Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Xerox investe US$ 1 Milhão
A partir desta semana, a Xerox passa a atuar, no Brasil, também na área de Recursos Humanos, através do seu novo Departamento TDX - Treinamento e Desenvolvimento Xerox, a versão nacional de uma das mais bem sucedidas empresas do Grupo Xerox em todo o mundo: a XLS - Xerox Learning Systems, responsável por uma linha de 19 diferentes sistemas de treinamento destinados a executivos de gerência, supervisão, serviços e vendas de grandes empresas.
Inicialmente, o TDX trará ao Brasil apenas o programa de treinamento em vendas chamado PSS-II, utilizado por 420 das 500 maiores empresas do mundo, segundo relação da revista Fortune. Para a adaptação deste programa às necessidades brasileiras, a Xerox vem desenvolvendo estudos há dois anos, chegando a um investimento estimado hoje em um milhão de dólares, de acordo com dados fornecidos por Gunnar Vikberg, diretor-superintendente da empresa. Disse ele, ainda, que a Xerox espera ter o retorno deste investimento em curto prazo, tendo treinado dentro dos próximos cinco anos, pelo menos 50 mil profissionais brasileiros.
O programa PSS-II será importante no Brasil principalmente sob a forma de seminário, aberto ao público ou exclusivo dentro de empresas. Os primeiros seminários abertos do PSS-II serão realizados na segunda quinzena de dezembro, simultaneamente no Rio e em São Paulo, com duração de três dias.
APRENDER PELA PRÁTICA
O método didático adotado pelo XLS - e no Brasil pelo TDX - baseia-se numa tese do educador Francis Merchner, da Universidade de Harward- "Não basta ensinar, é preciso fazer com que as pessoas adquiram as habilidades através da prática, sejam elas quais forem. Não existe teoria que ensine a andar de bicicleta e esta premissa é válida para tudo".
Comerciais da Jodaf são as grandes atrações da TV
São da Jodaf e tiveram a direção de João Daniel Tikhomiroff alguns dos melhores comerciais que no momento estão sendo veiculados na TV. Para a caderneta de poupança Unibanco, a Jodaf produziu os dois filmes "Pensando no Futuro", com sofisticados efeitos especiais que dão o clima de ficção científica à produção.
Outras produções da Jodaf que utilizam soluções inovadoras em termos de filmagem de comerciais foram as dos cigarros Plaza. A técnica empregada nos filmes "Trem Fantasma" "Equitação" "Cuco" e "Fliperama" permitiu uma adequação perfeita a proposta criativa da agência (MPM-Rio), que era envolver o espectador a ponto dele sentir participante da ação do filme.
Os cigarros Hollywood marcam presença em primorosas produções que têm como vedetes os esportes ainda inéditos no Brasil, como as curiosas corridas de sidecar e de overcraft também produzidos pela Jodaf.
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
ABM ENTREGA SEUS PRÊMIOS - A Associação Brasileira de Marketing, presidida por Homero Icaza Sanchez, fará entrega dos Prêmios Mérito e Destaques de Marketing no próximo dia 13 de dezembro, às 19 horas no Intercontinental. A solenidade contará com a presença do ministro da Agricultura Nestor Jost.
IBM COM JORNALISTA GERENTE - Bryan Vianna, que era gerente de Comunicações Internas da IBM do Brasil é o novo gerente de Programas Jornalísticos daquela empresa.
MARIA AMÉLIA LANÇA LIVRO - A jornalista e escritora Maria Amélia Mello estará lançando seu livro "Às oito, em ponto", no próximo dia 4 de dezembro, na Livraria Riomarket, na Praia de Botafogo, 228 - loja 110. Além do lançamento do livro, o evento contará também com um show de Jazz do pianista João Carlos Assis Brasil, uma exposição de Evandro Salles, ilustrador do livro e um concorridíssimo sorteio de um relógio Technos Mariner Multicolor. Tudo isso regado a vinho branco. O horário não será tão rígido quanto o título do livro. Pode ser a partir das oito.
ABP FAZ FESTA - Será na próxima segunda-feira, às 20 horas, no Asa Branca, a festa de entrega do Prêmio Destaque Profissional de 1984 da Associação Brasileira de Propaganda, aos profissionais que mais se destacaram no mercado publicitário durante este ano.
LINDO BRINDE DO BANCO LAR - Uma beleza de publicação é o livro sobre a mata atlântica que o Banco Lar-Chase está presenteando seus públicos. Com poemas de Carlos Drummond de Andrade, texto de Alceo Magnanini e fotografia de Luiz Cláudio Marigo, a peça mostra a triste realidade em que nossas flora e fauna se encontram, neste Brasil cujas leis são cegas até para a preservação da vida.
ORQUÍDEAS NO CALENDÁRIO DA MERCEDES - Outro primor de trabalho é o calendário para 1985 que a Mercedes Benz está presenteando. Cada mês do ano é ilustrado com uma belíssima e ampliadíssima foto de orquídeas brasileiras. Lindo, mesmo.
|