Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 13/JUL/1984
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Propaganda e responsabilidade social

A CBBA-Propeg está divulgando um folheto simples, sem ostentações, mas do muito bom gosto.
A simplicidade do folheto da CBBA chama atenção porque, ao folhear a peça, página por página, você vai descobrindo a riqueza imensa de seu conteúdo. Você sente (e isso o folheto te passa) que deve ter existido muita integração das pessoas que trabalharam de uma forma ou de outra, naquelas campanhas de interesse público e comunitárias.
Se houvesse um ranking de responsabilidade social em agência de propaganda, sem dúvida, a CBBA-Propeg seria uma das primeiras colocadas. (MB)

Estudo ressalta as qualidades do rádio como veículo de comunicação

O rádio, entre os veículos de comunicação de massa, é o meio "mais pessoal, emocional e relevante. Ele permite aos ouvintes "verem" com os ouvidos e a "olharem" com a mente, participando de modo intenso das mensagens transmitidas".
Essa é uma das conclusões a que chegou a Benton & Bowles Inc., agência associada à Salles/Inter-Americana em Nova York, e que acaba de concluir um estudo sobre o veículo rádio, feito com base em dados obtidos também no Brasil, através da Central de Rádio.
O material enviado pelo Brasil foi considerado de "muito boa qualidade e foi integralmente aproveitado" para fundamentar os resultados do trabalho.
Outros pontos apontados no relatório da B&B: "Rádio é um meio extremamente versátil". Nada há o que não possa ser feito pelo rádio (da perspectiva da criação de mensagens). Ele permite ao pessoal de criação pensar grande e pensar pequeno. "O rádio não deveria ser considerado uma limitação para a publicidade".
O estudo acrescenta, ainda, que o "rádio, como meio, é tão limitado quanto imaginação que o cria", ao realçar o desafio que se apresenta à criação publicitária de modo geral.
Quanto aos ouvintes, o relatório destaca que o rádio não "é um meio passivo, é um companheiro no sentido mais intimo" que conversa com milhões de pessoas, durante todo o dia, aguçando a capacidade de imaginação das pessoas.
O documento defende maior utilização do rádio como veículo comercial também pela sua abrangência, pois pode ser ouvido em qualquer lugar, atingindo os mais variados públicos.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• UMA FRIA - A indústria de sorvete italiano Hebom teve sua falência requerida por alguns de seus fornecedores. A Hebom recentemente inaugurou nova unidade industrial que só de instalações teve um investimento de mais de 2 bilhões de cruzeiros.
• PARECE, MAS NÃO É - Efetivamente estamos vivendo um momento histórico, no qual a sábia frase publicitária do Denorex se torna realidade no dia-a-dia de todos nós. Depois da aclamação da Roberta Close como símbolo sexual, nos chega um release da Valisére comunicando o lançamento de cuecas para mulheres. Além de várias cores, o produto também possui vários modelos: desde a sunga até o samba-canção.
• BOA FORMA - Com a finalidade de atender aos consumidores de produtos dietéticos, a Kibon acaba de lançar o sorvete Bon Regime em pote de um litro, em três sabores. O produto não tem açúcar e é de baixa caloria, uma alternativa para quem se preocupa com a elegância física.
• NOVA REPRESENTAÇÃO - O Jornal "O Paraná" - jornal de fato - entregou sua representação comercial a MAIS - Marketing Integrado de Serviços, para todas as suas praças de atuação.
• BOA LEITURA - Está boa demais a revista "Gallery Around", da Editora Atlântica. Excelentes matérias de Antônio Bivar e Lilian Pacce sobre a televisão brasileira. Uma radiografia do ontem, hoje e o amanhã do vídeo. Uma curtição, também as elucubrações de José Vicente, autor de "O Assalto" e "Hoje é Dia de Rock".
• FINAL FELIZ - Às vezes um pequeno detalhe pode transformar um comercial bom em ótimo. Está no ar uma campanha criada pela VS Escala para uma série da Rio Gráfica sobre fotografias a cores. São dois comerciais (acho que um é apenas redução de 30 segundos), sendo que um deles termina com um rapaz dizendo apenas: "Saíram ótimas". Em suma, um comercial bom, com o recado dado corretamente. Mas o outro comercial tem um final mais extenso, com o rapaz dizendo: "Saíram todas, e ótimas!" Aí, sim, está o grande final para um comercial que pretende vender uma coleção que ensina as pessoas comuns a tirarem fotos. O grande drama do fotógrafo amador é descobrir, na volta do filme do laboratório, que um bom número de chapas foi perdido por falta de qualidade. Fechar o comercial, portanto, com a identificação do problema do consumidor é uma grande jogada.
Isto lembra, aliás, outro grande final da própria VS para outra coleção da Rio Gráfica, a revista "Criativa". É o "Foi feito por mim", que também sintetiza o anseio da consumidora da revista.
• EXPOSIÇÃO - O publicitário e artista plástico Vitor Lemos está expondo seus quadros a óleo em individual no Salvador Praia Hotel. Uma lindeza que merece ser apreciada.
• DIANA CONTRATA - Hannelore Benesch ingressou na Diana Cinematográfica após nove anos de trabalho na área de produção e orientação de moda na Gang Publicidade.
• OSCAR DA MODA - A Special Publicity vai realizar no próximo dia 31 de Julho, às 22 horas, no teatro do Hotel Nacional, a entrega do Oscar da Moda a onze profissionais que mais se destacaram durante o período de junho de 83 a maio de 84.
• JANELA ANIVERSARIANTE - Agradecemos a todos os amigos e leitores que nos mandaram parabenizações pelos sete anos da Janela. Creiam, vocês também estão em nossos corações. Obrigada.