Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 14/DEZ/1984
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Diploma do Colunistas dará 500 mil ao criador

A Associação Prêmio Colunistas e os organizadores do prêmio Colunistas-Rio estão lançando um concurso para a escolha do diploma da premiação que acontecerá ano que vem no Rio. O prêmio é tentador: além do reconhecimento dos colunistas publicitários (a parte mais valiosa) o criador receberá 500 mil cruzeiros e o direito ao crédito no próprio diploma.
Poderão participar apenas diretores de arte, artistas gráficos etc. que estejam atuando no mercado publicitário carioca. O projeto deverá ser entregue até dia 30 de dezembro, na Dinâmica de Comunicação, à Praia de Botafogo 340, grupo 210 (Tel.: 266-3131).
Os diplomas deverão ter as seguintes características e incluir os seguintes itens:
- Formato (em torno de 24 x 37 cm).
- Impressão de preferência em até duas cores, sendo uma em dourado, prateado, bronze ou preto.
- Baixo custo de produção.
- Logotipo do Prêmio Colunistas.
- A caracterização de "Rio".
- A expressão "4º Prêmio Colunistas-Rio".
- Relação dos jurados.
- Local para assinatura do presidente.
- Local para preenchimento à máquina de escrever dos créditos de Categoria, Título, Agência, Anunciante de Criação, Produção e Direção Atendimento e Aprovação:
Os diplomas serão julgados pelos colunistas membros do prêmio e o resultado será divulgado na primeira semana de janeiro de 1985, junto com o lançamento da premiação.

Prêmio Colunistas-Rio dá sua 4ª largada

O Rio de Janeiro já pode começar a se preparar para concorrer ao 4º Prêmio Colunistas-Rio, a maior premiação da propaganda carioca. Esta semana, a Associação Prêmio Colunistas definiu os critérios iniciais da premiação, entregando a organização do evento à Dinâmica de Comunicação, que já havia sido responsável pelas duas primeiras - e bem sucedidas - versões do Colunistas-Rio.
O 4º Prêmio Colunistas-Rio deverá ser lançado oficialmente no início de Janeiro, ficando as inscrições abertas até o final daquele mês. Poderão concorrer trabalhos publicitários (campanhas, anúncios, comerciais, outdoors etc) criados ou produzidos no Rio de Janeiro durante o ano de 1984. E desta vez, estão de volta os cobiçados Grandes Prêmios de Agência do Ano, Publicitário do Ano, Profissional de Propaganda do Ano, Anunciante do Ano e Veículo do Ano.
O julgamento ocorrerá na primeira semana de fevereiro, e as peças selecionadas concorrerão automaticamente - e sem custos adicionais - ao 18º Prêmio Colunistas Nacional, a ser julgado no mês de março, em São Paulo. O júri do Prêmio Colunistas-Rio tem a presença confirmada dos jornalistas e publicitários Rafael Sampaio, Marcio Ehrlich e Armando Ferrentini, membros da Associação Prêmio Colunistas e jurados da versão nacional. Também integrarão o júri, como convidados, os colunistas Genilson Gonzaga, Lúcia Leme e Márcia Brito.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• JÁ LI ISSO ANTES? - Uma grande agência carioca - uma das 5 maiores - está em negociações com um grande grupo econômico do Rio para absorver a sua house-agency, que atende inclusive, um enorme anunciante de varejo. A história parece velha, mas não é. Desta vez, a agência e o anunciante são outros. Como o negócio correria o risco de furar, caso fosse revelado agora - como acabou acontecendo naquele caso da MPM - assumimos o compromisso ético de não nominar os envolvidos. Pelo menos esta semana.
• REFORÇANDO A MÍDIA ­ A MPM-Rio parece que está disposta a voltar a ter uma super­estrutura de mídia. Tendo Carlos Alberto Gonçalves como articulador, a agência, que já levou Manoel Mendonça, está negociando a absorção de Laércio, ex-Contemporânea e que está na "Última Hora".
• LIMPARAM A BARRA ­ Não durou vinte edições a ex-nova programação visual do jornal carioca "Última Hora". Com aquelas brincadeirinhas de barras formando letras etc. Vocês tinham reparado que no primeiro caderno os números das páginas e a marca do jornal ficavam dentro de fios que formavam a letra "U"? E que no segundo caderno a letra formada era "H"? E que por causa disto o jornal que se chama "Última Hora", não poderia ter um terceiro caderno por falta de letras para identificá-lo?
Mas as barras pesaram demais e, ao que soubemos, Ary de Carvalho exigiu uma reprogramação visual, retirando a infeliz ideia, sobre a qual, aliás, não encontramos ninguém que se referisse bem. As barras saíram e o visual do jornal realmente melhorou. Pena é que por causa do episódio o jornal acabasse perdendo a participação na equipe, de algum dos importantes nomes que haviam se unido no projeto, como os competentes José Silveira e Lutero Soares.
• RAFAEL SAMPAIO NA JUSTIÇA - O Jornalista Rafael Sampaio, autor da coluna publicitária do Jornal "O Globo" e do jornal "Brief," entrou na Justiça com uma ação indenizatória de 800 milhões de cruzeiros. Mas não é -- como vocês já devem estar pensando - contra os seus conhecidos desafetos Antônio Carlos Caldas e Genilson Gonzaga. Rafael está processando o comunicador paulista Zé Bétio, que utilizou na capa de seu último disco uma ilustração produzida pela agência de Rafael, a Frila, cuja layout estava a espera de aprovação. A arte, porém, havia ficado com Zé Bétio que acabou imprimindo o material. Como Rafael tem provas contra Zé Bétio, entrou na justiça.