Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 28/DEZ/1984
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Pesquisa revela novos conceitos para a mulher

As mulheres estão mudando para melhor. Esta é a constatação de cerca de 90% dos homens e mulheres ouvidos pela pesquisa "Listening Post" realizada trimestralmente, por telefone, pela agência Standard, Ogilvy & Mather. Segundo a pesquisa, a nova mulher de hoje em dia é "mais consciente, mais informada, mais atualizada" (13% de menções), isto é, mais aberta para a consciência da vida fora de casa. As consequências, dizem os homens, incluem o fato de que hoje "a mulher está mais realista, menos sonhadora" e "mais consciente de seu próprio valor".
Caracterizar a imagem da mulher ideal numa personalidade real é uma árdua tarefa: 1/4 da amostra total de entrevistados no Rio e São Paulo respondeu que não conhece/não sabe dizer se existe/não existe mesmo essa imagem idealizada.
A dispersão de votos é grande: 295 entrevistados indicaram 110 diferentes femininas.
A maior parte de menções é relativa a personalidades do "show-business": televisão, teatro, cinema. São sobretudo as mulheres cariocas (42% delas que elegem representantes do setor como as mais próximas representantes da mulher ideal. Tônia Carreiro (com 16% de menções entre as mulheres cariocas e 8% no total da amostra entrevistada) é a encarnação mais visível desse ideal feminino. Fernanda Montenegro é a segunda figura mais lembrada, com 12% de menções entre as cariocas e 5% no total da amostra.
A figura da esposa apareceu como uma menção importante entre os homens paulistas: 29% deles (contra 2% dos cariocas) elegeram suas próprias companheiras como as mais próximas da mulher ideal.

Merchand e UEB juntam-se para atender Rio Sul

Até o final da primeira semana de janeiro já deverão estar encerradas as negociações entre a Salles e a nova direção do Grupo UEB para absorção da UEB Publicidade pela Merchand, agência de promoções ligada à Salles e que havia sido criada fundamentalmente para atender, no Rio de Janeiro, à Souza Cruz.
A informação foi confirmada esta semana por Paulo Roberto Lavrille, vice-presidente da Salles, complementando a prévia dada por esta coluna ha duas semanas. Apesar de não querer revelar os valores envolvidos na transação, Lavrille negou que o valor de compra da UEB Publicidade estivesse na faixa de 450 milhões de cruzeiros, cifra levantada pelos boatos que circularam esta semana sobre o assunto. "Seria uma loucura pagar este preço", disse Lavrille, já que a composição da verba de comunicação do Shopping Rio Sul -- principal cliente da UEB e um dos maiores shoppings do Rio ­- é formada principalmente por promoções, o que não daria a rentabilidade necessária, mesmo a médio prazo, para a transação.
Lavrille também não soube prever o valor da verba do Rio Sul para 1985. As estimativas do mercado, no entanto, apontam para um montante de aproximadamente seis bilhões de cruzeiros no próximo ano.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• DISTRIBUIDORA NÃO DISTRIBUI CONTA - Neil Hamilton, vice-presidente da Almap - Alcântara Machado Periscinoto, no Rio, negou ontem que a Petrobrás Distribuidora estivesse dividindo a sua conta com a Flori, agência de Jorge Barbosa, conforme foi publicado esta semana em uma coluna publicitária de Minas. Neil garantiu que a conta está firme na Almap desde 1973 -- quando foi conquistada em concorrência --, sendo que, no momento, inclusive, a agência está prestes a começar a veiculação de uma nova campanha, lançando as bombas eletrônicas nos postos Petrobrás.
Segundo Neil, provavelmente esteja havendo alguma confusão com a Petrobrás Petróleo Brasileiro S.A., a empresa-mãe do grupo e que "não tem agência de propaganda", entregando seus trabalho a diversas outras agências do mercado, tais como - citou ele - a VS Escala em algumas áreas, e a Contemporânea, responsável pela mensagem de Natal da Petrobrás que está atualmente no ar.
• HAJA POESIA! - Falando nisso, a Contemporânea, no seu primeiro ano de vida, já está mostrando que tem os seus "lobbies". O filme, sem dúvida, está muito bonito, graças a uma produção primorosa. Agora, só dá para aceitar como "licença poética" a história de abrir champanhe com saca-rolhas. Esta foi demais!
• DESTA VEZ VAI - Parece que agora vai sair a eleição da nova diretoria do Clube de Criação do Rio. Os últimos comentários na praça dão como 5 de Janeiro a data da eleição. Junto com a do Tancredo...