Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 13/SET/1985
Marcio Ehrlich e Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

BAP volta atrás e Abi-Ackel não vira mais publicitário

A Brasil-América Publicidade, agência ligada ao grupo varejista CB, não vai mais entregar a direção do seu futuro escritório em Brasília ao ex­ministro da Justiça Ibrahim Abi-Ackel, conforme havia comunicado à Imprensa no início de agosto.
A decisão, é claro, deveu-se aos últimos escândalos envolvendo o nome de Ackel, o que certamente prejudicaria a sua atuação naquela função. Segundo nos informou um representante da BAP, a agência não teve prejuízo em voltar atrás no processo porque, por problemas de disponibilidade de tempo de seus diretores, o contrato com o ex-ministro não chegou a ser assinado antes de as notícias sobre Abi­Ackel surgirem. O que comprova a sorte dos Velloso, pois nos dias que antecederam a crise, a agência bem que recebeu seguidos telefonemas de Paulo Abi-Ackel, filho do ex­ministro, pedindo que o processo fosse apressado. Premonição, quem sabe.
Com a decisão, o cronograma de abertura da filial da BAP em Brasília será alterado. A agência pretende, porém, ter a filial funcionando ainda este ano. Só que, para não prejudicar a sua imagem de seriedade, provavelmente agora sob a direção de algum profissional de propaganda de Brasília cuja reputação seja indiscutivelmente indiscutível.
Outra fria como esta, nem pensar.

Mesbla muda marketing com ajuda da Provarejo

Provarejo para Mesbla: Primavera-VerãoCom uma das maiores campanhas publicitárias da sua história, a Mesbla está iniciando este mês uma nova e ousada política de marketing, procurando mudar radicalmente a sua imagem perante o público jovem, comprador de moda. Agora, a Mesbla quer enfrentar os novos magazines e as butiques sendo vista como um varejo que oferece "uma moda atual de qualidade a preços justos", como define o broadside que a empresa enviou esta semana a jornalistas especializados em moda e propaganda de todo o País.
Para transmitir ao público, então, esta renovação -- devida em muito graças à nova mentalidade implantada pelo atual vice-diretor de Compras e Propaganda da empresa, Luís Antônio Secco --, a Mesbla e a Provarejo, agência que pertence ao grupo, decidiram transpor para toda a comunicação visual da empresa, desde a propaganda até as vitrines e displays, os, mesmos elementos de cor e estilo da próxima moda primavera/verão, caracterizada, entre outros elementos; pelos "florais e tons pastéis, grafismos de Miró, a volta do psicodelismo, a moda cigana de Carmen, o exotismo oriental nos cashmeres e a sobriedade dos uniformes da tendência Companhia".
A partir daí, foram produzidos nada menos que 27 anúncios de revista de página dupla a quatro cores e um comercial de tevê, todos utilizando fotos feitas por J. R. Duran com a incrível luz de Búzios, em layouts e textos perfeitos para transmitir o clima de classe e bom gosto que exige o novo público alvo que a Mesbla pretende atingir.
Criada pela redatora Maria Lobo e pelo diretor de arte Carlos Garcia, sob a direção de criação de Carlos Martins, a campanha "Primavera/Verão" da Mesbla contou com Beth Duran e Beth Levacov na produção das fotos e com a Jodaf na produção do comercial. A direção do filme foi de João Daniel Tikhomiroff.

Três dão prêmios ao Rio no FIAP

A Esquire deu ao Rio o melhor prêmio entre os três conquistados esta semana no FIAP-Festival Íbero­Americano de Publicidade: o 1º lugar de Anúncios de Artigos Medicinais, para o produto Solarcaine, da Plough, na área de Peças Gráficas.
Na área de Peças para Rádio o Rio não obteve premiações, mas nos Comerciais o mercado carioca conquistou dois prêmios: 3º lugar de Comerciais de Cigarros e Tabaco, para o filme Fitilho, criado pela MPM e produzido pela Jodaf para Hollywood, da Souza Cruz; e 3º lugar de Comerciais de Meios de Comunicação, para o filme "Classificados", criado pela Diler e produzido pela Globotec para o jornal O Globo.

Televisão domina verbas no Brasil

A televisão absorveu 59% dos Cr$ 2,282 bilhões de verbas publicitárias aplicadas em 1984 em veículos de comunicação. Em segundo lugar ficaram os jornais, com 18% da verba, seguidos das revistas, com 12% e do rádio, com 11% de participação. Os dados foram divulgados esta semana pelo boletim "Pesquisa de Mídia" da agência Salles/Inter- Americana, com base nas informações do instituto LEDA­Levantamento Econômico de Dados dos Anunciantes.
Das 23 áreas econômicas incluídas no levantamento, a televisão obteve a maioria dos investimentos em 1984, sendo que as duas maiores presenças percentuais foram nos segmentos de Alimentos (verba total de Cr$ 172 bilhões) e de Limpeza e Higiene Doméstica (total de Cr$ 26 bilhões), nos quais a televisão absorveu 87% e 84%, respectivamente.
Nas quatro exceções, a televisão foi superada pelas revistas, que levaram 52% das verbas da área de Bens Industriais e Matérias-Primas (total de Cr$ 15 bilhões) e 51% da área de Equipamentos e Materiais para Escritórios e Lojas (total de Cr$ 40 bilhões); e ainda pelos jornais, que são maioria com a participação de 40% nas verbas de Turismo (total de Cr$ 74 bilhões) e de 39% das da Indústria da Construção (total de Cr$ 68 bilhões).
Do total veiculado em 1984, as quatro áreas que tiveram maior presença foram Comércio (varejo), com Cr$ 444 bilhões; Finanças/Seguros, com Cr$ 288 bilhões; Serviços, com Cr$ 218 bilhões; e Saúde, Higiene Pessoal e Cosméticos, com Cr$ 184 bilhões.

Renasce o debate sobre uma entidade nacional.

A criação de uma entidade de profissionais de propaganda a nível nacional voltou a ser tema de debates entre as lideranças publicitárias, que no próximo dia 24 de setembro reúnem-se no Rio, na sede da ABP, como segunda fase de um encontro que começou no final de agosto em São Paulo, na sede da APP - Associação Paulista de Propaganda.
Esta é a terceira vez, nos últimos quinze anos, que o assunto volta à tona. A primeira deu-se quando Sani Sirotsky era presidente da ABP e fracassou, pois as lideranças cariocas não aceitaram a transformação da entidade em Associação Guanabarina de Propaganda, em troca da cessão do nome a uma nova associação nacional. Mais recentemente, durante a gestão de Paulo Roberto Lavrille, a ABP assumiu-se regional e participou da fundação de uma nova entidade: a AP's Brasil, que teria, então, características nacionais. As novas diretorias da ABP, porém, voltaram a questionar a imagem de regional para a ABP e, assim, a AP's Brasil acabou se esvaziando, pois o apoio do Rio é fundamental para qualquer projeto de entidade com representatividade nacional.
As reuniões agora recomeçaram, e já concluíram que o melhor caminho será, primeiro, encontrar um consenso, entre os líderes paulistas e cariocas, acerca dos objetivos de uma entidade desse nível. Desta forma, Elysio Pires, que foi responsável por uma das melhores gestões que a ABP já teve nos últimos anos, ficou designado para elaborar um documento contendo aqueles objetivos, para serem analisados na próxima reunião. A partir daí a comissão, que reúne diretores da ABP e da APP, estabelecerá as normas para a continuidade do trabalho.
Elysio nos adiantou, porém, que, na sua opinião, a solução a ser encontrada, seja qual for, deverá envolver e preservar as duas entidades, sem que haja o surgimento de uma nova associação, que dificilmente conseguiria se impor perante o grande número de outras entidades já existentes no mercado brasileiro.

Rio concorre com 18 no 4º Colunistas-Promoção

Dezoito agências mostraram que estão atuando firme na área de promoções no Rio de Janeiro, através das inscrições que fizeram para participar do 4º Prêmio Colunistas Promoção 84/85, cujo julgamento realiza-se este fim de semana em São Paulo, com a participação do colunista Marcio Ehrlich entre os seus jurados.
Graças a elas, o Rio estará muito bem representado na premiação, com boas condições de trazer vários dos principais prêmios do evento, que avaliará trabalhos como embalagens, designs, campanhas, eventos e peças promocionais criadas, produzidas ou realizadas em todo o Brasil, nos anos de 1984 e 1985.
Estas são as agências que representarão o Rio no Colunistas Promoção, ordenadas pelo volume de trabalhos concorrentes da maior para a menor participação: Archi & Gráfio, Denison, VS Escala, Estrutural, SGB; Provarejo, Artplan, Contemporânea, Almap, Merchand, Cláudio Carvalho, Tendem, Farmarketing, Dia Design, Assessor, Brasil-América, Diler e CBBA/Propeg.