Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
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VS Escala leva Inez para o RTVC
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Inez Barbosa da Silva |
A VS Escala acaba de comprar o passe de Inez Barbosa da Silva para dirigir o seu departamento de RTVC.
Inez, que nos últimos dois anos estava gerenciando o escritório carioca da produtora Jodaf, é considerada uma das mais competentes profissionais do setor, já tendo sido produtora e diretora de arte do fotógrafo Levindo Carneiro, coordenadora de produção e cenógrafa da produtora Claquete e diretora de arte das agências Garden e MMC.
FIAP começa domingo em SP
Já está tudo pronto para a realização em São Paulo, a partir deste domingo e até quarta-feira, 11, do Fiap-85 (Festival Íbero-Americano de Publicidade), hoje o terceiro festival de publicidade do mundo em volume de peças inscritas, superado somente pelas reuniões do Clio e da Sawa, pelos cálculos da APP, secretária no Brasil deste evento promovido pela Ciber - Comunidade ÍberoAmericana de Comunicação.
O Brasil, inclusive, está participando como o País de maior número de peças inscritas entre as 1.100 que serão julgadas de 9 a 10 de setembro, em São Paulo. Representando o Brasil nos juris estarão os conhecidos nomes de Vinícius Galhardi (júri de cinema), Luiz Orquestra (rádio) e Joaquim Oliveira (peças gráficas).
Os resultados do Fiap-85 serão divulgados dia 11, à noite, na própria solenidade de entrega dos prêmios, em conjunto com a apresentação dos trabalhos escolhidos, no Centro de Convenções Rebouças.
Hora extra agita o mercado carioca
Um novo debate começou a tomar conta do mercado publicitário carioca esta semana: "Quem pagará e quanto se pagará a hora extra dos empregados das agências de propaganda?". O assunto é resultado de um encontro promovido no Rio esta última segunda-feira, 2/9, com o tema "O que será do serão?", numa iniciativa do movimento Reclame, da oposição à atual diretoria do Sindicato dos Publicitários, e do Clube de Criação do Rio.
Neste encontro que, segundo Hayle Gadelha, um dos integrantes mais ativos do movimento Reclame, teve uma "excelente" participação dos profissionais cariocas e contou com a presença, inclusive, do presidente do Sindicato, o advogado Murilo Coutinho, duas importantes decisões foram tomadas. Primeiro, que nas próximas negociações salariais de novembro entre o Sindicato dos Publicitários e o Sindicato de Agências de Propaganda do Rio, a entidade dos profissionais tentará aprovar como parte do acordo uma cláusula prevendo o pagamento de 300% do valor normal da hora de cada empregado, por cada hora extra realizada, acrescido de uma verba adicional para o táxi até a residência do funcionário e o custo de uma refeição.
Em segundo lugar, o movimento Reclame e o CCRJ concluíram que será necessária uma campanha de comunicação junto ao mercado de agências e anunciantes abordando como a hora extra é danosa para a produtividade dos profissionais e, o que é uma grande novidade, propondo que os custos de horas extras da agência comecem a ser repassados para o cliente, quando as razões para a realização da hora extra forem para atender a interesses e necessidades do cliente. Isto, aliás, é baseado no que já fazem diversos outros fornecedores do setor (principalmente da área gráfica) quando cobram uma "taxa de urgência" por serviços que precisam ser realizados fora do horário normal.
No momento em que todas as agências cariocas – e acreditamos que do País - se veem às voltas com reduções de verbas por parte dos clientes e com controles excessivos dos clientes quanto a custos de produção, não resta dúvida que a nova proposta precisará ser estudada com uma grande atenção. Esta é também a opinião do presidente do capítulo carioca da ABAP - Associação Brasileira de Agências de Propaganda, Jomar Pereira da Silva, que consultado pela Janela, informou que ainda não havia tomado contato oficial com as decisões do encontro "O que será do serão?". De qualquer modo, garantiu, procuraria ainda na quinta-feira se informar a respeito para que, na reunião de diretoria que a entidade realizará esta sexta-feira, já sejam discutidos os caminhos a tomar pelo lado das empresas do setor.
De qualquer maneira, adiantou Jomar, o mais provável é que a ABAP, nas próximas semanas, venha a ouvir as agências associadas no Rio para encontrarem urna posição de consenso.
Campanha da Globo entra em fase final
A campanha da Rede Globo com o tema "O Veículo de Comunicação nº 1" está entrando agora em sua terceira e última fase, na qual, segundo Octávio Florisbal, a Globo procurará "valorizar determinadas faixas horárias, como manhã, almoço, tarde e fim de noite". Aliás, diz ele, o primeiro anúncio, destacando à faixa das 23:30horas, intitulado "Carneirinhos", já foi solicitado pela Advertising Age para reprodução em suas páginas.
Criada pela Agência da Casa, a campanha é seguramente uma das mais criativas assinadas por um veículo de comunicação do País. Com anúncios e comerciais com alto nível de criatividade e produção, a campanha com certeza conseguiu o seu objetivo, o de "ressaltar para o mercado publicitário a liderança da Rede Globo e seus diferenciais de cobertura, audiência e qualidade de programação e produção", nas palavras de Florisbal em comunicado à imprensa especializada.
Esperamos que, desta vez, a Rede Globo mude a sua filosofia de não entrar em concursos publicitários (segundo seus diretores, para não concorrer com as agências existentes no mercado), e permita a inscrição destes trabalhos em prêmios como o Colunistas, o Clio, Anuário de Criação etc. Os profissionais envolvidos com ela merecem o reconhecimento público que nem é dado no release.
CURTAS
• A agência Pubblicità, que já iniciou o mês instalada em uma nova casa na Epitácio Pessoa 4.664, em frente à Lagoa, está comemorando também a conquista das contas de Tubeline e Habitat, fabricantes de móveis. Aliás, para anotação, aí vão os novos telefones da agência: 286-5343, 286-5630, 286-5695 e 286-5726.
• O redator Cláudio Ortman (ex-Salles, Estrutural e JMM) acaba de ingressar na criação da Giovanni & Associados, para fazer dupla com o diretor de arte Fred Pontes. Com esta contratação, a criação da Giovanni, dirigida por Cláudio Aguiar, fica com duas duplas. A agência diz, porém, que ainda está procurando no mercado novos profissionais de criação e de atendimento.
• A Assessor está conquistando contas de moda em Brasília. Ela passou a atender as boutiques Sabrina, Yes Brasil e Phillippe Martin. Em Brasília, a Assessor não pode ficar sem muita renda.
• A Kodak está lançando no Brasil o papel Kodak Ektacolor Plus que, segundo a empresa, tem uma base mais branca e ainda permitirá melhor saturação de cores com maior riqueza de detalhes e perfeição de tons. O mercado publicitário, porém, espera que a Kodak volte a produzir filmes e papéis em preto & branco com qualidade profissional, para que a marca volte a circular nos laboratórios dos fornecedores sérios do setor.
• A Fininvest informa que estará presente ao 26º Congresso Nacional dos Lojistas, que será realizado em NatalRN, entre 15 e 19 de setembro próximos, com o tema "Outro Marketing para um novo Brasil". Durante o encontro, os lojistas analisarão o marketing em relação ao comércio varejista e a seu público alvo: os consumidores.
• O Bob's começa esta semana uma nova campanha, com mídia baseada em outdoors, placas de ônibus, faixas de avião e rádios AM e FM. Com duração de um mês, a campanha seguirá a nova estratégia bem-sucedida das redes de lanchonetes: promover combinações de produtos a um custo mais econômico. Desta vez, o Bob's oferecerá o Big Bob - líder de vendas da empresa - e uma laranjada ao preço de Cr$ 6.900. A criação é da Norton.
• Com a saída de Ricardo Scalamandré para a Rede Globo, Rubens Carvalho assumiu a superintendência comercial do SBT, enquanto Walter Zagari foi promovido a Diretor Nacional de Vendas e Ivandir Kotait, exRecord, tornou-se Diretor de Operações Comerciais.
• Correspondências para esta coluna: Praia de Botafogo, 340 grupo 210 Tel.: 266-3131, Rio - RJ.
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