Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 18/OUT/1985
Marcio Ehrlich e Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Giovanni pega contas e cresce no ranking

O segundo semestre de 1984 está sendo um dos melhores períodos na história da Giovanni & Associados. Paulo Giovanni, diretor da agência, nos conta que acaba de conquistar as contas da General Motors, para as suas revendas do setor Leste (Rio e adjacências), e da Unimed, assistência médica em grupo, cuja escolha foi definida em concorrência. Quem atenderá a conta será Gustavo Oliveira (para quem não conhece, é filho do veterano Lindoval de Oliveira).
Na criação, a Giovanni se ampliou, contratando o redator Cláudio Ortman, ex-JMM. Segundo os cálculos de Paulo Giovanni, a sua agência é hoje a 3ª do ranking das agências exclusivamente cariocas, ou seja, das que mantém escritórios exclusivamente neste estado do Rio.

Salles-Rio faz 4 contratações

Cumprindo a sua promessa de que faria grandes contratações no mercado carioca, a Salles-Rio acaba de levar quatro conceituados nomes para a sua equipe, nas áreas de atendimento e criação. José Ernani Neves tornou-se o novo diretor de atendimento da agência, cuidando da conta da Souza Cruz, empresa de onde ele inclusive saiu. Junto com Ernani começou Fernando Mendonça, vindo da MPM, para ser supervisor de contas, também para Souza Cruz.
E na criação, a Salles foi buscar na SGB uma forte dupla: o redator Isac Chapira e o diretor de arte Vitor Bueno.

Vulcan volta à Propaganda

DPZ para Vulcan: Patch LineDepois de vários anos afastada das mídias brasileiras, a Divisão de Plástico da Vulcan volta a anunciar a partir de novembro, dando apoio ao lançamento de uma nova linha de produtos destinados ao lar - e que recebeu o nome de Linha Vulcasa. Como primeiros produtos desta linha, a Vulcan está colocando no mercado a coleção Patch Line, de toalhas para mesa, e coleção Bath Line, de cortinas para box, apesar de que, informa Paolo Allegrini, gerente de marketing daquela divisão, dentro de pouco tempo o "conceito Vulcasa" deverá ser expandido para outros segmentos do lar, além da mesa e banho.
A meta da Vulcan, segundo o gerente de mercado Diamantino André, é alcançar uma venda superior a 50 mil toalhas por mês, dentro de um público de classe A-B, que se disponha a pagar entre 80 e 100 mil cruzeiros cada toalha (dependendo do tamanho). A campanha criada pela DPZ-Rio, diz Allegrini, terá veiculação apenas em revistas femininas, mas a Vulcan pretende também intensificar a sua atividade promocional em feiras e eventos.

Curtas

• A DPZ-Rio já está trabalhando na conta dos relógios Mondaine, já que a Brasil Swiss fechou a sua house­agency. E também na agência acaba de entrar a conta dos isqueiros Cricket, que não mais são da Gillette, e sim da Swedish Match, que adquiriu a marca.
• A conta do Ministério da Educação está na Salles, em concorrência decidida por sorteio entre onze agências de propaganda participantes.
• A MPM-Rio já tem novo responsável pelo departamento de RTVC. É Sheila Regina de Oliveira, que assume o cargo como supervisora. A MPM aproveita e comunica que seu diretor Petrônio Corrêa Filho estará participando do seminário "Brasil 86/Os Novos Desafios de Marketing", em Santa Catarina, com a palestra "Propaganda X Promoção".
• Nunca o verso de Guilherme Arantes -- "Pegar carona nessa cauda do cometa" -- foi tão atual. Agora a Rio Gráfica vai dar uma nova agarrada no cometa de Halley, lançando a coleção de fascículos "Astronomia", um curso prático do setor. Bom aproveitamento. Afinal, se não vender este assunto agora, como diz o Mauro Costa Santos, assessor de comunicação da editora, só daqui a 76 anos.
• Jomar Pereira, presidente da ABAP­Rio, está criando todos os incentivos para que os publicitários compareçam ao seu festival VT-Búzios, no começo de novembro. Para incrementar a festa, Jomar garantiu que Carma Prestes, que já foi garota do Fantástico e posou para o comercial do festival, estará lá em carne (bota carne nisso...) e osso para entregar diplomas aos vencedores. A curiosidade é saber se Carla estará com o mesmo figurino com que posou para o Fantástico e para o comercial. (ME).
• Nádia Rebouças, diretora de atendimento da Thompson, além de Yooppie (segundo a Revista Domingo do JB), é professora orientadora da Agência Escola Ideia, dos alunos de propaganda da PUC - Pontifícia Universidade Católica. Dia 21 próximo, às 20 horas, no 5º andar do Prédio Kennedy da dita universidade, ela e seus pupilos estarão apresentando as campanhas publicitárias de conscientização popular sobre a Assembleia Constituinte, preparada como formação prática das turmas para o futuro na profissão. Estaremos lá para prestigiar.
• Muito engraçados os spots que a Diler criou para a Bardhal, parodiando o governador Brizola em diálogo com um assessor chamado Renato (quem seria?). Particularmente interessante está a caracterização da intransigência do engenheiro, que apesar de chamar o produto pelo nome errado, jamais admite que o assessor lhe corrija. A conta oficial da Bardhal está com a MPM, mas a Diler conseguiu morder a parte dos revendedores do produto, o que está dando uma razoável verbinha de rádio.
• Grande notícia para as agências do Rio: a festa de entrega dos diplomas do 4º Prêmio Colunistas Promoção (Nacional), para as agências e clientes cariocas, será no Rio de Janeiro mesmo, enquanto os premiados paulistas receberão em São Paulo. Economizando passagens e estadas, poderemos fazer uma grande festa por aqui.
• A Assessor está promovendo um concurso de poemas sobre o Natal que premiará o vencedor com 10 milhões de cruzeiros, além de utilizá-lo na impressão dos cartões de fim de ano da agência. Maiores informações e regulamentos poderão ser obtidos pelos telefones (021) 262-8755 / (011) 280-3109.
• Será de 21 a 25 de outubro, das 19 às 22hs, a IX Semana de Relações Públicas da UERJ. O tema deste ano será a "Comunicação Política" e a organização pretende reunir os profissionais das assessorias de comunicação dos candidatos à Prefeitura do Rio pelas legendas POT, PFL, POS, PMDB e PSB. Para tanto estarão presentes Roberto Medina, Mário Morel, Milton Gonçalves, Oswaldo Maneschy e André Franco, entre outros. Farão palestras também durante a semana Marta Alencar (Assessora de Comunicação do Palácio Guanabara), o jornalista José Augusto Ribeiro, o publicitário José Leão Ramos (diretor da Abaeté). As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 21, das 16 às 21hs, no Campus da UERJ, 10º andar – sala 10.001-8. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 284-8322, ramal 2202.
• Correspondências para a Janela: Praia de Botafogo, 340 - grupo 210. Ou notícias pelo telefone 266-3131.
• A Imagem e Som Propaganda conquistou a conta da Dover Indústria e Comércio, maior exportadora brasileira de plásticos flexíveis (cerca de 120 milhões de dólares anualmente) e já prepara a campanha de lançamento de Dover-Roll, sacos de lixo em rolo com fecho próprio. Paralelamente, o departamento de RP da agência vem prestando assessoria à Riomar, no Museu de Arte Moderna.
• Objetivando normalizar suas atividades com relação à montagem de feiras, 33 das maiores empresas do Brasil fundaram a Associação Brasileira de Empresas Montadoras de Exposições (Abeme), sob a presidência do empresário Horácio Camargo.

Cartas

"Prezado Marcio, em nome da Diretoria da ABAP-Rio, quero lhe convidar para participar como jurado do I Festival do VT Publicitário a ser realizado em Búzios nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 1985. Contamos com sua presença. Abraços, Jomar Pereira da Silva, presidente".

Estaremos lá.

Prêmio Colunistas 1985
N.R.: Anúncio do Prêmio Colunistas publicado na edição impressa do Monitor Mercantil.