Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
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Citibank lança campanha para firmar nova imagem
A partir da próxima segunda-feira, começa a ser veiculada nas principais revistas do país uma nova campanha publicitária do Citibank, para o lançamento da conta Citi One, um produto especialmente criado para estabelecer um novo posicionamento para o banco perante o consumidor brasileiro: o de um banco especializado em pessoas físicas e capaz de ser "um banco para cada tipo de cliente".
A nova campanha foi criada pela Thompson-Rio que, diz seu diretor Eugênio Figueiredo, participou do projeto desde a identificação da oportunidade de mercado para a existência do produto, até esta fase de lançamento.
PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO
Desde 1975, o Citibank estava praticamente ausente dos meios de comunicação de massa. Em 1983, a Thompson realizou uma pesquisa verificando que o consumidor brasileiro estava desinformado sobre a forma de operar do Citibank, cuja imagem era de ser uma instituição exageradamente elitista e só para estrangeiros, o que afastava muitos "prospects" potenciais.
A ausência de um diferencial e a verificação de que os bancos brasileiros já estavam explorando muito em sua comunicação a informática, levaram a Thompson a lançar, no ano passado, o posicionamento do Citibank como o banco que tem um tipo de conta para cada tipo de cliente, preparando para este ano surgir com os produtos que darão respaldo a esta imagem.
Os anúncios de lançamento da conta "Citi One" estão claramente direcionados para os "grandes homens de negócios", prometendo-lhes "um tratamento que os bancos até agora só dispensavam às grandes empresas".
TARGET SOFISTICADO
Segundo a Thompson o público-alvo da campanha é formado de empresários grandes comerciantes, fazendeiros e capitalistas, ou seja, homens da classe A, na faixa etária de 35 a 55 anos, com renda anual de 120 mil dólares e/ou patrimônio liquido de 1 milhão de dólares. Como parte do produto "Citi One". o Citibank oferece gerentes especializados, que podem atender os cliente, não só "em ambientes privativos do próprio banco como nos seus escritórios, além de créditos que normalmente só eram concedidos a grandes empresas".
A campanha, criada por Ricardo Galletti e aprovada por Roberto do Valle (vice-presidente), Ismar Silva (diretor de marketing) e Décio Clemente (gerente de propaganda) do Citibank, terá um anúncio de página dupla e quatro cores para o lançamento do produto, e mais dois anúncios de sustentação, quando serão evidenciadas vantagens de crédito e investimento.
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
HOMENAGEM AOS MÍDIAS - Quinta-feira, 21 de junho foi o Dia do Mídia, classe profissional tão importante para o mercado publicitário (ainda mais agora que os anunciantes têm verba curta), que o dia foi até feriado! Mas falando sério, a Janela faz questão aqui de prestar a sua homenagem aos mídias, lembrando Carlinhos Azevedo, que pela primeira vez não passa entre nós um Dia do Mídia, ele que tanto brigou pela valorização desta atividade, e pela conscientização destes profissionais da necessidade de sempre se aprimorar tecnicamente. Que todos os mídias lembrem-se de Carlinhos e continuem batalhando pelo setor.
MAIS HOMENAGEM - O Sistema Globo de Rádio também vai homenagear os mídias com um coquetel na próxima terça-feira, 25 de junho, no Asa Branca, quando sorteará aparelhos de som entre os profissionais. A campanha publicitária do Dia do Mídia veiculada pela Globo foi criada pela Giovanni e Associados.
PATROCÍNIO TEATRAL Oh! Calcutta!, espetáculo erótico-musical que já foi assistido por mais de vinte mil pessoas só no primeiro mês de apresentação em São Paulo, tem um novo patrocinador, para cobrir a saída da Haspa, que ficou mais sem roupa que os atores da peça. Agora, entram os patrocínio dos vinhos Edelwein.
A Standard Ogilvy & Mather, agência que atende a conta do produto, fechou contrato com a Manager Espetáculos, produtora do musical e, a partir de agora, o nome e logotipo dos vinhos estarão em todas as peças promocionais e publicitárias de Oh! Calcutta!. A Seagram's também montou, no hall de entrada do Teatro Brigadeiro, um bar especial para a degustação do vinho pelo público, considerado o ideal pela agência para a difusão do produto.
CURTO-CIRCUITO - Os criadores de comerciais de TV para eletrodomésticos estão passando por uma fase curiosa: estão fazendo comerciais que afastam o consumidor do produto anunciado. Vejam só que no comercial da centrífuga Walita, um garotão chega para comprar vitamina, e nem com todo o argumento da vendedora de que o aparelho faz vitaminas naturais muito melhores, ele se convence, ainda saindo chateado com a vendedora e deixando o produto encalhado na prateleira.
Mais incrível ainda é o da linha de ferros GE, que apresentam uma situação oposta a que deveria se esperar em um contato vendedor-consumidor. O comercial mostra vendedores tão agressivos com a consumidora eles literalmente lhe arrancam e destroem a roupa - que ela sai correndo para longe dos produtos!
Até parece, em ambos os casos, que os criadores estavam trabalhando sim, para a concorrência que deve ter ficado extremamente agradecida.
GRANDES OBRAS - A revista Dirigente Construtor de julho está prometendo seu levantamento anual sobre os Maiores da Construção no Brasil, entre empresas construtoras e fornecedoras. O fechamento publicitário é dia 9 de julho.
ESTADÃO INFLACIONÁRIO - O jornal "O Estado de São Paulo" está dando a sua parcela de ajuda no aumento da inflação. O grande jornal paulista está cobrando por exemplar do dia anterior nada menos de 1.200 cruzeiros, ou seja, 200 por cento a mais por apenas 24 horas de atraso. Triplicar o preço em um dia é uma façanha de fazer inveja a qualquer supermercado.
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