Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 03/AGO/1984
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

PESQUISA DA CRISE

A inflação tem sido apontada, desde 1977, como o problema número um do País, nas pesquisas realizadas pela Standard, Ogilvy & Mather. A pesquisa, que contou com 450 entrevistadas, residentes em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Recife e Salvador aponta que as donas de casa de classe média continuam pessimistas, pois a maioria absoluta delas (92%) ainda aposta que a inflação vai continuar subindo.
Este pessimismo contrasta com o otimismo oficial, pois a pesquisa mostra que, em março deste ano, quando o índice de inflação já alcançava 220%, a previsão oficial era de que a inflação em 1984 não chegaria a ultrapassar 176%.
A amostragem da Standard aponta que os chocolates, doces, biscoitos, refrigerantes e a carne foram os produtos que sofreram os maiores cortes. Os dados são expressivos: em pouco mais de dois anos, a diminuição no consumo de alimentos e a qualidade das substituições feitas transformou-se dramaticamente. Se, há dois anos, a dona de casa substituía a carne por frango e peixe, em abril de 83 a carne passou a ser substituída dominantemente por ovos, e desde outubro até abril deste ano por verduras, legumes e ovos. Se há dois anos, 31% das entrevistadas declaravam corte no consumo de chocolate, doces e biscoitos, em abril deste ano esse número duplicou, com a diferença de que, antes, substituíam-se os doces por similares caseiros, enquanto agora tendem a ser substituídos sobretudo por frutas. Com estes dados, a pesquisa conclui que, no primeiro caso, é visível uma reorientação do consumo em direção a alimentos mais baratos: no segundo caso, uma reorientação em direção a alimentos naturais.
O "Listening Post" da Standard aborda também a questão do desemprego, que tem sido identificada como um problema nevrálgico do País.

Diretor da Teacher faz testemunhal do seu uísque escocês

Entrará no ar este domingo um novo comercial para o Teacher's criado pela SGB-RJ. Além da oportunidade de mercado a SGB resolveu aproveitar outra oportunidade que era o fato de que a Wm Teacher & Sons do Brasil era a única empresa escocesa que está no Brasil para cuidar pessoalmente do engarrafamento do seu Scotch e também, que a Teacher's era a única firma no ramo de uísque que tinha um escocês na sua direção.
Dai a recomendação de uma campanha testemunhal, baseada no depoimento pessoal do Sr. Kenneth Stephen, sobre a qualidade e a autenticidade do seu produto.
Segundo a SGB, a campanha pretende "demonstrar para o consumidor que Teacher's é o único 'Scotch Whisky' produzido na Escócia e engarrafado no Brasil pela mesma empresa escocesa, sob a direção de um escocês, merecendo, por isso, total confiança do consumidor, e explicar, com a devida autoridade, fatos a respeito do 'Scotch Whisky', de tal maneira que o consumidor se sentirá seguro e confiante de que o Teacher's bebido na Escócia e o Teacher's bebido no Brasil são exatamente iguais".
A campanha compreende seis comerciais de televisão e um anúncio de uma página para jornais e a ficha técnica é a seguinte:
Criação: Maurice J. Cohen, Isac Chapira e Victor de Castro.
Produção gráfica: Gualter Ribeiro.
RTVC: Ricardo Mayer.
Atendimento: Vicente de Vicq e Antônio Cândido.
Aprovado por: Ted Teiteiroit.

Brainstorming • Brainstorming •Brainstorming

Grupo de Mídia do Rio de Janeiro - Eleições 1984
N.R.: Anúncio publicado na edição impressa ao lado da Janela Publicitária

• Gilberto Strunck, da Dia Design, acaba de receber comunicado do Japão informando que 18 trabalhos de sua empresa irão figurar no Logotypes of the World e 14 no Mark & Symbol of the World. Estes livros, segundo Strunck, serão publicados este ano no Japão, reunindo os melhores exemplos de projetos de Imagens Institucionais de 38 países.
• A Servenco acaba de receber do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Município do Rio de Janeiro, a Comenda da Cruz Verde da Construção Civil, pelo baixo índice de acidentes que a empresa alcançou em 1983.
• A revista "Ciência Hoje" está completando dois anos, com uma tiragem de 60 mil exemplares, distribuídos em mais de 600 municípios do País. Em suas seções encontramos notícias das mais diversas atividades cientificas e da política, no Brasil e no mundo. Leitura obrigatória de quem gosta de saber a verdade dos fatos.
• A Indústria de óculos Focal é a produtora e distribuidora exclusiva dos óculos das famosas marcas Yves Saint Laurent, Pierre Cardin, Da Vinci, Henri Premier, Jacques Vernier, Charles Jourdan e Mody Look, nacionalmente.
• "Auto Motor News" é o suplemento automobilístico que o "Shopping/City News/Jornal da Semana" vai lançar em 19 de agosto. Com periodicidade quinzenal, o "Auto Motor News" pretende cobrir amplamente o setor automobilístico.
• A Graber Segurança Eletrônica, empresa nacional com atuação em São Paulo e Campinas, está se instalando também no Rio de Janeiro. Seus produtos são sistemas de segurança integrados à ação de radiotransmissores, sensores de proteção de cofres, portas, janelas e terminais de computadores ligados a uma central de comando.
• Foi prorrogado para até o dia 31 de agosto o prazo para inscrições para os participantes do Brasil no 29º Congresso Mundial do IAA, que será em Tóquio, Japão, de 2 a 5 de outubro.
• A Promocine Publicidade comunica que já está operando como distribuidora de comerciais e documentários em cinemas dos Grupos Severiano Ribeiro, Sul Paulista, e Cinema International Corporation.