Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 15/NOV/1985
Marcio Ehrlich e Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Festival do VT foi sucesso absoluto

VT Búzios 1984 - Marcio Ehrlich, Roberto Duailibi, José Dias e Hans Donner VT Búzios 1984 - Marcio Ehrlich, Eugênio Fernandes e Domingos Logullo
Marcio Ehrlich (que acabou sendo convidado a atuar como mestre de cerimônias da entrega) e Roberto Duailibi, presidente da ABAP, prestam homenagem a José Dias e Hans Donner, da Rede Globo, brilhantes palestras proferidas no VT Búzios. Domingos Logullo, diretor da Salles (à Direita), recebe de Eugênio Fernandes, da VT Um, representando as produtoras brasileiras de VT Publicitário, a traineira pelo Destaque de Fotografia conquistado pelo comercial Visões do Del Rey.

VT Búzios 1984 - Jomar Pereira da Silva, Isabel Aparecida
Jomar Pereira da Silva, presidente da ABAP-Rio e idealizador do Festival, entrega o troféu a Isabel Aparecida, da Globotec, pela conquista da Melhor Produtora.
Uma participação de mais de trezentos delegados consagrou, no último fim-de-semana o I Festival do VT Publicitário, o VT Búzios, promovido pelo capítulo carioca da ABAP-Associação Brasileira de Agências de Propaganda.
Praticamente tudo foi perfeito. A começar pela reunião do júri, composto por 20 dos mais consagrados profissionais da propaganda brasileira além deste colunista, que pôde escolher os trabalhos a serem premiados com alto grau de liberdade e inteligência. E a terminar pela descontração da festa de entrega dos prêmios, incríveis barquinhos de madeira feitos pelos artesões locais. Nos intervalos, o fortíssimo sol e a inacreditável beleza do cenário da ilha Rasa e sua Pousada nas Rocas.
Todo este aspecto turístico, porém, completava-se profissionalmente pela oportunidade de reencontro dos publicitários presentes, vindo de vários estados e diferentes áreas - criação, produção, atendimento, clientes etc. -, possibilitando trocas de ideias sobre a atividade e sobre o VT com resultados realmente úteis.
O sucesso do VT Búzios 85 o recomenda como programa obrigatório para o publicitário ano que vem. Como estímulo a esta participação, saibam que empresas cariocas tiveram visão e patrocinaram a ida de seus funcionários como delegados do I Festival do VT Publicitário: Denison, Estrutural, Ângela & Silvana, P A, Pubblicità, AQuatro, VS Escala, Quebramar, Brasil América, S2M, Azimuth Bell, Giovanni, Orion, SGB, Archi, Professa, CBBA/Propeg, Artplan, TV Globo, Globotec, J.W Thompson, Almap, Vale do Rio Doce, HGB, PPP, Publytape, Fundo Infinito, VT Um e Sistema Globo de Rádio.
A relação completa dos prêmios do VT Búzios está a disposição dos interessados na ABAP-Rio. Mas os principais prêmios foram:
- Grand Prix: "Nem monstro esquece...", série de 3 VTs criados e produzidos pela Agência da Casa para a Rede Globo, no Dia das Mães.
- Melhor Produtora: Globotec, pelo maior número de comerciais incluídos no shortlist.
- Melhor Agência: Agência da Casa, pelo maior número de comerciais incluídos no shortlist.

Klabin lança sistema inédito no País.

Horácio KlabinO empresário Horácio Klabin (foto), pioneiro no desenvolvimento e expansão dos cartões de crédito no País, através do Diners Club, está lançando o primeiro banco de dados destinado à memória permanente dos números de cartões e documentos em geral que o cidadão tem de possuir, em função da vida moderna. O sistema MEMORA, criado por Klabin, servirá para simplificar o tempo na comunicação às entidades emitentes dos cartões e solicitação de emissões de segundas vias dos documentos.
Esse tipo de serviço só existe nos Estados Unidos e, após sua implantação no Brasil, o empresário exportará o sistema para outros países, principalmente a Europa.

Colunas no Rio e SP sofrem mudanças

O calor de novembro esquentou os alicerces das colunas publicitárias do Rio e São Paulo, e mudanças aconteceram. No mais importante caderno do setor, o Propaganda e Marketing, da Gazeta Esportiva, em São Paulo, Nélson Nunes é o novo editor, no lugar de Antônio P. Rossini, que deixou o colunismo publicitário.
No Rio, Antônio Carlos Caldas deu um golpe de estado na coluna Marketing, do Jornal do Commercio e dispensou todos os colaboradores e antigos co-editores da coluna, passando a assiná-la sozinho. Nem por isso, porém o Jornal do Commercio deixa de ter uma coluna sobre propaganda. Genilson Gonzaga, que já mantinha diariamente no jornal uma coluna sobre política, passa a incluir a publicidade entre seu assuntos diários. Assim, a sua consagrada expressão "doce e querido amigo", encontrada em qualquer outra coluna, é seguramente plágio. E finalmente, na Tribuna da Imprensa mais uma vez o colunismo publicitário sofre um revés, com a demissão de Ivan Estelita Campos e a transformação da coluna em espaço para publicação de releases de empresas em geral.

Fuji usa Pelé para melhorar sua imagem

Com a maior estrela do futebol de todos os tempos (Pelé) à frente, a Fuji Film inicia na próxima segunda-feira, a sua mais nova campanha institucional. São comerciais para televisão e anúncios para a mídia impressa, com os quais a Nacional de Propaganda, realizadora da campanha, pretende em pouco tempo construir uma nova imagem da sua cliente e elevar o consumo de filmes fotográficos Fuji no mercado brasileiro.
Com duração de 30 segundos, o primeiro filme, de veiculação nacional, traz às telas o testemunho do "Rei" que, como maior conhecedor das técnicas futebolísticas, escala o time que trará de volta ao Brasil o título de Campeão do Mundo. Pelé, depois de um diálogo (em off), com o locutor do filme, escala a esperada equipe: um campeão japonês - a Fuji Film. Paralelamente ao comercial, a Nacional Propaganda lança, também, anúncios para a mídia impressa. "Fuji Film: o melhor, oficialmente falando" (a Fuji é uma das patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo de Futebol 86), é o slogan que aparecerá juntamente com a figura de Pelé.

Simpósio internacional terá poucos cariocas.

Começa no dia 19 de novembro, às 8h30, no Centro de Convenções do Centro Empresarial de São Paulo, o II Simpósio Internacional de Publicidade. Este evento, uma realização da APP (Associação Paulista de Propaganda), contará com a presença de aproximadamente 450 profissionais de Marketing, Propaganda, Promoção de Vendas e Merchandising, do Brasil e do exterior.
Existe grande expectativa em torno do Simpósio, que está sendo considerado o mais importante acontecimento do ano na área de Publicidade. Durante três dias, cerca de 150 palestrantes e debatedores, divididos entre as áreas de Resposta Direta, Pesquisa, Mídia, Criação, Promoção e Merchandising, Comunicação Social e Planejamento, discutirão temas que vão desde a globalização da comunicação de marca e a frequência ideal da mídia, até a Assembleia Nacional Constituinte e direitos do consumidor. Todos os debates e palestras estarão direcionados para o tema central do Simpósio: "A Comunicação em Busca de Resultados".
Muitos profissionais de destaque de vários países estarão presentes, como Ken Roman, presidente da Ogilvy & Mather, falando sobre "Há Comunicação Eficiente Contra a Violência na Sociedade?"; Márcio Moreira, vice-presidente executivo da McCann­Erickson Mundial, falando sobre "A Globalização da Comunicação de Marca"; Jerome W. Pickholz, presidente da Ogilvy & Mather Direct, que falará sobre "Os Novos Caminhos do Marketing Direto na Propaganda para Consumidores-Empresas"; Herbert Krugman, da Herbert Krugman & Associados, que falará sobre "Os efeitos Surpreendentes da Propaganda de Baixo impacto"; Michael Naples, da Advertising Research Foundation, que falará sobre o tema "Faça Render Sua Verba usando Melhor a Frequência"; além de Washington Olivetto, diretor de criação da DPZ Propaganda, falando sobre "A Propaganda que não dá Resultado".
O lado negativo do Simpósio, por outro lado, é a baixíssima participação dos profissionais cariocas entre os que estarão nas mesas de debate.

Curtas

• A J. Walter Thompson se retirou da concorrência do Rio Sul, que promete 20 bilhões de cruzeiros de verba para o próximo ano. Segundo o diretor da agência, Roberto Leal, a JWT desistiu da concorrência porque "este não é o momento de a Thompson pegar novas contas, pois ela está passando por um processo de rearrumação interna e a entrada de um cliente grande nesta hora poderia ser prejudicial". A DPZ, a Denison, a MPM e a Salles, que continuam no páreo, acharam acertadíssima a estratégia de crescimento de Leal.
• Uma grande ideia promocional da Salles, editar uma cartelinha de bolso contendo os Custos de Mídia no Brasil, válida, nesta primeira edição, para o 4º trimestre de 1985. Parece que nada importante foi esquecido. Estão nele os custos de televisão, rádios AM e FM do Rio e São Paulo, outdoors, jornais, revistas etc. A ideia da agência é editar a cartela trimestralmente, e enviá-la com regularidade a pessoas do seu interesse.
• Lúcia Shibuya, Diretora do Sobrado Estúdio Fotográfico, reuniu esta semana o mercado publicitário do Rio em simpático coquetel para comunicar a expansão do Sobrado e para uma apresentação de projeção de trabalhos de Anselmo Elias, Peter Schnaider e José Moure.
• Correspondência para esta coluna: Praia de Botafogo, nº 340 grupo 210 - Rio de Janeiro - RJ, Tele: 021 - 266-3131.