Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 08/JUN/1984
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Pubblicità deixa de ser house-agency

O mercado publicitário brasileiro tem menos uma house­agency: a Pubblicità, a agência criada em junho de 1978 a partir de uma associação entre o Grupo Sérgio Dourado - majoritário - e os publicitários Francisco José "Franzé" Martins, recém-saído da agência Premium, e Carlos Pedrosa, que também já havia sido da Premium e na época estava na Agência da Casa, da Rede Globo.
Mas a empresa não deixa de existir. O que muda é o controle acionário. Esta semana, Franzé e Pedrosa compraram as ações do Grupo Sérgio Dourado, para transformar a Pubblicità em uma agência independente e, segundo Pedrosa, com maiores condições de disputar contas no mercado.
Carlos Pedrosa, que também é o diretor de criação da agência, comenta que ainda existe no mercado publicitário e de anunciantes um forte preconceito contra agências que tenham algum outro anunciante participando do seu capital, mesmo que no volume de faturamento a participação deste anunciante não seja majoritária. Este é, diz ele, o caso da Pubblicità, que ultimamente vinha tendo um comportamento de mercado muito mais próximo de uma agência independente que de uma house­agency. A Pubblicità, por exemplo, atende no Rio contas como CETEL, São Conrado Fashion Mall, Associação dos Revendedores Volkswagen, Elebra Eletrônica e Governo do Estado, e em São Paulo clientes como Stauffer Produtos Químicos, ICI do Brasil e também o Governo Estadual.
O diretor-presidente da agência, Franzé Martins, afirma que a compra das ações do Grupo Sérgio Dourado coincidem com o propósito da Pubblicità de investir e crescer ainda mais no mercado. Diz ele que o capital da agência também está passando de 11 para 60 milhões, e que, assim que a burocracia da transferência das ações estiver superada, a próxima fase será passar 20 por cento do capital da Pubblicità para seus funcionários mais antigos, ficando ele e Pedrosa com os 80 por cento restantes.

Merchand acusa Escala de plágio em campanha

O mercado fonográfico, que convive diariamente com acusações de plágios e apropriações indébitas em relação às músicas gravadas, está assistindo agora a uma disputa semelhante, mas na área de propaganda.
A Merchand, agência de promoções e merchandising do Grupo Salles, está enviando à imprensa uma inflamada carta acusando agência carioca VS Escala de ter plagiado um anúncio seu para a Polygram na campanha do Dia dos Namorados da Associação Brasileira de Produtores de Disco. O anúncio da Merchand tinha como titulo "Disco. Um presente que toca", enquanto a campanha da ABPD tem como tema. "Disco. O presente que mais toca".
Flávio Salgado, diretor da Merchand, que assina a carta, afirma por ela que a sua agência tinha inclusive sido chamada a participar da concorrência da entidade para esta campanha, sendo comunicada que havia perdido, quando soube que no dia seguinte da sua apresentação, seria chamada uma terceira agência (VS Escala) para entrar a última hora na concorrência. Depois da campanha veiculada, afirma Salgado, "não podemos sequer duvidar de que houve realmente a caracterização de plágio e má-fé".
Como a VS Escala é uma das mais criativas e premiadas agências do mercado carioca, e sabemos que seus profissionais não têm necessidade de copiar ideias, procuramos o diretor da agência, Valdir Siqueira, para a sua versão do que aconteceu.
Valdir nos afirmou que tinha consciência da coincidência existente. Diz ele que sua agência foi procurada pela ABPD porque a maioria dos membros da entidade não estava satisfeita com as campanhas apresentadas pelas outras duas concorrentes, e gostaria de ver uma terceira hipótese. A proposta apresentada foi a vencedora, e só alguns dias depois a VS Escala se deu conta de que a frase tema da campanha já havia sido utilizada, por acaso por uma das associadas da ABPD. A agência levou o problema à entidade, diz Valdir:
- A ABPD então - afirma ele - nos autorizou a não modificar a campanha, e produzimos as peças, mesmo lamentando a coincidência.


• Um alerta para o CONAR: dois técnicos do BNDES constataram que os produtos que as Casas Sendas anunciam que são cultivados sem agrotóxicos, levam na verdade uma boa quantidade dos mesmos, além disso, a "água pura" do comercial, é de um charco em Magé, extremamente poluído. A propaganda das Casas Sendas é também enganosa no momento que não esclarece que suas "fazendas em Magé" não cobrem nem 1/3 das suas necessidades diárias de produtos, o resto é comprado de outros intermediários sem que seja pesquisada a origem dos produtos.
• Vídeogames Grátis - A Atari inaugurou, na ultima sexta-feira, o Atari Center, no Morro da Urca. O Atari-Center consiste de 15 consoles de videogames Atari, que ficam à disposição dos frequentadores do Noites Cariocas, para jogarem gratuitamente nos fins de semana. O objetivo dessa promoção é chegar mais perto do público-alvo principal da Atari, ou seja, os jovens.
• Promoções - Mudanças na administração da Gradiente: Gilson Cardoso foi promovido a Diretor de Marketing, enquanto Cláudio Prado, que era Gerente de Promoções, passa a ser Gerente de Comunicação.
• Bolo Econômico - A revista Visão, de 25 de junho próximo, virá com um caderno especial, com assuntos sobre a economia brasileira. A "Edição Financeira de Visão" vai falar sobre cadernetas de poupança, mercado de títulos de renda fixa, letras de câmbio, over-night, open, entre outros temas. (Segundo a Marplan, entre os assuntos que mais interessam ao público da revista, economia e finanças têm 80% da preferência dos leitores. Como parte da campanha de promoção dessa edição especial de Visão, estão sendo distribuídos kits de confeiteiro às agências, fazendo alusão à mala direta, que trata a economia brasileira como um grande "bolo". O kit é um presente para lembrar às agências de "colocarem seus confeitos" até o dia 13 de junho.
• Camel a Galope - O cigarro Camel, em todo o mundo, obteve um crescimento de 3,2% em suas vendas no ano de 1983, enquanto a venda geral de cigarros, de todas as marcas. obteve um crescimento de apenas 0,8%. De cada quatro cigarros vendidos pela RJR Tobacco International, um é Camel. Estas informações foram publicadas na edição de abril­maio de Communique, informativo da R. J. Reynolds, que afirma ainda que o cigarro Camel é vendido atualmente em 92 países, ou seja, mais de 90% do mercado consumidor de cigarros.
• O Marketing no Futebol - João Havelange, presidente da FIFA, foi homenageado, ontem à noite, durante o lançamento do livro "70 anos de seleção brasileira - o Marketing no Futebol". O coquetel de lançamento foi no "Museu de Arte Moderna do Rio, e contou com a presença de profissionais da área de Marketing, amigos do presidente Havelange, além de vários craques do passado como Vavá, Didi, Ademir, e o 1º goleiro da Seleção Brasileira Marcos Carneiro de Mendonça. O presidente da Assessor e editor do livro, Ivan Muniz, explica que o intuito de sua agência é mostrar a penetração da publicidade no esporte e os bons resultados que vêm sendo obtidos. Ivan Muniz, que já foi jogador de futebol, afirma que esta é a filosofia da Assessor, que já publicou um outro livro abordando a publicidade no esporte.
• Curso de Atendimento - "Planejamento e atendimento de contas" é o nome do curso que será ministrado na Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo, por Emmanuel Publio Dias, supervisor do Centro de Estudo de Mercado da Salles/Inter-Americana. O curso vai tratar, basicamente, das funções do profissional de atendimento numa agência de publicidade, com enfoques na área estratégica e administrativa. Começa no dia 11 de junho e vai até o dia 20, sempre às segundas, quartas e sextas das 19h30min às 22.3Omin. Quem estiver interessado pode pedir maiores informações pelo telefone (011) 234-0837.
• Casa Noturna. - O Grupo Pool (Guararapes e Lojas Riachuelo) vai investir 700 milhões de cruzeiros no campo da diversão noturnas. A empresa fechou um contrato com os grupos Gallery e Parente, que construirão em São Paulo uma casa noturna para duas mil pessoas, e que se chamará Pool Music Hall. Além disso, a empresa pretende inaugurar uma Rádio FM em São Paulo, também com o próprio nome.