Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 20/ABR/1985
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Seminário no Rio discutirá marketing no novo Brasil

A ABAP-Associação Brasileira de Agências de Propaganda Capítulo Rio vai realizar dia 7 de maio, no Centro Empresarial Rio, um seminário com o tema “Marketing e Propaganda para um novo Brasil”, tendo como palestrantes Eugênio Saller (presidente da Associação Brasileira de Anunciantes), Homero Icaza Sanches (presidente da Associação Brasileira de Marketing), Luís Sales (presidente da Salles/Interamericana), Roberto Duailibi (presidente da ABAP), Oscar Bloch (presidente da Bloch Editores) e Dionísio Poli (diretor superintendente da Rede Globo).
O evento, que conta com apoio da Câmara de Comércio Americana, ocupará o dia inteiro, inclusive almoço, e as informações podem ser conseguidas na ABAP-Rio, pelo telefone 551-7849. Entre os temas abordados estarão “A perspectiva das empresas”, “como se utilizar melhor da comunicação publicitária” e “As possíveis mudanças na criação”.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming •

• A BOA FILHA – Cecília Dutra está retornando à Standard-Rio, para cuidar novamente da conta da Shell, enquanto Mario Murta deixa esta função e transfere-se para a Standard-SP. Aliás, na agência, está voltando todo o esquema antigo de atendimento e criação para a Shell, inclusive com Carlos Prósperi e Cia.
• EM NOVO LAR – Lywall Salles Filho, vice-presidente da Associação Brasileira de Marketing, está deixando o Jornal do Brasil para assumir a Direção de Marketing da Área de “Personal Bank” do grupo Chase/Lar, que deverá passar a ter uma comunicação maior com seus públicos.
• O GAROTO VAI BEM – Estes colunistas, na condição de pais pela segunda vez, agradecem as diversas manifestações de carinho dos leitores e amigos pelo nascimento do garotão Leo no último dia 11 de abril. Tanto ele como a Marcia estão em casa e passando muito bem. Mais umas duas semanas e Márcia estará de volta às suas atividades normais, da Dinâmica de Comunicação e aqui na Janela.
• MAIS MUDANÇAS – O diretor de arte John Chien é o novo diretor de criação da J. W. Thompson no Rio, E, em Brasília, a agência Assessor contratou para atender a conta do Parkshopping o publicitário Sérgio Nasser, e para a criação, o jornalista e publicitário carioca Sérgio Ilha.
• BAIXO NÍVEL – É realmente muita baixaria o que “algum” publicitário de Belém, no Pará, continua fazendo contra o redator Pedro Galvão e sua agência Galvão & Associados. Às escondidas (mas com o rabo de fora), enviaram ao colunista Rafael Sampaio uma denúncia de que Galvão estaria usando indevidamente versos de Manuel Bandeira em anúncio da Prefeitura local. Rafael não checou e desceu a lenha no Pedro no seu jornal Brief, permitindo que o denunciante safado tirasse diversas xerox da matéria e enviasse, anonimamente, aos anunciantes paraenses, inclusive os clientes da Galvão. Pedro, porém, tinha autorização da família de Bandeira, e acabou sendo prejudicado por algo que não fez, ele que sempre foi respeitado como profissional no Rio por sua defesa de ética na criação. Tem gente, no entanto, que se intitula “democrático” mas não consegue ver os novos tempos darem espaço e novos talentos e novas lideranças. Esta gente não percebe o quanto estas atitudes fazem chegar cada vez mais perto do inexorável fim a que estão destinados. Estão morrendo profissionalmente antes de descerem à sepultura.
• NÃO HOUVE – Tivemos razão quando reclamamos semana passada, de que o aviso do curso de Estruturação de Agência e Tráfego, promovido pela ABAP-Rio, chegou depois da data apontada como de realização. O problema foi geral, e a entidade teve que prorrogar o curso que, afinal, será realizado nos dias 29 e 30 de abril, ministrado pela professora Maria da Glória de Souza, ex-coordenadora técnica da DPZ-São Paulo.
• NA ROTA DE CANNES – Já está sendo formado o grupo de publicitários brasileiros que estará em Cannes de 23 à 30 de junho próximos para assistir (alguém assiste mesmo?) o conhecido Festival Internacional do Filme Publicitário promovido pela SAWA. A inscrição de delegados vai até 10 de maio e pode ser feita, no Rio, na Promocine, representante da SAWA no Brasil no endereço Praça Mahatma Gandhi, 2/3º andar, com os telefones 220-8835 e 220-7685.
• O BRINDE CADASTRADO – Será lançado em junho para o mercado publicitário e de relações públicas um interessante trabalho: um catálogo de mais de mil itens existentes disponíveis para utilização como brindes, desde os tradicionais chaveiros e canetas a sofisticados cachepots de cristal e peças de estanho. O nome do catálogo será Free-Shop e está sendo editado pela Clemente e Cramani Editora, de São Paulo. O trabalho terá cerca de 100 páginas em papel couché e tiragem de três mil exemplares. O telefone da editora é (011) 287-9384.
• MEGACOBRAS – Claudiney Santos, ex-editor da Data News; J.P. Martines, ex-editor da Dados & Ideias; Rubens Glasberg, ex-editor de Exame; e Wilson Moherdaui, editor da revista RNT. Estes quatros gigantes do jornalismo de informática no Brasil se uniram e, juntos a Lia Ribeiro Dias, da RNT, acabam de fundar o jornal tabloide Informática Hoje, com a meta de ser semanal e atingir 15 mil assinaturas de interessados em computadores no Brasil. Recebemos o número zero e gostamos. Passa a ser mídia obrigatória dos anunciantes do setor.