncios para a mídia impressa, com os quais a Nacional de Propaganda, realizadora da campanha, pretende em pouco tempo construir uma nova imagem da sua cliente e elevar o consumo de filmes fotográficos Fuji no mercado brasileiro.
Com duração de 30 segundos, o primeiro filme, de veiculação nacional, traz às telas o testemunho do "Rei" que, como maior conhecedor das técnicas futebolísticas, escala o time que trará de volta ao Brasil o título de Campeão do Mundo. Pelé, depois de um diálogo (em off), com o locutor do filme, escala a esperada equipe: um campeão japonês - a Fuji Film. Paralelamente ao comercial, a Nacional Propaganda lança, também, anúncios para a mídia impressa. "Fuji Film: o melhor, oficialmente falando" (a Fuji é uma das patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo de Futebol 86), é o slogan que aparecerá juntamente com a figura de Pelé.
Simpósio internacional terá poucos cariocas.
Começa no dia 19 de novembro, às 8h30, no Centro de Convenções do Centro Empresarial de São Paulo, o II Simpósio Internacional de Publicidade. Este evento, uma realização da APP (Associação Paulista de Propaganda), contará com a presença de aproximadamente 450 profissionais de Marketing, Propaganda, Promoção de Vendas e Merchandising, do Brasil e do exterior.
Existe grande expectativa em torno do Simpósio, que está sendo considerado o mais importante acontecimento do ano na área de Publicidade. Durante três dias, cerca de 150 palestrantes e debatedores, divididos entre as áreas de Resposta Direta, Pesquisa, Mídia, Criação, Promoção e Merchandising, Comunicação Social e Planejamento, discutirão temas que vão desde a globalização da comunicação de marca e a frequência ideal da mídia, até a Assembleia Nacional Constituinte e direitos do consumidor. Todos os debates e palestras estarão direcionados para o tema central do Simpósio: "A Comunicação em Busca de Resultados".
Muitos profissionais de destaque de vários países estarão presentes, como Ken Roman, presidente da Ogilvy & Mather, falando sobre "Há Comunicação Eficiente Contra a Violência na Sociedade?"; Márcio Moreira, vice-presidente executivo da McCannErickson Mundial, falando sobre "A Globalização da Comunicação de Marca"; Jerome W. Pickholz, presidente da Ogilvy & Mather Direct, que falará sobre "Os Novos Caminhos do Marketing Direto na Propaganda para Consumidores-Empresas"; Herbert Krugman, da Herbert Krugman & Associados, que falará sobre "Os efeitos Surpreendentes da Propaganda de Baixo impacto"; Michael Naples, da Advertising Research Foundation, que falará sobre o tema "Faça Render Sua Verba usando Melhor a Frequência"; além de Washington Olivetto, diretor de criação da DPZ Propaganda, falando sobre "A Propaganda que não dá Resultado".
O lado negativo do Simpósio, por outro lado, é a baixíssima participação dos profissionais cariocas entre os que estarão nas mesas de debate.
Curtas
• A J. Walter Thompson se retirou da concorrência do Rio Sul, que promete 20 bilhões de cruzeiros de verba para o próximo ano. Segundo o diretor da agência, Roberto Leal, a JWT desistiu da concorrência porque "este não é o momento de a Thompson pegar novas contas, pois ela está passando por um processo de rearrumação interna e a entrada de um cliente grande nesta hora poderia ser prejudicial". A DPZ, a Denison, a MPM e a Salles, que continuam no páreo, acharam acertadíssima a estratégia de crescimento de Leal.
• Uma grande ideia promocional da Salles, editar uma cartelinha de bolso contendo os Custos de Mídia no Brasil, válida, nesta primeira edição, para o 4º trimestre de 1985. Parece que nada importante foi esquecido. Estão nele os custos de televisão, rádios AM e FM do Rio e São Paulo, outdoors, jornais, revistas etc. A ideia da agência é editar a cartela trimestralmente, e enviá-la com regularidade a pessoas do seu interesse.
• Lúcia Shibuya, Diretora do Sobrado Estúdio Fotográfico, reuniu esta semana o mercado publicitário do Rio em simpático coquetel para comunicar a expansão do Sobrado e para uma apresentação de projeção de trabalhos de Anselmo Elias, Peter Schnaider e José Moure.
• Correspondência para esta coluna: Praia de Botafogo, nº 340 grupo 210 - Rio de Janeiro - RJ, Tele: 021 - 266-3131.
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