Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
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Publicidade de varejo vira rebuliço no Rio
A precipitação de vários setores da Imprensa, dando como fato encerrado a negociação que a MPM Propaganda ainda estava fazendo com a Mesbla para a absorção da conta publicitária desta rede de varejo, acabou gerando um enorme rebuliço no setor publicitário carioca, que só agora começa a acalmar com a comunicação oficial da Mesbla através de press-release distribuído pela agência Assessor de que "em razão das dificuldades operacionais que se verificaram", foram encerradas as negociações entre a rede de varejo e a agência MPM.
A divulgação das negociações sem dúvida gerou um enorme mal-estar em ambas as partes envolvidas. O diretor da MPM, Luís Macedo, chegou a recusar comentar o assunto com jornalistas que o procuraram esta semana, e diretores da Mesbla deixaram claro que as conclusões errôneas da imprensa de que a Provarejo - agência pertencente ao Grupo Mesbla - estaria fechando, geraram grandes prejuízos no relacionamento da agência com seus funcionários e clientes em todo o Pais.
André de Botton, vice-presidente do Grupo Mesbla, garante que "em nenhum momento foi cogitada a cessação das atividades da Provarejo". Ele diz ainda que a intenção do grupo é "dinamizar a atuação da agência, que atende atualmente suas 36 lojas de departamento em todo o Brasil, através das 25 contas de suas empresas e algumas externas". Também faz parte das atividades de comunicação do grupo a produtora VT Center, uma das mais estruturadas produtora de vídeo tape independente (não ligadas a redes de televisão) da América do Sul.
A Mesbla é hoje a 4ª conta em volume de publicidade no País, e sua verba - impossível de ser avaliada corretamente devido ao repasses de bonificação e às negociações especiais pelo grande volume - é suficiente para colocar a Provarejo na 16ª posição entre as maiores agências de propaganda do ranking nacional.
RIO SUL
Se a conta da Mesbla, não trocou de mãos, a do Shopping Center Rio Sul deu uma surpreendente virada: o Conselho Diretor do Shopping - do qual faz parte o empresário Gustavo Moreira de Souza - voltou atrás em sua decisão de passar a ser atendido por agências profissionais do mercado, e entregou a conta de volta para a house-agency do Grupo Moreira de Souza, a UEB Publicidade.
A conta, que logo após a saída da UEB foi atendida pela agência Artplan, estava nos últimos dois anos com a Norton Publicidade, cujos profissionais confessaram-se bastante surpreendidos com a decisão do Rio Sul. A agência considera que vinha fazendo um excelente trabalho para o empreendimento, conseguindo inclusive este ano, um resultado de faturamento 18 por cento superior ao do Shopping no ano passado, enquanto o comércio carioca em geral apresentou no período uma queda em torno 20 por cento.
De qualquer maneira, soubemos que há entre lojistas do Rio Sul, algum descontentamento pela decisão, com propostas de reexame da situação, já que a entrega da conta para a UEB se deu sem a realização de concorrência, ao contrário do que havia acontecido quando das contratações da Artplan e da Norton.
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
• FIRMES NO CONSELHO - O CONAR - Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária reelegeu esta semana a sua diretoria, que tinha Petrônio Corrêa diretor da MPM-São Paulo - como presidente.
• MENOS UMA LETRA - O diretor de arte Batista Antônio Calomino, está deixando a SB & Associados Publicidade, do Rio, onde era diretor (era o B do nome da agência) e estava há 10 anos, desde que a empresa ainda era Redinger & JG. Toninho Calomino foi para a multinacional IIPC - Instituto Internacional de Publicações Científicas, agência especializada no mercado farmacêutico, que atende à Berlimed e à Biogalenica (CibaGeigy).
Com isso, a agência perde mais uma letra, ela que, depois da saída de Luís Redinger, se transformou em SB & JG, para logo depois perder o JG com a defecção de João Guilherme Ribeiro. Será que agora ela virará S & Associados?
• ARRAIÁ DO GONZAGA - A Amora - Associação dos Moradores do Rio Antigo, vai realizar este sábado, a partir das 18 horas, uma festa junina com todos os ingredientes usuais de eventos do gênero. Só que às 21:30 horas, entre o Casamento Caipira e a apresentação da Quadrilha campeã do Rio de Janeiro (a "Castelão de Brás de Pina"), a Amora prestará uma homenagem especial ao colunista publicitário Genilson Gonzaga, por seus 35 anos de jornalismo. Ainda não está confirmado, mas espera-se que o bom Genilson, a seguir, dance a quadrilha com o grupo Castelão de Brás de Pina.
A festa será na Rua Retiro dos Artistas nº 739, no bairro Freguesia em Jacarepaguá.
• APOSTANDO NO MERCADO O jornalista Carlos Leonam assumiu esta semana integralmente as funções de diretor da agência Archi+Grafio, abrindo mão da cobiçada editoria da "Coluna de Carlos Swann", no jornal O Globo. Leonam e Henrique Duque Estrada Meyer, o outro sócio da agência, compraram as ações de Ivan Fernandes, que se retirou da sociedade para se dedicar exclusivamente a projetos gráficos e programação visual no seu estúdio, que se chamará Solar.
A decisão de Leonam deixa duas suposições para os observadores: ou o colunismo social não é mais uma atividade tão "estimulante" quanto o foi há alguns anos, ou o mercado publicitário carioca está bastante melhor do que as declarações de muitos outros pequenos e médios empresários do setor nos levam a acreditar.
• O GLAMOUR DO BERTONE - Mais uma agência de propaganda surge no Rio: a Glamour, aberta por Paulo Roberto Bertone, profissional carioca de atendimento e marketing, que já leva consigo clientes como Bee Confecção, Pizza e Cia., Fotobancas entre outros. A Glamour está funcionando à Rua Prudente de Morais, 1440/503, com o telefone 259-7902, e seu símbolo é um passarinho pousado em um lápis. Uma graça.
• DÚVIDA CRUEL - O Jornal Gazeta Mercantil já está distribuindo as Cédulas Oficiais para a Eleição das Lideranças Empresariais dos diversos setores da Economia, a nível nacional, a nível estadual e a nível dos diversos setores de atividade. Sinceramente, não está sendo nada fácil indicar quem poderia ser o líder empresarial do setor publicitário carioca. O empresário carioca tem medo de assumir lideranças, e o publicitário, então, mais ainda.
• GERENTE DE CONSTRUÇÃO A revista A Construção, da Editora Pini, contratou para assumir a gerência de sua sucursal Rio de Janeiro o publicitário Gutenberg Vieira Montenegro. Aliás, Abílio Marques, gerente geral da Pini, informa que a editora também acaba de se filiar ao IVC, para provar que suas publicações atingem hoje mais de 25 mil exemplares de tiragem.
• INSTITUCIONAL DO AROLDO - O publicitário Aroldo Araújo, presidente do conselho permanente de comunicação Social da Associação Comercial do Rio de Janeiro, fará uma palestra no próximo dia 10 (na Av. Erasmo Braga, 277/5º andar) sobre a sua nova campanha institucional para o nosso Estado. O tema da campanha é "Rio é o Rio de Janeiro a Janeiro".
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