Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Abril aposta em figurinhas
A Editora Abril está lançando seu álbum de figurinhas para adolescentes, aproveitando o fenômeno de cardmania surgido nos Estados Unidos. Em lugar das fotos comuns, são vendidas fotos criativas, premiadas em concursos de revistas como Graphis e Communications Arts. Para o fotografo publicitário, acostumado a trabalhar com produções criativas, a ideia é ótima, pois abre a visão do jovem para uma nova estética fotográfica.
O nome do álbum é Califórnia Dreamerz.
Assessor Contente
Numa mesma semana, três releases de Assessor. A agência informa que conquistou a conta dos cosméticos Maxon, para o qual já terá em junho campanha com filmes e anúncios. E a embalagem do bombom Show, criada pela agência, recebeu o prêmio de Destaque do Ano da revista Superhiper. E mais, a Assessor, Rosa Maciel começa a atuar como assistente de mercado e desenvolvimento de novos negócios.
Folclore Publicitário
Esta história se passa nos Estados Unidos, em uma viagem promovida pela hoje desaparecida Associação de Contatos do Rio, para intercâmbio profissional. Presentes na caravana diversos publicitários de destaque do Rio e São Paulo. Entre eles, os gêmeos Hélio e Márcio Ramos, conhecidos pela irreverência tão genial quanto a sua linha de publicidade para o varejão popular. E também lá estava um outro genial criador paulista, já brilhante na época (hoje até tem uma boa e grande agência com o seu próprio nome), mas que nunca foi conhecido por ter a boa convivência profissional com seus colegas entre as suas principais preocupações. Não é difícil imaginar o seu nome. (N.R. 2017: Na época ficava chato publicar, mas hoje podemos contar que era Ênio Mainardi).
Isto, aliás, estava se fazendo notar durante a tal viagem. Um dia, porém, no meio de vários dos outros publicitários, o tal criador queixou-se de dor nas costas. No que Márcio Ramos (ou teria sido o Hélio?) rapidamente se ofereceu a ajudar, identificando-se como especialista em uma massagem japonesa feita com os pés. Tão convincente foi o Ramos que o rapaz aceitou, deitando-se no chão e permitindo que o outro começasse a passear por suas costas, com toda a técnica, diga-se de passagem. Até que, em dado momento, o “massagista” parou e disse:
- Está melhor? Ótimo, porque a gente também. Agora deu pra mostrar a você, que o tempo todo vinha pisando em todo mundo, o que é ser pisado.
Não foi fácil para os outros apartarem a briga...
CURTAS
• Uma grande jogada da Maguary de começar a testar, em Fortaleza, uma operação conjunta com a Seagram, através do Ron Montilla para promover a Piña Colada, um coquetel feito com suco de abacaxi, leite de coco e rum. Delicioso, aliás. A Seagram entra na promoção com o Rum, e a Maguary com uma garrafa na qual as frutas já vêm misturadas.
• O balanço da Norton está deixando os seus diretores orgulhosos. Eles contam que a empresa possui CR$ 1,63 no ativo circulante para cada CR$ 1,00 de passivo circulante.
• O jornalista Clóvis Paiva assumiu a direção do escritório da agência CBBA/Propeg em Brasília.
• A SN, agência que apresenta no release como “uma das maiores agências publicitárias especializadas na divulgações de clientes através do rádio”, conquistou a conta da Peruggia, fabricante de bolsas e pastas de couro fino, que deverá investir na faixa de mercado dedicada ao público jovem.
• Jose Monserrat comunica que a revista Ciência Hoje editará um número especial sobre o Nordeste, com tiragem de 55 mil exemplares e distribuição nacional, nas bancas.
• Já começou na VS Escala o redator Paulo Cesar Costa, que na McCann atuava como diretor associado de criação, exclusivo para o grupo Coca-Cola.
|