Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 19/OUT/1984
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Carta

"Márcio e Márcia".
Talvez o título "Promoção dá poucos prêmios às empresas cariocas" seja justo, caso vocês estejam se referindo ao total da premiação.
Na parte que toca à DPZ, muito pelo contrário. Nós temos sido econômicos em inscrições. E riquíssimos em premiações. Nos últimos Colunistas-Rio, inscrevemos 11 peças e obtivemos 18 prêmios. No Colunistas Nacional, todas as peças inscritas no regional foram premiadas.
O mesmo critério foi adotado no Colunistas-promoção. Inscrevemos apenas 4 trabalhos. A DPZ-SP apenas 2. Resultado: DPZ-Rio com 4 trabalhos: 1 ouro, 3 pratas e 1 diploma de finalista, DPZ-SP com 2 trabalhos, 2 ouros.
Um abraço, Paulo de Tarso

 

Venda da TV-Record ainda não tem decisão.

O Grupo Silvio Santos continua interessado em vender a sua participação nas TVs Record, principalmente a do Rio de Janeiro, da qual o SS já se desinteressou há muito tempo.
Uma das propostas recebidas é bem conhecida: o novo grupo que também está sendo responsável pelas modificações do Jornal Última Hora. Mas a grande surpresa está no outro grupo que, segundo soubemos de informante fidedigno (de dentro do SBT), estaria realmente interessado em entrar em novos mercados: nada menos que a Rede Brasil Sul, dos gaúchos Sirotsky, que atualmente exibem no Rio Grande do Sul e Santa Catarina a programação da Rede Globo.
Se a negociação for efetivada, ninguém sabe qual seria a nova linha de programação da RBS no Rio e no Sul do País. Mas se o Dr. Roberto Marinho se descuidar, vem os gaúchos e amarram as câmeras deles no Obelisco carioca.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

RÁDIO E REMÉDIO PARA O POVO - Nélson Morizono - diretor do Laboratório Dorsay, famoso por sua linha de produtos farmacêuticos populares, cuja publicidade é constante e de veiculação direta ­ é o mais novo homem de comunicação do país. Ele acaba de comprar 50 por cento da Rede Capital de Rádio, sediada em São Paulo e com emissoras em vários pontos do Brasil.
COM A CORDA TODA - Mais uma comprovação de que a Brasil América Publicidade não quer ficar mais conhecida só como "house-agency" do Grupo CB. A agência está contratando no mercado e já levou o redator Luiz Santos e, como seu novo diretor de Mídia, o Otto Pajunk, que estava na Aroldo Araújo.
Quanto ao assunto "Casas Pernambucanas", ainda vem mais coisa por aí. Quem pensa que a BAP, no momento, não está fazendo mais nada para aquele cliente, está muito enganado. É esperar para ver...
• ANÚNCIO DE GOVERNO É ÓTIMO - Mas só se for pago. Como bem foi levantado durante o Simpósio de Propaganda Governamental realizado em Porto Alegre pelo dinâmico João Firme de Oliveira, presidente há três mandatos do Sindicato de Agências do Rio Grande do Sul. Entre as conclusões do Simpósio está a lembrança de que "empresas estatais que disputam o mercado com a iniciativa privada, em igualdade de condições, podem e devem investir em propaganda". E mais: "A propaganda deve ser prevista claramente nos orçamentos dos órgãos públicos, a fim de que os veículos de comunicação não sejam sobrecarregados com propaganda gratuita".
Recortem e mandem para o seu presidente de estatal preferido.
• OUTRA DO SUL - E o Sindicato de Agências gaúcho já marcou para os dias 12 a 14 de junho de 1985 o Festival Latino-Americano de Publicidade de Gramado, que incluírá desta vez julgamento de filmes publicitários, comerciais em vídeo-tape, comerciais de rádio e anúncios de mídia impressa.
• QUEM DEFENDERÁ? - O Sindicato dos Publicitários do Rio tem um novo problema pela frente: tivemos a informação de que o Sindicato das Agências de Propaganda do Rio conseguiu junto aos órgãos públicos a retirada da conceituação da LTB­Listas Telefônicas Brasileiras como agência de propaganda. Assim sendo, os dissídios e demais decisões entre a LTB e os seus funcionários deixarão de ser decididos entre os Sindicatos de Agências e de Publicitários do Rio. Sem serem empregados de empresas publicitárias, qual será a vantagem dos funcionários da LTB em continuarem filiados ao Sindicato Profissional deste setor?
• INVESTIDOR MISTERIOSO - A cada dia crescem mais as especulações sobre quem estaria por trás desta impressionante reviravolta que está se processando dentro do jornal carioca "Última Hora", e que está prestes a explodir. Já ouvimos até que um dos principais investidores seria Ronald Levinsohn, o ex­diretor da Delfin. Mas que a coisa deve ser bastante séria, não temos mais dúvidas. Já há algumas semanas estão indo para lá, na surdina, alguns dos melhores jornalistas das redações de outros jornais cariocas. Isso porém, não nos impressionava tanto, pois jornalista é sempre um romântico, e adora enfrentar emoções e desafios novos.
Só que, desta vez, a "Última Hora" levou o Walter Fontoura, tirando-o da diretoria do "Jornal do Brasil" com uma proposta que (também se comenta) teria sido fabulosa. Como não acreditamos que o Walter seja um profissional de - nestas alturas de sua vida - colocar a sua imagem em risco agora sim, passamos a ficar bastante atentos para o que vai acontecer no jornal.
• EMISSORA FEMINISTA. - Maria Alice Langoni, gerente de marketing da TV-S, no Rio, informa que o departamento, que já tem diversas mulheres trabalhando na área de comercialização, acaba de contratar mais duas: Bettina Medeiros, que entra como contato de vendas, e Silvana de Carvalho Barbosa, como assistente de marketing.
• BASF LANÇA DISCOS - A Basf Brasileira, através da sua subsidiária Glassurit, está lançando uma série promocional de discos de música popular brasileira. O primeiro está sendo distribuído agora, e apresenta o trabalho de Clodoaldo de Brito, o Codó da Bahia, falecido no inicio deste ano. Bom trabalho, o da Basf.
• NOVO CONTRATADO - A Giovanni e Associados contratou para a sua direção de arte Frederico Pontes, um carioca que estava há anos em São Paulo, tendo passado pela SGB e Propeg.
• MUDANDO O VISUAL - A Souza Cruz está testando em alguns mercados brasileiros o novo visual dos maços de Hollywood filtro, no qual o nome do produto passa a ser escrito em Itálico, numa tipologia mais moderna (os "00", por exemplo, aparecem unidos como se fosse o símbolo matemático de infinito). Além disso, onde estava escrito "cigarros" passa a constar "filtro", e no lugar do "filtro" aparece o símbolo do cigarro - aquelas "aspas" vermelho-azul-e-branco que lembram o maço deitado. O mais curioso é que, nas praças-teste, os mesmos comerciais do produto que foram exibidos aqui com o maço normal já aparecem com a nova embalagem.
• BOA RECICLAGEM - Vicente de Vicq, diretor de contas na SGB, está embarcando para Nova Iorque, onde fará uma reciclagem em planejamento e Administração de Contas durante estágio na Compton Advertising, agência do grupo Saatchi & Saatchi Compton, com o qual a SGB mantém um acordo operacional.
• CABORÉ SECOU O RIO - Este ano, a presença do Rio de Janeiro entre os candidatos ao Prêmio Caboré-84, iniciativa da revista "Meio & Mensagem", restringiu-se à área de veículos, com "O Globo", Sistema Globo de Rádio e Rede Manchete concorrendo. Entre os profissionais (dirigente, criação, mídia, pesquisa, atendimento de agência, profissional de veículo, etc.), não apareceu ninguém.
• VS APAGA VELAS - A Agência VS Escala ­ do Valdir Siqueira e Lula Vieira - comemora na próxima terça-feira o seu segundo aniversário, com um coquetel na sede - agora ampliada para mais um prédio ao lado - do Humaitá. A VS é uma das agências cariocas que vem apresentando uma das mais rápidas taxas anuais de crescimento, tanto a nível de produção como de abertura de mercado para profissionais da praça. A agência, que recentemente contratou Carlos Alberto do Carmo (ex-presidente da Lintas no Brasil), agora passa a contar também com Flávio Salgado (ex-diretor da Merchand e outros) no seu atendimento.