| 
                                             Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
 Petrobrás vai usar 5  agências A Petrobrás deve iniciar,  ainda em setembro, um processo de escolha de novas agências de propaganda para  atenderem os segmentos de sua conta que, no momento, estão desassistidos, como  Petrofértil, Petroquisa, a parte institucional e a parte comunitária.A decisão já deveria ter  sido tomada até julho passado, mas o estouro de grande parte da verba de  comunicação deste ano e uma série de procedimentos administrativos internos da  Petrobrás levaram ao adiamento da escolha, fazendo que, muito provavelmente, as  novas agências só venham a sentir o valor real das diversas verbas setoriais no  próximo ano.
 Segundo informações que  conseguimos colher, o propósito da Petrobrás é ter as contas da Distribuidora  (atualmente na Almap), do Institucional e da área Comunitária dividida entre  três grandes agências de propaganda, enquanto que as da Petrofértil e da  Petroquisa ficariam com duas agências de porte pequeno ou médio, por terem  estas empresas uma participação menor na verba global da Petrobrás.
 Seja como for, encerra-se  hoje o prazo para que as agências de propaganda entreguem seus documentos para  se habilitarem a atuar como fornecedoras da Petrobrás. Depois, só no próximo  Governo.
 SGB lança biscoito do J.  Macedo  A SGB está lançando, no mercado  brasileiro, mais uma marca de biscoitos, o Cookies Dona Benta, fabricado pela  Águia Central, indústria do grupo J. Macedo em associação com a United  Biscuits, líder do mercado de biscoitos na Grã-Bretanha. Aproveitando as  características do produto - um biscoito com a aparência de fabricação  doméstica, o redator Isac Chapira e o diretor de arte J. Ferrari desenvolveram  a embalagem e o slogan simples mas eficiente de "O gostinho caseiro que dá  água na boca" e aliaram a imagem de Dona Benta, personagem da literatura  brasileira que grande identificação teria com a culinária caseira.
 O Cookies Dona Benta está em  mercado teste no Rio e no Nordeste, por enquanto apenas através das vendas em  supermercados.
 Conta do Chase fica com a Standard-Rio A disputada conta  publicitária do Chase-Banco Lar acabou ficando com o grupo Ogilvy & Mather,  que nos Estados Unidos atende a conta do banco através de sua agência  subsidiária Scali, McCabe, Sloves.Com a inexistência de filial  daquela agência no Brasil, o Chase optou por entregar a conta ao escritório  carioca da Standard Ogilvy & Mather, que atenderá desta forma o desejo do  novo diretor-adjunto de marketing do banco, Lywall Salles Filho, de não mais  ser atendido no esquema de ponte aérea, como vinha ocorrendo com a Núcleo.
 Sepp Baendereck volta a  dirigir a Denison Depois de se dedicar por  quase 8 anos à pintura e a viagens através do Brasil, Sepp Baendereck está  reassumindo a direção de sua agência Denison Propaganda, a nona colocada no  ranking nacional de receita e que este completou o seu 8º aniversário.Sepp volta no momento em que  a Denison anuncia uma série de outras mudanças administrativas, como a extinção  do cargo de presidente, que era ocupado por Hector Brenner e uma maior  autonomia para as diversas operações regionais da agência. A partir de agora, o  Conselho de Administração da Denison, comandado por Baendereck e integrado por  Brenner, Oriovaldo Vargas, Sérgio Ferreira e Romildo Carregosa, passa a atuar  mais livremente, para um direcionamento estratégico, enfrentando as novas  realidades políticas econômicas da Nova República.
 Mudanças no Rio
 O escritório carioca da  Denison, chefiado por Celso Japiassu, tem visto, nas últimas semanas, uma série  de mudanças e renovações já noticiadas aqui. Esta semana, a agência acaba de  fechar mais uma contratação: a de Hélio Kaltman como Diretor de Contas,  tirando-o da direção geral da Cleian Publicidade, onde esteve nos últimos 5  anos cuidando desta houseagency da Júlio Bogoricin. Kaltman cobrirá a brecha  deixada por Vital da Costa.
 Curtas  Aroldo Araujo, que nos  últimos meses está impressionantemente lowprolife, volta a ter uma conta de  companhia aérea: a TAP-Air Portugal. • A Propaganda Professa foi a agência que  ganhou a concorrência da Associação dos Lojistas do Niterói Shopping. A conta  será atendida pelo conhecido Marcio Mascarenhas. • A Estrutural abriu mão da  conta da Rede Manchete de Televisão, sua associada no recente projeto da volta  do jogador Zico ao Flamengo. • É de Bruno Barreto a direção do comercial de  lançamento do álbum de figurinhas "Ursinhos Carinhosos", que a  Cláudio Carvalho criou para a Rio Gráfica. O filme teve uma super equipe, que  incluiu fotografia de Murilo Sales e cenografia de Lia Renha, numa produção da  Turma do Cinema. A criação é do próprio Claudio Carvalho, de Nilo de Paula e  Dudu Lima Netto. Dia 4, agora, o presidente  da Paulistur, João Doria Jr., faz uma conferência no Centro Empresarial Rio  sobre "O Lazer Comunitário Como Instrumento de Marketing", tendo como  debatedores, entre outros, Roberto Medina e Trajano Ribeiro, presidente da  Riotur. Vai ser um belo debate político, promovido pela Meio & Mensagem,  junto com o Jornal do Brasil. • A Mais informa que o jornal Última Hora, de  Brasília, seu novo representado, já está disputando o segundo lugar no Distrito  Federal, ameaçando a posição do Jornal de Brasília. • "A grande massa dos  anúncios e dos comerciais é ignorada pelos destinatários". A tese é da  agência Diler & Associados, em anúncio ousado publicado na imprensa  especializada, lembrando ainda que "os anúncios cheios de vida custam a  mesma coisa que os anúncios fantasmas" que povoam as mídias. Está certo, o  Diler.
 O Clube de Criação do Rio e  o movimento Reclame (oposição ao Sindicato dos Publicitários do Rio) promovem  esta segunda-feira, às 19h30m, no auditório do IBAM, um encontro para que os  criadores possam debater sobre o pagamento de horas extras em publicidade. O  título do debate é "O que será do serão", e a participação está  aberta também a não-sócios do CCRJ. • A agência paulista Nacional de Propaganda  informa que deverá ter este ano um crescimento real de seu faturamento superior  a 34% em relação a 1984, graças, principalmente, à conquista de novas contas  como Fuji Film e Brinquedos Bandeirantes. • A Palheta Produtos Alimentícios  deve vir com uma campanha nova de comunicação no início de 1986, coincidindo  com a reabertura da tradicional lanchonete da Tijuca, que será reformada. A  Palheta quer reconquistar o hábito dos cariocas de frequentar "cafés".
 Correspondências para esta  coluna: Praia de Botafogo, 340 gr. 210 - Tel.: 266-3131 Rio-RJ
 Gente • Altos investimentos da  Provarejo na contratação de profissionais. Vejam só: o premiado redator Delano D'Ávila  foi reforçar a criação, que já tem Carlos Martins na direção; Edwaldo Araújo  (ex-Salles) acaba de ser contratado para a gerência de operações da agência; e  Celso Swartz (exReynolds) passa a ser o novo supervisor de grupo de  atendimento.• A Tandem também acaba de  fazer várias contratações: o redator Marcos Silveira (ex-Premium), para fazer  dupla com o diretor de arte Carlos Reluz; o redator Jaime Kopqke, para dupla  com Márcia Lana; o diretor de arte Vitor Lemos (ex-Thompson): e Fátima Lopes  (ex-Denison), para ser a nova planejadora de mídia.
 • Várias outras mudanças no  mercado carioca: Felipe Zander, depois de mais de 10 anos na Rio Gráfica  deslocou-se para a Rede Globo. Aposta-se na subida de Alberto Pecegueiro para o  seu lugar. ••• Roberto Gaida deixou a representação comercial da Gazeta  Mercantil e foi para o jornal Indústria e Comércio, de Curitiba. ••• Álvaro  Ceciliano é o novo reforço da ABCI, onde está desenvolvendo trabalhos  promocionais. ••• O talentoso redator Toninho Lima deixou a Esquire, e já está  atuando na Thompson-Rio.
 • E no mercado paulista:  Ricardo Scalamandré, depois de 3 anos no SBT, como superintendente de vendas,  retorna à Rede Globo, para ser o responsável pela Central Globo de Marketing e  Vendas. Ele era o último remanescente do sonho de um departamento forte de  marketing da SBT, de onde já haviam saído Luís Grottera e Maria Alice Langoni.  ••• Ercílio Tranjan retorna à MPM, deixando a direção de criação da Almap.
 |