Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Rock desperta os anunciantes do Rio
O assunto do momento no Rio e acredito que em muitas outras cidades do Brasil - é o Rock in Rio. Onde quer que se vá, com quem quer que se converse, o que quer que se leia, O Rock in Rio está presente. Para os brasileiros, que já não se espantam mais com a feminilidade da Roberta Close nem com os destinos claramente decididos do Colégio Eleitoral, a oportunidade é excelente.
O sucesso do Rock in Rio, porém, transcende a mera chance de se ter cantores e conjuntos do primeiro time do rock internacional se apresentando no Brasil. Depois que eles se forem, tudo provavelmente voltará ao normal no universo de seus jovens e/ou maduros espectadores. No meio empresarial, portanto, o Rock in Rio terá deixado uma profunda marca, com reflexos proveitosos ainda por muito tempo.
Justiça seja feita, a equipe de Roberto Medina tem o mérito de ter reaquecido o mercado publicitário carioca envolvendo principalmente no projeto empresas sediadas neste mercado. (Nós, da Janela, aliás, fazemos estes elogios com a maior comodidade e isenção. Afinal, não recebemos da Artplan nenhum convite ou credencial para assistir o espetáculo). Voltando ao assunto, achamos particularmente estimulante ver o número de empresas sediadas no Rio que se associaram ao projeto, entregando-se a ele com grandeza, tanto na presença em si como na comunicação.
Vejam bem que são do Rio a Brahma (com a Malt 90), a Pepsi, o McDonald's, o Bob's, a Souza Cruz (com Hollywood), o Banco Nacional, o Café MM, a Golden Cross e mesmo a Rede Globo, que vai cobrir o evento. Assim como estas, que lembramos rapidamente, diversas outras empresas sediadas no Rio perceberam a validade de tirar proveito da situação, e encontraram maneiras de fazê-lo, trazendo mais trabalho para as agências cariocas.
Há algum tempo, os leitores lembram-se, comentava-se frequentemente o esvaziamento deste mercado, e o mau hábito das empresas daqui de darem prioridade a projetos e a fornecedores de outros Estados. Ao que parece, agora, a situação mudou.
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
JARDIM PARA VICE - Carlos Eduardo Jardim está assumindo as funções de vice-presidente da R.J. Reynolds, onde ingressou em 1981, como diretor de Comunicação Social, sendo o primeiro brasileiro nato a assumir este cargo.
No novo posto, além de manter as responsabilidades atuais, Jardim dará sua colaboração para o desenvolvimento de negócios da Reynolds no Brasil e na América Latina.
UMA DENTRO DA PEPSI - A Pepsi conseguiu ser o único refrigerante sabor cola a ser vendido durante o "Rock in Rio" e está aproveitando ao máximo a promoção. Montou um "stand" de 450 metros quadrados, onde trabalharão cerca de 200 jovens divididos entre a boutique Pepsi e a venda de refrigerantes. A equipe da Pepsi estará toda uniformizada com short azul, meias brancas, tênis marinho e camisetas especiais nas cores branco, vermelho e azul. Na boutique Pepsi estará à venda uma linha de moda especialmente criada para o evento, incluindo, entre outros itens, sacolas de praia, shorts de nylon, tênis, camisetas, canetas, chaveiros, guarda-sóis. A empresa prevê um consumo de 3 milhões de litros de refrigerantes durante os 10 dias de espetáculos.
ALMAP FICA COM IBC - A Alcântara Machado, Periscinoto Comunicações venceu a disputadíssima conta (uma verba de 5 bilhões de cruzeiros) do Instituto Brasileiro de Café.
CAFÉ NO ROCK - O café MM, produto do Grupo Marcellino Martins & E. Johnston foi outra empresa que acreditou no projeto de Medina, conseguindo exclusividade de venda no badalado festival de rock. A oportunidade será aproveitada através de vendas em suas duas lojas, uma em cada Shopping Center do evento, e no lançamento de uma embalagem individual de café solúvel e instantâneo, ao preço de uma xícara de cafezinho, em seus três postos instalados nos "campings".
ENLACE PUBLICITÁRIO I - Paulo Antônio Magoulas, gerente de Promoções da MPM-Rio, e Maria Lúcia Lacombe comunicam seu casamento realizado esta semana. Estes amigos lhes desejam muitas felicidades e que a curtição um pelo outro seja eterna.
SBT PROMOVE E APURA VOTAÇAO - No próximo dia 14, véspera da eleição do novo presidente da República, o SBT vai reunir um grande grupo de amigos e publicitários na danceteria Help (no Rio) e na Pool Music Hall (em São Paulo) para comemorar o novo governo. O convite apresenta uma cédula com as caricaturas do Maluf e Tancredo e um espaço em branco para se colar a foto, ou se desenhar ou escrever o nome de quem o convidado gostaria de votar. A brincadeira promete ser ótima, pois, durante a noite, o resultado da apuração será comunicado simultaneamente nas duas cidades.
ENLACE PUBLICITÁRIO II - Quem está comunicando o casamento de sua filha Patrícia com o jovem Guilhermo Cafiedo, no próximo dia 17, é Hercílio da Luz Malburg. Estes colunistas desejam muitas felicidades aos noivos e votos de um amor eterno, eterno, eterno...
ABAP-Rio PRESTA CONTAS - A Diretoria da Associação Brasileira de Agências de Propaganda, presidida pelo competente Jomar Pereira da Silva, reuniu a imprensa especializada em propaganda, marketing e comunicação para prestação de contas das realizações da entidade. O Jomar está de parabéns por ter conseguido fazer um trabalho engrandecedor pela ABAP e, através desta, pelo mercado publicitário e pelo próprio Rio de Janeiro.
ESPM SE REFORMULA - A Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio passou a contar agora com Stanley Chevalier na supervisão dos seus cursos. Stanley está também dando consultoria de marketing ao CIEE - centro de Integração Empresa-Escola.
DA VISÃO PARA BLOCH - Antônio Carlos Moreira, após 15 anos de bons serviços na Editora Visão, está se transferindo para Brasília, onde assume a gerência geral das revistas da Bloch Editores.
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