| .jpg) Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
 O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
 Pesquisa  revela novos conceitos para a mulher As mulheres estão mudando para melhor. Esta é a  constatação de cerca de 90% dos homens e mulheres ouvidos pela pesquisa  "Listening Post" realizada trimestralmente, por telefone, pela  agência Standard, Ogilvy & Mather. Segundo a pesquisa, a nova mulher de  hoje em dia é "mais consciente, mais informada, mais atualizada" (13%  de menções), isto é, mais aberta para a consciência da vida fora de casa. As  consequências, dizem os homens, incluem o fato de que hoje "a mulher está  mais realista, menos sonhadora" e "mais consciente de seu próprio  valor".Caracterizar a imagem da mulher ideal numa personalidade  real é uma árdua tarefa: 1/4 da amostra total de entrevistados no Rio e São  Paulo respondeu que não conhece/não sabe dizer se existe/não existe mesmo essa  imagem idealizada.
 A dispersão de votos é grande: 295 entrevistados  indicaram 110 diferentes femininas.
 A maior parte de menções é relativa a personalidades do "show-business":  televisão, teatro, cinema. São sobretudo as mulheres cariocas (42% delas que  elegem representantes do setor como as mais próximas representantes da mulher  ideal. Tônia Carreiro (com 16% de menções entre as mulheres cariocas e 8% no  total da amostra entrevistada) é a encarnação mais visível desse ideal  feminino. Fernanda Montenegro é a segunda figura mais lembrada, com 12% de  menções entre as cariocas e 5% no total da amostra.
 A figura da esposa apareceu como uma menção importante  entre os homens paulistas: 29% deles (contra 2% dos cariocas) elegeram suas  próprias companheiras como as mais próximas da mulher ideal.
 Merchand e UEB juntam-se para atender Rio Sul Até o final da primeira semana de janeiro já deverão  estar encerradas as negociações entre a Salles e a nova direção do Grupo UEB  para absorção da UEB Publicidade pela Merchand, agência de promoções ligada à  Salles e que havia sido criada fundamentalmente para atender, no Rio de  Janeiro, à Souza Cruz.A informação foi confirmada esta semana por Paulo Roberto  Lavrille, vice-presidente da Salles, complementando a prévia dada por esta  coluna ha duas semanas. Apesar de não querer revelar os valores envolvidos na  transação, Lavrille negou que o valor de compra da UEB Publicidade estivesse na  faixa de 450 milhões de cruzeiros, cifra levantada pelos boatos que circularam  esta semana sobre o assunto. "Seria uma loucura pagar este preço",  disse Lavrille, já que a composição da verba de comunicação do Shopping Rio Sul  -- principal cliente da UEB e um dos maiores shoppings do Rio - é formada  principalmente por promoções, o que não daria a rentabilidade necessária, mesmo  a médio prazo, para a transação.
 Lavrille também não soube prever o valor da verba do Rio  Sul para 1985. As estimativas do mercado, no entanto, apontam para um montante de  aproximadamente seis bilhões de cruzeiros no próximo ano.
 Brainstorming  • Brainstorming • Brainstorming • DISTRIBUIDORA NÃO DISTRIBUI CONTA - Neil Hamilton,  vice-presidente da Almap - Alcântara Machado Periscinoto, no Rio, negou ontem  que a Petrobrás Distribuidora estivesse dividindo a sua conta com a Flori,  agência de Jorge Barbosa, conforme foi publicado esta semana em uma coluna  publicitária de Minas. Neil garantiu que a conta está firme na Almap desde 1973  -- quando foi conquistada em concorrência --, sendo que, no momento, inclusive,  a agência está prestes a começar a veiculação de uma nova campanha, lançando as  bombas eletrônicas nos postos Petrobrás.Segundo Neil, provavelmente esteja havendo alguma confusão  com a Petrobrás Petróleo Brasileiro S.A., a empresa-mãe do grupo e que "não  tem agência de propaganda", entregando seus trabalho a diversas outras  agências do mercado, tais como - citou ele - a VS Escala em algumas áreas, e a  Contemporânea, responsável pela mensagem de Natal da Petrobrás que está  atualmente no ar.
 • HAJA POESIA! - Falando nisso, a Contemporânea, no seu  primeiro ano de vida, já está mostrando que tem os seus "lobbies". O  filme, sem dúvida, está muito bonito, graças a uma produção primorosa. Agora,  só dá para aceitar como "licença poética" a história de abrir  champanhe com saca-rolhas. Esta foi demais!
 • DESTA VEZ VAI - Parece que agora vai sair a eleição da  nova diretoria do Clube de Criação do Rio. Os últimos comentários na praça dão  como 5 de Janeiro a data da eleição. Junto com a do Tancredo...
 |