Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
ABM escolhe Destaques de Marketing de 1984
O Ministro da Agricultura, Nestor Jost, vai receber, no próximo dia 13 de dezembro, da ABM-Associação Brasileira de Marketing, o Grande Prêmio Mérito de Marketing a que fez jus o Ministério da Agricultura, segundo escolha dos diretores da entidade, após consulta a seus associados. O prêmio faz parte da promoção Destaques de Marketing, concedida anualmente pela ABM a empresas e instituições públicas brasileiras que mais tenham se sobressaído no encontro de soluções para seus problemas mercadológicos.
Este ano, também receberão o Destaque de Marketing 1984 as seguintes empresas, com suas respectivas áreas:
• Produtos para o lar: Phillips do Brasil.
• Produtos para o comércio: Gatão Veículos.
• Produtos para a indústria: General Motors.
• Produtos para a moda: Relógios Champion.
• Produtos para a mulher: Dijon.
• Produtos para a criança: Balão Mágico.
• Lazer: Francisco Recarey.
• Serviços Públicos: Cetel.
• Comércio Internacional: Engesa.
• Comunicação em Massa: Folha de São Paulo.
• Desenvolvimento Tecnológico: Itautec.
• Financeira: Investplan.
• Transportes: Ponte Aérea.
VS Escala, no seu 2º ano, aumenta receita em 430%
A agência de publicidade carioca VS Escala chegou esta semana ao seu segundo aniversário, comemorando uma performance criativa e financeira excelente: além de ter conquistado, apenas em 1984, 23 prêmios em diversos concursos publicitários nacionais, ela encerra o ano com uma receita de 2,5 bilhões de cruzeiros, tendo crescido 430 por cento sobre o resultado de 1983, que havia ficado em Cr$ 575 milhões.
Com isso, os diretores da agência - Valdir Siqueira e Lula Vieira - acreditam que a VS Escala conseguirá se colocar este ano entre as cinco maiores agências em receita, no ranking da publicidade carioca, uma situação excepcional para uma empresa tão jovem.
Contando com 55 funcionários na área técnica, a VS Escala atende hoje, entre outras, as seguintes empresas e instituições: Citibank, Xerox, Ibope, Governo do Estado do Rio, Warner, Rio Gráfica, Ferreira Guimarães, Queijo Regina, Hering (escritório Rio), Sistema de Rádio JB, ABIPEME, Banco das Artes, Brasil Eventos e Associação Brasileira dos Produtores de Disco.
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
ENCANTANDO A IRIS - Dezessete diretores de mídia das principais agências cariocas e paulistas e as respectivas acompanhantes estarão deliciando as seus olhos com a paisagem de Paraty, durante o 1º Mídia Lazer, que a revista Iris vai promover, de 9 a 11 de novembro próximos, na Pousada D. João (grupo Hotéis do Frade), quando saberão os novos projetos da revista agora que ela está ampliando a sua penetração na classe A da população. A Iniciativa da reunião é do Flash Studio (representante comercial da Iris), que conta agora na sua diretoria com Silvio Braga, ex-gerente de Marketing da Petróleo Ipiranga.
CHAMEM UM TRÁFEGO - Já vai para quatro meses o atraso nas eleições na Clube de Criação do Rio de Janeiro, que tradicionalmente escolhe o seu novo presidente -- para posse imediata -- em julho. As chapas estão definidas, tendo nas suas lideranças Roberto Duarte (diretor de RTV da ThompsonRio) e o redator Classir Scorsato. Mas, para marcar as eleições, a atual diretoria - que tem Alcides Fidalgo, da MPM, na presidência - está dependendo da produção de um jornalzinho no clube contando as últimas realizações e plataformas dos candidatos. Assim que o "job" do jornal for executado, as eleições saem.
ERICSSON TEM NOVA VOZ O publicitário Renato Collaço Júnior, que já foi da Thompson, Lintas e, mais recentemente, da Lage BBDO, Diler, acaba de assumir a área de propaganda da Ericsson do Brasil, no lugar de Beatriz Helmann, que resolveu trocar o mercado publicitário pelo editorial, adquirindo uma editora de publicações especializadas.
MARKETING COMPETENTE A Paulistur, através de seu diretor João Dória Jr., que atualmente vem dando um banho de competência em estratégias para promover São Paulo como atração turística (e está conseguindo), promete ficar ainda melhor pois acaba de contratar Ronald Zomignan Carvalho, para a direção de seu marketing. Enquanto isso, o Rio de Janeiro, que já é uma atração por sua própria natureza continua completamente abandonado pela Riotur. Se não fosse o amor pelo Rio de profissionais como Roberto Medina, até o Rock in Rio correria sério risco de ser realizado com tremendo sucesso nas margens do Tietê.
GANG FIRME - A Gang contratou o diretor de arte Sérgio Lopes, que fará dupla com Marco Gaspari. Sérgio já atuou na CBB&A e na Núcleo, sendo um dos responsáveis pela belíssima campanha do Cinzano, considerada a Campanha do Ano no último Prêmio Colunistas.
PROFESSA CONTRATANDO - Jean Michel Arlin, profissional com passagem na McCann, Herald, Beccham e Coca-Cola, está agora na Propaganda Professa, dividindo o atendimento com João Veiga de Moraes. E, para a mídia, a Professa contratou também Gilvan Chegure, ex-Coperj.
OS 2 ANOS DE MUITA CRIATIVIDADE DA CRIATIVA - A diretoria da Rio Gráfica recepcionou o mercado publicitário carioca com um belíssimo almoço no Rio Palace em comemoração aos 2 anos de sucesso da revista Criativa. Sucesso merecido, pois Criativa teve uma das melhores campanhas de lançamento de revistas que já vimos, e mantém até hoje, 2 anos depois, uma linguagem jovem e inovadora em sua propaganda. O mesmo acontece com a parte editorial que consegue ser atraente e informativa, dando dicas gerais sobre moda, decoração, e tudo o mais que estimula a imaginação feminina.
PRODUÇÃO GRÁFICA TERÁ SEMINÁRIO - Será nos dias 5, 6 e 7 de novembro das 9 às 12:30 horas, no Centro Empresarial Rio, o seminário de produção gráfica que a Associação Brasileira de Propaganda está promovendo.
RIO GRÁFICA LANÇA PROJETO DE OURO - Os curtidores de quadrinhos do Fantasma, Nick Holmes, Ferdinando, Búfalo Bill, Cavaleiro Negro e Mandrake poderão se deliciar com a leitura das aventuras daqueles inesquecíveis personagens. A Rio Gráfica, a partir de 15 de janeiro, vai reeditar as cópias fiéis das primeiras revistas de cada um destes heróis. Além disso cada publicação conterá um caderno especial de 8 páginas com uma análise criteriosa de personagem, seus autores e sua importância cultural, contando ainda com um primoroso acabamento gráfico.
|