Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 10/AGO/1984
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Gaúchos pedem fechamento da house do Sul-Brasileiro

As entidades publicitarias do Rio Grande do Sul continuam sua luta contra as house-agencies. Na última semana, a campanha se estendeu à Promonte Propaganda, agência doméstica do Banco Sul-Brasileiro, sediado em Porto Alegre, através de uma carta assinada por seis entidades locais abrangendo desde o setor patronal (representado pelo Sindicato de Agências de Propaganda e pela ABAP-RS) até o profissional (representado pelo Sindicato dos Publicitários de Porto Alegre).
Na carta, as entidades manifestaram à diretoria do Banco Sul-Brasileiro a "preocupação que representa, para o mercado de trabalho, a existência das Agências Domésticas de conglomerados, pelo poder econômico que representam". Na opinião de um líder da propaganda gaúcha, em conversa conosco, "é extremamente difícil e desigual uma agência de propaganda independente enfrentar pressões de fundo econômico que vez ou outra são desferidas por agências ligadas a grandes grupos, no processo de prospecção de contas".
As denúncias das entidades gaúchas na carta ao Sul-Brasileiro vão mais longe: dizem elas que "algumas Agências Domésticas servem de empreguismo até para diretores de outras empresas coligadas, servindo muitas vezes de canal para burlar o fisco e a legislação vigente". Por outro lado, disseram, está provado que Agência de Publicidade própria não é um bom negócio para qualquer empresa, pois "são' nocivas à atividade publicitária pelo centralismo e, consequentemente, nada contribuem para a expansão do mercado de trabalho e dos investimentos publicitários".
A campanha das entidades publicitárias gaúchas contra as house-agências não é coisa nova. Tanto que elas já começam a considerar algumas batalhas como "vitória" em sua história. Dizem os publicitários gaúchos que a campanha já deu certo nos casos da GBOEX, que desativou a GB Propaganda, e do Supermercado Real, que fechou a Ampla Publicidade, sua tradicional "house-agency". No caso do Banco Sul-Brasileiro, a carta das associações do Rio Grande do Sul claramente demonstra a sua preocupação "com a continuidade da Promonte Propaganda", principalmente porque agora, além de atender ao próprio Banco Sul-Brasileiro ela passou a cuidar da Caderneta de Poupança Habitasul, um dos grandes anunciantes daquele mercado, mas que enfrentou problemas financeiros e foi absorvido pelo Sul-Brasileiro.

Novas instalações

"Agora estamos muito bem dimensionados para solicitarmos e atendermos a qualquer conta deste mercado". A afirmação foi feita por Juan Vicente, diretor-geral da filial da DPZ no Rio de Janeiro, após apresentar as novas e próprias instalações da agência. Localizada em Ipanema, no luxuoso edifício "Forum" e ocupando os dois últimos andares inteiros, num total de 1.000 m2 com direito a deslumbrantes e inspiradoras vistas, que segundo Juan Vicente é um fator primordial para a boa criação, a DPZ Rio finalmente renasceu. E renasce investindo muito em profissionais de talento.
Desde quando assumiu a direção do escritório no Rio, em 1979, Juan precisou de tempo para estudar e planejar a estrutura que considerava ideal para a sua agência.
- Propaganda é criação, mas naquela época nós não podíamos nem investir nela, pois precisávamos primeiramente nos estruturar, diz Juan Vicente após confidenciar ser um criador frustrado.
Atendendo atualmente a sete importantes clientes: Souza Cruz, Ceras Johnson, Coca-Cola, Inega, Castrol, Sidney Ross e Vulcan, com cerca de 60 produtos, a DPZ possui uma compacta estrutura, com Angelo de Mello Magliari, Carlos Campana Filho e o próprio Juan na direção de contas, além de 5 supervisores. A mídia tem a direção de Maurino Mendonça e a criação tem duas duplas com a Direção de Criação do Paulo de Tarso e a Direção de Arte de Eduardo Correa.
- Nós não somos muitos, se comparados com o número de pessoal de outras agências, mas somos eficientes. E, com o talento e trabalho desta nossa equipe, estamos prevendo um faturamento este ano de CR$ 18 milhões, o que nos colocará entre as 5 maiores agências do Rio, conclui Juan.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• PROMOÇÃO NA CBBA-PROPEG - Viviano Caldas, que supervisionava o atendimento da Propeg, após a fusão com a CBBA passa a assumir a Direção de Atendimento das contas da agência no Rio.
• PROMOÇÃO NA SGB - Antônio Cândido acaba de ser promovido a supervisor de grupo de atendimento na SGB.
• MUDANÇA NA THOMPSON - Ricardo Galletti deixando a Direção de Criação da Thompson-Rio para se dedicar "full time" à sua agência Lápis de Cor.
• A RECEITA DE BULHÕES - Como acabar de vez com a alta de preços e dos juros? Como pôr fim ao achatamento salarial e ao drama do reajuste das prestações da casa própria? A revista "Visão" desta semana tem a receita de Bulhões. E continuam abertas as inscrições para o 1º Campeonato Nacional de Mídia da revista "Visão", Trata-se de uma criativa promoção que lembra o mídia da veiculação no "Quem é Quem".
• FESTIVAL DE MPB - Interessante como os festivais continuam uma ótima maneira para se promover produtos. A BASF está promovendo o Festival Basf da MPB que tem por objetivo dar oportunidade aos novos compositores que mostrarem suas músicas.
• GLOBOTEC TEM NOVA ESTRUTURA - Guilherme Bokel, que durante vários anos foi diretor de Produção da Globo, é o novo gerente de produção da Globotec-Rio. E a Regina Moscoso, que já trabalha na casa há 14 anos, sendo, inclusive responsável pela produção da VT Center, assumiu a coordenação da área de contatos com clientes e agências.
• INFORMÁTICA NA "EXAME" - "O Computador e Você" será o relatório especial que a "Exame", em conjunto com a Computerworld Communications, a maior empresa jornalística em informática do mundo, vai publicar este mês.
• EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS - A revista "Senhor" publicará este mês, no próximo dia 24, um caderno especial sobre as exportações brasileiras, focalizando os setores responsáveis pelo crescimento brasileiro no comércio mundial.
• CIDADE CONTINUA EM ALTA ­ A Rádio Cidade do Rio continua mantendo sua liderança as classes A/B/C.
• ABA NA ESTRUTURAÇÃO - A Associação Brasileira de Anunciantes realizará no próximo dia 23, às 19h30m, em sua sede, à Av. Paulista, 352 - 6º andar, um painel que abordará a Estruturação Atual dos Anunciantes Brasileiros, tendo Luiz Fernando Furquim, presidente do Grupo Pão de Açúcar, Roberto Duailibi, diretor da DPZ, Mauro Multedo, gerente de Produto da Coca-Cola, Carlos Eduardo Jardim, diretor de Comunicação da R. J. Reynolds e José Américo da Silva, gerente administrativo do Banco Sul-Brasileiro.
• CONGRESSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS - Será em Belo Horizonte o 8º Congresso Brasileiro de Relações Públicas, de 2 a 6 de setembro. Maiores informações poderão ser obtidas na CONGRESS - Rua Marechal Deodoro. 318 ­ Floresta - Belo Horizonte - MG.
• IDEIA DE VISÃO - Bastante criativa a ideia promocional que a "Visão" teve para presentear aos mídias e lembrá-los da edição do "Quem é Quem" na Economia Brasileira: Uma batéia de garimpeiro.