Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Agências em festa com resultados do Colunistas
O 4° Prêmio Colunistas Rio, julgado durante o último fim de semana no Rio de Janeiro, marcou sem dúvida o maior momento da premiação dos Colunistas Publicitários no mercado carioca. Agora novamente independente, promovido apenas pela Associação Prêmio Colunistas e coordenado por este colunista, o concurso teve um enorme apoio de todo setor, demonstrado tanto pela colaboração dos veículos locais ajudando a divulgar maciçamente as peças de divulgação do prêmio, como pela participação de concorrentes. Nada menos que 49 empresas, produtoras, anunciantes diretos e até veículos mandaram inscrições permitindo que o 4° Prêmio Colunistas Rio esteja representando o maior da propaganda carioca.
O julgamento levou 15 horas e o júri presidido por Rafael Sampaio e composto por Genilson Gonzaga, Lúcia Leme, Márcia Brito e este colunista, analisou 547 trabalhos, entre campanhas, anúncios e fonogramas, fora os granprixs. Ao final 180 prêmios foram concedidos nas 47 categorias que entraram em julgamento.
Fazendo as contas, a agência mais premiada foi a Estrutural,. repetindo uma performance de líder na premiação no Rio. A Estrutural, cuja criação é dirigida por Rogerio Steinberg, obteve 8 medalhas de ouro, 14 de prata e 7 de bronze. Em 2° lugar veio a VS Escala, do diretor de criação Lula Vieira, que obteve 6 de ouro, 8 de prata e 6 de bronze. Em 3° ficou a MPM, cujo diretor de criação é Álvaro de Almeida, que alcançou 8 de ouro, 3 de prata e 6 de bronze. Ainda merecem ser citadas por seu desempenho no 4° Prêmio Colunistas Rio as agências Artplan com 1 grand prix, 8 de ouro, 5 de prata e 2 de bronze e DPZ com 5 de ouro, 3 de prata e 4 de bronze. Na Artplan o diretor de criação é Chico Abreia, e na DPZ é Paulo de Tarso.
O 4.° Prêmio Colunistas Rio se caracterizou pela excepcional recuperação que se sentiu no mercado publicitário carioca em 1984. No próprio fato de quanto ficou configurada a importância que teve para o Rio a reativação ao mercado de trabalho bem caracterizado pela reestruturação que diversas agências sediadas em são Paulo e em outras praças tiveram. Notadamente a DPZ, a Almap e a Norton, investindo na contratação de profissionais de criação de 1° time local, o reflexo se fez notar no retomo para o Rio do atendimento e da criação àquelas agências, que de outras praças atendiam clientes como a Souza Cruz, Petrobrás e Gillette, e que agora passaram a beneficiar os fornecedores e demais profissionais do setor no Rio de Janeiro. Também não foi por outra razão a concessão de 2 outros grandes prêmios: o de Agência do Ano e o de Profissional de Propaganda do Ano. Agência do Ano, VS Escala fruto do trabalho de dois profissionais paulistas há 15 anos atuando no Rio, Valdir Siqueira e Lula Vieira, soube acompanhar o seu expressivo crescimento de faturamento, 430% em 1984 para um igual crescimento de equipe passando em um ano de 15 a 60 funcionários. E para melhor se avaliar o que foi o desempenho de Juan Vicente, Profissional de Propaganda do Ano, como gerente de Produção carioca da DPZ, basta lembrar que há dois anos no mesmo Prêmio Colunistas Rio a DPZ não participou por não ter trabalhos para inscrever,
Hoje a DPZ Rio já conta com mais de 50 profissionais mantendo um excelente nível criativo. Estes foram os trabalhos, empresas e profissionais premiados no 4° Prêmio Colunistas Rio, a mais importante premiação carioca.
|