Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 27/SET/1985
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Norton faz campanha em Asa Branca

A partir de uma ação de merchandising na novela Roque Santeiro, através do posto Atlantic instalado em Asa Branca, a Norton do Rio criou a campanha que está sendo veiculada para o produto Atlantic F-1. Segundo a agência, a campanha foi produzida em tempo recorde de 9 dias. As filmagens foram realizadas no set da novela da Globo, em Guaratiba, e usados os próprios veículos utilizados na novela para dar maior identificação. O tema é: "Atlantic F-1 Super, o Santo protetor de seu carro" e durante seis meses os atores Lima Duarte, Lídia Brondi, Ewerton de Castro, Ruy Resende (o suposto lobisomem), José Wilker e Ary Fontoura estarão dando o testemunho, através de seus personagens, sobre as qualidades do óleo.
A ficha técnica da campanha é a seguinte: Criação de João Bosco (Diretor de Criação e redator) e João Carlos Matano (Diretor de Arte). Diretor da conta: Ney Cantinho. Aprovação pelo Cliente: José Francisco de Oliveira.

Contemporânea: Com Formipiso, ministro não entra em crise.Crise de ministro inspira anúncio

De uma notícia publicada na coluna de Carlos Swann, do Globo, no dia 19/8, Mauro Matos, diretor de criação da Contemporânea se inspirou para criar o excelente anúncio "Com Formipiso, ministro não entra em crise". A veiculação do anúncio foi feita no dia 21, portanto bem em cima da oportunidade do fato. A direção de arte foi do Cristóvão Martins, o atendimento pela agência foi de Jarbas Nogueira e a aprovação pelo cliente foi de Armando D'Almeida.

Rio terá o 1º Festival do VT Publicitário

Será realizado em Búzios, nos dias 8, 9 e 10 de novembro, na Ilha Rasa, o I Festival do VT Publicitário. A promoção é da ABAP - Associação Brasileira de Agências de Propaganda e, sem dúvida, será uma excelente oportunidade para os publicitários unirem o útil ao agradabilíssimo, ou seja, os criadores, agências, produtores e anunciantes poderão mostrar todo o seu talento e criatividade e se informarem sobre as novidades do setor, no ambiente paradisíaco de Búzios.
Além de premiar os melhores trabalhos, o VT Búzios vai reunir profissionais e técnicos de VT, com demonstração dos mais avançados recursos, técnicas e efeitos que a moderna tecnologia do vídeo-teipe permite obter.
O programa será o seguinte: dia 8, sexta-feira: recepção aos delegados na parte da tarde; dia 9, sábado: manhã - exibição dos comerciais inscritos; tarde - repeteco da exibição; noite: exibição dos comerciais premiados e jantar com entrega de prêmios; dia 10, domingo: dia livre para se curtir tudo o que se tem direito em Búzios.
Alguns dos maiores talentos da nossa propaganda já confirmaram presença no Festival. Vejam só: Lula Vieira (VS Escala) José Guilherme Vereza (Denison), Eugênio Fernandes (VT Um), Chico Abreia (Artplan), Bjarke Rink (CBB & A), Roberto Duarte (Clube de Criação), além dos paulistas Washington Olivetto (DPZ), Domingos Logullo (Salles), Alex Periscinoto (Almap), José Fontoura (Standard) e diversos bons profissionais de outros estados.
Maiores informações sobre o Festival poderão ser conseguidas: na ABAP, Praia de Botafogo, 210 sala 806. Ou pelo telefone (021) 551-7849.

Cartas

Marcia e Marcio. A "Janela está ótima. Passarei a comprar o Monitor toda sexta-feira. José Roberto Whitaker Penteado, diretor da Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Prezados Ehrlichs. Primeiramente, não me canso de elogiar a coluna. Está cada vez melhor. Sinceramente, quem não a lê não está bem informado sobre o nosso mercado. Parabéns! Antônio Luiz A. Gomes, Deptº Relações Públicas Norton Publicidade.

Correspondências para a Coluna: Praia de Botafogo, 340 - grupo 210 - Cep: 22250 - Rio de Janeiro - RJ.

Curtas

• A Giovanni & Associados deu um grande passo em suas conquistas e acaba de pegar as contas das sandálias Carícia e dos Laboratórios Espasil, fabricante do Dermobenzol.
• Também surpreendente é o pique atual da Provarejo, que está contratando ótimos profissionais do mercado. Desta vez, para a supervisão de atendimento a agência levou Fernando Marinho (ex-Banco Nacional) e para reforçar o seu Departamento de Criação levou os talentos do Diretor de arte Waldo Mello e dos redatores Fred Coutinho e Antônio Mario.
• Além de ter ganho no 4º Prêmio Colunistas-Promoção a medalha de ouro de Evento Esportivo para a Maratona do Rio (Viva Promoções) e a medalha de prata de Campanha Promocional Industrial, com Amadeus, para seu cliente Digital, a Contemporânea conquistou também a medalha de prata na categoria Display com embalagem para as cuecas Lince, da Du Loren.
• A Golden Cross acertou em cheio quando dividiu sua conta, entregando a parte de criação para a Artplan, agência que foi responsável pelo sucesso de lançamento da Amil no mercado de seguro de saúde. Com o comercial "Adeus às preocupações", que está sendo veiculado, a empresa comprova a reformulação em sua estratégia de comunicação. É só observar a campanha da Artplan para sentir o novo clima de ironia e humor inteligente.
• O veterano colunista publicitário Cauby Silveira assumiu a Direção de Marketing do Grupo Indústria & Comércio que edita o Jornal Indústria e Comércio do Paraná. E como escrever sobre propaganda é um vício, Cauby volta ao colunismo naquele veículo, assinando a coluna "Propaganda I&C", que é publicada às sextas-feiras.
• Rogerio Steinberg nega que a Estrutural tenha arcado com um prejuízo de 400 milhões por causa do tornozelo de Sócrates fraturado num simples coletivo na Gávea. Segundo Rogerio, a receita que entraria na estreia de Sócrates ficará adiada. Quando houver a estreia, a Estrutural vai faturar tudo direitinho, sem prejuízo, pois, até lá, até os ingressos podem aumentar.
• Aliás, a Estrutural podia aproveitar o clima de azar que paira sobre o Flamengo e propor a mudança da figura do urubu como símbolo do clube. Urubu é um bicho muito voodoo (MB).
• A BAP, agência do Grupo CB conquistou a conta das pastilhas Valda.
Top Plus College • Sorte mesmo deu a SGB com a campanha do Codimec (Comitê de Divulgação de Mercados de Capitais). Não é que as ações estavam num momento de total apatia, jururu mesmo, quando a Nova República resolveu incrementar o mercado baixando a poupança, o over, CBD etc. E, exatamente no mesmo momento, a campanha criada pela SGB estoura certeiramente, junto com a bolsa. Como peça suporte da campanha, o Guia Ação, destinado ao investidor individual, sugerindo opções de participação no mercado de ações, já superou em 300% a estimativa de edição, tendo sido solicitadas mais de 50 mil guias em apenas 3 semanas.
• A VS Escala foi a agência carioca mais premiada no 4º Prêmio Colunistas Promoção. A VS - que já havia sido escolhida Agência do Ano pelo Prêmio Colunistas Rio -, desta vez conquistou 8 medalhas de ouro, 1 de prata e 2 de bronze para seus clientes Citibank, Xerox, Bolsa Brasileira de Futuros, Cisper, Warner, Governo do Estado do Rio e Petrofértil.
• Buscando montar um esquema simples, mas eficaz de lançamento para seus calçados femininos, a Top Plus criou um broadside especial, em forma de estojo de lápis de cor, sendo que cada lápis possui uma das cores dos sapatos, ou seja, azul, rosa, verde, cáqui, amarelo, azul-royal, branco, verde-musgo e vermelho. Dentro dos estojos, que estão sendo distribuídos a todos os lojistas revendedores Top Plus, está um folheto explicativo contendo fotografias e todas as informações sobre a coleção. A agência responsável pela criação da Top Plus é a Talent, de Júlio Ribeiro.

Archi para Abap-Rio: No Dia do Anunciante...A Abap - Associação Brasileira de Agências de Propaganda, presidida no Rio de Janeiro por Jomar Pereira da Silva, irá divulgar, com o apoio dos veículos, este anúncio alusivo ao dia do anunciante, que será no próximo domingo, dia 29.
Mais uma vez a entidade das agências, nessa gestão do Jomar, aproveita com grande senso de oportunidade a data como gancho para transmitir uma importante mensagem do mercado aos anunciantes: quem anuncia direto nem sempre anuncia direito. A criação ficou por conta de Celso Muniz (redator) e de Maria Célia Salgado (Diretora de Criação), da Archi.