Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
ABM já retomou atividades no Rio
A falta de uma solenidade pública de posse nos fez (e a alguns leitores desta coluna que nos sugeriram a nota há algumas semanas) pensar que Homero Icaza Sanchez ainda não havia assumido a presidência da ABM - Associação Brasileira de Marketing. Mas um almoço de confraternização da nova e antiga diretoria, em janeiro, valeu como posse.
A ABM, aliás, está iniciando para seus membros um serviço de comunicação das atividades de marketing realizadas no Brasil. Para isto, a sua diretoria pede aos associados que a informem, previamente, da participação em encontros do setor para credenciá-la em nome da entidade ao evento, na esperança de poder receber relatórios e matérias que possam ser distribuídas entre todos os colegas.
Como primeira remessa, a ABM está enviando cópias das palestras da Convenção Nacional de Marketing na Automação Bancária, ocorrida em maio em Canela, RS, sob o patrocínio da Febraban.
Gilberto Barros quer tripé da propaganda unido no IAA
A principal meta da nova diretoria do capítulo brasileiro da IAA - Internacional Advertising Association, presidida por Gilberto Camargo Barros e empossada na última semana, é fortalecer a indústria da propaganda através da união dos seus três elementos principais: anunciantes, agências e veículos. Diz Gilberto Barros, em comunicado à imprensa, que é necessário que todos os integrantes do tripé "esqueçam suas divergências e unam seus esforços e suas melhores intenções a fim de que, juntos, possam contribuir para que a recuperação econômica brasileira seja acelerada e viabilizada dentro do menor espaço de tempo possível".
Entre os planos de Barros para o IAA está apoiar a sua Divisão Jr., formada por publicitários jovens (argh! para mim isto é coisa de escoteiro) "contribuindo para a formação dos futuros dirigentes da Indústria da Propaganda brasileira". A entidade pretende também criar um prêmio de âmbito nacional para a melhor campanha de utilidade pública patrocinada por uma empresa privada. Esta ideia segue exemplo do "Golden Tulip", da IAA Mundial e tem a finalidade de fazer com que as empresas dediquem maior atenção e maiores verbas as campanhas comunitárias, que beneficiem à população do País.
Autoria do slogan do disco ainda não teve definição
Continua complicado o assunto do slogan "Disco. O presente que mais toca" que propiciou semana passada uma carta da agência de merchandising e promoções Merchand acusando a agência de propaganda VS Escala de plágio má-fé e outros crimes. Agora, soubemos, o cliente envolvido no "affaire", a Associação Brasileira dos Produtores de Disco, estaria enviando uma carta à Merchand avisando-a que o slogan também não é originalmente dela, e sim da agência SGB, que já havia apresentado à entidade há algum tempo.
Assim sendo, abrimos aqui a possibilidade de que outros autores da frase também se apresentem, para que possam pressioná-los na coluna, se o espaço for suficiente é claro.
De qualquer maneira, achamos o "gimmick" da frase interessantíssimo, e, seguindo a linha, já temos até uma sugestão para um novo slogan criado por nós especialmente para incentivar esta garotada adolescente a comprar mais Ovos do Chocolate para presentear na Páscoa. Aí vai ele de graça para quem quiser usar: "Ovo. O Presente que mais choca!".
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
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N.R.: Anúncio publicado na edição impressa. |
• SINAL DE BONS FATURAMENTOS - Cid Pacheco, diretor técnico da JMM-Sinal, informa que ainda este ano o departamento de Mídia da agência estará computadorizado, mas que ainda há tempo para empresas de software e hardware apresentarem propostas.
A JMM-Sinal também esta aumentando o seu departamento de Marketing Direto, com a contratação de Pedrina de Deus, redatora especializada em mala-direta, exB&D, Mesbla e Vecchi.
• IMAGEM DA ARTPLAN - Evandro Barreto, diretor de planejamento da Artplan, acaba de assumir também a responsabilidade pela comunicação corporativa da agência junto à imprensa especializada de todo o País. Falando em Artplan, é realmente muito boa esta campanha da agência para a Caixa Econômica Federal, com o ex-Asdrúbal Luiz Fernando Guimarães. Está dando um grande banho nas demais campanhas da CEF que estão no ar, que ficaram com cara de velhas.
Aliás, a Artplan ainda pode se gabar agora de ter conseguido um dos maiores sucessos de vendas alcançados pela propaganda brasileira nos últimos tempos: a travesti Roberta Close, que depois de ter participado de um comercial da agência para uma loja de armários, conseguiu se transformar em uma das modelos mais procuradas e bem pagas do País, badalando tanto quanto ou mais que Xuxa, ou Luiza Brunet.
• MUDANÇAS NO SETE - Amilcare de Carolis acaba de ser promovido a diretor geral de comercialização da Rede Bandeirantes de Televisão para a Região Rio. A emissora, que está ampliando a sua estrutura comercial neste mercado, ainda contratou esta semana Alceu Rodrigues para a direção do comercial do Canal 7 carioca e Silvio Miranda para dirigir, no Rio, a comercialização das demais emissoras da rede. Ambos são ex-TVS. Ainda no Canal 7, o gentil Sérgio Miranda está cuidando da área de vendas do departamento de esportes.
A Bandeirantes-Rio pretende retomar o seu crescimento. Paulo Saad, seu diretor-geral, espera voltar a ter, em curto prazo, o mesmo volume de produções no mercado carioca que a emissora tinha há três anos.
• LIVRES INICIADORES - O Movimento Nacional pela Livre Iniciativa está distribuindo para as classes dirigente e empresarial brasileiras o trabalho "Estado e Iniciativa Privada", especialmente preparado pelo presidente da Febraban, Roberto Konder Bornhausen. O também diretor do Unibanco diz, entre outras afirmativas importantes, que "sem livre mercado não há iniciativa privada forte, e sem esta não existe economia saudável, pelo menos enquanto se queira preservar a liberdade como valor inalienável da vida brasileira".
• EXAME INFORMÁTICA - A revista Exame, da Abril, vai publicar em agosto e outubro Edições Especiais de Informática produzidas pela Computerworld do Brasil, empresa que já é responsável pelo jornal Data News e pela revista Micro Mundo (a melhor da área de microinformática no país), e cuja matriz internacional edita e coedita mais de 40 publicações especializadas em informática em 17 países.
• LÚCIA NO AR - A partir de 1º de julho, a jornalista Lúcia Leme, que escreve sobre publicidade na revista Amiga, estará também com o seu programa de rádio na Manchete AB, todos os domingos, das 10 às 12 horas, entrevistando ao vivo gente interessante.
• DE OLHO NO PLANALTO - A Sitral, a conhecida representante de veículos de Guilherme de Freitas, inaugurou este mês seus escritórios em Brasília, no terceiro andar do Edifício Denasa. A Sitral já mantinha representante em Brasília, mas com a inauguração da sucursal pretende imprimir novo ritmo aos negócios por lá. Guilherme não deixa a peteca cair.
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