Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Salles inova em brinde da Brahma.
A Salles acaba de criar uma das melhores ideias que já vimos para aliar promoção e propaganda. Na edição da revista Playboy deste mês a agência está veiculando, para seu cliente Brahma, um encarte do produto Brahma Chopp. Só que não é um simples encarte publicitário, do tipo folheto. Trata-se de um brinde formado por seis bolachas de chopp destacáveis, com o mesmo material usado nas bolachas normais distribuídas pelos bares.
O genial da peça é que ela está perfeitamente integrada à atual campanha de Brahma Chopp, pois cada bolacha inclui uma das expressões evidenciadas pelos anúncios e comerciais, ou seja, "Selecionadíssima", "Gostosíssima", "Cervejíssima" etc. E sendo a Playboy a revista masculina de circulação maior e melhor qualificada as chances são enormes de que o brinde atinja um público de grande poder de decisão e que efetivamente utilizará as bolachas em suas casas, aumentando a exposição das mensagens da Brahma.
Ações ganham nova campanha
Depois de muitos meses ausente das mídias principais, o Codimec - Comitê de Divulgação do Mercado de Capitais voltou a patrocinar uma campanha para promover o investimento em "ações" da Bolsa.
Nesta campanha, criada pela SGB, pela primeira vez o Codimec utiliza a televisão como veículo, provavelmente sensibilizado pelo sucesso que teve a oferta de ações realizada ano passado pela Gerdau através daquela mídia. A veiculação continuará até o final do ano, procurando levar o investidor potencial a identificar-se com o grupo que investe em ações, mostrando que este investimento não é privilégio de poucos. Segundo pesquisa da agência, o investidor potencial de ações está aplicando em caderneta de poupança por lhe faltar experiência e hábito na compra de títulos.
A criação da campanha foi do redator Isac Chapira e do diretor de arte J. Ferrari, ficando o atendimento com Vicente de Vicq e Antônio Cândido, e a aprovação por Eduardo Lucano da Ponte e Roberto Pereira.
Silveira vai para a Standard
Depois de 14 anos na Almap-Rio, onde foi inclusive gerente e ultimamente Diretor de Atendimento, Carlos Silveira teve o seu passe comprado pela Standard Ogilvy & Mather.
A partir de 1º de agosto, Silveira assume na Standard a Direção da conta da Souza Cruz, no lugar de John Jagger, que passará a dirigir o novo departamento de Planejamento Publicitário da agência, responsável pelo conhecimento maior do consumidor para ajudar a criação no desenvolvimento de uma publicidade mais efetiva.
Entre os produtos da Souza Cruz na Standard estão John Player Special, Free, Pall Mall e Montreal.
Paulistas se unem contra a propaganda estrangeira
Já começou a funcionar em São Paulo uma comissão, formada por oito entidades ligadas ao setor publicitário, que passará a encaminhar para a Conar - Comissão Nacional de Auto Regulamentação Publicitária denúncias sobre anúncios, filmes, VTs etc., que firam o artigo sétimo do Código de Ética, que recomenda que "os anúncios sejam criados e produzidos por agências e profissionais sediados no país - salvo impossibilidade devidamente comprovada".
A notícia, publicada esta semana pelo jornal especializado Meio & Mensagem, informa ainda que a Comissão Inter-Associativa chegou a enviar carta à Conar oficializando a sua existência, tendo obtido do presidente da entidade, Petrônio Corrêa, uma resposta demonstrando a sua satisfação. A Comissão inclui associações de profissionais e de empresas que trabalham na área de produção publicitária, como o Clube de Criação de São Paulo, a Associação Brasileira das Empresas Produtoras de Filmes Publicitários e Vídeo e o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado de São Paulo.
A necessidade da criação da Comissão surgiu quando projeto do deputado J. G. de Araújo Jorge, que proibia a veiculação de material estrangeiro na publicidade brasileira, foi aprovado pela Câmara Federal, mas vetado pelo Presidente Figueiredo. Pouco depois, o Concine emitiu resolução procurando definir a "nacionalidade" do filme publicitário. A falta de fiscalização, porém, veio permitindo que uma série de filmes, conhecidamente produzidos no exterior, sem qualquer participação de profissionais brasileiros, entrasse em veiculação no país.
A ideia da Comissão, agora, é aproveitar a brecha aberta pelo texto do Código de Ética, e denunciar formalmente os trabalhos considerados "suspeitos", para que o órgão solicite da agência ou do anunciante responsável a comprovação da nacionalidade brasileira.
No Rio, o presidente do Clube de Criação carioca, Roberto Duarte, disse que tomou conhecimento da notícia no momento em que nós o procuramos, pois não recebeu comunicação ou convite para participar de nenhuma das entidades paulistas. No entanto, considerou a iniciativa como "uma das coisas mais positivas do mercado, que prova que ele está começando a amadurecer". Duarte garantiu, porém, que, existindo realmente o movimento, "o CCRJ se tornará solidário e se oferecerá inclusive para atuar junto com as demais associações do setor".
Vereza assume a criação da Denison
A Denison Propaganda decidiu reinvestir seriamente em sua equipe de criação no Rio. Além de contratar, para a sua direção de RTV, Flávio Bastos, um dos responsáveis por diversos prêmios conquistados pelos comerciais da VS Escala, onde ele atuava, a Denison-Rio acaba de levar para dirigir a sua criação o redator José Guilherme Vereza, de 32 anos, um dos mais talentosos publicitários da nova geração, com passagens por várias agências como a DPZ, Esquire, Premium, Pubblicità e, nos últimos dois anos, a Estrutural, onde conquistou um verdadeiro álbum de diplomas e prêmios.
Volta a esquentar o mercado carioca.
CURTAS
• A Esquire acaba de contratar, no Rio, o redator Classir Scorsato. E em São Paulo, a agência conquistou as contas das calculadoras Hewlett-Packard, da software house Datalógica (representante no Brasil da Ashton-Tate) e o amaciante de roupas Carícia, da Shulton. /// Em agosto, a agência Pubblicità muda-se para um novo endereço: Rua Epitácio Pessoa, 4.664. Uma casa na Lagoa, ao lado da Fonte da Saudade. /// É a Standard, através de sua empresa Promo, Ogilvy & Mather, que está por trás deste incrível e badalado Free Jazz Festival, que vai acontecer no Rio de 5 a 11 de agosto próximo. Objetivo: a promoção do cigarro Free, da Souza Cruz. /// Tem 3,20 metros de altura o carrinho de compras que a Casa Propaganda produziu com a VT Um para um comercial de seu cliente Casas Sendas, lançando a promoção de redução de preços de 8.000 produtos naquele supermercado. Quando Ester Gois sobe nele não é trucagem. Ela sobe mesmo. A criação é de Adilson Xavier e Edmilson Vieira.
• Será na segunda quinzena de setembro o relançamento publicitário da Vespa no Brasil, cuidado pela Artplan. A mídia ainda não está autorizada, mas incluirá TVs, jornais, revistas, outdoors e rádios FM, procurando atingir um público classe A-B entre 18 e 35 anos. /// A Special Publicity, dirigida por Sheila Pimentel, e que já foi uma das maiores agências cariocas especializadas em propaganda de moda, impetrou concordata preventiva pelo prazo de dois anos. O mercado anunciante de moda, apesar de enorme, ainda não atingiu o nível ideal de profissionalismo e seriedade. /// O colunista publicitário e diretor comercial da revista Bolsa, Genilson Gonzaga, casa sua filha Cássia no próximo dia 11 de agosto. /// A Rio Gráfica está lançando mais um título em história em quadrinhos: D'Artagnan, o mesmo que vem obtendo sucesso entre as crianças em desenho animado na televisão.
• Foi lançado, na última quarta-feira, o Movimento Cívico PróRio, que pretende desenvolver esforços para, através de campanhas publicitárias, incentivar a preservação e melhoria dos valores e do patrimônio público carioca. O setor publicitário está representado no Pró-Rio pelo capítulo RJ da ABAP, presidido por Jomar Pereira da Silva. /// A Sitral, a representante de veículos de Guilherme de Freitas, está lançando seu serviço Sitral 24 horas, com plantões noturnos em todos os seus escritórios para, entre outras coisas, garantir remessas em tempo hábil de comprovações de publicidade autorizada. /// Correspondência para esta coluna: Rua Barão de Itambi, 7/605 - CEP 22250 - RioRJ, ou pelo telefone 266-3131.
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