Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 02/AGO/1985
Marcio Ehrlich e Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.


Humor em anúncio tira o carioca do buraco

Mais de 30 mil buracos foram cadastrados pela Prefeitura do Rio de Janeiro como consequência do anúncio publicado em junho último na imprensa, convocando o carioca a declarar guerra aos buracos, avisando a Prefeitura, através de 24 postos, onde os dito-cujos se localizavam.
Para enfrentar um tema que geralmente deixa qualquer cidadão irritado, a solução foi usar o humor, desde o título do serviço - "Teleburaco" ­ até o anúncio em si, com expressões tais como "Boca fechada não tapa buraco", "Tem uma pá de telefones para você ajudar a tapar buraco" e algumas outras espalhadas pelo texto.
A peça foi criada pela agência CBBA/Propeg, tendo como dupla de criação o redator Wallace Marques e a diretora de arte Rachel Braga, sob direção de criação de Bjarke Rink. No atendimento atuaram Viviano Caldas e Marcia Woolf, que buscaram a aprovação por Marcelo Alencar, o prefeito do Rio, e Luiz Horta.

CBBA/Propeg para Prefeitura do Rio: Teleburacos

China poderá ter anúncio brasileiro

Com a abertura do mercado chinês à introdução de produtos manufaturados do Ocidente, até para o industrial brasileiro pode se tomar interessante exportar para a China.
Agora, inclusive, se ele o fizer, ainda poderá contar com a facilidade de anunciar no jornal Xiamen Daily, o escolhido pelas autoridades chinesas para aceitar anúncios de firmas estrangeiras. É que o representante comercial do jornal, a Hua Sheng Company, acaba de firmar contrato com a brasileira Interpress, autorizando-a a funcionar como agente exclusivo no Brasil na captação de anúncios. A Interpress, conhecida representante de veículos estrangeiros, completou este ano 10 anos de atividade.

Colunistas vão julgar promoções

Os colunistas de propaganda estarão lançando, na próxima semana, o regulamento para o IV Prêmio Colunistas Promoção, que em setembro avaliará os melhores trabalhos realizados nas áreas de embalagens, design, programação visual, material promocional, eventos promocionais, trabalhos de marketing direto etc., de todos os cantos do Brasil.
Do Rio, farão parte do júri nacional os colunistas Marcio Ehrlich, José Roberto Penteado, Jomar Pereira da Silva, Lucia Leme e Genilson Gonzaga.
As informações estarão abertas durante o mês de agosto, e maiores informações poderão ser conseguidas na Dinâmica de Comunicação, pelo telefone: 266-3131, com D. Fátima.

Cartas

"Fiquei feliz com o retorno da Janela Publicitária, agora no Monitor Mercantil. Voltou dinâmica e informativa, como nos melhores momentos do colunismo publicitário. Parabéns".
Jomar Pereira da Silva, presidente da Associação Brasileira de Agências de Propaganda - Capitulo Rio.

"Parabéns pela volta da Janela Publicitária, com mais espaço para o talento de vocês dois. Faço votos de sucesso e amplos horizontes para o seu trabalho".
Ubirajara Monteiro - Denison Propaganda

"Receba o amigo votos de grande sucesso nesta nova fase da Janela Publicitária, leitura obrigatória de todos nós profissionais de comunicação".
Eduardo Quentel - Contemporânea.

Como andam os salários no Rio?

Como uma atividade que exige de seus profissionais um continuo aperfeiçoamento técnico e uma altíssima e constante tensão emocional pela responsabilidade na manipulação de enormes verbas de terceiros, a publicidade sempre conviveu com o fato de ter que pagar melhores salários que os alcançados por outros setores da comunicação.
Quantificar com precisão, porém, estes salários, nunca foi uma tarefa fácil, pela infelizmente grande desagregação associativa existente entre os profissionais das diversas agências e, mesmo, do outro lado, os empresários.
Foi por esta razão que decidimos tentar um levantamento de cargos e salários nas agências do Rio de Janeiro, publicando, a cada mês, os dados de um departamento específico. Nesta primeira coluna de agosto, analisamos a situação dos profissionais de atendimento. Esperamos em setembro relacionarmos os valores da criação carioca.
Ouvimos vinte das mais destacadas e atuantes agências em atividade no nosso mercado. E pudemos perceber que existe claramente uma diferenciação em três níveis na área de atendimento. Primeiramente, as agências que alcançaram, a nível nacional, receita superior a Cr$ 2 bilhões em 1984, ficando entre as 40 primeiras do ranking. Nestas, a diversificação de profissionais de atendimento é muito maior, incluindo os cargos de diretor de atendimento (em algumas sendo "e/ou Planejamento"), supervisor de contas, contato júnior e assistente. Mesmo estando alguns cargos ausentes, os donos da agência ou os altos diretores têm um ou mais profissionais entre eles e os contatos que acompanham as contas no seu dia-a-dia.
Num segundo estágio, estão as agências de menor receita, normalmente classificadas como "pequenas", ou "quase médias". Nestas, os principais supervisores das contas são os diretores da empresa, num atendimento mais personalizado e que terá os contatos em coberturas logísticas.
O último estágio é o das "micros" agências, nas quais os donos são os próprios executivos das contas. Estas, por não incluírem normalmente profissionais contratados de Atendimento, não foram consultadas.
De qualquer maneira, não foi com muita surpresa que verificamos que não existe uma variação salarial tão grande entre cargos de mesmo nível nas agências do primeiro e do segundo grupo. Afinal, mesmo as agências de porte pequeno e médio têm um, dois ou três clientes de grande sofisticação, e não podem prescindir de um nível alto de qualidade dos profissionais como os dos que as grandes agências dispõem. Por isso, encontramos até casos em que os profissionais de uma agência situada abaixo do 40º lugar do ranking ganham mais do que os de outra que está entre as 10 maiores do país. Para efeito prático, porém, é lícito se aceitar que pequenas agências paguem menores salários, em média, do que os que vamos apresentar aqui, calculados a partir dos dados do primeiro grupo.

Cargo

Média

O Menor

O Maior

Diretor de Atendimento

13.500

10.000

25.000

Supervisor de Contas

9.000

5.000

15.000

Contato Sênior

6.700

3.000

15.000

Contato Júnior

4.000

1.500

6.000

Assistente

2.150

800

3.500

São três os valores apresentados (em milhares de cruzeiros) para cada cargo: a média do que as agências pagam, o menor salário encontrado e o maior. Pode-se considerar que nos cargos mais elevados estão incluídos os valores correspondentes aos principais fringe-benefits, como carro, combustível, apartamento etc.
Estes foram os valores encontrados:

Curtas

• A ABAP - Associação Brasileira de Agências de Propaganda vai comemorar o seu 36º aniversário com um almoço para homenagear o fundador da entidade, Aldo Xavier da Silva. Será dia 14 próximo, às 12h3Om, no Rio Palace. ••• Luiz Redinger está de volta dos Estados Unidos, onde se associou à agência Creative Associates, de Nova Iorque. Ele agora passou a empresariar cantores e músicos, além de atuar em exportação. ••• Washington Olivetto comunica orgulhoso que Don White, presidente do Creative Circle de Londres, lhe escreveu pedindo um estágio de uma semana na DPZ - São Paulo para o jovem redator inglês Simon Anholt, vencedor de um concurso do Creative Circle londrino que premia jovens talentos com estágios nas mais criativas agências do mundo. ••• A Rádio Excelsior AM, de Salvador-BA, entregou a sua representação comercial para a Rede Bandeirantes de Rádio, no Rio e São Paulo.
• Duas Coincidências. O redator da campanha de lançamento da máquina Praxis, da Olivetti, deve ser fã do conjunto The Who, pois o teaser da campanha assinada pela Fischer & Justus, "Toque-me, sinta-me", é a tradução dos primeiros versos da principal canção da ópera-rock Tommy, ou seja, "Touch me, feel me, love me, heal me". ••• A Saldiva envia release contando que, para seu cliente Clock Alumínios, criou um comercial que mostra "uma mãozinha saindo de dentro da panela e apontando para os pontos fortes do produto, terminando com um aperto de mão com seu interlocutor até então invisível". Posso estar errado, mas lembro de já ter visto um comercial brasileiro de um sabão em pedra exatamente assim, com as mãozinhas saindo do tanque e da pia, apontando as vantagens do produto e encerrando com um cumprimento (M.E.).
• A Polenghi está lançando um novo produto - o Queijo Pasteurizado Cremoso -, para concorrer com os requeijões em copo. Como diferenciais a embalagem plástica e uma nova fórmula que permite a conservação fora da geladeira por 75 dias. ••• A MPM Propaganda vai oferecer à Junta Diretora do IVC - Instituto Verificador de Circulação um almoço, no próximo dia 7 de agosto, às 12h30m, no Clube Gourmet. Presente, o presidente do IVC, Gilberto de Camargo Barros. ••• Grande jogada da SGB em passar a incluir, nos anúncios do Ponto Frio, frases do discurso do Presidente Sarney à Nação. Num momento de intenso lobby e RP pelas contas federais a aparição da agência no Planalto será segura. ••• A Artplan acaba de firmar um acordo operacional com a agência mineira Hoje, de Hamilton Gangana, para o atendimento, nas Gerais, da conta da Skol. ••• A Editora Visão comunica que circulará em agosto a sua tradicional edição do "Quem é Quem na Economia Brasileira", destacando as 1.000 empresas de maior faturamento no País.
• É da Contemporânea a campanha de lançamento do Rio Infoshopping, o primeiro shopping center especializado em Informática existente no Brasil. Os anúncios, criados por Mauro Matos e Cristóvão Martins, serão veiculados nos jornais e revistas especializadas. Muito bom ficou o folheto impresso apenas em preto e prata, com produção gráfica de Alberto Hudson. ••• A McCann, para comemorar os 50 anos, também produziu um belo poster, homenageando Alberta Hunter, citando que "A juventude é apenas uma fase da vida. Ou ela é a vida". Pena que a agência não teve a ideia de, junto com o poster, distribuir um disco da incrível cantora.