Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 01/JUN/1984
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Escala contrata Carmo, ex-presidente da Lintas

Carlos Alberto do Carmo, ex-presidente da SSC&B: Lintas do Brasil, é o novo presidente do Conselho de Administração do Grupo Escala de Comunicação, que congrega as agências RS Escala (de Porto Alegre) e VS Escala (do Rio).
Segundo Valdir Siqueira, diretor da agência carioca, Carlos Alberto (que ficará sediado no Rio de Janeiro) foi contratado para cuidar das relações e desenvolvimento do grupo como um todo, visando inclusive atender as metas da Escala de a médio prazo, entrar no mercado paulista de agências de propaganda.
Para dar apoio à atuação do ex-presidente da Lintas, a VS Escala está se expandindo também fisicamente: a agência acaba de anexar mais 500 m2 a seus escritórios, com a locação de um prédio comercial ao lado de sua antiga sede, e chegar ao número de 40 funcionários. Valdir Siqueira acredita que, este ano, a VS Escala consiga fechar o seu faturamento na faixa de seis bilhões de cruzeiros, um e meio bilhão a mais do que a previsão inicial do começo de 1984.

Leo Burnett absorve Novagência em SP

A Novagência de Propaganda, do Grupo Herbert Levy, acaba de realizar uma joint-venture com a multinacional Leo Burnett, confirmando os comentários que já vinham ocorrendo no mercado paulista sobre o iminente desaparecimento daquela agência nacional.
A partir de hoje, 19 de junho, a operação das duas agências passa a estar concentrada sob o nome da Leo Burnett, com Sérgio Guerreiro ficando como diretor e o colombiano Roberto Forero como presidente.
A expectativa dos diretores da nova estrutura da Leo Burnett é que o faturamento este ano chegue a 18 bilhões de cruzeiros com as 13 contas que ficam sendo operadas pela agência.

ABA defende propaganda mesmo durante recessão

"Sou contra a redução do investimento em publicidade mesmo em tempo de crise". A afirmação do presidente da ABA - Associação Brasileira de Anunciantes, Eugênio Saller, foi feita durante a reunião com a imprensa que a entidade promoveu durante a 32ª Assembleia da União Internacional das Associações de Anunciantes, que se realizou no Rio esta semana.
Saller considerou "muito preocupante" a queda no investimento publicitário no Brasil em 1983, apesar de refutar o índice de 29 por cento apresentado pela revista Meio & Mensagem. Ele lembrou que, infelizmente, não existem dados oficiais para medir esta queda, mas por sua avaliação, os números da publicidade brasileira ficaram entre 20 e 25 por cento abaixo dos alcançados ano passado. Entre as causas principais, diz Saller, estão o controle de preços exercidos pelo CIP e a própria recessão econômica. "Os anunciantes estão vendendo menos", disse, "o que provoca uma contenção das despesas, entre elas a publicidade".
Eugênio Saller, que também é presidente da Mellita do Brasil, disse, no entanto, que a posição da ABA é incentivar os anunciantes brasileiros a manterem o investimento em propaganda e, se possível aumentá-lo. "A propaganda", afirmou, "pode ajudar bastante uma empresa a enfrentar crises econômicas como a atual". Para exemplificar, Saller comentou que existem muitos casos de empresas no exterior que conseguiram melhorar sensivelmente a sua posição no mercado - subindo até de quarto para primeiro lugar no ranking de vendas - porque numa época de recessão, investiram mais em propaganda.

PROMOÇÃO NA ALMAP
Fábio Lúcio Tinoco da Almap, foi promovido de supervisor de Grupo de contas (Volkswagen, Petrobrás Distribuidora e Grupo Lix da Cunha) para diretor de Planejamento. Antes de trabalhar na Almap, onde está há cinco anos, Fábio já atuava na área de marketing e comunicação, na Rhodia e Moinho Santista.
NOVA CRIAÇÃO
A JMM/Sinal está reestruturando seu Departamento de Criação. Toni Lourenço foi contratado para o cargo de diretor de Criação, enquanto Celso Muniz, ex-Artplan e JWT, é o novo redator da agência que tem agora três duplas. Toni, que veio da SGB, não vai constituir dupla, ficando apenas na supervisão de Criação. A Sinal procura, agora, um diretor de arte júnior.
PRESIDENTE MINEIRO
Simão Lacerda, presidente da L e F Publicidade, é o novo presidente do Capitulo Minas Gerais da ABAP - Associação Brasileira das Agências de Propaganda. Simão, que foi eleito por unanimidade, pretende valorizar o negócio da propaganda, defendendo sempre o Código de Ética e o posicionamento profissional das agências.
ESTÁGIO GRÁFICO
A Quimigráfica está promovendo um estágio sobre Atualização de Técnicas e processos em Artes gráficas. O estágio visa colocar o profissional de comunicação em contato direto com os mais modernos equipamentos gráficos, incluindo os sistemas de reprodução por scanner Laser.
MÍDIA AMERICANA
"Brazil Review", editado em Miami, Flórida, é mais um veículo internacional que passa a ser representado pela MAIS - Marketing Integrado de Serviços Publicitários Ltda. O "Brazil Review" é uma publicação mensal bilíngue (Português-Inglês), que visa atingir a comunidade brasileira de Miami, visitantes e turistas brasileiros que passam pela cidade, importadores que procuram produtos brasileiros, exportadores que desejam atingir o mercado brasileiro e entidades que procuram atingir o mercado de Miami. A tiragem inicial é de 15 mil exemplares, e ele será distribuído gratuitamente em hotéis, agências de turismo, bancos e lojas de Miami, Miami Beach e outras cidades da Flórida.
BEBIDAS
A Casa Prata, representante de 25 empresas produtoras de bebidas estrangeiras, registrou um aumento de 30% nos primeiros três meses deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, na venda do whisky Jack Daniel's. E o diretor da loja, Rubens Caporal, acaba de fechar mais um contrato exclusivo de importação. Trata-se do licor de whisky Bailley's, produzido na Irlanda pela R&C Bailley & Co. Ltd., considerado um dos melhores licores do mundo.

• A Oxford S.A. Indústria e Comércio recebeu o prêmio Alta Rotatividade 83, por sua linha de pratos de louça. O prêmio, concedido anualmente a produtos líderes de vendagem, é patrocinado pelo Sindicato do comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de São Paulo. A Oxford detém 60% do mercado brasileiro de faiança, um tipo de louça de cerâmica de consumo popular, e a empresa vem pondo em prática um plano de expansão com o intuito de disputar faixas mais sofisticadas do mercado.
• A Moinho Santista Indústrias Gerais S.A. estará distribuindo o quarto número da "Revista Santista", em meados de junho. O assunto principal da revista, editada pelo conglomerado, são os quatro moinhos de trigo da empresa, em Santos, Joinville, Ponta Grossa e Porto Alegre.
• A edição de maio-junho do "RBS Notícias". Órgão informativo da Rede Brasil Sul, traz uma reportagem especial sobre a instalação de escritórios regionais no Rio e em São Paulo. Os escritórios vêm atender à necessidade da empresa de manter um contato mais direto com os dois mercados mais importantes do País.
A RBS tem sua área de atuação nos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Brasília, com uma rede de rádio AM e FM, emissoras de televisão filiadas à Rede Globo, além de uma produtora de vídeo. O jornal "Zero Hora", líder no mercado de leitores da Grande Porto Alegre, e que completou 20 anos de fundação no dia 4 de maio, também pertence à Rede Brasil Sul.
• As agências MPM-SP e McCann Erickson foram as vencedoras do II Prêmio Sir de Criação, que premiou os três melhores VTs produzidos no Sir Laboratório em 1983. A MPM obteve o primeiro e o terceiro lugares com 08 VTs "Flexões" e "Sessão Bolacha", respectivamente, ambos para os Biscoitos Cory, enquanto que a McCann ganhou o segundo lugar, com o comercial "Maluco Beleza", criado para a Calados Pneus. José Eduardo Borbonove e Laerte Agnelli, dupla de criação da MPM, foram premiados com um estágio numa das mais importantes produtoras de VT do mundo, em Nova Iorque. Outro homenageado, Rolando Acosta, diretor de fotografia do Sir, recebeu Menção Honrosa pelo trabalho de iluminação na produção da série Calvin Klein. A cerimônia de entrega do II Prêmio Sir de Criação será no próximo dia 27 de junho, às 20 horas, na sede do Sir Laboratório de Som e Imagem, em São Paulo.