Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 21/SET/1984
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Deputado quer oficializar Dia Nacional do Anunciante.

Depois de promover o Dia do Anunciante, apenas internamente no seu Jornal de Brasília, o deputado Jaime Câmara está apresentando no Congresso um projeto de lei que oficializa o dia 29 de setembro - dia escolhido por ser o aniversário de fundação da ABA - Associação Brasileira dos Anunciantes - como o Dia Nacional do Anunciante.
Segundo o deputado, o anunciante é uma categoria de notável presença na economia nacional, que se esconde através do anonimato, mas que é responsável direto pela evolução de um dos mais importantes setores da vida pátria, que são os meios de comunicação social. Com a experiência de quem é diretor de jornal, Câmara lembra, em seu projeto, que "é o anunciante quem, com suas publicidades, gera os recursos para os meios de comunicação cobrirem os custos cada vez mais altos da produção da informação".
Sem querer tirar o mérito dos anunciantes (quero ser amigo de todos), discordo de um detalhe do texto do projeto. Dizer que o anunciante "se esconde através do anonimato" é um certo exagero. Anonimato de anunciante só conheço em "teasers". Anônimas, mesmo, são as agências de propaganda e as produtoras, e ainda os seus profissionais, que só vêm a público graças aos colunistas publicitários, que ajudam a badalar e criar fama.
Por isso, fica aqui a sugestão ao Aroldo Araújo, que já criou o Dia do Mídia e está por trás deste Dia do Anunciante. Por que não haver o Dia do Publicitário e Dia do Profissional de Marketing, que são muito mais abrangentes e justos com aqueles que trabalham anonimamente de verdade?
Depois, vai ficar faltando só o Dia do Colunista Publicitário, para todo mundo ficar feliz. (ME)

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

POBRE TAMBÉM CONSOME - O deputado Justo Veríssimo não entende nada de marketing. Em um país que vê as suas classes C, D e E crescerem geometricamente a cada ano, uma boa oportunidade de ganhar dinheiro é vender produtos também para este público. A agência CBBA já vinha chamando atenção para este fato há algum tempo, mas agora, a ABA - Associação Brasileira de Anunciantes decidiu debater o assunto com mais profundidade. No próximo dia 26, em São Paulo, a entidade estará realizando um debate com o título "As classes C, D e E unidas jamais serão vencidas", quando se procurará quantificar este mercado, apresentar conceitos de abordada publicitária para ele, mostrar seu comportamento psicológico e ações de compra, enfocar as suas atitudes perante a propaganda, enfim, tudo o que for necessário para cooptar este público para o consumo.
Entre os especialistas, estarão Hilda Wickerhauser, diretora de pesquisas da Marplan, Hiran Castelo Branco, diretor da CBBA/Propeg, e Ricardo Scalamandré, diretor de marketing da TVS. Quem quiser informações, telefone para a Sra. Karle, (011)283-4588.
(N.R.2014: Justo Veríssimo foi um personagem de Chico Anysio que declarava: "Quero é que o pobre se exploda")
FUMOU DORAL... - A Reynolds está lançando em mercado-teste no Sul do Brasil um cigarro que, segundo John Polychron, presidente da empresa, representa um grande investimento da empresa, sendo seus resultados "muito importante para o futuro da Reynolds do Brasil". Trata-se de Doral, um cigarro de baixo preço e sabor suave, cujo lançamento está a cargo da Thompson.
Doral deve ser, pelo nome, o primeiro cigarro a combater febre e enxaqueca. Fumou Doral, a dor se deu mal.
ALGO EM COMUM - Falando em cigarros, se é com esta campanha publicitária que a Souza Cruz espera que o Free desbanque o Galaxy, então a Phillip Morris pode dormir tranquila. Os comerciais que estão no ar, de humor tão insosso, conseguem ser desagradáveis de se assistir. Alias, estes são os melhores comerciais da campanha pois, segundo soubemos, a Standard chegou a colocar um outro no ar que a diretoria da Souza Cruz até mandou suspender a veiculação.
Outra coisa que sobra desta campanha do Free é a comprovação da injustiça que se fez nas premiações publicitárias com a campanha de Calvin Klein, veiculada ano passado. O que tem aparecido desde então de campanhas com "algo em comum" como aquela, já dá para escrever um livro.
NÓS, CRUÉIS? - Se vocês estão achando que estamos muito cruéis, vocês precisam ler a coluna "Ponderações", que o colega José Roberto Whitaker Penteado vem escrevendo na revista "Propaganda". O J.R.W.P.F. não tem tido papas na língua, botando o dedo em toda ferida existente na propaganda brasileira, (e até internacional) de uma forma muito competente. O J.R. está certo. Colunista publicitário que só elogia já existe demais. No Rio, então...
IBM BRAZIL - A maior empresa mundial da área de informática lança na próxima segunda-feira, 24/09, a veiculação de uma grande campanha institucional para provar, inclusive, que a empresa no Brasil até faz um computador que é exportado para mais de 60 países. A campanha, criada pela Salles, terá quatro filmes de 30 segundos, para televisão, e quatro anúncios, sendo um de página dupla, para revistas e jornais.
SALLES SAI NA FRENTE - Falando em Salles, o Mauro foi presença notadíssima no comício da Frente Liberal em Goiás, conversando na frente do palanque com Ulysses Guimarães e outros políticos, e agitando como se parte do sucesso daquela promoção estivesse em suas mãos (o que aliás não duvidamos nem um pouco). O Mauro está certo. Hoje em dia só o Geraldo Alonso está apostando no Maluf. A oposição hoje tem mais presente - e futuro - que o PDS. Querem prova? Em Minas, terra do Tancredo, o Banco de Crédito Real acaba de retirar a conta da agência L&F, para entregá-la à Asa, agencia que atualmente está associada à Salles.
IBM AGAIN - A Dia Design, empresa de programação visual, criou e produziu o primeiro número da Revista IBM, que circula trimestralmente para três mil leitores.
BOAS E GRANDES - A Editora Abril realiza no próximo dia 27, às 18:30 horas, em São Paulo, a entrega dos diplomas às empresas escolhidas entre as Melhores e Maiores pela revista "Exame". Como se sabe, mais uma vez, este ano, as agências de propaganda não participaram da seleção. Dono de agência de propaganda é a favor da liberdade de informação desde que não se informe que a agência está endividada ou levou prejuízo no ano anterior. Como estava dando muita confusão, a Abril inteligentemente eliminou a categoria.
MAIS ABRIL - A Abril Vídeo está se estruturando cada vez mais no Rio. Ricardo Gimenez, gerente comercial do Rio informa que efetuou duas contratações: Vitor Hugo Peres (ex-MPM) e Ana Lúcia de Oliveira Castro (ex-O Globo). Além disso, a Abril Vídeo parte para o seu primeiro programa a entrar em rede nacional, pela Bandeirantes, com o ex-deputado Miro Teixeira.
QUE HORROR! - Chegou aos nossos ouvidos uma história escabrosa, envolvendo as produções dos comerciais das Casas Pernambucanas nos últimos anos, e que nem podemos acreditar que seja verdade. Mas se for, meu Deus, que tristeza! Terá sido por isso que a MPM trocou a equipe de atendimento da conta?
GRANDE SACADA - Uma ideia genial da Grendene para apresentar à imprensa as novas cores de sua coleção, de sandálias Cinderela: a empresa produziu bloquinhos de anotações de capa plástica igual ao material usado na sandália; e mandou para os jornalistas um jogo de bloquinhos, cada um com a capa de uma cor da coleção. Tudo isto bem apresentado em um "press-kit", com release e fotos do produto.
A Grendene hoje tem 4 unidades fabris, em 51 mil metros quadrados de área e 2.500 funcionários. Em 1983, a empresa fabricou 30 milhões de pares de sapatos, faturando 36 bilhões de cruzeiros.
SEGURANDO O TAPETE - E da Estrutural o novo, comercial da Tapeçaria Ronari que está no ar nas televisões cariocas.
PORRE DE VINHO - Nós dois adoramos vinho branco, mas já estamos nos preparando para tomar um porre da bebida assistindo a TV-Globo. É que a emissora, através da Apoio Comunicações, assinou um contrato de merchandising em novelas de televisão com a Fabrizio Fasano, produtora do vinho Wein Krover e Wein Zeller, e quando a Globo faz merchandising é capaz de botar os atores tomando vinho branco até no café da manhã.